27/02/2010

Iniciados salvam "honra do convento"

Campeonato nacional CNB2 Basquetebol

A.E Universidade Évora 53 Despertar Beja 70

Parciais: 16-17; 23-18; 4-19 e 10 -16

A equipa universitária vinha de uma vitória sobre um dos lideres, e cedo se percebeu que também o Despertar ia passar um mau bocado para vencer os estudantes. Estes comandaram o marcador até ao inicio do 3º período, que foi o momento em que a maioria dos seus atletas se encontraram à beira da exclusão. Logo que P. santos (o base) e L. Valadas (o poste) saíram com 5 faltas a equipa não tinha qualquer possibilidade contra um Despertar, cujo plantel é incomparavelmente melhor que o antagonista. O derradeiro período foi uma tentativa dos estudantes em perder com nobreza. Merecem um especial aplauso ambas as equipas para o seu desempenho e o público que aplaudiu sempre com correcção, estando sempre ao nivel dos jogadores e treinadores intervenientes.Não foi fácil.

S. Rosmaninho (7), L. Valadas (7), P.Gouveia (11), P.Santos (7), R. Nepomuceno (2), M. Ferreira (2), e V. Silvestre (17).

Ridículo: A dupla de arbitragem apitou 114 faltas nos dois jogos na André de Resende!!! É verdade...acreditem...CENTO E QUATORZE! Bem, incluem 2 técnicas e 3 antidesportivas mas não conta uma expulsão nos balneários e um iniciado ... que foi excluído em 5 minutos!

A dupla não tem culpa, pois afinal não é ela que se nomeia a si própria, mas para quem apita há duas décadas...será que ainda há esperança que aprendam?

Sub 18 masculinos C.D. Torres Novas 64 André de Resende 39

Parciais: 20-12; 15-7; 22-6 e 7 -14

Depois da vitória em Belém havia enorme expectativa sobre o valor da André de Resende. A resposta esteve abaixo do pretendido, pois foram a primeira equipa a fazer baixar os 70 pontos marcados pelos ribatejanos, mas marcar 39…

Jogaram: C. Valente (6 - o melhor a defender),R. Dias (5- ganhou minutos), Guindaça (2- rendeu pouco pois treina pouco),Canelas (6- o homem desta vez não decidiu, nem atacou e defendeu muito mal),P. Aniceto(5- muito abaixo do que pode fazer),M. Faustino(6- ainda assim um dos melhores),M.Poeira (1-pouco,muito pouco), D. Francisco (6- acrescentou pouco à equipa, não tendo sido o maestro habitual)

Sub 14 masculinos André de Resende 76 U.D. Vilafranquense 60

Parciais: 20-13; 13-19; 31-11 e 12 -17

Só a vitória estava no pensamento dos alentejanos e tal confirmou-se com a postura evidenciada em todo o jogo. Confirma-se que a André de Resende tem na sua equipa jogadores que terão futuro na modalidade e que darão muitas vitórias no futuro. A equipa revela qualidade técnica e táctica o que não é alheio o trabalho do seu treinador – Sérgio Rosmaninho- um dos melhores deste escalão a nível nacional.

Jogaram: Fadista (8 o pêndulo desta equipa), G. santos (13 a revelação deste ano), Ganhão (18 o que mais progrediu e está o melhor do seu escalão no Alentejo), P. Banha (2 a melhorar em cada jogo), A. Cuco (11- uma arreliadora lesão tem condicionado o melhor jogador da equipa, mas o sacrifício com que joga, demonstra a personalidade de um jovem), Filipe Orvalho(11- O melhor jogo da época com um duplo-duplo em pontos e roubos de bola...Notável) e Diogo Borges(9) colocam a equipa a um ritmo sempre frenético, J. serra, D. Imaginário e P.Bilou compensam em entrega o que lhes falta em centímetros e são de uma entrega ao jogo que contagia os restantes. P.Marques foi vitima da mediocridade de 2 adultos, que imbuídos da função de árbitros excluíram em 5 minutos um jovem que tem melhor formação pessoal e desportiva que os dois alguma vez sonharão.

Sub 16 masculinos Basket Almada 76 André de Resende 59

Parciais: 21-13; 20 -10; 20-17 e 15 -19

Fabulosa exibição da André de Resende que chegou e jogar com 4 atletas por exclusão de Afonso Oliveira com 5 faltas. Carlos Valente e Rui Dias foram imperiais, João Pereira esteve brilhante e só Guilherme R. e Afonso Oliveira estiveram uns furos abaixo.Estes 5 jovens demonstraram o que de mais importante se aprende no desporto – compromisso, esforço em prol de um grupo e amizade nos momentos mais difíceis do jogo.

Despertar Beja 63 André de Resende 40

A equipa eborense reduziu para metade a diferença entre ambas na primeira volta. Destaques para J. Sabarigo (mvp da equipa),J. Marques (melhora a cada jogo) e Ricardo Carvalho (vai ser bom jogador).Jogaram:

A.Mira(2),R.Pucarinho(4),J.sabarigo(12),R.Carvalho(4),T.Ramalhinho(2),P.Vaz(10),e J. Marques(6).

Sub 16 Femininos André de Resende 34 Santarém Basket 68

Parciais: 6-25;7-15;12-16 e 9-12

A equipa escalabitana é muito forte para a André de Resende, mas as eborenses bateram-se com galhardia,como comprovam os parciais da 2ª parte. Destaque para as exibições de A. Francisco e S. Vilar, bem como para a dupla de arbitragem liderada por Aires de Sousa, que deu um tratado de pedagogia “como arbitrar escalões de formação”.

Jogaram: Sofia Barros(2), Sónia Vilar (9),Maria Serrano,Ana Oliveira(6) e Ana Francisco(17).

15/02/2010

André de Resende entre os grandes

André de Resende vence em Belém

Sub 18 masculinos Belenenses 49 André de Resende 51

Na primeira jornada da taça nacional a equipa eborense venceu a forte equipa da Cruz de Cristo num jogo presenciado por muito público e em que a equipa da casa era favorita. Os estudantes começaram bem mas o equilíbrio era notório no final do primeiro período 9-11. Os minutos finais da 1ª parte fizeram temer o pior, pois um parcial de 9-0 deu aos lisboetas a vantagem de 26-17 e durante os dezanove minutos e meio da 2ª parte foram dominados pelos visitantes.

Os últimos 18 segundos foram de enorme emoção com a aproximação da André de Resende e a vitória surgiu a 1,3 segundos do final, através de uma acção colectiva de todos os atletas de Évora que roubando a bola, concretizam um contra ataque.

A vitória da André de Resende foi brilhante e antevê um bom campeonato para uma equipa que esteve quase sempre impecável. Assim: B. Guindaça(17) - foi combativo e intimidador junto das tabelas, B. Canelas(15)- é o jogador que mais evoluiu esta época e foi dele o cesto da vitória, M. Faustino(10)- deu tudo dentro de campo convertendo os 6 pontos consecutivos que aproximaram o marcador, P. Aniceto(3)- jogou menos que o esperado, mas a sua inteligência foi determinante no roubo de bola que deu a vitória, M. Poeira(4)terminou o jogo exausto e é um defensor fabuloso, sendo a prova que os jogadores de menor estatura podem ter qualidade, D. Francisco(2)- foi o base que comandou 38 minutos e a sua saída provocou o parcial de 0-9.Inteligente e em grande progressão.

Num pavilhão cheio… os miúdos bateram-se com os melhores

Sub 14 masculinos André de Resende 50 S.L. Benfica 99

A equipa de iniciados masculinos assegurou no sábado o 4º lugar ao vencer na Moita, mas a expectativa era grande para o dia seguinte onde o adversário era o S.L. Benfica. O candidato ao título nacional cedo fez valer a superioridade, vencendo o 1º período 10-29, mas a miudagem de Évora mostrou no seguinte que iria obrigar o adversário ao seu melhor, perdendo apenas por 8 pontos no 2º parcial. O público que encheu a galeria da escola estava empolgado com a exibição da miudagem, mas o 3º período mostrou que apesar da qualidade dos eborenses, a distância ainda é grande e nem a igual diferença de 8 pontos no último período disfarçou o marcador. A qualidade dos jogadores da André de Resende merece elogio, assente no rigor colectivo a defender com enorme aplicação, em que o maior número de perdas de bola só se verificou pelo elevado ritmo a que se jogou. A margem de progressão de alguns atletas deve ser notada. Jogaram: P.Bilou, G.Santos, D.Borges, F.Orvalho, D.Imaginário, P.Marques, A.Cuco, D.Ganhão,P.Fadista, J.Serra e P. Banha.

No final o público brindou as duas equipas num bonito gesto de fair-play.

Até os pequenos já ganham

André de Resende 61 S. C. Campomaiorense 29

A jovem equipa escolar venceu a estreante raiana, onde o mais importante foi sem dúvida a presença de inúmeros pais e amigos dos atletas que apoiaram os pequenos basquetebolistas. Jogaram:

A.Mira,R.Pucarinho,J.sabarigo(8),R.Carvalho(4),J.Vidigal,T.Ramalhinho(19),P.Vaz(20),D.Silva(2)e J. Marques(8).

Sub 16 Femininos Ferragudo 59 André de Resende 50

As raparigas da André de Resende tinham a ambição de realizar o campeonato da zona sul com as vitórias que não conseguiram nos anos anteriores, mas as lesões e as fracas exibições nas primeiras duas jornadas não estão a condizer com as expectativas. O pouco esclarecimento no ataque e falta de fundamentos defensivos explicam os resultados, mas as jovens eborenses podem e vão fazer melhor. Jogaram: Sofia Barros, Patrícia Gomes Carolina Correia(4),Maria Serrano(4),Ana Oliveira(2) e Ana Francisco(21).

G.D. André de Resende está a passar enormes dificuldades financeiras

O clube vive o seu momento mais alto a nível desportivo com todos os seus escalões a disputar as competições nacionais de basquetebol, surpreendendo alguns dos melhores clubes nacionais como foi o caso deste fim-de-semana.

Apenas uma empresa patrocinou este clube (L.F.Valadas), doando algumas centenas de euros, mas os apoios tardam em chegar. As despesas estão a ser suportadas há vários meses por um dirigente do clube, pelo que este não é um bom indicador para o clube de basquetebol com o trabalho de melhor qualidade na cidade Évora.

06/02/2010

B R I L H A N T E S


Numa final 4 em que tudo parecia ir correr mal, com a ausência de vários atletas por razões diversas, a André de Resende começou por vencer a forte equipa de Estremoz 64-42, contudo perde no final do 3º período um dos mais influentes jogadores - Afonso Oliveira (entorse tibio-társica).
No jogo seguinte e com a ajuda de 3 iniciados, a André de Resende cilindrou o Bacelo por 67 - 33. Uma enorme exibição, com um rigor táctico a defender que não permitiu qualquer veleidade ao adversário.
No jogo do título, só 5 atletas cadetes e um iniciados ,um desgaste enorme...perdemos 71-72 após prolongamento, num jogo de emoções ao rubro.
Jogaram: Carlos Valente(34),Rui Dias (20),Hugo Tomé(12),João Pereira(5) e Guilherme Ramalho.
RAPAZES...FORAM UM ORGULHO!
PAIS e AMIGOS que se deslocaram a Redondo...sempre a apoiar a equipa e que no final não conseguiram conter uma lágrima...OBRIGADO!
Seniores André de Resende 61 Quarteira Tubarões 59
Estudantes vencem líder
Finalmente a vitória que tanto perseguia-mos , exactamente contra o adversário mais improvável e num dos jogos mais emotivos e de melhor qualidade que a André de Resende já presenciou.
A equipa eborense comandou o marcador durante todo o jogo e este foi fácil de dirigir durante 39 minutos, mas o último foi a loucura completa dentro e fora do rectângulo. À entrada do último minuto(59-52) o jogo parecia decidido, mas a equipa algarvia composta por jogadores de enorme qualidade mas que subavaliaram os miúdos adversários, converte 7 pontos e iguala. A 18 segundos do fim falha o lançamento e a André de Resende tem o último ataque.Os algarvios recorrem à falta para parar o cronómetro mas o árbitro concede-lhes a posse da bola por violação de 8 segundos. Os nervos passaram das marcas, com atletas, treinador e público da casa em completo desvario.
Algarvios preparam a bola final e a 2 segundos do fim Diogo F. faz um roubo milagroso. Canelas em contra ataque faz o lançamento sobre a buzina de final de jogo e sofre falta antidesportiva.Dois lances livres ´com o jogo empatado e já terminado.A loucura dos algarvios! O miúdo não falha, André de Resende vence,algarvios reclamam enquanto alguns atletas irrompem em lágrimas. Se o coração de todos os presentes aguentou...aguentará tudo!
Jogaram: Sérgio Rosmaninho(2p. e brilhante a defender),Gouveia(13, que grande jogo),P. Santos(19,finalmente um jogo de grande nível e a equipa ganhou),Vasco Silvestre(13,como um pêndulo),Bruno Canelas(12,o miúdo não tremeu nos lances livres finais como não havia feito durante o jogo), Diogo Francisco(2 nem parece o mesmo jogador do inicio da época.Foi dele o roubo de bola decisivo
Sub 16 Femininos André de Resende 51 Eléctrico P.Sôr 58
As jovens eborenses estiveram muito perto da vitória, tivessem acreditado mais cedo e sido mais agressivas no ataque...
Jogaram: Nucha(9),Maria Serrano,Patrícia Gomes(4),Sónia Vilar(9),Leonor e Ana Francisco(29).
Sub 14 masculinos Bacelo André de Resende (B)
Os nossos petizes perderam ingloriamente por um ponto, num jogo em que o nosso treinador teve que fazer de árbitro.
Queluz André de Resende
crónica em breve