12/02/2009

Fim de semana cheio de basket

Resultados Sub 12 -
Não conseguiram vencer o Atlético de Reguengos e apesar da emoção até final ficaram a 4 pontos do objectivo e como tal em 2º lugar no campeonato.

Sub 16 Femininos - Juventude V.R. 37 - GDRAR 14
Como descobrir a fórmula para ganhar...e perder!
A equipa de Évora esteve a vencer até aos 16 minutos e repentinamente Cláudia Rainha comete 2 faltas desnecessárias, Beatriz Grilo apaga-se,Ana Pasadas apenas marca presença e Sónia Vilar que até aí estava em excelente plano desaparece do jogo até ao final. A falta de algumas atletas não justifica nem mesmo a dificuldade de jogadoras que saíram do banco, mas que pouco acrescentaram. Ficou assim o amargo de perder um jogo que claramente estava ao alcance do GDRAR, mas a falta de qualidade ficou expressa nos 14 (!!!) pontos marcados. As nossas raparigas têm obrigação de fazer mais.

sub 14 masculino Ferragudo 87 - GDRAR 55
A melhor exibição da época

O confronto entre as duas equipas foi uma diferença entre uns gigantes "afro-europeus"de 13 anos(?) e uns "pigmeus" alentejanos, cujo atleta mais alto era mais pequeno que qualquer um dos cinco mais altos do adversário. Os primeiros minutos mostraram o receio dos petizes que ora perdiam todos os ressaltos, ora eram contrariados em todos os lançamentos. No meio do primeiro período o brio dos eborenses fez com que o jogo se tornasse mais rápido a atacar e chegar ao cesto antes do adversário e uma defesa no limite da agressividade, única fórmula de contrariar a diferença de estatura e peso. A vitória nos 2 períodos da 2ª parte e o desnorte dos algarvios não chegou para a vitória no jogo, mas os muitos pais que se deslocaram ao Algarve ficaram impressionado com a qualidade e o empenho de todos os atletas da André de Resende. Uma exibição para relembrar. Assim vão ganhar jogos na Taça Nacional.
Fadista 7,Gonçalo,Banha 4,Leandro,Imaginário 7,Cuco 8,Joaquim,Orvalho 3,Rodrigo,Bilou, Pedro Marques (grande exibição a defender um gigante) e Carlos Valente 25 e mais uma exibição notável a defender e atacar.
parciais: 32-6;28-14; 13-16 e 14-19

sub 18 GDRAR 67 - Despertar
- 70

O primeiro jogo do nacional criou grande expectativa quanto ao desempenho de uma equipa que esta época tem tido um comportamento bi-polar. Foi exactamente esta a atitude ao longo do jogo, onde o empenho e a constância de atletas como Bruno canelas e João Bernardo choca com a inconstância da maioria. Uma defesa demasiado permeável com excesso de recurso a faltas que levaram o adversário a 38(!) lances livres e um ataque sem agressividade e lento colocava a equipa de Beja em superioridade no marcador. O último período mostrou a outra face com outro desempenho individual, nomeadamente da dupla de bases Diogo Francisco-Tiago Rosado. A velocidade do jogo mudou radicalmente, claramente demonstrada nos seguintes parciais:
1º período 11-20 ; 2º período :13 -16; 3º período: 15-15 ; 4º período: 28 - 19 !
Mas outros indicadores também contribuíram: 32 lances livres tentados, 7 sete convertidos. Os jovens nem os 5 segundos para se concentrar utilizam. Mas atente-se noutro pormenor:
Rui Dias (3) e Bruno Canelas (1) e M. Poeira (2) marcaram poucos pontos mas foram sempre agressivos a defender, compensando na defesa o que não conseguiam no ataque. Hugo Tomé, M. Faustino (2) e J. Figueira não acrescentaram, mas não foi por si que a equipa jogou mal. João Bernardo (33) apesar de defender mal, foi um dos poucos que ganhou ressaltos defensivos e mostrou a constância ao longo do jogo, fazendo mais uma grande exibição. Mas os 2 pontos de Diogo Francisco e os 6 de Pedro Aniceto são pouco para quem tem um peso maior na equipa. E o que dizer de Tiago Rosado: DOIS pontos nos primeiros 3 períodos mostra uma confrangedora passividade ofensiva e defensiva que contrastou com 16(dezasseis) no último período. A atitude e a qualidade demorou assim dois terços do jogo para surgir.
A derrota nos últimos segundos e a atitude demonstrada no último período dão esperança para um campeonato idêntico ao do ano anterior. Assim todos joguem com mais alegria e empenho, entendendo que o somatório do individual acrescenta à equipa. Oxalá tenhamos todos aprendido a lição.

SENIORES GDRAR 66 -ESTREMOZ 54 com a apresentação de um(a) ATLETA SURPRESA.
O nosso "Pinto da Costa" fez uma aquisição para a equipa sénior que deslumbrou a "aficcion"! SOFIA MACHADO : 5 pontos 3 ressaltos 5 assistências; grande contratação!
A equipa bem liderada por Sérgio Rosmaninho (13) e Vasco Silvestre (23) contou ainda com o júnior Rui Nepomuceno (6) e a estreia do "velho" Ganhão (19) que mesmo destilando suor no aquecimento, fruto de uma vida desportiva sedentária com alternância entre a cadeira e o sofá, mostrou que quem sabe...nunca esquece!
Eis algumas fotos do fim-de-semana (com legendas)

8 beldades na praia A única veraneante que foi de botas para a praia...saloia!!! Ganda Bocha a do velhote...saloio!!!! Só lhe faltou a mantinha aos quadrados...Saloia! Um passeio a Ayamonte (algures entre Gibraltar,Ceuta e V.R. Stº António

nota: os caros leitores repararam que não há fotos do jogo das cachopas...seria uma delicia! Mas se quiserem estamos a revelar uns segredos de um dia agradável:

Uma - "Malta, vamos a Espanha?" a outra: -E paga-se? Uma: Este é o extremo sudeste de Portugal. Como se chama o outro extremo? A outra: "Ceuta"!

3 comentários:

Anónimo disse...

ahhh eu percebi que tinha perguntado a outra ponta, do outro lado do mar, a ponta de cima de África. claro que ceuta não fica em portugal, não sou assim tão analfabeta! :)

Ana Pasadas

Anónimo disse...

claúdia pergunta:
-é para jogar com cabeça?
sónia responde:
-o professor não disse

Mário (Obelix) Ferreira disse...

Será que sobra lugar para mim na equipa Sénior??