30/11/2010

Adivinhem quem é o menino...

Ex jogador sénior do GDRAR, agora praxado durante a festa da latada.
Ah...as miúdas são do seu clube de fans!!!

28/11/2010

Semana díspar...com destaque para os sub 16 e 18 masculinos

Sub 18 masculinos André de Resende ? x Reguengos ?
   Grande jogo, duas belas equipas, equilíbrio durante 30 minutos e resultado final  de 30 pontos que espelha a diferença entre as equipas, mas não o jogo.
   Em confronto estava a equipa que venceu todos os campeonatos regionais do seu escalão e a que mais promete nos próximos anos. Os visitantes estiveram sempre a comandar o marcador, mas por vantagens de 10-15 pontos. À enorme agressividade defensiva de Reguengos (por demasiadas vezes ultrapassa esse risco) contrapunha a André de Resende com um jogo mais pausado. Estiveram de parabéns as duas equipas, pois a do Atlético é sem dúvida a melhor da região, mas a de Évora é constituída por 4 cadetes de 1º ano e um de 2º. Merecem um rasgado elogio, Rui Dias,Carlos Valente, Rui Ganhão e Alexandre Cuco em evolução a este nível, e Pedro Marques já se intromete na contenda. João Pereira, Miguel Poeira e Guilherme Ramalho mostraram que estão mais evoluídos.
Sub 16 femininos André de Resende ? x Atlético Reguengos ?
As nossas catraias começaram muito bem e chegaram a estar a vencer por 8 pontos. A maior agressividade defensiva da equipa de Reguengos fez pender o resultado para a equipa visitante. A 2ª parte mostrou um jogo atípico com alguns excessos de contacto físico que tornaram o jogo pouco agradável.
   Maria Serrano , Mafalda melhora a cada semana, Carolina vai ser a melhor jogadora na próxima época (12 aninhos), Marta, Neusa  e Daniela começam a mostrar evolução e Sofia Barros que costuma ser a mais equilibrada, teve um dia para esquecer.
   Num dia em que não houve árbitros oficiais, merece destaque o jovem de Reguengos que se ofereceu para o fazer. É certo que a experiência não era muita e mesmo as catraias ajudaram pouco, mas o jovem árbitro procurou sempre ajudar as duas equipas e sempre que errava, percebia-se que era sem intenção.Muito bem!

Sub 16 Masculinos   Bacelo 32  x André de Resende 57
   A nossa equipa vinha de uma derrota (humilhante pela exibição) contra Ponte Sôr e era importante mostrar a atitude radicalmente oposta. Assim aconteceu e os 2-12 reflectiram a entrada forte, mas depressa tudo voltou ao normal e o Bacelo chegou a vencer o 2º período por 13-12, e o 3º 12-10 apesar de estar sempre a perder o jogo. A segunda metade do 3º período e todo o último foram arrasadores e com muita dificuldade o Bacelo passava de meio campo. Toda a equipa esteve muito bem, pois toda a gente defendeu e atacou com qualidade, mas a grande ilação a tirar tem que ver com que estes jovens só sabem jogar em velocidade máxima, quando muito pressionados pelo treinador. A equipa demonstra um estilo de jogo em "endurance", mas a qualidade individual está lá. Sabarigo 4, Gonçalo 3 e Vaz são o melhor exemplo: discretos a jogar devagar e empolgantes quando pressionam e saem rápido para o contra ataque. 
Muitos furos acima do que costumam fazer, estiveram Júlio 2 e Pedro Banha, 10 pois só demonstram qualidade quando pressionados; Diogo 10 finalmente evolui na finalização e a "família Marques" cada vez domina mais a equipa:21 pontos do Maxi e 7 do mini, sendo metade dos pontos da equipa.

Luís Francisco

25/11/2010

Porque tem Inácio faltado aos treinos?

   Já andávamos tristes, pois o Inácio não apareceu 2 dias seguidos ao treino. O Carlos Valente não tinha o parceiro de brincadeira,o Brecas sentiu a falta dos "abafos" e o Gouveia andou estes dias livre de uns contactos mais intensos. 
Todos sabemos que o Inácio só falta por um motivo muito grande: FOI PAI...pela 2ª vez! 
Esperemos que o homem tenha tido o mesmo talento que da 1ª vez, pois a Gabriela é linda! Os nossos parabéns...e se for preciso mudar fraldas...nós ensinamos!

24/11/2010

O treinador revelação do GDRAR

 Qualquer mãe responsável não entregava os seus filhos a um treinador com este aspecto...
 Nem a este,que ainda acredita no super-homem
   Por isso o GDRAR conseguiu convencer este jovem a treinar a sua equipa de iniciados. O sucesso foi tal, que um dia resolveu gracejar, dizendo que se perdessem seria despedido e no dia seguinte toda a equipa estava triste, pensando que tinham perdido o seu Duarte. 
   Como treinador, tem sido uma revelação, mas como pessoa é absolutamente do melhor que temos conhecido. 
   Renovou o seu contrato por 20 anos, com cláusula de rescisão de 100.000 euros!

18/11/2010

S.L.Benfica muito forte na André de Resende

 
 
 O presidente Jorge Lopes ofereceu bolas de minibasquete aos petizes, mas como se pode ver pelas fotos, os que vestiam de vermelho, levavam com um ar mais sério...
enquanto que Miguel Ramos mereceu ..."give me 5 man"!
André de Resende 24   S.L.Benfica  82

 O jogo gerou grande expectativa nos amantes da modalidade e estes acorreram à André de Resende, não tendo dado por perdido o seu tempo, apesar do resultado desnivelado. A equipa da Luz é formada por jovens atletas de excelente qualidade e o seu treinador apresenta uma qualidade invejável. A jovem I. Cruz converteu 30 pontos, dos quais 15 consecutivos. A André de Resende conseguiu apresentar um basquetebol de qualidade, mas apenas a espaços, pois nos momentos de desnorte sofria parciais de 9-26 no 1º período  e 1 -24 no 3º. Nos restantes perdeu 8-16 e 6-16.
   Ana Francisco voltou a ser a melhor marcadora(9), bem secundada por Helena Caldeira (6),Sónia Vilar (4),  e Inês Pereira que averbou 2 pontos na única vez que lançou ao cesto. Ana Crespo destacou-se pela forma brilhante como defendeu, só igualada pela enorme exibição de Sofia Machado (3) e neste capítulo o regresso de Cláudia Rainha saúda-se, pois foi a única capaz de contrariar a base adversária. Inês Freitas ainda não esteve ao nível do que pode fazer, Marta Banha ajudou a organizar a saída de pressão e trouxe esclarecimento. Madalena e Ana Afonso tiveram o mérito de não complicar.

 CNB2   André de Resende 39  x  Tavira Basket 51
Mais do mesmo !
   A época 2010-2011 da jovem equipa da André de Resende adivinhava-se difícil, pois as vitórias seriam escassas em função da qualidade técnica e da juventude do grupo. Contudo e contrariamente ao esperado, estes jovens têm equilibrado os quatro jogos até agora realizados e podiam mesmo estar a meio da tabela, fruto de duas vitórias que poderiam ter conquistado nos jogos em Évora. Podiam...porque os lamentáveis erros de arbitragem que tiveram influência no resultado, tiraram-lhes a vitória na primeira jornada e neste fim-de semana tudo isto foi recordado. Tem sido muito mais difícil jogar no Alentejo do que nos jogos fora. 
   Os anfitriões começaram muito bem e lideraram sempre o marcador até ao intervalo. Os homens de Tavira souberam vir para a 2ª parte com a lição bem estudada de atacar contra zona. Foi assim que passaram para a frente, mas o equilíbrio foi-se mantendo até ao 4º período. Aí surge a figura do jogo. Nuns breves minutos e sem que tivesse ocorrido alguma indisciplina de alguma das equipas, surgem 2 faltas técnicas e uma desqualificante para a André de Resende o que dá 6 lances livres e mais 3 ataques para os algarvios.
   Se as técnicas são discutíveis, pois apesar de ter razão, o jogador não deve protestar a decisão do árbitro, o que terá levado à expulsão de Bruno Canelas? Agora é melhor o leitor sentar-se pois a situação é hilariante:
Estava o jovem a ouvir a explicação do seu treinador e o pavilhão em barulho ensurdecedor contra a arbitragem, quando vê o árbitro vir do lado contrário do pavilhão dar-lhe ordem de expulsão. Ninguém no pavilhão entendeu e todos se interrogaram sobre o sucedido. Eis a explicação do árbitro: "Eu estava longe, mas sei ler nos lábios...".
   Sem comentários, mas deveria ser o jovem de 16 anos a ficar em casa nas próximas jornadas?
Para o leitor ter uma ideia do que foi o último período e do ambiente criado pelo ridiculo da situação e da sensação de injustiça perante mais uma arbitragem desastrada...só uma das equipas converteu UM CESTO DE CAMPO e o resultado do período foi 3-8. O Tavira venceu com justiça e provavelmente também o faria sem necessitar de mais uma prestimosa ajuda.
Merece um especial elogio a árbitra Eunice Minhoto, que apesar de um ou outro erro, esteve impecável e também ela se mostrou surpreendida com o sucedido

Sub 16 masculinos Camp.Regional  André de Resende 67 x Reguengos 52
    Excelente exibição no primeiro jogo do campeonato regional, valorizada pela qualidade da equipa de Reguengos. Destaque para Carlos Valente (25), mas especialmente Diogo Ganhão, não apenas pelos 22 pontos mas igualmente pelas assistências e empenho defensivo. Finalmente realizou uma exibição de encher o olho e se mantivesse regularidade, seria um caso muito interessante num atleta tão novo.

 Sub 16 Femininos Torneio Abertura  André de Resende 46 x Reguengos 69
A equipa das petizes tinha perdido por diferença de 80 pontos em Reguengos e agora ficou a 23. Jogaram Daniela 2, Sofia 5,Marta 11,Maria 8,Neusa 10,Carolina e Mafalda 10.

 Sub 18   Eléctrico Ponte Sôr 65 x André de Resende 51
   Jogo que retirou a liderança à André de Resende e que se apresentou com a equipa de cadetes (maioria de 1º ano).É verdade que perderam, mas baterem-se até final em sub 18 não é para todos. O destaque vai para o colectivo e para a enorme falange de apoio que se deslocou a Ponte Sôr e ia fazendo flashes informativos para "o resto do Alentejo".A vantagem dos da casa só foi obtida mesmo no final da partida e os 14 lances livres falhados pelos azuis podiam ter dado outra luz ao marcador.

 sub 14 Camp. Regional  Salesianos  x  André de Resende
   No derbie regional os Salesianos venceram por seis pontos. Tiago Ramalhinho surpreendeu, bem secundado por Duarte e Mini Marques.

14/11/2010

CNB2 Excelente exibição…e a surpresa ia acontecendo

Tubarões Basket 73 André de Resende 63
A André de Resende começa a ser o calcanhar de Aquiles dos Tubarões de Quarteira e este sábado confirmou-o, ao aproximar a diferença para 6 pontos a 3 minutos do final. A ansiedade de ganhar traiu a jovem equipa eborense que num minuto sofreu um parcial de 0-9. Ainda tentou corrigir,mas já era tarde. Merece destaque a grande eficiência de toda a equipa a defender e um pouco mais de serenidade a atacar, tornava a exibição perfeita. Os Pedros (Gouveia 12 e Santos 12) lutaram até à exaustão e Gouveia esteve particularmente esclarecido a atacar; Moran e Nepomuceno souberam dar uns minutos de descanso aos colegas, Rui Dias10 é já a revelação desta equipa, Poeira 2 teve a entrega habitual e BRUNO CANELAS....esteve um gigante, defendeu  e atacou(25 pontos) com uma eficácia impressionante.
Sub 18 Portalegre 62 André de Resende 77
   A equipa que comanda o campeonato e que venceu os Salesianos de forma brilhante fez agora um resultado estranho.Sofrer 62 pontos do anfitrião é o destaque. A rever as causas do sucedido.
Sub 16 André de Resende 78 Elvense 66
   A crónica tem que começar pelo elogio ao treinador Sérgio Rosmaninho, pela excelente gestão da equipa durante o jogo. A história conta-se em poucas linhas e o que dizer de uma equipa que foi sendo substituída em cada 5 minutos, para que todos participassem no jogo. Esta estratégia permitiu que os Elvenses comandassem sempre o marcador. Nos últimos 5 minutos, a André de Resende passou de 10 pontos abaixo para 12 acima. Sem mais comentários.
2ª Divisão feminina Carnide x André de Resende
    A evolução do marcador será certamente a melhor forma de descrever o que aconteceu: empate a 12 no final do 1º período, desvantagem de 8 pontos ao intervalo e 4 pontos marcados nos 3º e 4º períodos, tendo perdido por 40 pontos de diferença. Deve servir de reflexão.
Iniciados perdem em Beja 42-53
   Num jogo que começou uma hora mais tarde, os nossos petizes só no último período estiveram ao seu nível.Já era tarde. Destaque para Mini Marques e Duarte Imaginário com 12 pontos cada.

10/11/2010

Elas merecem...

 Um público fiel e que está sempre presente...para as ver!

 Um sorriso contagiante!
 Dois sorrisos...da sénior e da miúda!
 20 sorrisos , com as petizes a apoiar as mais velhas...Lindo!
Uma foto com pose...para a posteridade

07/11/2010

João Bernardo já regressou...e com um look tipo Silvester Stallone

   O jogo de seniores do passado sábado em Cacela contra o Juventude de Vila Real ficou marcado pela grave lesão logo aos 2 minutos de João Bernardo.  Com a equipa da André de Resende a vencer 3-4 e num lance perfeitamente casual, o atleta do Juventude atingiu na face o jovem eborense. Logo se percebeu tratar-se de uma fractura do nariz, pelo que o atleta foi de imediato conduzido ao Centro de Saúde de Vila Real. Posteriormente foi transferido para Évora e na mesma noite para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Operado às 03:00 da noite de sábado para domingo, continua internado em recuperação.
Os atletas, treinadores e amigos do G.D.R.A.R. desejam a rápida recuperação do nosso J.B.
Aproveitamos ainda para agradecer a todos os agentes do Juventude Basket, árbitros e oficiais de mesa que tiveram uma conduta de enorme cooperação.
   Não podíamos esquecer as 6 vedetas que ficaram sem treinador (ainda bem!!!) ,sem colega e que chegaram ao intervalo a perder por 11 pontos. A quebra deu-se na 2ª parte, mas no final foram felicitados por todos...público incluído.

03/11/2010

Seniores femininos alcançam a 1ª vitória

Pavilhão cheio, emoção até ao último segundo e EXCELENTE VITÓRIA
   Sub 18  André de Resende x  Salesianos
Não é normal iniciar uma crónica de jogo começando pelo público, mas esta merece, pois uma galeria completamente cheia para ver um jogo de basquetebol merece elogio. Mais ainda, quando se assiste a um jogo de qualidade, empolgante até ao último segundo e com os adeptos das duas equipas a vibrarem sempre de forma correcta.
   O jogo teve duas partes distintas, em que na primeira a André de Resende se mostrou muito ansiosa, falhando lançamentos fáceis e cometendo elevado número de turn-overs. Foi sem surpresa que a forte equipa dos Salesianos chegou ao intervalo a vencer. A segunda metade mostrou outra equipa, sendo o último período o culminar de uma excelente 2ª parte.
13-16 ; 11-17 ; 17-14 e 23-13
 

 Sub 16  Atlético Reguengos  x  André de Resende
Jogo com muitos casos, num torneio de abertura, em que o objectivo foi rodar e preparar um campeonato regional, que se prevê muito equilibrado.Amanhã haverá a crónica do jogo.

 Seniores CNB2  Juventude Basket  x  André de Resende
Brilhante prestação da nossa equipa que ficou com 6 atletas e sem treinador, pois ao 2º minuto João Bernardo foi transportado ao Hospital com fractura do nariz.
Jogaram: Rui Dias 9, João Moran, Bruno Canelas 15, João Bernardo, Pedro Gouveia 9, Rui Nepomuceno 4 e”el bomba” Poeira 8.
15-8 ; 18-14 ; 21-10 e 17-8

 Sub 16 Fem.  Eléctrico Ponte Sôr 95 x  André de Resende 17
As sub 16 defrontaram a mais forte equipa do seu escalão.jogaram:Marta 4,Sofia,Maria 8,Neusa 1, Carolina,Daniela 4 e Mafalda.

2ª divisão fem. André de Resende 59 x 46 Palmela
A primeira vitória das nossas seniores trouxe um sorriso a toda a equipa, aos seus adeptos...e foram muitos! O domínio foi sempre da equipa universitária, de Évora que foi mais forte em todos os capítulos. A vitória assenta bem à André de Resende, mas deve ficar a lição de só ter ganho a 2ª parte por 2 pontos. A equipa não soube controlar o ritmo do jogo, quando estava a ganhar e quis sempre fazê-lo depressa, com lançamentos aos 10 segundos. Neste aspecto Carolina Afonso exagerou mais do que a equipa. Ana Crespo esteve muito bem, e o que dizer das mais novas...impecáveis!  Defendem, correm, e marcaram 39 dos pontos da equipa. Inês Freitas é o melhor exemplo da transmissão de experiência ao grupo...dá gosto ver o empenho!
16-10 ; 12-7;  20-14 e 11-15
Jogaram:  Lena Caldeira 15,Sónia Vilar 8, Ana Francisco 12, Sofia M. 7, Inês P. 2, Madalena 4, Carolina,Ana Crespo 6, Inês Freitas 3 e Marta B. 2.

01/11/2010

Domingo elas vão tentar a 1ª vitória

em pé: Sofia Machado,Sónia Vilar,Ana Francisco,Ana Crespo, Amina e Cláudia Rainha.
à frente: Madalena Caixa, Inês Freitas, Helena Caldeira, Carolina Afonso,Marta Banha e Inês Pereira