27/02/2010

Iniciados salvam "honra do convento"

Campeonato nacional CNB2 Basquetebol

A.E Universidade Évora 53 Despertar Beja 70

Parciais: 16-17; 23-18; 4-19 e 10 -16

A equipa universitária vinha de uma vitória sobre um dos lideres, e cedo se percebeu que também o Despertar ia passar um mau bocado para vencer os estudantes. Estes comandaram o marcador até ao inicio do 3º período, que foi o momento em que a maioria dos seus atletas se encontraram à beira da exclusão. Logo que P. santos (o base) e L. Valadas (o poste) saíram com 5 faltas a equipa não tinha qualquer possibilidade contra um Despertar, cujo plantel é incomparavelmente melhor que o antagonista. O derradeiro período foi uma tentativa dos estudantes em perder com nobreza. Merecem um especial aplauso ambas as equipas para o seu desempenho e o público que aplaudiu sempre com correcção, estando sempre ao nivel dos jogadores e treinadores intervenientes.Não foi fácil.

S. Rosmaninho (7), L. Valadas (7), P.Gouveia (11), P.Santos (7), R. Nepomuceno (2), M. Ferreira (2), e V. Silvestre (17).

Ridículo: A dupla de arbitragem apitou 114 faltas nos dois jogos na André de Resende!!! É verdade...acreditem...CENTO E QUATORZE! Bem, incluem 2 técnicas e 3 antidesportivas mas não conta uma expulsão nos balneários e um iniciado ... que foi excluído em 5 minutos!

A dupla não tem culpa, pois afinal não é ela que se nomeia a si própria, mas para quem apita há duas décadas...será que ainda há esperança que aprendam?

Sub 18 masculinos C.D. Torres Novas 64 André de Resende 39

Parciais: 20-12; 15-7; 22-6 e 7 -14

Depois da vitória em Belém havia enorme expectativa sobre o valor da André de Resende. A resposta esteve abaixo do pretendido, pois foram a primeira equipa a fazer baixar os 70 pontos marcados pelos ribatejanos, mas marcar 39…

Jogaram: C. Valente (6 - o melhor a defender),R. Dias (5- ganhou minutos), Guindaça (2- rendeu pouco pois treina pouco),Canelas (6- o homem desta vez não decidiu, nem atacou e defendeu muito mal),P. Aniceto(5- muito abaixo do que pode fazer),M. Faustino(6- ainda assim um dos melhores),M.Poeira (1-pouco,muito pouco), D. Francisco (6- acrescentou pouco à equipa, não tendo sido o maestro habitual)

Sub 14 masculinos André de Resende 76 U.D. Vilafranquense 60

Parciais: 20-13; 13-19; 31-11 e 12 -17

Só a vitória estava no pensamento dos alentejanos e tal confirmou-se com a postura evidenciada em todo o jogo. Confirma-se que a André de Resende tem na sua equipa jogadores que terão futuro na modalidade e que darão muitas vitórias no futuro. A equipa revela qualidade técnica e táctica o que não é alheio o trabalho do seu treinador – Sérgio Rosmaninho- um dos melhores deste escalão a nível nacional.

Jogaram: Fadista (8 o pêndulo desta equipa), G. santos (13 a revelação deste ano), Ganhão (18 o que mais progrediu e está o melhor do seu escalão no Alentejo), P. Banha (2 a melhorar em cada jogo), A. Cuco (11- uma arreliadora lesão tem condicionado o melhor jogador da equipa, mas o sacrifício com que joga, demonstra a personalidade de um jovem), Filipe Orvalho(11- O melhor jogo da época com um duplo-duplo em pontos e roubos de bola...Notável) e Diogo Borges(9) colocam a equipa a um ritmo sempre frenético, J. serra, D. Imaginário e P.Bilou compensam em entrega o que lhes falta em centímetros e são de uma entrega ao jogo que contagia os restantes. P.Marques foi vitima da mediocridade de 2 adultos, que imbuídos da função de árbitros excluíram em 5 minutos um jovem que tem melhor formação pessoal e desportiva que os dois alguma vez sonharão.

Sub 16 masculinos Basket Almada 76 André de Resende 59

Parciais: 21-13; 20 -10; 20-17 e 15 -19

Fabulosa exibição da André de Resende que chegou e jogar com 4 atletas por exclusão de Afonso Oliveira com 5 faltas. Carlos Valente e Rui Dias foram imperiais, João Pereira esteve brilhante e só Guilherme R. e Afonso Oliveira estiveram uns furos abaixo.Estes 5 jovens demonstraram o que de mais importante se aprende no desporto – compromisso, esforço em prol de um grupo e amizade nos momentos mais difíceis do jogo.

Despertar Beja 63 André de Resende 40

A equipa eborense reduziu para metade a diferença entre ambas na primeira volta. Destaques para J. Sabarigo (mvp da equipa),J. Marques (melhora a cada jogo) e Ricardo Carvalho (vai ser bom jogador).Jogaram:

A.Mira(2),R.Pucarinho(4),J.sabarigo(12),R.Carvalho(4),T.Ramalhinho(2),P.Vaz(10),e J. Marques(6).

Sub 16 Femininos André de Resende 34 Santarém Basket 68

Parciais: 6-25;7-15;12-16 e 9-12

A equipa escalabitana é muito forte para a André de Resende, mas as eborenses bateram-se com galhardia,como comprovam os parciais da 2ª parte. Destaque para as exibições de A. Francisco e S. Vilar, bem como para a dupla de arbitragem liderada por Aires de Sousa, que deu um tratado de pedagogia “como arbitrar escalões de formação”.

Jogaram: Sofia Barros(2), Sónia Vilar (9),Maria Serrano,Ana Oliveira(6) e Ana Francisco(17).

6 comentários:

Figueira disse...

Como é possível marcar 114 faltas em dois jogos de basquetebol? Seremos nós que estamos no desporto errado? Devemos praticar um basquetebol de tal violência que seria mais correcto chamar de rugby, pugilismo ou algo assim ao desporto que se pratica na André de Resende não? Sinceramente nem os árbitros do apito dourado conseguiam fazer tal proeza!

Anónimo disse...

Em relação aos ultimos comentários parece haver já "dois amigos do clube" que equacionam os gastos da equipa sénior. E porque não aproveitar esses gastos (deslocações e afins) nos escalões que dão alegrias ao clube...
Proponho uma discussão referente a este assunto!
Mais um amigo do clube

Anónimo disse...

Correcção - Na taça nacional sub 18 o Ferragudo também sofreu menos de 70 pontos com o CD Torres Novas - CDTN - 62 Ferragudo - 44

Anónimo disse...

Depois são os do Calipolense que dão (e passo a expressão) "pau"!

Um atleta do Calipolense

Anónimo disse...

Sempre a queixarem-se da arbitragem mas sempre que se joga no pavilhão da andre de resende ''há sempre jogo limpinho''. Chega-se ao intervalo com a equipa de fora já com 3 jogadores explusos e a equipa local com um total de ''0'' jogadores explusos. Isto sem falar de marcarem 4 faltas num jogador mas na folha ficarem marcadas no melhor marcador da equipa. Que por acaso foi expluso a metade do 2º periodo.Só criticam os jogos que perdem. Nos que ganham a arbitragem é perfeita.

Anónimo disse...

Uma Vergonha...114 faltas.