22/12/2010

JANTAR DE NATAL - Eis a razão da nossa existência





 Serra: "só jogo se me deixarem equipar de vermelho e...fazer a sangria para o jantar".
 Neusa: Quando é que os velhos marcam um cesto?  Mafalda Marta e Sofia: Rhummm.rhummmm
 Rui Ganhão para Pedro Vaz: Também eu já tive essa barriguinha!




 Estes velhos a jogar...matam-nos de riso!
 Zé Grande: Vou ali fazer uma ganchada e já venho para o pé de vocês!



 Helena Ferro: Com estes marretas não tiro fotos! Ricardo Freixial:
Maauuu...queres ver que nos chateamos!
Se este cozinheiro tivesse 16 anitos...largava já o meu Figueira! 
nota: esta foto e respectiva legenda teve que ser aprovada pelo namorado da 3ª moça a contar da esquerda





Drª Rita: gostava tanto que os seniores ganhassem mais vezes...
 Jorge Branquinho: "Se não me tivessem cortado 5% da altura...era do tamanho da Mafalda




 Quem tem a mãe mais bonita do mundo? NÓS
Após este comentário fez-se um silêncio na sala
Cuco: Qual é a música afinal?Sérgio: Espera lá que já encontro uma para estes fadistas, mas não vai ser fácil! 

   São estes os momentos que mais alegria nos dão a todos. As vitórias são indubitavelmente o sabor, mas a essência está na união de um grupo de muita gente boa que acredita que mais do que os cestos falhados ou convertidos, são os valores que se respiram todos os dias no pavilhão André de Resende. Entre jogos, jogos,jantar e Karaok divertiram-se um pouco mais de 120 pessoas...e faltaram muitos atletas e suas famílias.
Se todos merecem o nosso apreço é justo destacar 2 SENHORAS : AS ROSAS ( CHAPARRO E MARIA).  A paciência para nós, mas essencialmente o carinho e a simpatia com todos, merecem o nosso MUITO OBRIGADO.
  O pavilhão encheu para os momentos altos da noite e o derby equipa sénior-vedetas em pré reforma foi quentinho. O reforço Inácio Fernandes demonstrou que com ele a equipa disputaria lugares cimeiros, mas mais do que a jogar, ele foi uma estrela nesta noite festiva.A simpatia que irradia com os colegas, com a miudagem e mesmo no jogo das mães onde dois afundanços deixaram o público em delírio. Mas o jogo serviu para demonstrar que quem sabe nunca esquece e os futuros engenheiros Tiago Rosado e Miguel Faustino, bem como os futuros médicos Jorge Rosmaninho e Diogo Francisco estão numa forma invejável. Diz-se que tentaram aliciar o Inácio para poderem "sovar" a malta mais nova, mas o facto de ter sido "sensibilizado" durante toda a semana ajudou na decisão...e ele detesta perder.
   O jogo feminino foi igualmente um sucesso, pois as nossas seniores encararam o jogo com o espírito certo, permitindo às catraias mais novas brilhar. Mas brilho tiveram as mães Serrano,Marques,Rosado e Cordeiro...únicas representantes do género feminino desportista, pois as outras 50 só cantaram no karaok!
   No jogo dos "velhos marretas", com uma arbitragem rigorozíssima a vitória não lhes fugiu, perante uma prole que respeitou em demasia a autoridade paternal. O mvp do jogo foi sem dúvida Zé Grande, ofuscando  com os famosos ganchos, os contra-ataques semi lentos de Imaginário ou Rui Ganhão.
Face à falta de ritmo dos pais...imagine-se que tiveram que ser as mamães a entrar em campo para garantir a vitória! Que vergonha para eles!
   No jantar não podiam faltar a Drª Rita Aranha e Jorge Branquinho que anunciou o corte de 5% no salário de todos os atletas, prometendo pagar os 10 meses em atraso ainda durante o jantar.Terminou a cantar...miseravelmente!
A redacção deste órgão informativo está a receber fotos do evento e ainda publicaremos.
A André de Resende TV filmou os jogos, pelo que se ultimam os resumos, a ser transmitidos em diferido logo que possível.
 

16/12/2010

Vitórias empolgantes









Treinadores de outra galáxia 
   Esta tripla de treinadores guiaram as suas equipas a resultados que surpreenderam os adeptos da André de Resende. A sua condução dos jogos em Reguengos de Monsaraz foram a todos os títulos...BRILHANTES!!!
RUI GANHÃO, PAULO BANHA E MANUEL CORDEIRO foram absolutamente brilhantes e merecem os melhores elogios.
   Infelizmente não vão continuar no cargo de treinadores, pois o clube não conseguiu chegar a acordo, face às verbas exigidas.Aliás pode observar-se nas fotos tiradas logo a seguir ao jogo o estilo de vedetas com que posaram .Dizem os jornalistas presentes, que inclusive foi difícil captar imagens, pois exigiam cachet.

Sub 16 Femininos    REGUENGOS 58 X  ANDRÉ DE RESENDE 31
     As nossas catraias obtiveram o melhor resultado desta época contra o oponente. "Por isso a derrota 58-31 é admissível. Também como atenuante foi a falta de adaptação à excessiva agressividade das adversárias.
Notaram-se no entanto alguns progressos na equipa liderada pela Maria Serrano (11 pontos). Jogaram também a Neusa (5), a Mafaldinha (6) que bem no final resolveu começar a "abafar" as oponentes, a Marta (2) que não se enganou desta vez no cesto, a Daniela (1) aguentou toda a 2ª parte com 4 faltas e a Carolina (6).
A espaços foram superiores às adversárias, contudo, têm que colar todos esses bocados num jogo só.
As melhoras para a Sofia Barros. As colegas sentiram a sua falta.
 No final fizeram uma enorme claque na magnífica, espectacular, esmagadora vitória dos sub 16 Masculinos. Terá sido este facto preponderante para essa enorme exibição?

Manuel Cordeiro

Sub 16 Masculinos  REGUENGOS 31 X  ANDRÉ DE RESENDE 59
Vitória E.M.P.O.L.G.A.N.T.E.
 A presença nas bancadas da equipa de sub 16 feminina e a nova dupla de treinadores ao estilo Mourinho/Paulo Bento, perdão Ganhão/ Paulo Banha (a confusão com a soberba de um e o penteado do outro) foram os tónicos para a vitória. Os parciais dizem tudo:
6-19 ; 13-13 ; 7-14 e 13-15
Jogaram: Carlos Valente 11,Alex. Cuco 15, Diogo Ganhão 14,Pedro Banha, Diogo Borges 6,Gonçalo Santos 2, Pedro Marques 7 e Filipe orvalho 5
 2ª DIVISÃO   ALENQUER 61  X  ANDRÉ DE RESENDE 45


 A crónica deste jogo terá que começar pelo insólito de um jogo da 2ª divisão feminina se ter realizado sem árbitros e oficiais de mesa nomeados. Foi necessário recorrer à bancada para que uma jovem sub 19 do Alenquer arbitrasse e um dirigente e um atleta fizessem de oficiais de mesa.
   A André de Resende começou muito mal o jogo, muito por erro táctico do seu treinador Luís Francisco, que apostando numa defesa homem a homem para desgastar a equipa adversária (composta por apenas 6 jogadoras) viu o marcador dispararem 4 minutos  para 16-4. Corrigiu a tempo foi com a diferença desses 12 pontos que se atingiu o intervalo. A 2ª parte trouxe nova aproximação no marcador, chegando as jovens de Évora à diferença de 4 pontos a 7 minutos. Eis que em 3 minutos deitam tudo a perder, sofrendo 3 triplos e CINCO turn-overs consecutivos.A pressão campo inteiro que fizeram no final ainda atenuou, mas o vencedor estava encontrado. As jovens da André de Resende evidenciavam enorme tristeza no final, pois acreditaram que poderiam ter vencido.
   Se é verdade que não conseguiram a vitória, merecem um especial elogio pelo empenho demonstrado e pela vontade de ganhar. Igualmente é verdade que procuraram jogar com rigor, respeitando as várias fases do jogo, raramente lançando sem a devida preparação. Deste facto beneficiou Ana Crespo, que converteu 50% dos passes que recebeu no jogo interior.
 A justificação da derrota assenta em dois pilares:
- Mais de uma dezena de situações de 1x0 não convertidas
- Dificuldade de manter um ritmo de jogo elevado durante muitos períodos.
Pela atitude estas jovens estão de parabéns; Jogaram:
Lena Caldeira 4 e Sónia Vilar 8 foram as bases da equipa tendo em comum o empenho demonstrado mas  nem sempre tiveram o esclarecimento para escolher as melhores soluções ofensivas (é verdade que o cansaço não ajudou à clarividência).
Ana Francisco 4 esteve muito abaixo do que costuma realizar, mas isso faz parte de uma competição mais longa;Cláudia Rainha 2 está sem ritmo, pois a falta de treino é evidente; Madalena Caixa 2 e Carolina Afonso 4 foram de um empenho notável em prol da equipa e só a questão física de um jogo cheio de contactos pela falta de árbitros as impediu de jogar mais tempo.Foram de uma utilidade enorme para a sua equipa.  Sofia Machado 7 mostrou o empenho habitual, mas igualmente esteve nas maioria das situações de cesto fáceis não convertidas.Ana Crespo 17 finalmente demonstrou que é a melhor jogadora da equipa.É verdade que só o conseguiu porque a equipa soube preparar os ataques para cravar a bola dentro, proporcionando-lhe uma evidência no jogo que não se lhe via, mas para que tal aconteça, ainda é preciso o treinador a vá incitando a querer a bola. Falta-lhe mais entrosamento e isso exige treino.
  
Sub 16 masculinos   ANDRÉ DE RESENDE 108 X  BACELO  35
   No último jogo antes do Natal, o prazer do jogo foi todo entregue a estes jovens jogadores e a condução da equipa foi-lhes entregue. A equipa da André de Resende utilizou na primeira parte o sistema de rotação de cincos aos seis pontos sofridos. O brilhantismo com que os jovens encararam este desafio foi tal que dois factos o demonstram:
- Na segunda parte o patamar passou para os 4 pontos;
- Os atletas que estavam no banco vibravam com os pontos do adversário, pois só assim poderiam entrar para jogar.
Saúda-se a presença do treinador Marco Calado para observar os atletas para a selecção de sub 16 do Alentejo.
Jogaram:Pedro Marques 24,Mini Marques 12,Diogo Borges15,Júlio Serra 2, Sabarigo 9,Vidigal 1,Pedro Vaz 7,Ganhão 17 e Pedro Banha 19

Sub 18 masculinos   ANDRÉ DE RESENDE  20  X PORTALEGRE 0

Vitória por falta de comparência

13/12/2010

Atletas da André de Resende nas selecções regionais

   Foram hoje publicadas as convocatórias para as selecções regionais de sub 14 e 16 masculino e sub 16 feminino. Por razões que o nosso clube desconhece não foram indicadas as actividades para as sub 14 femininos.
   Para os atletas escolhidos endereçamos os nossos parabéns e o desejo que representem o Alentejo como o têm feito no clube.
   Os jovens que sentiram injustiça pela escolha não ter recaído em si, lembrem-se que alguns dos melhores atletas do nosso clube foram esquecidos nestes anos e na época seguinte eram "apenas" dos melhores do seu escalão. Não há que esmorecer...é continuar a treinar e jogar bem para demonstrar o engano.

12/12/2010

Minibasquete no convivio dos Salesianos


Pucarinho;Leonor,Miguel,"Maxi Vidal",Pedro,Guilherme e "Mini Vidal"
Guilherme Calçada: -Daqui...nunca falhei!
NBA Action...Ramos...Miguel Ramos
Pedro Santana...em cross-over
"Vamos deixar os outros jogar e ver se o Pucarinho ganha sem nós!"

08/12/2010

Derbys eborenses sorriram aos Salesianos


CNB2   André de Resende 29 x Salesianos 63
   Apesar do desnível do resultado, foi um bom derby para quem assistiu cujas equipas se respeitaram e com uma arbitragem que estava em observação
Começou bem a André de Resende, que soube contrariar a diferença entre as duas equipas. A rotação de jogadores dos Salesianos veio fazer a diferença, pois impuseram uma agressividade defensiva que dificultou os lançamentos da jovem equipa da André de Resende. Os aplausos finais do público para as duas equipas demonstraram o reconhecimento para o empenho de ambas, para a qualidade do plantel visitante e especialmente para a réplica de jovens juniores que nunca desistiram apenas pecando no aspecto ofensivo: Sofrer 63 pontos de um adversário tão forte merece elogio, mas marcar 29 é pouco, pois mais de metade dos jogadores não marcaram pontos.
Jogaram: Rui Dias 12 ( incansável a defender e enorme qualidade técnica a atacar) ,Pedro Gouveia 5 (grande líder da equipa),Miguel Poeira 10 (2 triplos e excelente exibição),J. Bernardo 2 (excelente 2ª parte) J. Moran,Guilherme Ramalho e Nepomuceno defenderam muito bem, mas tiveram a dificuldade de não marcar pontos, o que aumentou a dificuldade dos restantes companheiros de equipa.

sub 16 femininos   Ponte Sor 118 x André de Resende 12 
Jogaram: Sofia 2,Marta 1,Maria 3,Neusa 4,Carolina 2 e Mafalda

sub 14 masculinos André de Resende 56 x Beja Basket 52
    Os nossos jovens venceram uma partida muito disputada e que deixa a sensação de conseguir ainda melhor. Se Mini Marques (23) e Duarte Imaginário (13) estiveram ao seu melhor nível, Tiago Ramalhinho(13) superou-se, já Ricardo Carvalho(2)e André Mira(2) podem fazer muito mais, pois têm qualidade técnica para tal. Um grande jogo irá dar-lhes essa confiança. Ivan(2) e Nuno(2) vão ser mais úteis na 2ª parte da época.
sub 18 masculinos  Salesianos x André de Resende
Os nos sub-16 apresentaram-se em campo com uma tarefa complicada. A jogar no escalão superior não se deixaram intimidar e fizeram esquecer que têm menos 4 anos de idade que os seus adversários. Mostraram porque dizemos que serão a melhor equipa do clube dentro de poucos anos.
Resultado: 54 – 32
Jogaram: Alexandre Cuco, Carlos Valente; Diogo Ganhão, Diogo Borges, Gonçalo Santos, Pedro Banha, Pedro Marques, Filipe Orvalho.

 sub 16 masculinos Elvense x André de Resende
Oportunidade para os jogadores que têm jogado menos tempo nesta época. A nossa equipa, mostrou ser tecnicamente mais evoluída que o adversário no entanto a poucos segundos do fim não foi possível anular a diferença de 3 pontos que separavam as equipas. Os manos marques estão cada vez mais fortes e cumplices no jogo, dá gosto vê-los jogar juntos. Jogaram também muito bem: Diogo Borges, Filipe Orvalho, João Vidigal, João Sabarigo, Pedro Bilou e Pedro Vaz.


2ª divisão feminina Algés B x André de Resende
Apesar do valor da equipa adversária que conta com atletas que passaram pelas selecções nacionais jovens, a nossa equipa não se deixou intimidar e desmontou de forma bastante eficaz a zona press preparada pelas adversárias. Ofensivamente já estivemos melhor do que nos jogos anteriores marcando mais de 40 pontos. Defensivamente temos que melhorar bastante porque sofrer 80 pontos retira-nos todas as hipoteses de ganhar.Jogaram: Ana Crespo, Ana Francisco, Carolina, Helena Caldeira, Inês Pereria, Inês Lopes, Madalena Caixa, Sofia Machado e Sónia Vilar

07/12/2010

Mea Culpa

Aceito a critica , pois eu próprio tenho o coração perto da boca, mas fico desapontado quando ela é injusta.Assim reconheço que, apesar do esforço, esta época não tenho sido capaz de criar o espírito que caracterizou este clube durante anos: Todos somos treinadores/dirigentes e/ou jogadores de todas as equipas.Um dos exemplos da injustiça, tem sido um jovem que treina com os sub 16,sub 18, seniores masculinos ou femininos e que nos jogos é sempre um dos melhores. Podíamos estar a falar de Alexandre Cuco, Pedro ou João Marques, Helena Caldeira...mas 
Como todos podem constatar, o Carlos já não tem este ar de bebé, mas  não existe no meu arquivo uma foto recente.Isto mesmo acontece com a maioria dos atletas desta época e a razão é simples: só me falta fazer de fotógrafo. 
   Para a colmatar a minha falha,venho pedir o contributo de todos, solicitando que enviem fotos ou textos dos atletas ou das equipas com a promessa que serão divulgados.
 Os atletas que queiram aceder à edição de mensagens, basta que solicitem junto do treinador o código de acesso.
Luís Francisco

03/12/2010

Vitória só sorriu aos juniores

CNB2   Beja Basket 91 - André de Resende 52
 Com equilíbrio só na primeira parte
      Jogaram:Pedro Santos 9,Pedro Gouveia 16, Rui Dias 16, Guilherme Ramalho 7, Miguel Poeira 5 e João Moran.
Parciais: 23-19;13-15;32-6 e 22-12

Guilherme Ramalho estreou-se nos seniores e logo com 7 pontos, dos quais um triplo.


sub 14 masculinos     A. Reguengos 70  André de Resende 49
Jogaram: André Mira 2, Mini Marques 22, Ricardo Freixial 8, Duarte Imaginário 6 e Rui Pucarinho 11.
Parciais 6-12;16-12;23-13 e 25-12


sub 18  André de Resende 55 x Bacelo 48
Jogo cujo marcador foi sempre dominado pela André de Resende, teve uma boa réplica da briosa equipa do Bacelo. A vitória tem mais brilho, pois foi conseguida com atletas de sub 16.