29/03/2011

todas fotos do convívio em: https://picasaweb.google.com/gdraresende/ConvivioMinibasquete28032011?feat=directlink

Atletas atrevidos...mas com bom gosto.

Atletas corajosos...contra 2 espanhóis!


Atletas tristes...a precisar de mimo!

Atletas galãs....tipo Alain Delon!

Treinadores que metem medo aos atletas: Vêm aí os Portugas!

Mulheres... dominam !


Carla foi decisiva no último período
 2ª Divisão Feminina  André de Resende 53  Alenquer 38
   Num jogo marcado pelo equilíbrio durante os primeiros três períodos, as jovens da André de Resende souberam aproveitar a ansiedade das adversárias, que optaram por lançamentos de longa distância nos últimos 5 minutos. As visitadas aproveitaram para concretizar em contra ataques bem gizados a ineficiência dos lançamentos contrários. Neste particular e pelo 2º jogo consecutivo, Carla Pronto, a estudante de enfermagem oriunda de Reguengos, foi decisiva com os seus 23 pontos. Helena Caldeira (9) foi novamente a base que inteligentemente soube marcar os ritmos de jogo, mas desta vez contribuindo com pontos. Jogaram ainda Ana Crespo 4 melhor a defender do que atacar, Sofia Machado 13 em crescendo, Madalena 4 sempre de utilidade e Marta Banha.
Excelente jogo das raparigas

Decidido na última jogada.......Estremoz 45  André de Resende 44
   As raparigas, misto de iniciadas e cadetes, realizaram o (seu) melhor jogo do ano, nesta contenda com Estremoz (equipa mista). Num jogo emotivo até ao fim, em que a maior dificuldade foi a diferença física para os rapazes da equipa adversária, Daniela Saruga foi absolutamente deslumbrante...anulou completamente o mais forte adversário. Neusa foi a melhor marcadora, Marta a mais eficiente, Carolina a melhor passadora, Inês a que voou mais longe numa disputa de bola e Mafalda a que mais vezes pediu desculpa aos adversários, mesmo quando estes convertiam cesto. Leonor foi a mais pequena em campo e como tal teve menos tempo de jogo.Isabel melhora a cada jogo, pois é inteligente e intuitiva,Sofia Barros esteve muito bem, defendendo com eficiência e teve nas mãos a bola de jogo...no futuro marcará o cesto da vitória.

21/03/2011

Convivío Internacional de minibasquete na André de Resende

Uma equipa dirigente fantástica e...jogadores fantásticos.
Puseram o cesto mais alto?
Atletas com estilos variados...
Hummm, nã sê se este magano acerta!



Estamos com os braços perros!
Quero trabalhar...tirem-me daqui!

Treinadores que suplicam: Peço-vos por tudo...vão lá jogar...

Treinadores convincentes: Agora o Guilherme não goza se falhares debaixo do cesto!

Atletas chilenos com estilo


Atletas super-rápidos...Vá malta...corram!

Atletas cheio/as de estilo!
Vários foram os atletas e dirigentes que ajudaram durante três horas para que o convívio de minibasquete fosse um sucesso. Para não esquecer ninguém, publicaremos hoje algumas fotos e amanhã incluiremos aqui um link para que todos os participantes tenham acesso às duas centenas de fotos que os amigos Manuel Cordeiro e João Pedro Calçada tiraram.
 João Calçada entrega o prémio ao atleta do Basket Pacense
 Sorriso lindo de Helena Caldeira na entrega a atleta do Centro de Treino
 Parte da equipa que colaborou para que os petizes tivessem um sorriso lindo
Equipas presentes: Clube Elvense de Natação, Basket Club Pacense,Salesianos Évora,Portel Basket, Estremoz, Câmara Évora e obviamente...ANDRÉ de RESENDE

19/03/2011

Domingo...uma tarde de Algés


Taça Nacional sub 16 masculinos  André de Resende 55  Algés  63
   Jogar com o Algés, que tem sido uma escola de basquetebol nas últimas décadas e em dois escalões diferentes conseguir discutir o resultado, demonstra que no Alentejo também existem praticantes de qualidade. Neste jogo de sub 16 fica ainda o travo de, mesmo sem o seu melhor jogador – Carlos Valente, a equipa ter sido superior ao adversário e ter perdido o jogo porque só foi capaz de concretizar 6 dos 46 lances livres que dispôs.
   Os jovens da André de Resende defenderam com agressividade, impuseram um ritmo de jogo elevado e só pecaram por não saber controlar a bola em ataques mais prolongados ,que lhes teriam permitido mais serenidade. O descalabro do 2º período foi sintomático. Ainda assim, jogando em runing-game, os jovens  eborenses conseguiam baralhar os algesinos e no final do jogo a vitória poderia ter sorrido à equipa da casa.  
Os parciais de 18-12; 10-23: 9-13 e 18-13 .
Jogaram: Diogo Ganhão (20)- um competidor nato que será muito em breve um jogador de nível nacional. Alexandre Cuco (8)- Trata-se de um jogador de eleição, com uma envergadura física que lhe permite ser intimidador junto das tabelas. Mais um dos atletas da André de Resende que vai brilhar num futuro próximo. Pedro Banha (4) - tecnicamente evoluído mas necessita de evoluir a nível físico para aguentar os contactos  do basquetebol. Diogo Borges (2)- muito empenhado como sempre, mas sem converter qualquer cesto de campo. Será mais efectivo, quando conseguir melhorar as opções ofensivas. Gonçalo Santos (6)- melhorou relativamente ao jogo anterior e foi mais ofensivo, sendo útil à equipa pois é agressivo a defender.  Pedro Marques (9)- tem o mérito de dar sempre 110% e tem sido nesta taça nacional um dos melhores a atacar. Desta vez melhorou o seu excesso de entusiasmo.Pedro Fadista (6) é o base típico. O seu rendimento melhora a cada jogo, fruto da sua recuperação física. Jogaram Júlio Serra ,Pedro Bilou não tendo sido utilizados Sabarigo e Vidigal.

Espectador muito especial:António Câmara, pai de um  jovem sub-16 do Algés, esteve este fim-de-semana no pavilhão André de Resende e a sua presença foi notada pelos presentes.
Vencedor do Prémio Pessoa 2006, sonhava em ser tenista quando estudava engenharia, mas acabou por se destacar como pioneiro na investigação em informação geográfica. Desse seu trabalho de investigação, resultou na criação da Y-Dreams, uma empresa de sucesso na área do software para multimédia, realidade virtual e computação móvel.
Director executivo da empresa, é ainda professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, fez pós-graduação nos Estados Unidos e esteve associado ao MIT (Instituto de Tecnologia do Massachusetts.
2ª divisão feminina  André de Resende 52  Algés 63
Hoje as jovens da equipa sénior voltam a merecer o destaque apesar do resultado desfavorável. Realizaram o melhor jogo da época e com apenas cinco atletas, pois a lesão de Ana Francisco veio colocar a equipa ainda mais debilitada. O Algés teve assim muita dificuldade em penetrar na zona das eborenses que só falhavam ao permitir demasiados ressaltos ao adversário. A sair da pressão com rigor e a seleccionar bem os lançamentos, a André de Resende foi sempre mantendo o Algés a pequena distância. 
Os parciais de 8-18; 13-12 ; 14-19 e 17-13
Jogaram: Lena (3)- foi a base que soube pautar os ritmos do jogo, assistindo as colegas na hora certa. Sofia(10)- sempre empenhada, mas desta vez com enorme lucidez. Madalena(8)- melhora todos os jogos, superando em leitura de jogo as dificuldades técnicas. Ana Crespo(11) é a mais experiente e impõem essa condição a defender. O destaque como mvp do jogo vai direitinho para Carla Pronto - a jovem de Reguengos fez o melhor jogo desde a sua vinda para a André de Resende. Defende bem e a sua melhor qualidade traduz-se na eficácia perto do cesto.Em tudo isto…20 pontos.
Iniciados Elvense 22  André de Resende 181
   Parciais : 6-44; 2-50; 4-54 e 10-41
Jogaram: André 23,Pucarinho 24, Imaginário 27 ,Ricardo 19,Tiago 24, Mini Marques 37 e Ivan 24.
   O adversário é constituído por atletas de minibasquete e como tal a diferença é enorme. Os nossos atletas foram de uma atitude digna da admiração de todos os presentes. Com efeito, deram o seu melhor, mas não retiravam a bola da mão dos adversários e sempre que estes se aproximavam do cesto, permitiam que lançassem sem oposição. Os pequenos de Elvas adoraram o jogo e os nossos rapazes tiveram igualmente prazer na contenda. Foram recompensados com a companhia da equipa feminina no regresso a Évora. Uma manhã de convívio. 
Campomaiorense  x  André de Resende 
Parciais : 2-26; 15-29; 12-8 e 8-22
Jogaram:Daniela Saruga, Sofia Barros, Neusa Ferreira, Marta Baúto, Mafalda Pinto, Isabel Faustino, Leonor e Carolina Cordeiro.
Na estreia como treinador, Miguel Faustino - futuro engenheiro, foi apadrinhado por Manuel e Paula Cordeiro, igualmente engenheiros que o ajudaram a conceber uma vitória que o "novo treinador" ainda não conseguiu. 
   Rezam as crónicas que a arbitragem foi um pouco caseira,  jogar contra rapazes, já é difícil , mas as nossas raparigas obrigaram os atletas raianos a empenharem-se para atingir a vitória.

14/03/2011

Madalena Caixa

Madalena Caixa foi uma das aquisições da equipa senior feminina para esta época. Não é das que mais pontos marca, nem que mais ressaltos ganha, mas é daquele tipo de pessoas que nunca falha com os amigos, está em todos os treinos e nunca se lhe ouve um queixume contra ninguém. Costuma-se dizer que nos momentos dificeis aparecem os grandes lideres.Neste fim-de-semana em que foi necessário alguém ser mais responsável do que o normal, várias atletas foram 5 estrelas e mereceriam um destaque (será dado), mas hoje a Madalena, jogadora, motorista, treinadora, mas essencialmente amiga das suas colegas...merece o nosso elogio.

10/03/2011

Quem muito trabalha vai acabar por ver resultados positivos

2ª divisão feminina  Forte da Casa  62 André de Resende 32
   Hoje as jovens da equipa sénior merecem o destaque apesar do resultado desfavorável e a história conta-se depressa:
   Num jogo que deveria começar às 11:30 de domingo, as atletas encontraram-se retidas no trânsito quase uma hora, chegando 3 minutos antes do apito inicial. Com apenas seis jogadoras e sem treinador, começando o jogo quase sem aquecimento, conseguiram chegar ao final do 1º período a perder por 16-13. O segundo foi desastroso 0-20 e tudo podia descambar, mas o intervalo trouxe outro discernimento e os  26-19 da 2ª parte  deram um brilho à grande prestação perante tantas dificuldades.
Os parciais de 16 - 13; 20-0 ; 9-7 e 17-12
Jogaram: Carla, Lena (4), Ana Francisco (12), Sofia(8),Madalena(3), Ana Crespo(5).

Taça Nacional sub 16 masculinos  André de Resende 49  Física Torres Vedras 84
   Como tem sido hábito nesta equipa de sub 16, o inicio de jogo foi excelente, com uma defesa agressiva em campo inteiro e a dominar o marcador até ao final do primeiro período. O segundo quarto já não foi tão bom, pois o ritmo foi elevado e alguns dos atletas evidenciavam fadiga. Os atletas do banco conseguiram que a equipa chegasse ao intervalo com uma ligeira desvantagem.
   A 2ª parte foi mais do mesmo, com os briosos rapazes a empenharem-se, mas com menor esclarecimento nas soluções encontradas e a cometer erros infantis quando defendiam. A mudança para defesa zona para manter no jogo os atletas com mais faltas, permitiu à Física fazer um parcial de 10-0 e sentenciar o marcador.
   Merece elogio o empenho e a procura em fazer bem por parte dos sub 16, mas merece reparo o facto de um lance livre convertido em toda a 1ª parte (em 12 tentativas) e quatro na segunda (em 17), mostram bem que deveria ter sido um jogo equilibrado, onde nem as ausências de Alexandre Cuco e Carlos Valente servem de atenuante.
Os parciais de 15 - 10; 12 -24: 17-26 e 5 -24 .
Jogaram: Diogo Ganhão14 (o melhor, mas nem sempre esclarecido a atacar),Pedro Banha 8( um triplo e 4 lances livres) , Diogo Borges e Gonçalo Santos (empenhados a defender, mas nada ofensivos a atacar), Pedro Marques 13 ( o melhor no ataque e consegue sair do jogo no meio do 3º período com 2 faltas tão ingénuas…)e Filipe Orvalho 2 (muito abaixo do que nos habituou) e Pedro Fadista 7( o base mais esclarecido, mas que fisicamente quebra mais cedo), Júlio Serra 3,Pedro Bilou e Vidigal 2 (empenhados a defender, não cometem erros a atacar, mas também não arriscam) e J. Sabarigo (é um pêndulo…defende como poucos e sabe passar a bola para o jogador certo).

Iniciados André de Resende 55 Beja 58
Grande derby   Parciais : 17-21; 11-10; 15-18 e 12-9
Jogaram: André 8,Pucarinho 4, Imaginário 13 ,Ricardo 3,Tiago 2, Mini Marques 15 e Ivan 9.
   Num jogo em que o Beja comandou sempre o marcador, mas com margem ligeira, a André de Resende logrou empatar com um minuto para jogar e posse de bola. Não marcaram e ainda sofreram cesto com falta de André Mira. Derrota por 3 pontos num jogo bonito e intenso. 
Campomaiorense 37  André de Resende 85
Parciais : 2-26; 15-29; 12-8 e 8-22
Jogaram: André 16,Pucarinho 6, Imaginário 6, Ricardo 10,Tiago 14, Mini Marques 12 e Ivan 18. 

05/03/2011

Atletas da André de Resende nas selecções regionais

Sub 16 -Maria Serrano
M'M
Neusa Ferreira
Mafalda Pinto e  Marta Baúto
Sub 14 Carolina Cordeiro
Carlos Valente

Diogo Ganhão

Mini  Marques

Duarte Imaginário

Ricardo Carvalho
Sub 16 Sofia Barros

Alex CucoFaltam fotos dos atletas Maxi Marques e Pedro Fadista pelo que já mandámos a casa umas fotógrafas e aguardamos o retrato. O nosso arquivo só apresenta imagens das vedetas, mas a usar fralda. Aguardamos para publicação.

01/03/2011

Despedida com honra da CNB2

  Salesianos 85  André de Resende  62
   A equipa Salesiana necessitava de vencer os dois jogos que faltam para tentar assegurar um lugar na fase seguinte, pelo que teria de jogar o seu melhor ou esperar uma André de Resende frágil. A lesão de Rui Dias, base ofensivamente mais esclarecido, foi menos uma opção numa equipa em que estas não são muitas e foi essa a sensação dos visitantes durante o jogo. Assim os visitados foram paulatinamente cavando a diferença contra algumas aproximações no marcador:
18-12 ; 21-14 (mas os Salesianos fizeram um parcial no final da primeira parte de 8-0, logo com o resultado em 31 -26); 22-12 e 21-14.
Mais uma vez, à semelhança do jogo da primeira volta, foram os jogadores entrados do banco dos Salesianos que cavaram o maior fosso e aqui reside uma das grandes diferenças entre as equipas (45 pontos do banco contra 1 da André de Resende). À diferença de peso, estatura e idade (experiência) foi contrapondo a André de Resende com qualidade técnica e velocidade, mas na linha de lance livre foi um desastre: 23 tentados e 7 (sete) convertidos. E não é falta de treino, pois estes briosos jovens da André de Resende RARAMENTE faltam a um treino. 
Jogaram: J. Bernardo 9 (marcados no 1º período), Pedro Gouveia 13 (mvp),Pedro Santos 5 (pouca eficácia ofensiva mas bem a defender), Nepomuceno, Guilherme 1, Bruno Canelas 15 (excelente exibição) e Miguel Poeira 5 (se fosse mais esclarecido no momento do lançamento…)

Beja Basket  92  André de Resende (fem) 21
Boa exibição das raparigas frente aos rapazes
Apesar do resultado, as nossas raparigas fizeram três períodos de boa qualidade, face à diferença de velocidade de execução em relação aos jovens adversários.
Parciais 15-8 (bom colectivo) ;26-0 (fraco, porque jogado individualmente); 29-7 e 22-6 (é a diferença normal entre as equipas)
Jogaram: Carolina e Leonor Cordeiro 2, Marta 3, Sofia 2, Maria 2, Neusa 2, Daniela 4 e Mafalda 5.
André de Resende A 60  Portel  52
Mais uma vitória...para os Iniciados
Os iniciados venceram com justiça um jogo que deveriam marcar uma diferença maior. O maior poderio físico dos jovens de Portel assustou metade da equipa da André de Resende, que fugia sistematicamente ao contacto (alguns até se desviavam) e não pressionaram o suficiente, uma equipa que tem dificuldades técnicas e sobra de empenho. O Portel merece um grande elogio e os nossos rapazes também, pois perseguem o lugar primeiro do podium.
Parciais : 6 -12; 24-13; 12-9 e 18-18
Jogaram: André 5,Pucarinho 3, Guilherme, Miguel, Imaginário 13 (um dos mais empenhados e esclarecidos), Ricardo 3,Tiago 12 (nem se aproxima da defesa), Mini Marques 14 (lutador, mas nem sempre esclarecido) e Ivan 5 
Taça Nacional de Sub 16   Chamusca 69  André de Resende 34 
   Num jogo atípico a nossa equipa não conseguiu ultrapassar as dificuldades que se deparam a todas as equipas que jogam na Chamusca.

2ª Divisão Feminina  S. L. Benfica    André de Resende 
   Num jogo em que a vitória não era previsível, o resultado é lisonjeador.