26/04/2011

Campeões do Desporto Escolar

   Excelentes exibições e notória superioridade em relação a todas as escolas intervenientes, a André de Resende venceu  nos juvenis masculinos e femininos pelo que as duas equipas vão à final nacional
   A final nacional irá disputar-se a 20 e 21 de Maio no distrito do Porto e a André de Resende estará entre as oito melhores escolas do país. Os atletas irão defrontar alguns dos melhores basquetebolistas da sua idade, pelo que o momento é de enorme orgulho para todos.
   A equipa feminina venceu a Escola Sec D. Sanches II de Elvas e é bi campeã regional, a masculina derrotou a mesma escola e igualmente a EB2,3 de Mértola, arrebatando o ceptro.
Torneio de minibasquete em Reguengos
   As nossas vedetinhas brilharam em Reguengos.







 Taça nacional de cadetes André de Resende 55- Chamusca 62
Jogaram: Fadista, Bilou 2, Banha 3, Gonçalo 7,Ganhão 17, Cuco 9, Filipe 5 e Marques 12.
Parciais: 16-23; 14-11; 10-10 e 15-18
   A equipa de Sérgio Rosmaninho fez o terceiro jogo consecutivo em que discute o resultado até aos últimos instantes. A qualidade e organização ofensiva demonstrada muda a imagem dos primeiros jogos da taça nacional e mostra a qualidade individual dos seus atletas. Destaque para o facto da equipa disputar três jogos consecutivos, pois no mesmo fim-de-semana terem sido campeões do Desporto Escolar. O clube e a escola dão os parabéns ao treinador e aos seus atletas pelo feito conseguido.

Nota: Não podemos deixar de mais uma vez lamentar que os jogos realizados em Évora estarem a ser negativamente marcados pelas excessivas intervenções dos árbitros. Sejamos justos que o critério tem sido igual para todas as equipas, e não influencia o vencedor, mas este jogo foi semelhante a todos realizados em todos os escalões:
- 58 faltas assinaladas às duas equipas é um perfeito exagero
- 84 lances livres
- Duas horas de jogo
   As intervenções no  jogo por parte dos árbitros dão-se em cada 2 acções ofensivas. Os atletas perdem o prazer, o público irrita-se, o ambiente em volta do jogo torna-se negativo. Esta época o record vai em 67 faltas, 87 lances livres e duas horas e dez de duração. É um perfeito exagero!
Os árbitros intervêm em demasia e a diferença com os jogos realizados em casa dos adversários é gritante. Esta é uma crítica construtiva e que deveria ser levada em conta para bem dos jogos e da arbitragem no Alentejo. Os árbitros podem intervir no jogo falando com os atletas, sendo preventivos e entendendo que o basquetebol é um jogo de contactos. 
   Para que todos compreendamos melhor a ideia que pretendo transmitir, dou a seguinte imagem:
Um professor que todos os dias coloca alunos fora da sala de aula, não é de certeza o melhor dos docentes. Com estes, os problemas laterais aumentam. A liderança na aula não necessita de excessos de intervenções do líder. No basquetebol é igual!
Luís Francisco
Elvense 38 André de Resende 49 
Jogaram: Mafalda 8, Marta 14,Neusa 10, Maria 7,Inês 4,Daniela 6 e Sofia Barros .
Parciais: 20-9; 8-18; 6-8 e 2 -14

18/04/2011

Ex atletas da Académica jogaram em Évora

atrás:João Medeiros, Pedro,Cascão,Valter e João; frente: Moreira,Nuno,Pedro e Henrique Leitão
  Mais velhos,gordinhos e alguns com alguma precoce calvície, estes ex-atletas voltaram a encontrar-se com o ex-treinador, desta vez em Évora. Defrontaram os jovens da André de Resende e uma equipa de ex atletas do Juventude. 
   Mais do que o convívio, eles são a demonstração de como o basquetebol ajudou a moldar as excelentes pessoas que são hoje. Daqui a uns anos, os atletas da André de Resende farão o mesmo. 

12/04/2011

Festa de basquetebol em Portimão


À frente: Mafalda Pinto, Carolina Cordeiro, Marta Baúto, João Marques, Duarte Imaginário e Maria Serrano
Atrás: Pedro Fadista, Alexandre Cuco, Diogo Ganhão e Pedro Marques.

   Saíram de Évora os atletas da GDRAR, integrados nas diversas selecções regionais de sub14 e sub16, para participarem na Festa do Basquetebol 2011. A representação do “modesto” e pouco apoiado GDRAR não é nada modesta.
    Convicto que muitos outros atletas possuem mérito para integrarem a comitiva, esta representação deverá dar força e servir de estímulo para no próximo ano se duplicar o efectivo. A presença nos treinos e o empenho deverá ser reforçado. O agradecimento a todos os treinadores que retiram tempo à família e aos amigos deverá ser reconhecida. A estes jogadores só se pedirá que o seu melhor seja dado, para mostrar a todos que o trabalho que se faz no GDRAR não só servirá para formar alguns basquetebolistas razoáveis, mas principalmente homens e mulheres.
Manuel Cordeiro 

nota: Por lesão, não puderam integrar as respectivas selecções os jovens Carlos Valente, Ricardo Carvalho e Daniela Saruga. As respectivas equipas ficam a perder e estes sentirão a tristeza de não estar presentes na festa nacional do basquetebol de formação.  
   Maior tristeza sentiu Sofia Barros ao saber uns dias antes que não integraría a equipa final. Todos nós treinadores já cometemos esta falha, mas um episódio destes marca um jovem para sempre. A família preparava-se para apoiar em Portimão, eventualmente reservou hotel , tirou ferias no seu emprego e fica a saber uns dias antes que afinal a jovem não foi escolhida. 
   Uma situação a rever no futuro pelos responsáveis. 
Luís Francisco