22/05/2008

Sub 16 do GDRAR - São mesmo uma grande equipa

Atlético de Reguengos 72 André de Resende 63
período 19-14 15-17 12-18 26-14

O jogo final da taça nacional de sub 16 masculinos colocou em confronto as duas melhores equipas do Alentejo. O público compareceu ruidoso a apoiar as equipas e estas brindaram-nos a todos com qualidade e emoção até ao final. O Atlético começou melhor, mas sempre com uma margem, de 6-8 pontos de diferença. O 2º período trouxe a André de Resende a defender zona 2x3 e a equilibrar o marcador, mercê de uma exibição de elevado nível de Tiago Rosado. A mesma tónica manteve-se no 3º período,mas com os eborenses a passar para a frente do marcador. Dominando o jogo interior nas duas tabelas, Bruno Guindaça e João Bernardo justificavam todos os elogios que têm vindo a ser alvo. No quarto período o equilíbrio no marcador manteve-se até 5 minutos do final, onde uma oportuna mudança para defesa zona do Reguengos, criou maiores problemas ao ataque da André de Resende. Em 3 minutos os jovens de Reguengos passaram para a frente com mérito mas igualmente com decisões arbitrais no mínimo...infelizes.
O Atlético demonstrou porque foi mais forte ao longo da época e a André de Resende como foi a equipa da taça nacional que mais evoluiu com a competição, ao ponto de vencer as melhores como foi o caso da Física de Torres Vedras.
Ao nosso "rival " (que nos ajudou a evoluir fruto da competição), desejamos a melhor sorte para a fase final.
Não podemos deixar passar um reparo para a postura de um dos árbitros, que influenciou o fluir do jogo e quiçá o resultado final, com um critério que deixou claro desde o inicio do jogo. Por se tratar de um jovem, será certamente aconselhado que aquela não é a postura nem a isenção que deve ter num jogo de basket. Não é fácil encontrar alguém tão jovem com a postura deste árbitro, que conhecendo bem as regras, mas sem dominar a mais básica técnica de arbitragem alia uma postura pouco condizente a um jovem juiz. As estrelas são os jogadores (com ajuda dos treinadores)e só eles é que devem decidir os jogos. Caso não entenda isto, os responsáveis pela arbitragem terão no futuro um problema em vez de uma solução.

16 comentários:

Anónimo disse...

Tive oportunidade de ouvir o comentário do vosso treinador a uma rádio Local que acompanha os jogos de Basquetebol e também também estive a assistir ao jogo ontem entre a A. Resende e o Reguengos e concluo-o que ontem houve alguns erros da equipa de arbitragem mas que não tiveram nada de influente no resultado final do jogo, e que são normais e acontecem em todos os jogos, tal como é referido nessa dita entrevista que podem ouvir hoje às 19 horas na frequência de 99.0 fm.
Se olhar-mos para trás, ou seja, para o jogo em Évora, aí sim podemos e devemos TODOS reflectir. O comportamento evidenciado, as dezenas de faltas não assinaladas à vossa equipa, o intimidar dos jogadores de Reguengos o critério no assinalar das faltas; até parecia que só os verdes é que cometiam infracções e a forma como conduziu o jogo, deu a entender que de árbitro deve ter muito pouco. Ontem até estava no banco, tendo saltado, gritado, e outras coisas que aqui não digo, esquecendo-se por completo que há quinze dias teve influência directa nos resultado e os de Reguengos só venceram, porque têm mesmo uma grande equipa e um grande espirito de conquista, que aliás, teve o seu merecido prémio com o 2º lugar na série, algo só alcance dos melhores.
É pena que os responsáveis da ABA não presenciem in loco estas situações e se utilizem estes blogs para atirar areia para os olhos das pessoas. O treinador diz uma coisa e o blog outra contrária. Meus caros... por favor, entendam-se!

Um espectador atento

André de Resende disse...

Quero iniciar este comentário elogiando a correcção com que o "espectador atento" fez relativamente ao jogo de sub 16 masculinos, dando a sua opinião que publicámos de imediato. Julgo que se analisarmos com atenção o texto do blog e o comentário que faz, estamos ambos de acordo em quase tudo. Senão vejamos:
1- O Atlético foi um justo vencedor.
2- O Atlético venceu porque soube ser mais forte nos momentos dcisivos, mostrando um grande espírito de conquista.
3- A arbitragem influencou o jogo, mas só eventualmente o resultado.
4- A ABA deveria presenciar in loco estes jogos, pois em Évora o árbitro que agora esteve sentado no banco, só arbitrou porque o ÁRBITRO INDICADO FALTOU, O MESMO TENDO ACONTECIDO EM REGUENGOS. Estes sim são problemas importantes.
O texto que escrevi refere a postura de excessivo protagonismo exuberante,de um jovem árbitro que insisto, está errada e vai trazer problemas, aos jogos dos quais eventualmente o Atlético e/ou os adversários serão alvo. O tempo irá demonstrar se tenho ou não razão e não será preciso esperar muito. Compete aos responsáveis ajudar o referido árbitro caso também eles entendam que o devam fazer.
Termino insistindo que as duas equipas estiveram de parabéns pela excelente época, defendendo a "minha dama" realçando que no início da época a André de Resende era considerada uma equipa muito débil,traduzida numa convocatória para a selecção regional com 2 atletas contra 11 (ONZE) de Reguengos e finaliza o ano a discutir os resultados (independentemente de considerações arbitrais) com os melhores adversários.
Luis Francisco

Anónimo disse...

Reguengos City!

Anónimo disse...

Não alimentarei polémicas, mas este senhor(espectador atento que não tem coragem de se identificar)mostra estar atento a pormenores e merece que lhe mostre mais alguns.
Olhando para o boletim de jogo da 1ª mão em Évora vê-se o seguinte:
1- 25 faltas de cada equipa(uma a pressionar campo inteiro e outra a defender zona)
2- 24 e 22 lançamentos livres para cada equipa
3- 2 jogadores excluídos de cada equipa(13 e 14 os mais influentes de cada equipa)

Em relação à ligação de um dos arbitros ao clube Andre Resende, que dizer do facto dos DOIS arbitros do jogo em reguengos serem atletas do clube da terra...(Ninguém deste clube viu nisso qualquer problema, apenas o senhor).

Por isto companheiro quem não sabe ou não está devidamente informado, que se informe ou então que não fale do que não sabe...

Termino da mesma forma que terminei ambas os comentários para a rádio, com o desejo que o Atlético de Reguengos tenha o maior sucesso no resto da prova(todo o Alentejo ganha com isso)
Fica a chamada de atenção que estes 2 jogos mostraram que o sucesso exige muito mais trabalho... porque a equipa do Atlético de Reguengos não é tão forte como os dirigentes querem fazer parecer... Boa sorte

Anónimo disse...

A equipa do Atlético de Reguengos é tão forte ou até mais quanto o treinadores e dirigentes nao só do NOSSO clube mas também de outros dizem.
Eu nao costumo vir aqui, mas informaram-me dos posts que metem aqui!
Consatantemente com críticas depois de jogos, e coisas do género.
Acho que primeiro que tudo deviam mostrar em campo!
Evoluiram, parabéns ao vosso trabalho, mas nunca nos ganharam, NUNCA foram capaz de conseguir levar a vitória para casa! Foram todos os jogos influencias dos juízes?´
E para que tenham uma coisa em mente, no próximo ano como vai ser?
É que ou levam cento e muitos ou nao se inscrevem (nao vale a pena).
Mas cada qual tem os seus métodos de trabalho. Não discuto isso, só tenho pena é disto, críticas sem mostrarem nada em campo!
Acham a postura daquele árbitro exuberante? Deixemos uma coisa bem clara, no Alentejo nao muitos melhores, acreditem.
Quando conseguirem bater os feitos desta FABULOSA equipa, e eu chamo FABULOSA porque nao me ocorre um adjectivo melhor, venham falar com as pessoas deste GRANDE clube que é o ASC/BVRM, todas as equipas do alentejo e nao só sempre tiveram não só raiva, mas também inveja deste clube.
Também gostaria de realçar um momento no jogo "últimos minutos de jogo bola recuperada com uma grande pressao por parte da equipa de reguengos, jogador tem o caminho livre, e eis que surge um jogador do GDRAR e comete uma falta de grande gravidade, uma falta que transmite a raiva (como antes referi) sentida pelos jogadores de outros clubes" este é apenas um pequeno exemplo do que é esta raiva sentida pelo ASC/BVRM.

Cumprimentos Spoek*

Anónimo disse...

Senhor Spoek*(ou será Senhora Spoek*???)

É fácil falar sem dar a cara.
Tenha a educação e elevação de se identificar como todos os responsáveis deste clube sempre fazem quando aqui escrevem...

Um grande abraço
Sérgio Rosmaninho

André de Resende disse...

É salutar a troca de opiniões e este tem sido um espaço onde temos tido a postura de publicar todos os comentários, mesmo com opiniões divergentes das nossas. Já o mesmo não acontece, quando a ofensa pessoal com a cobertura no anonimato passa a prática regular. Já são vários os clubes do Alentejo que têm o seu site. Isto demonstra o evoluir e acompanhar os novos tempos. Não encontram, nem encontrarão neste site nenhuma ofensa pessoal e todos os textos têm como responsáveis a direcção da secção, que conforme regulamento do blogspot poderá ser responsabilidade criminal. Não podemos deixar de lamentar que sejam enviados comentários anónimos e ofensas pessoais, reveladoras de formação civica medíocre.
Assumimos novamente o compromisso de publicar TODOS os comentários desde que tenham o nome do autor e EXPRESSEM OPINIÕES SEM OFENDER, característica daqueles que não sendo capazes de construir nada de útil,apenas atiram pedras aos outros.
Luís Francisco

Anónimo disse...

Sou um jogador dos cadetes masculinos que devido a uma lesão não pude jogar neste jogo, ainda assim estive no banco durante o jogo inteiro. Também vi o jogo na André de Resende.
Agora, se tivermos em conta os dois resultados (80-88 na André de Resende e 72-63 em Reguengos) podemos afirmar que o Atlético de Reguengos, como foi evidenciado no primeiro comentário, foi "roubado" nos dois jogos sendo a diferença de pontos praticamente a mesma, e no último jogo o ponto a mais justificado pelo factor casa.
No terceiro comentário falam de uma raiva sentida pelos jogadores do GDRAR. É verdade existem coisas que nos enervam, entre outras podemos mencionar o critério de ida à selecção regional este ano, mas já todos devem estar a par dessa situação. Depois falam do comportamento de um amigo meu, todos percebemos que o comportamento não foi o mais correcto, mas antes disso a falta que é cometida sobre ele por dois atletas do Atlético de Reguengos, à frente do árbitro, é clara e se vocês viram o jogo sabem tão bem quanto eu que foi uma de muitas. Eu gostaria de saber o que vocês fariam se num jogo lhes batessem repetidamente sem haver intervenção do árbitro.
Para finalizar gostaria de colocar uma questão:
Quantos pontos é que acham que o Nuno Costa vale por jogo? Uns 8 ou 9, não?

Jorge Matos disse...

Boas
Visito muitas vezes este blog e desta vez não vou deixar de comentar o que já aqui foi dito, especialmente pelo SPOEK, que deve ser um jovem jogador.
O Clube de Reguengos tem mais de 30 anos de existencia e tem feito um optimo trabalho junto dos jovens, bem haja ao Prof Laureano.
Desporto a parte e falando de competição, especialmente para os mais jovens, há 30 anos o Clube de Reguengos estava ao nivel do GDRAR, perdia todos os jogos com o então Lusitano de Évora, a rivalidade era tremenda , mas nós os jogadores sempre nos tratámos com respeito mutuo.
É preciso não esquecer qu o GDRAR tem 3 anos, não tem a estrutura que a equipa de Reguengos tem, nem faz contratações de jogadores. Todos os jogadores são bem vindos, e quem parece joga.
Para terminar gostaria de dar os meus parabens aos dois clubes, um com 30anos e o outro com 3 anos, o que têm feito pelo desporto e em especial pelos jovens.
Muito obrigado.
Jorge Matos

Anónimo disse...

voces ainda estao e xatiados por n terem ganho por 50 ou 60 pts por isso a raiva e vossa n e nossa

Anónimo disse...

Caros amigos,
não quero entrar em polémicas porque ninguém ganha com isso. Em primeiro lugar quero informar-vos que o nosso Clube tem um site, www.atleticosc.com, onde podem saber tudo do nosso Atlético.
Quanto ao jogo em Évora e ao que diz o Sérgio, devo acrescentar que terão ficado por marcar umas 20 faltas à vossa equipa, faltas que um Árbitro "a sério" não tinha qualquer dúvida em assinalar.
Concordo, quando assumem a diferença de idade dos dois clubes, mas parece que o GDRAR não tem só 3 anos. Deixei de jogar há mais de 12 anos e já me lembro de grandes "duelos" convosco. Tive como adversários grandes jogadores como o Carlos Rosa, o Gonçalo Rato e o Hugo Santos, referências do basquetebol na vossa cidade.
Nessa altura havia rivalidade e lealdade.
Não havia pessoas a querer dar nas vistas, como acontece agora. Quam não se recorda da Professora Maria João? Grande mister.
Por muito que se esforcem, somos melhores e os factos estão à vista. Os resultados não enganam.
Quanto ao asusnto das Selecções, já chega, já o sabemos. Se o ano passado tinham a desculpa que o mister era o Janes, este ano é uma pessoa que nem ao Atlético pertence, até mora longe daqui. Por isso arranjem outra história para dizer aos papás dos vossos meninos e meninas o porquê de não irem representar as Selecções Regionais da ABA.
Saudações Desportivas.

Anónimo disse...

Polémicas e rivalidades à parte ...

Quero deixar aqui a minha opinião em relação ao árbitro:

Vi 3 jogos esta época apitados por esse jovem árbitro e queria aqui deixar-lhe os meus parabens pois parace-me que se continuar com a postura demonstrada em campo terá futuro na arbitragem nacional.

Um Ex-Atleta

Anónimo disse...

este ex atleta tem uma excelente visão. a postura é essencial, mas com apenas 15, 16 anos já está a ser criticado, como é que podem surgir árbitros na ABA? devem surgir as criticas construtivas e não este lavar de roupa que estes comentários estão a seguir.

Um adepto, que por acaso não assistiu ao jogo mas conhece o jovem árbitro.

Anónimo disse...

Quem fala em rivalidades de facto não percebe nada do que está a falar e o melhor é estar calado...

Veja-se este exemplo máximo de rivalidade:

No início da Taça Nacional os treinadores dos dois Clubes combinaram entregar todos os fins-de-semana o boletim de jogo do seu jogo um ao outro de modo que ambos os treinadores pudessem estar mais preparados para os jogos seguintes.
Obviamente que isso também deu informações destas duas equipas uma à outra mas a nossa preocupação não era essa, era sim fazer o melhor campeonato possível e ambos, apesar de terem objectivos diferentes, tiveram sucesso.
Um clube a tinha ambição a discutir os primeiros lugar e o outro os lugares meio da tabela.
Ambas conseguíram os seus objectivos e o Alentejo ganhou com isso...Muitos parabéns aos treinadores Carlos Janes e Pedro Caeiro que foram melhores que eu...

Anónimo disse...

Pequeno comentário pessoalíssimo


Fui no dia 22 de Maio a Reguengos de Monsaraz, assistir ao que pensava ser um jogo de basquetebol entre jovens de 15 e 16 anos. Com espírito desportivo, com vontade competitiva, com determinação para vencer e disponibilidade para perder.
Mas não foi o que encontrei. O pavilhão desportivo, à medida que ia ficando bem composto de público, foi-se transformando.
Aos cinco minutos de jogo havia uma pequena multidão ululante, que transformara o pavilhão desportivo numa espécie de circo romano, em que os jogadores eram gladiadores que tinham de cumprir o desígnio dessa pequena multidão – ser servido o sacrifício da vitória e só da vitória, a qualquer preço, da equipa de reguengos. Mau dia para ser cristão, este de corpo de Deus, em reguengos.
E os juízes da partida, ainda que quisessem (não queriam, era óbvio, embora tentassem disfarçar), não o poderiam fazer, sob pena de serem chacinados. É assim a lei de Roma – … sê romano…
Cedo resolvi sair do pavilhão, a ter que suportar os constantes gritos de adultos a meu lado e atrás de mim, vociferando, vermelhos, alterados – verdadeiros especialistas da arte de jogar e julgar basquetebol - com sementes de violência , às vezes a gritarem golo, confundindo os desportos, insultando os treinadores dos adversários de seus filhos , ou sobrinhos, ou netos , ou primos, ou vizinhos da tribo, protestando com os árbitros ( de reguengos, sendo um deles um miúdo, jogador do próprio clube ), exultando com as habilidades dos seus meninos e vaiando as jogadas adversárias – ainda que algumas dignas de palmas de qualquer amador que goste de basquetebol.
Vim cá para fora e continuei a ouvir rugir as gentes e a aplaudir ou gritar exultante . Às vezes ia até à entrada e ficava a ver um pouco o jogo e a observar um pouco esses adultos alterados que contagiavam de violência ou raiva ou espuma ou sei lá bem o quê o recinto de jogo. Triste espectáculo, ainda que gratuito…
Não pude deixar de me lembrar de umas palavras que me dirigiu o professor Laureano, quando eu treinava a equipa de cadetes femininos do Bacêlo, no final de um jogo entre esta e a equipa de Reguengos – num ano em que a equipa do Bacêlo vencia com facilidade qualquer equipa feminina no Alentejo – a propósito de uma mãe (reparem bem eu digo UMA mãe ) que incitava as jogadoras a marcarem mais cestos quando o jogo já estava mais que decidido… dizia o professor Laureano , após o jogo e a derrota, que o comportamento daquela mãe era muito reprovável , com um ar compungido e de censura, e que era obrigação dos treinadores e dirigentes dos clubes também exercerem a sua função pedagógica e desportiva junto dos familiares dos atletas !
OH ! Para meu espanto vejo que o professor Laureano assistia , sereno, a este festival circense , sem que eu me tenha apercebido de tentar sequer serenar um pouco a veia fanática e arrivistas dos adeptos adultos da equipa de cadetes do reguengos…já não digo exercer a sua prerrogativa pedagógica…
É triste, mas é verdade, o melhor do espectáculo desportivo foi não ter havido espectáculo desportivo, sim um evento vicioso onde os jovens não poderão nunca aprender a importância da disponibilidade para perder, e que é esta que dá a verdadeira amplitude às vitórias, por pequenas que estas sejam.
Neste dia de corpo de deus não houve nenhuma equipa vencedora, ao contrário do que possam ter pensado, sentido, festejado os jogadores e adeptos de reguengos . O Basquetebol saiu envergonhado como o rafeiro abandonado, que ao início do espectáculo procurava um dono no pavilhão… e eu vi confirmado que ainda vivemos num país de míopes a preto e branco !

Pedro Rosado

Anónimo disse...

Alguem sabe porque o Nuno Costa não jogou???