28/06/2010

Torneio de S.Joãozinho

Esta notícia começa da pior forma:
SABARIGO FRACTUROU O BRAÇO E TEVE QUE SER OPERADO.
No período de aquecimento o Sabarigo caiu desamparado e fracturou o braço.Prontamente foi conduzido ao hospital, sendo operado pelas 14:00. A nossa vedeta vai passar 6 semanas com o braço engessado e sabemos que a lista de catraias a procurar assinar o braço e dedicar um beijinho ao menino está a deixar a família muito sensibilizada.
O torneio ficou ensombrado com este acidente,mas a equipa que se apresentou com a beleza de 4 raparigas esteve brilhante.



14/06/2010

Há coisas… neste Alentejo!

Muita coisa me intriga nesta nossa região no que diz respeito ao basquetebol, mas as últimas que me levaram a escrever este pequenino texto são:

Numa região onde a expressão máxima do basquetebol se resume à CNB2 (4ª e última divisão Nacional), onde apenas há meia dúzia de equipas de seniores que treinam em média 4 ou 5 horas por SEMANA, onde alguns clubes nomeadamente os de Évora não recebem qualquer apoio monetário há 2 épocas por parte da C.M.Évora, onde muitos dos “treinadores” que dirigem as equipas são jovens que nem habilitação para treinar têm e apenas ensinam à semelhança do que aprenderam com outros que pouco mais sabiam que eles… a A.B.Alentejo orgulha-se de conseguir o apoio da C.M.Évora para organizar o Clinic Internacional de rendimento 2010 e eu pergunto:

- Qual será o retorno que este clinic tem para os treinadores do Alentejo se ninguém aqui treina nenhuma equipa de rendimento?

- Qual será o retorno para os clubes?

- De que forma este clinic vai melhorar o nível do basquetebol do Alentejo?

- Se a A.B.A. que tem capacidade junto da CME de justificar trabalho de modo a obter verbas que permitem organizar o clinic, não consegue ajudar os clubes a obter as verbas que mantenham os clubes activos. Para que servem os clinics sem clubes e sem atletas?

Nota: Não tenho nada contra o facto de organizar o clinic em Évora, espero poder estar presente mas de facto as prioridades estão todas trocadas. Preocupamo-nos porque não temos árbitros ou porque o treinador não tem o nível "x" ou porque o pavilhão não tem aquele instrumento… e esquecemo-nos que para fazer sentido falar em treinador, árbitro ou pavilhão primeiro é preciso falar em clube e depois em atleta.


Quantos jovens, uns mais que outros, desta região conhecem a palavra Jamboree? E quantos esboçam um sorriso de saudades quando falam no jamboree em que estiveram presentes? E quantos ainda, têm amigos espalhados pelo país que fizeram no jamboree? E treinadores, quantos têm o prazer de dizer que foi o jamboree que despertou neles o prazer de ensinar os mais novos? Por tudo isto pergunto se faz sentido que a A.B.A. pela primeira vez em 10 anos tenha decidido prescindir de uma vaga para o próximo jamboree?


No passado fim-de-semana os iniciados deste clube foram convidados a participar em substituição de uma outra equipa, num torneio organizado pelo Benavente Basket Clube no qual também participava o Atlético de Reguengos.

Durante o fim-de-semana o convívio entre os atletas destes clube foi constante e mesmo durante a durante a final do torneio disputada entre o GDRAR e o BAC, os jovens de Reguengos que no dia anterior tinham perdido com os Eborenses por mais de 60 pontos, não deixaram de apoiar os seus amigos durante todo o jogo. Apetece-me perguntar: Será que os adultos que mandam no nosso basket não conseguem aprender nada com estas crianças?

Sérgio Rosmaninho

01/06/2010

Ainda o Desporto Escolar

Esta foto serve de homenagem aos amigos que posaram connosco para a foto aquando da final nacional do desporto escolar na Anadia. Eles representam a Direcção regional do Alentejo - Paulo Carreiro e Nuno Santinha e a Federação Portuguesa de Basquetebol por Aires de Sousa. Acompanharam a nossa equipa em todos os jogos realizados e vibraram com as suas vitórias e derrotas. Deram o exemplo do que devem fazer os bons dirigentes, pois para além da organização que deu muito trabalho, roubavam uns minutinhos para vibrar com o seu Alentejo. E as atletas souberam merecer, pois para além do sucesso desportivo, foram excepcionais na sua postura social. Um grande abraço para o professor João Costeira - ex seleccionador nacional que foi um anfitrião cinco estrelas, acompanhando-nos inclusive guiando uma visita ao museu local.