29/04/2010

O doce sabor...de muitas vitórias

Sub 18 S.C. Marinhense 79 André de Resende 65
Na Marinha Grande o excelente inicio dos eborenses (11-20) foi arrasado num segundo período 9-29), permitindo que os jovens da cidade do vidro vencessem com justiça. O grande destaque do jogo acabou por ser a grande exibição de Miguel Faustino com 25 pontos concretizados e 100% eficácia no 4º período.
André de Resende 60 Ferragudo 48
A pressão de ganhar retirou o discernimento aos nossos juniores e só no último período ganharam 14 de vantagem, obtendo assim uma justa vitória.Jogaram:Canelas(20),Rosado(15),Aniceto(12),Faustino(9),Diogo(2) e com enorme destaque Miguel Poeira(9), sem dúvida o m.v.p. da equipa.
Sub 16 André Resende 51 - Biblioteca Juncal 38
Quem assistiu ao inicio do jogo acreditou que a vitória nunca fugiria pois a diferença entre as equipas era acentuada. Infelizmente a leitura revelou-se errada, pois os nossos jovens acusaram a pressão e no momento de lançar ao cesto encontravam sempre um passe lateral que estragava tudo. Os erros individuais a defender acumulavam-se e o equilíbrio manteve-se até ao principio do 4º período.Neste, finalmente com um parcial de 16-7, a vitória não fugiu e foi selada com um triplo fantástico de Pedro Banha acabado de sair do banco. Esperamos que tenha sido a primeira de mais algumas vitórias de uma equipa constituída por seis atletas iniciados.
Jogaram:Fadista(4),Banha(3),Gonçalo,Diogo,Ganhão(2),Cuco(1),Afonso,Guilherme,Moran(5),Loureiro,Valente(16) e Dias(19).

Domingo as equipas de iniciados começaram o torneio de encerramento e logo com uma vitória
André de Resende B - Despertar
Os iniciados B, orientados pelo coach Duarte, venceram de forma brilhante assente num parcial de 25-10 conseguido na 1ª parte.A 2ª foi um sofrimento que deixou o muito público em permanente apoio à equipa eborense. A vitória sorriu no final e todos estiveram de parabéns: Duarte(4),André(6),Sabarigo(8),Bilou(7),Pucarinho(6) e Mini-Marques(6).
Iniciados C (raparigas) 28 - Elvense 56
As iniciadas fizeram o primeiro jogo do ano como equipa; Os pais compareceram, os iniciados apoiaram e as cachopas tudo fizeram para brilhar. Os vinte e oito pontos estiveram muito acima do que seria de esperar, mas o público afecto à equipa da casa bem puxou e ajudou na exibição.Mereceram todas o destaque:
Leonor- Não marcou pontos porque a "bola ainda é muito pesada", mas vai lá...
Catarina(4) - Grande exibição...vai ser jogadora.Corre 40 minutos.
Mafalda(4)- Já conquistou o coração da aficion...
Inês Oliveira(10)- Garra, e facilidade de lançar ao cesto, o que numa mini...
Marta (2)- Também vai ser jogadora...
Neusa- Exibição empenhada, mas nem sempre esclarecida.
Carolina(8)- Outra jovem com idade de minibasquete que fez uma exibição ENORME!

28/04/2010

Juniores B foram brilhantes...mas não chegou

A equipa de Juniores está em final de campeonato e tem lutado com as melhores equipas do campeonato, mas os jogos não têm 37 minutos e na maioria só sete jogadores têm sido pouco para disputar esses momentos. Este fim-de-semana coube ao Atlético de Reguengos e ao Santarém terem que dar o seu melhor para atingirem esses objectivos.
Vejamos: André de Resende 67 A. Reguengos 73
Parciais: 14-20 ;15-14 ; 16-24 e 22-15
Estavam em presença no seu último derby as equipas que nos últimos anos proporcionaram os jogos nos escalões de formação mais interessantes. Os jovens de Reguengos demonstraram nos últimos anos ser mais fortes. As distâncias têm vindo a ser encurtadas, mas apenas dos jogos disputados em Évora( na fase regular o Reguengos venceu após prolongamento), pois nos jogos disputados em Reguengos a André de Resende perdeu sempre por números esclarecedores. O mesmo acontece com a prestação neste campeonato, onde os de Évora não registam qualquer vitória em Évora e só fora venceram o Belenenses. O registo de 6 jogos perdidos nos últimos três minutos, alguns contra adversários de grande qualidade tem explicações várias. A qualidade do treino, a presença no campeonato de seniores da CNB2 e reduzido número de atletas utilizados ajudam a explicar o insucesso. Pelo contrário o Reguengos está a realizar um bom campeonato tendo atingido a sua 8ª vitória - sétima no Alentejo.
A prestação dos jovens da André de Resende foi brilhante e ao nível do que têm feito, mas...ficaram reduzidos a quatro jogadores a SETE MINUTOS DO FINAL...AINDA ASSIM na procura da vitória, VENCERAM O ÚLTIMO PERÍODO !
O final do jogo foi simbólico com o respeito entre os atletas e treinadores de ambas as equipas, sentindo o final de uma geração de jovens que seguirá o seu percurso universitário, mas que dificilmente jogarão basquetebol no Alentejo.
Jogaram: Bruno Canelas (4) e Miguel Faustino (1) que poucos minutos estiveram em campo pois ainda no 1º período atingiram a 3ª falta e no 4º rapidamente foram excluídos (então a 5ª falta de M. Faustino...),Pedro Aniceto (10) brilhante até à exclusão, João Silva(9) longe do que nos habituou, mas muito esforçado e foi um dos que jogou 4 contra 5;Miguel Poeira(5),Diogo Francisco (7) não esquecerão esses momentos em que sempre acreditaram na vitória, mas Tiago Rosado (31) esteve absolutamente deslumbrante...que jogador enorme...que exibição!
Parabéns André de Resende

27/04/2010

Iniciados B vencem em Campomaior

Os iniciados B terminaram o torneio intercalar e arrecadaram mais uma vitória. No próximo Domingo iniciarão o torneio de encerramento defrontando o Despertar. A novidade neste torneio é a equipa C de constituição mista. Merecem destaque os 3 atletas que se voluntariaram para completar o plantel da equipa mais bonita da André de Resende - (espertos...elas são bonitas)- não desfazendo nas sub 16.

25/04/2010

Sub 16 na final nacional do Desporto Escolar

Professor: Tu mereces 2 medalhas! Mafalda - Se está a gozar...eu não achei piada!
Sofia: Mamãe, dá-me um abraço! Mafalda: NÃO...TU É QUE FAZES DE MAMÃAAE!

Eiiii - nós da esquerda também queremos fazer parte da foto!

Nuxa: Neusa,não chores que também há medalha para ti !
Quem é que gosta do senhor Aires?
Filhas...querem que eu vá para a André de Resende? É que tenho mesmo style!
Sofia Barros: deixa ver se isto é falso ?!
Mafalda: Nuxa vê se me chegas ao Sovaco !
A Vitória em Ponte de Sôr deu acesso ao grupo final que se vai disputar no final de Maio na Anadia. Pela primeira vez na história da André de Resende, uma equipa estará entre as melhores do Desporto Escolar ! Parabéns às raparigas.

21/04/2010

A pedido do Sr. Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Basquetebol do Alentejo publicamos o texto que nos enviou

Importante seria que os comentadores não usassem o anonimato. Mas como sei quem era a pessoa presente no jogo dos sub-16 Femininos com o Ferragudo presumo que seja o Pro. Luis Francisco. E como lhe fica mal este comentário. Coincidência ou não todos os jogos desta página são derrotas à esceção do jogo com o Elvense em sub-14 o que não abona mesmo nada para o ou os treinadores das referidas equipas. E se olharmos para as classificações valha-nos qualquer coisa. Consegue distinguir um jovem que poderá vir a ser um bom árbitro mas que neste momento nem árbitro é, não é nem poderia ser um bom árbitro por todos os motivos fácilmente compreensíveis. Força Pedro Marques para o futuro, é de pessoas com vontade que o basquet precisa.Fazer comentários destes sobre um árbitro que por dificuldades da arbitragem até apitou sózinho, para um treinador que faz de tudo o que dificilmente se pode imaginar para dificultar a vida dos árbitros é no minimo incompreensível. Escrever isto para os seus leitores e apaniguados para disfarçar o trabalho que se faz??? nesse clube é o mínimo que poderá fazer. Pelo que me é dado observar toda a gente encara nesse clube com a maior das naturalidades as derrotas, a falta de organização administrativa e logistica. Sinto muito ter que dizer isto em publico e espero ver este comentário publicado. Por muita consideração que tenha pela pessoa e pelo esforço que desenvolve não posso deixar de lamentar a grande contribuição que tem dado para o abandono de vários árbitros para além daquelas que já não querem arbitrar nesse pavilhão pelo mau comportamento sistemático que teem que enfrentar sempre que aí se deslocam. O basquet precisa de outro comportamento e já agora pedir-lhe que para o próximo jogo apresente um documento de treinador válido para não ter outro árbitro que conheça as regas a impedi-lo de se sentar no banco.
24 -04-2010
Fortunato Valentim

Com o direito de resposta que lhe assiste, segue o texto de Luís Alberto Francisco
O site do Grupo Desportivo André de Resende é da responsabilidade da sua secção de basquetebol, pelo que todos os textos são da nossa concordância, os restantes merecem sempre a assinatura de quem escreveu. Ao ler o texto que o Sr. Presidente do Conselho de arbitragem da ABA nos fez chegar, meditei bastante sobre o tipo de resposta a dar, mas optei por algo simples visando respeitar alguém que sempre vi como sendo uma pessoal respeitável, correcta e educada com todos. Fui aliás um dos que sugeri o Sr. Fortunato Valentim como a pessoa indicada para o cargo que agora representa, pois as suas qualidades pessoais, compensavam os menores conhecimentos da modalidade e mereci a sua escolha para treinador do clube que representava na altura por ter os mesmos valores que ainda hoje detenho. Temos isso em comum e distingue-nos os conhecimentos que temos nas nossas profissões: eu sou um leigo nos conhecimentos financeiros, mas permita-me a imodéstia de entender um pouco mais do ensino de basquetebol que Vª Ex.ª. Nenhum destes atributos faz de nós, alguém especial.
Neste espaço puderam ver ao longo do tempo justos elogios a oficiais de mesa como Eunice Delicado e Rui Frasco entre outros, ou a árbitros como Ricardo e João Caeiro, Eduardo e Aires de Sousa, para apenas citar alguns. Nunca o Sr. Presidente entendeu congratular-se com o facto.
Agora ao denunciar mais uma vez comportamentos que mereceram a reprovação de todos, inclusive do Sr. Presidente quando confrontado com o assunto, entendeu manifestar-se. Afirmei que o referido árbitro “abandonará esta modalidade por se sentir sozinho” e acredite ser sincera a minha tristeza por perceber que afinal me enganei - Teve a solidariedade de Vª Ex.ª.
As suas apreciações só a si o vinculam e julgo que fica claro que infelizmente estamos de lados opostos da barricada. Eu não confundo a maioria dos árbitros e oficiais de mesa da nossa Associação, com uma reduzida minoria por Vós protegida. Permita-me assim Sr. Presidente afirmar que seria com enorme agrado ver os árbitros e oficiais de mesa do Alentejo nos quadros nacionais, mesmo que no fundo da tabela. O mesmo orgulho sentiria se visse um dos dirigentes em lugares de topo do nosso basquete, mesmo que no fim da lista. O mesmo orgulho não sente Vª Ex.ª por um clube que em quatro anos teve uma excelente prestação na competição de sub-14 masculinos e obtido um honroso sexto lugar na CNB2 aquando da sua primeira participação nesta competição e com uma equipa constituída maioritariamente por juniores B.
Afirma ainda Vª Ex.ª que …” toda a gente encara nesse clube com a maior das naturalidades as derrotas, a falta de organização administrativa e logística”. Queira acreditar que trocaremos as nossas humildes funções de organizar a prática desportiva a sete equipas, com a nomeação às segundas-feiras e acompanhamento aos fins-de-semana. Certamente não sabe, mas sem dinheiro, com “gente” voluntário e sem termos tido uma única falta de comparência. Esta gente é aquela que nunca teve problemas disciplinares com o seu público ao contrário de outros com invasões de campo ou agressões a árbitros. Esta gente é aquela que tem formação académica superior de TODOS os treinadores e cujos atletas são na maioria excelentes alunos. Publicaremos em Setembro a fotografia dos quatro jovens que iniciarão os seus estudos universitários: três no Técnico com excelentes médias e um em medicina. Enfim…uns energúmenos!
Termino com a sua alusão à minha licença de treinador que é inválida no seu compêndio de regras. Não me espanta que tal aconteça, pois foi válida para o Campeonato nacional da 2ª divisão, para oitenta jogos em 6 Associações diferentes. Não serve para a sua! Não me espanta, pois nas mesmas associações ninguém considera a galeria do rés-do-chão do pavilhão (conforme planta do edifício) o recinto do jogo! Mas seria interessante jogar-se entre os pilares de cimento!

19/04/2010

Jogar em bom nivel...mas ganhar pouco!

Sub-14 André de Resende(B)- 69 C. Elvense N.- 42
Jogo que revitaliza a esperança no basket do Alentejo

Jogaram:A.Mira(7),R.Pucarinho(4),J.Vidigal(2),R.Carvalho(2),T.Ramalhinho(4),P. Vaz(6), P. Bilou (17), Imaginário (12), Sabarigo (2)e J. Marques(6).
Parciais: 23-4; 20-15; 8-13 e 18 -10
Em disputa estiveram duas equipas de jovens com pouco tempo de basquetebol, treinadas por gente que entende e que detém valor pedagógico, cujos árbitros, também eles em inicio de funções mas a revelarem conhecimentos, potencialidades e acima de tudo qualidades pessoais que fazem acreditar no futuro. Juntou-se a isto umas dezenas de pais e familiares que envolveram as equipas, criando uma atmosfera sensacional.
Todos os que directa ou indirectamente participaram no jogo estiveram de parabéns.
Arbitragem de João Caeiro excelente, mas Pedro Marques foi a revelação…Muito bem.

Sub-18 A jogar sempre assim estavam nos lugares cimeiros
André de Resende 57 S.C.Marinhense 67

Parciais: 14-19; 13-16; 12-15 e 13- 17
André de Resende 50 C.D. torres Novas 69
Parciais: 13-13; 16-16; 13-14 e 8- 26
O fim-de-semana proporcionou dois excelentes jogos de sub 18 contra as principais equipas do escalão. Os nossos jogos realizaram muito boas exibições e se contra o Marinhense se podem penitenciar pelos cestos fáceis e os oito lances livres que falharam, contra o líder apenas claudicaram nos três minutos finais. Com efeito fizeram uma exibição perfeita contra uma grande equipa e estando empatados a cinco minutos do final e a perder por oito a três optaram por pressionar campo inteiro e aí sim foi fatal. Nos dois jogos jogaram: Carlos Valente (7), J. Bernardo (2), B. Canelas (19),T. Rosado(33),Faustino(16),Diogo(7), Miguel(2) e Aniceto(19).

Sub 16 André de Resende 47 IEJOTA 76
Cadetinhos mostram garras

Parciais: 21-7;14-20;12-18 e 18-15
Os nossos sub 16 mostram evolução de jogo para jogo, embora a falta de homens altos lhes traga dificuldades acrescidas. O adversário era o mesmo que há três anos vencia por cem pontos de diferença e um dos seus atletas está no “centro de alto rendimento”. O jogo mostrou que alguns atletas ainda têm muitas dificuldades técnicas para este nível e que se traduziu num elevado número de perdas de bola, mas Cuco,Ganhão,Dias, Guilherme,Afonso, Moran e especialmente Carlos Valente já dão conta do recado
Jogaram:Afonso(1),G.Santos,D.Borges(2),C.Valente(21),P.Marques(2),A.Cuco(6), D.Ganhão,P.Fadista e P. Banha.
Excelente arbitragem de um jovem que promete na arbitragem-Eduardo Araújo

Sub 16 Femininos André de Resende 38 Ferragudo 53
Um excelente adversário e um árbitro desonesto

Parciais: 4 -15;13-5;8-17 e 14-16
O título sintetiza um jogo interessante entre duas equipas que apenas se distinguiram pela qualidade da jovem do Ferragudo -J. Encarnação e pela habitual postura de alguém que - certamente muito em breve – abandonará esta modalidade por se sentir sozinho. Se como individuo não presta por ser desonesto, logicamente como árbitro nem se pode equacionar e o incómodo que causa aos seus dirigentes e colegas da arbitragem já ultrapassou em muito tolerável. Já ninguém o atura!
Mas vamos ao positivo…Bom jogo das jovens das duas equipas, cujas atletas são tecnicamente ainda pouco evoluídas, mas compensam com empenho e atitude irrepreensível. A diferença no marcador expressa-se nas VINTE E TRÊS FALTAS averbadas à André de Resende contra as 13 ao adversário bem como 35 TRINTA E CINCO lances livres concedidos às algarvias contra 13 às de Évora.
Jogaram: Patrícia G.(2),Sónia V.(11),Sofia Barros(3),Maria Serrano (2), Ana Oliveira(2) e Ana Francisco(16) .

10/04/2010

Alentejo (muito) discreto em Portimão

Sub 14 Femininos

A equipa onde actuaram Sofia Barros e Inês Oliveira classificou-se em penúltimo lugar 17º, tendo vencido apenas a Guarda:


A.B.Alentejo 47 V. Real 54

A.B.Alentejo 28 Leiria 88

A.B.Alentejo 35- Viseu 40

A.B.Alentejo 23 – V. Castelo 46

A.B.Alentejo 70 Guarda 14

Sub 16 Femininos

A equipa onde actuaram todas as nossas sub 16 classificaram-se no 16º lugar, tendo vencido apenas a Guarda:

A.B.Alentejo 09 Leiria 66

A.B.Alentejo 32 V. Real 47

A.B.Alentejo 48 - Guarda 36

A.B.Alentejo 09 – Viseu 43

A.B.Alentejo 22 – Castelo B. 64


Sub 14 masculinos


A equipa onde actuaram seis dos nossos iniciados venceu os primeiros jogos e deixou-nos com grande expectativa mas quedou-se pelo honroso 10 lugar.Vencemos Açores,Bragança e Leiria.

A.B.Alentejo 57 Açores 49

A.B.Alentejo 76 Bragança 29

A.B.Alentejo 30 – Santarém 44

A.B.Alentejo 50 – Leiria 32

A.B.Alentejo 27 - V. Castelo 52

A.B.Alentejo 18 - Santarém 36

Sub 16 Masculinos

A equipa de Rui Dias, Carlos Valente e Afonso Oliveira tinha a tarefa mais complicada, mas venceu apenas Viana do Castelo e quedou-se no 10º lugar.

A.B.Alentejo 24 – Coimbra 49

A.B.Alentejo 34 - Porto 77

A.B.Alentejo 33 - Viseu 67

A.B.Alentejo 46 – V. Castelo 34

A.B.Alentejo 45 – Algarve 56

A.B.Alentejo 42 – Madeira 45


Mais um ano em que os resultados são desanimadores, perdendo em dois anos consecutivos no sector masculino e ficando em penúltimo de todas as associações do país no sector feminino. Não é o momento para aferir culpas mas para sim para uma reflexão profunda, que em anos anteriores nunca foi feita.

Neste blogue vamos divulgar a opinião de todos os que o pretendam fazer na condição que sempre imperou: Não será publicado nenhum comentário com ofensas pessoais ou que contenham linguagem pouco correcta.

01/04/2010

1 de Abril -dia das mentiras ou...das verdades

Neste dia das mentiras resolvemos brincar com alguns atletas e o resultado não poderia ter sido mais divertido....excepto para os apanhados. Eis algumas estórias divinais:
estória 1
- Alô iniciado (nome fictício) , soubemos que foste excluído da ida a Portimão.
- Eu...porquê?
- Parece que treinaste com a mesma velocidade com que jogaste no sábado?
-...
- alô iniciado?
- Mas eu ...
- Sabes que dia é hoje?
Esta foi ao vivo (estória 2):
Alô, cadete?
- O que é que se passou no treino para teres sido excluído e não ires a Portimão?
- Eu...excluído? mas porquê? mas ainda agora saí do treino e não me disseram nada! É injusto! E agora? É injusto!
- Sabes que dia é hoje?
- Sei, dia 1.das mentiras...mas porque é que fui excluído? (uma lágrima escondida)
estória 3
Alô cadete feminina...sabes que foste excluída da selecção e já não vais a Portimão?
- Eu...porquê?
- Porque as atletas têm que ter uma altura mínima de 1,67m...quanto medes?
- 1,50...não é justo! ...silêncio, para a lágrima!
estória 4
Alô sénior...acabámos de saber que fomos excluídos do campeonato nacional com faltas de comparência em todos os jogos que participaste.
- Porquê?
- Porque para ser sénior é necessário ter 1,70...quanto medes?
- 1,67...mas o de Ferragudo é mais pequeno!
- silêncio pois o mentiroso não foi capaz de conter as gargalhadas.
estória 5
Alô cadete feminina...acabámos de receber da federação,um pesado castigo para ti, por insultos dirigidos da bancada a um dirigente adversário.
- Eu? É mentira...o velho é que me ofendeu...e à minha família.
-...
- Eu só chamei ( a ligação não permitiu entender o palavrão) ao jogador que agrediu o Guindaça).
- Hoje é dia das mentiras
-...
-....
-...alô,alô...está aí alguém? foi a brincar! não te zangues...alô!
estória 6
Sénior
- Foste castigado com 3 jogos por insultos no jogo contra o Belenenses.
- Eu...não insultei ninguém....ok, disse uns palavrões, mas não eram insultos.
- o teu pai está aí, para podermos falar com ele?
- Mas ...eu não insultei ninguém?!
- 1 de Abril...Alô... não chores...foi a brincar!
Aceitam-se apostas de quem terão sido os apanhados.
Uns ficaram tristes...outros de lágrima escondida...e duas tão zangadas que...não se pode dizer!