31/03/2012

Festa Basquetebol...Alentejo de Parabéns

                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                   
                                     
                                     
                                     

Sub 14 masculinos

Sub 16 masculinos

Sub 14 femininos

Sub 16 femininos

Alentejo 96
Castelo Branco 39

Alentejo 47
 Braga 40

Alentejo 64
 V. Castelo 44

Alentejo 85 Madeira 35

Alentejo 78A.B. Viseu 18

Alentejo  44   Leiria  60

Alentejo 48  Braga 46

Alentejo 55 Madeira 47

Alentejo 76  Braga 4 5

Alentejo 72
 Viseu  39

Alentejo 71  Guarda  41

Alentejo 50
Guarda 23

Alentejo 36
Guarda 45

Alentejo 24
 Leiria 91

Alentejo 53
Castelo Branco 57

Alentejo 21 Guarda 49

Alentejo  7
Braga 90

Alentejo 50
 Castelo Branco  40

 Alentejo 48
Leiria 55

 Alentejo 42 Bragança 25

 Alentejo 39
 V. Castelo 47

Alentejo 67
Guarda 18



   As quatro selecções do Alentejo souberam prestigiar a sua região, obtendo resultados que nos deixam a todos lisonjeados. Os atletas e os seus treinadores prestigiaram assim a modalidade na nossa região, confirmando os bons resultados no sector masculino que os vários clubes alentejanos têm feito esta época e ficando acima do esperado no sector feminino.

MERECEM UM ENORME ELOGIO:

ATLETAS:   pelo empenho desportivo e postura social. Merecem todos eles o nosso apreço!

TREINADORES Marco Galego, Luís Caeiro, João Sousa e Nuno Manano :  Por amor à modalidade dedicaram o seu tempo nos treinos e neste período das festas, em que provavelmente os seus familiares estiveram de férias. Mais ainda, é de elogiar a atitude, pois estiveram sem qualquer dirigente e todos sem adjunto, que os auxiliaria na responsabilidade de acompanhamento dos jovens nos jogos e em todos os momentos. Merecem assim o nosso justo reconhecimento!

DIRECTOR TÉCNICO: José Pedrosa merece um justo elogio. Esteve sozinho na preparação e acompanhamento das quatro selecções. Os dirigentes marcaram pela ausência e não deve ter estado nenhuma Associação nestas condições. O  Director Técnico assumiu assim uma enorme responsabilidade que não lhe cabia e desdobrou-se pelos vários pavilhões para acompanhar as quatro equipas, que na maioria estavam apenas com um treinador. Merece assim os justos parabéns!

29/03/2012

Os nossas atletas em Albufeira

                       
As notícias que chegam de Albufeira são as melhores:
Em sub14 masculinos...só vitórias; Sub16 a lutar igualmente pela subida ao nível 1 e no feminino as duas vitórias das sub16 orgulham e em sub14 as mais pequenas têm mostrado raça sem esmorecer.

28/03/2012

GDRAR sem transporte

   Um azar nunca vem só e no pretérito sábado a carrinha do clube sofreu uma avaria quando transportava as atletas para o treino de sub16 em Ponte Sôr. O orçamento aponta para os mil euros. Como o clube já apresentava um saldo negativo de 800 euros, não existe verba para o seu arranjo.
   Apresentado a todos no inicio da época, o valor das quotas dos atletas foi reduzido em 30% para permitir o seu pagamento. Foi solicitada a verba de 80 euros/ano (8 euros/mês) pagos em Setembro e Janeiro.
Infelizmente 1/3 dos atletas não pagaram qualquer valor e apenas 10 têm integralmente pago. Assim o clube não tem viabilidade económica e no final desta época deverá ser repensado as suas actividades.
Luís Francisco

21/03/2012

Basquetebol em Albufeira...onde devem estar os melhores!


Como já é do conhecimento geral, o basquetebol do Alentejo estará presente entre 28 de Março e 1 de Abril em Albufeira na festa nacional. Desde que este modelo de concentração dos melhores praticantes de sub14 e sub 16 masculinos em convívio, este momento passou a ser mágico para todos os presentes e estes passam essa magia para os mais novos. É a oportunidade de jogar com os melhores do escalão, conviver com alguns que daqui a alguns anos serão as nossas vedetas, é o convívio e o prazer do jogo. Não ser escolhido é uma tristeza e quando tal se considera injusto fica uma marca para muitos anos. Muitos foram os jovens do nosso clube que tiveram esse amargo travo e dos muitos exemplos João Bernardo sentiu isso durante 3 anos. O mesmo aconteceu a Filipe Orvalho, que irá finalmente ter essa felicidade, mas será a última, pois no próximo ano será sub18. Mas um jovem que actualmente joga pelo escalão de sub 18, sendo do escalão inferior, nunca teve a sorte de participar sequer num treino das selecções regionais: Pedro Banha. A sua tristeza por essa facto é imensa, mas nada há a fazer senão demonstrar que tem valor.
Mais triste é o que aconteceu a Leonor Cordeiro: sonhou acompanhar a irmã, que pela 2ª vez estará presente. Quando os amigos souberam, deram-lhe os parabéns, a família programou tudo para acompanhar, como sempre faz. Qual não foi o espanto vimos o seu nome fora da lista final, surgindo atletas de clubes que irão fazer o primeiro jogo da época (e da vida?) na selecção do Alentejo. 
   É verdade que a Leonor não faz a diferença como jogadora de basket, como Sara Zambujo também não e igualmente preterida, mas é triste ver que uma jovem que faz da educação, respeito e correcção com todos, ser vitima de tremenda injustiça. Faltou a avaliações da escola para estar nos treinos e  ser preterida por outras que nem se deram ao incómodo de aparecer. Ser substituída por alguém que nunca jogou, não é a primeira vez que acontece neste pobre Alentejo...mas custa sempre aceitar. Como explicar que um clube que não participou esta época em qualquer escalão do feminino tenha DUAS atletas nas selecções regionais? A André de Resende, que participou no torneio de abertura e no campeonato regional terá apenas Carolina Cordeiro como representante !!!
No masculino 3 atletas que nem sequer estiveram na fase final da sua região, estão entre o lote final dos sub 16, igual número ao do Eléctrico que foi vice campeão regional e encontra-se na taça nacional.
Mas mais surpresas se esperam nas restantes equipas e é bom que todos estejam preparados para elas. 
   Sofia Barros foi afastada no ano passado da mesma forma, pelo que ela saberá bem o que esta petiz estará a sofrer. Do enorme role contam-se Alexandre Cuco, Carlos Valente que são actualmente dos melhores do seu escalão.
   Mas todos desejamos que o Alentejo faça os melhores resultados que estiverem ao alcance. A partir das convocatórias finais, não mais se discutem nomes e todos iremos torcer pela vitória dos nossos amigos. 
 No sector feminino as perspectivas não são as melhores, pois apesar de passarmos a contar com as briosas jovens de Ponte Sôr, o que aconteceu esta época ao sector feminino no Alentejo, com um quadro competitivo de 4 jogos para as sub 14 e sub 19 e apenas 2 para as sub16 foi quase um crime! Como foi possível tal acontecer?
   No masculino a competição foi mais interessante e nos sub 14 a experiência adquirida pelos atletas de Reguengos e Salesianos certamente permitirá sonhar com os melhores resultados. Nos sub 16 os atletas da André de Resende, que comandam invictos a taça nacional da zona sul, reforçados com alguns atletas de Ponte de Sôr, permitem pensar que serão a equipa a obter melhores resultados.
   Alguns treinadores das selecções têm enorme experiência destes torneios o que é uma vantagem, apesar de nalguns casos, cometendo os mesmos erros técnico-tácticos, denotando pouca evolução com os conhecimentos destas experiências.
Nos sub 14 femininos foram escolhidos:João Ponte e Sousa (minibasquete ) e Vasco Rocha (sub 20) Salesianos.
Nos sub 16 femininos:  Nuno Manano (sub 14 Ponte Sôr)). 
Nos Sub 14 masculinos: Jorge Malarranha (seniores Salesianos) e Luís Caeiro (At. Reguengos).
Nos sub 16 masculinos Marco Galego (sub 14 Elvense) e Rui Fonseca (sub 14 Estremoz).
 Finalmente estranha-se que num dos clubes do Alentejo apenas um treinador (e eventualmente o funcionário do pavilhão) não tenha sido escolhido para colaborar nas selecções. Por acaso aquele que melhores resultados desportivos obteve esta época!
Nota final: Será verdade que a candidatura de Sérgio Rosmaninho, que pretendeu auxiliar em Campomaior como árbitro, onde a sua namorada é docente, foi recusada pelo presidente do Conselho de Arbitragem? O que dirá a Direcção da ABA sobre o assunto? O que dirá o clube raiano, que vê assim alguém que pretendia ajudar, ser rejeitado por outro que nada de bom trouxe ao basket da região.

19/03/2012

Basket ... com factos anormais

Sub 14 Beja 64 André de Resende 58
Jogaram: MVP Miguel Ramos 28, Guilherme Calçada 4, Mini V. Gabriel 14, Gui 9 e Pedro 10
Sub 16   Beja ? André de Resende ?
Jogaram: Ana Francisco,Sónia, Patrícia, Neusa, Marta, Daniela e Mafalda


Sub 16 André de Resende 77 Eléctrico 72
   Mais um derby alentejano e lideres do campeonato
   Mais equilibrado do que os anteriores e que se decidiu apenas nos últimos 2 minutos do jogo.
Jogaram: Fadista(4) menos eficaz do que em jogos anteriores;Banha (2), RicardoBorges,Júlio,Bilou e Duarte tardam em impor-se pois podem ser mais úteis, jogaram pouco mas também não foram capazes de acrescentar ao pouco que os colegas estavam a realizar , Diogo 31 foi o melhor e alvo de demasiadas faltas duras que nem sempre foram devidamente assinaladas, Filipe 7 esteve muito abaixo do que tem feito, Maxi 9 mais coração do que clarividência não marcando qualquer ponto no último período e Mini 6 defende muito pouco mas mesmo assim foi o único jogador vindo do banco que fez alguma diferença, Cuco 16 falha ainda cestos fáceis mas é dominador na tabela defensiva e a maior vitima das faltas que são cometidas sobre ele e não são assinaladas.


sub 18 André de Resende 74 Estoril 87
A explicação de como se joga ao nível dos melhores
   Excelente jogo de basket em que a André de Resende defrontava o lider e o jogador mais valioso da competição (Henrique Trindade). A forte equipa lisboeta consegui quase sempre liderar o marcador, mas sempre por diferenças pequenas. Os jovens anfitriões voltaram a realizar mais uma excelente exibição e justificar a razão de, apesar de 4 derrotas, estarem ao nível dos melhores desta taça nacional. À qualidade do cinco do Estoril respondia a equipa eborense com um colectivo notável e uma rotação de todos os jogadores a serem úteis. Pequenos erros pontuais permitiam alguns pontos ao adversários,mas cuja vantagem rapidamente perdiam. O terceiro período deu a maior vantagem do jogo ao adversário, que chegaram aos 20 pontos de diferença. Alterações na estratégia defensiva voltaram a partida para os 4 pontos de diferença a 3 minutos do final. Dois ataques falhados e uma falta antidesportiva cujo critério foi no mínimo ridículo deram a vantagem e a tranquilidade até ao final do jogo. Uma falta normal em acto de lançamento sobre um atleta em desequilíbrio na parte de trás da tabela...  Vitória justa dos lisboetas. 
   Jogaram: Afonso menos agressivo a defender do que o habitual;Fadista 1 defendeu muito bem e mais uma vez soube ser o base mais organizador de jogo. Sofreu uma falta dura, dos cotovelos do adversário, tendo terminado o jogo mais cedo e ver a falta ser-lhe assinalada a si! Carlos excelente a atacar e defender foi o mvp e jogou doente 21; Dias mais uma excelente exibição jogando mais em equipa foi determinante nos desequilíbrios 15; Moran 4 voltou a defender muito bem o melhor jogador adversário; Cuco 4 é imperial nos ressaltos defensivos, cria imensas situações de cesto fácil mas a sua percentagem de concretização ainda é baixa; Banha 2 melhora a jogar nesta equipa, mas ainda revela desconcentração em demasiados momentos; Filipe 13 é o jogador mais empolgante de ver jogar- brilhante; Marques 5 voltou a ser de grande utilidade e quando a equipa defende hxh é determinante.
Mais uma arbitragem demasiado infeliz ?
Numa leitura aos sites dos clubes do Alentejo verificamos que as queixas de arbitragem, quando surgem, são na maioria das vezes nos jogos disputados no Alentejo. As equipas da nossa região sentem que são prejudicadas quando jogam em casa muito mais vezes do que no campo do adversário. A explicação poderá passar pela menor experiência dos jovens árbitros que para não serem acusados de beneficiar a equipa da casa, acabam por prejudicá-la.
   Se a explicação pode colher, esta não serve para o que aconteceu com a equipa sénior da André de Resende na época 2010-11. A esta, nos 6 jogos disputados no Alentejo foram-lhe averbadas 70 faltas a mais do com os mesmos adversário nos jogos fora, incluindo técnicas e expulsões ("por ler nos lábios").  
   Servirá então para explicar como pode ter sido protegido o Algés há 2 semanas, onde inclusive lhe foi oferecido 1 ponto a mais? Um dos árbitros, por distracção sinalizou com 3 pontos, um lançamento realizado a 4 metros do cesto. Confrontado com o engano, alguém da mesa (?)  engana o árbitro, oferecendo assim 1 ponto que afinal iria fazer muita falta no fim.
Vejamos os números deste jogo com o Estoril:
a) A André de Resende tinha mais faltas (18) ao intervalo do que o Estoril no final do jogo(17).
b) Um quarto dos pontos do visitante foram da linha de lance livre.
c) Os dois atletas mais altos dos visitados tinham 3 faltas a meio do 2º período
d) O Estoril converteu 2 o cesto final da 1ª parte 3 segundos após soar a buzina!!! Explicação do árbitro: Eu avisei os atletas e o treinador do Estoril(!!!) que se iriam 4 segundos, pois o cronómetro andou erradamente 3. Então a buzina tocou e o atleta lisboeta driblou os adversários parados, converteu e o árbitro...validou. Normal?
   Como estes factos ainda não aconteceram antes em nenhum pavilhão...foi apenas uma arbitragem infeliz. Mas na véspera num jogo de sub 16, aconteceu algo parecido...há 15 dias contra o Algés, idêntico! È conhecido que o clube André de Resende pediu a exoneração do presidente do Conselho de Arbitragem por violação grave e continuada dos estatutos da ABA. Enquanto tal não acontecer, estas situações serão normais. Quanto a nós (pais, treinadores, atletas), continuaremos a tratar os árbitros com o mesmo respeito com que temos feito até aqui, mantendo até com alguns uma relação de amizade. 
   Mas a verdade é que a tarefa dos árbitros no Alentejo não é fácil. Nas denominadas "acções de formação", por vezes realizadas a meio dos jogos da André de Resende, os intervenientes usam 2/3 do tempo a dizer mal da André de Resende e de Luís Francisco. No restante terço...
   É no Alentejo o único local onde o chefe da arbitragem aguarda a chegada dos súbditos à porta dos pavilhões  e frequenta o seu balneário antes e durante as partidas. Com que objectivo?
Tenhamos esperança que a próxima assembleia geral termine com esta promiscuidade!
Luís Francisco

13/03/2012

Dezasseis atletas da André de Resende nas selecções regionais

Sub 14 Beja x André de Resende
Derrota, mas boa exibição
Sub 16 Portalegre x André de Resende B
Derrota por 12 pontos, mas a equipa é a de iniciados de último ano
André de Resende x Eléctrico
Vitória sofrida em exibição pouco conseguida

Treino selecção: iniciados femininos em Ponte Sôr : Leonor e Carolina Cordeiro
Treino cadetes femininos nas Pites: Marta Baúto,Neuza Ferreira,Isabel Faustino,Daniela 
                                                              Saruga,Mafalda Pinto e Sofia Barros
Domingo 18
15:00 Sub 16  Beja x André de Resende A
17:00 sub 18 André de Resende x Estoril Basket

Sábado 24
10:00 - Treino iniciados masculinos em Reguengos : André Mira e Ivan Mendes.
12:00 Treino cadetes masculinos nas Pites: Diogo Ganhão,Alexandre Cuco,Pedro Marques,Filipe  
                                                                 Orvalho,Pedro Fadista e João Marques.

15:00 - Treino cadetes femininos nas Pites: Marta Baúto,Neuza Ferreira,Isabel Faustino,Daniela 
                                                              Saruga,Mafalda Pinto e Sofia Barros.

07/03/2012

Sub 18...inglório, tristeza, mas orgulho

Não é comum uma equipa estar a 3 vitórias do primeiro lugar e ter perdido dois jogos por um ponto, outro após 2 prolongamentos e o outro por 4, tendo estado a vencer dois terços do tempo. A história deste fim de semana, começa com...  
Rio Maior 70  x André de Resende 66 (após 2 prolongamentos)
intervalo 32-30; final 49-49; 1ºp 62-62 e 2ºp 70 - 66

 Num jogo sempre equilibrado a André de Resende teve a vitória nas mãos, quando a 7 segundos do final do 1º prolongamento está a vencer por 3 pontos. Com um erro defensivo, apenas justificado pelo desgaste enorme e a intensidade do jogo, que permitiu um triplo ao adversário. No 2º prolongamento, jogado desde o 2º minuto apenas com 4 jogadores (os restantes tinham sido excluídos por 5 faltas), os eborenses ainda estiveram a vencer até um minuto do final, mas 4 pontos consecutivos deram a vitória aos da casa. 
Jogaram: Fadista 3,Carlos 15, Dias 15, Moran 10, Diogo 15, Cuco 4 e Marques 4.
No dia seguinte, 15 horas após terminar o jogo anterior...
Montijo 54 x André de Resende 53

Com apenas 6 atletas, pois os restantes estavam à mesma hora a jogar em Abrantes, estes briosos jovens, calaram o pavilhão do Montijo, ao disputarem o marcador até 3 minutos do fim. Neste período e com uma alteração defensiva, obtiveram uma vantagem de 5 pontos deixando a ideia de finalmente vencerem. Puro engano, pois o cansaço acumulado provocou 2 turn overs e um triplo deu a vantagem ao Montijo.
Jogaram: Afonso,Carlos 23, Dias 13, Moran 1,Cuco 14 e Banha 2.
Foi mais uma enorme tristeza...mas estes jovens são um orgulho para o seu clube,seus familiares e adeptos. É bom recordar, que metade da equipa é do escalão etário inferior.

sub 16 Abrantes 83 x André de Resende 99
Já são lideres

A deslocação a Abrantes serviu de descompressão do jogo anterior e os atletas da André de Resende apenas se preocuparam em vencer e tirar partido de um adversário mais frágil.
Jogaram: Fadista 5,Júlio 2,Gonçalo, Duarte 2, Diogo 35, Filipe 17, Roma 8, Borges 4,Vaz 2, Maxi 16 e Mini8.
  Convívio minibasquete Campomaiorense
 
                                          
                                          

02/03/2012

André de Resende disputa os lugares cimeiros

#EquipaJVDPts
Algés4408
Rio Maior Basket4226
G.D.R. André Resende4226
Estoril Basket3215
Montijo Basket Assoc.3215
Imortal/Loja Auto3215
ASC/BVRM/T.d'el Rei4044
Os Pimpões3033
sub 18  André de Resende 60  x Algés 62
 No último segundo...
  A André de Resende recebeu o líder invicto e esperava-se um jogo muito difícil. Os nossos sub 18 jogaram ao nível dos melhores discutindo o jogo até ao último segundo. Foi mesmo neste momento que um lançamento falhado debaixo do cesto impediu o justo prolongamento. Aliás, uma pequena distracção da equipa de arbitragem, ao validar um cesto de 3 pontos, quando o lançamento foi realizado mais de um metro à frente da respectiva linha, condicionou os últimos segundos.
   Excelente jogo de basquetebol, com uma arbitragem de 2 jovens que apesar de algumas falhas, estiveram num nível muito bom, para quem tem apenas a idade dos praticantes. Um jogo emotivo do primeiro ao último segundo, com elevada intensidade mas de enorme correcção de todos os intervenientes.
Jogaram: Fadista (7) um adulto a jogar; Carlos (19) brilhante a defender e cada vez melhor a atacar; Rui (6) competitivo e por vezes de tanto quer, força as acções individuais, contudo os adversários já ajustam a defesa sobre ele;, Diogo (8) cada vez mais  influente teve o azar no lance final, mas mais uma grande exibição; Afonso defende como poucos e melhora no ataque em cada jogo que faz, Filipe (5) qualquer atacante sofre nas mãos dele...um espanto; Marques (8) um portento de competitividade, é cada vez mais um jogador completo que se nota a evoluir a cada jogo; Alexandre (7) está mais agressivo e isso nota-se na qualidade do seu jogo; Moran, está a passar por falta de confiança em si próprio e isso prejudica em momentos de jogo mais intensos. 

Sub 16
#EquipaJVDPts
IEJOTA2204
CNAbrantes2113
G.D.R. André Resende1102
G.C.Olhanense1102
Núcleo D.A.Pombal2022
Eléctrico F.C.1011
CDTN-OAB1011
U.D. Vilafranquense0000
André de Resende 107 x Basket Pombal 61
Jogo ganho em 10 minutos
O primeiro jogo na taça nacional abriu com uma vitória já esperada, mas que apesar de tudo deixou na equipa da casa um sabor estranho. Durante quase 30 minutos jogaram 7 jogadores da equipa da André de Resende. Os parciais destes foram 14-15; 24-25 e 14- 30.  Se o jogo só tivesse 3 períodos, teríamos perdido por 42-70.
   Como foi possível então vencer por 107-61? No 3º período venceram 39-7!  Os outros atletas que ainda não haviam jogado.
Ilações:
Pedro Vaz (20) e Diogo Borges (11) estiveram empenhados, recuperaram posses de bola, correram...enfim mostraram que adoram jogar.
Ricardo (2)  tem dificuldades mas esforça-se para as superar; Mini Marques (4) mostrou uma faceta ainda não vista, individualista, não entendendo que todas as suas acções resultavam em pontos para o adversário. Uma exibição para lembrar, mais ainda o papel que deve ter num desporto colectivo.
Júlio(6),Banha(8) e Gonçalo- Jogaram? Impressionam pela postura. Como cada vez é mais habitual este tipo de actuação...foi tudo normal!
# Equipa J V D FC PM PS Dif Pontos
IEJOTA 2 2 0 0 200 87 113 4
CNAbrantes 2 1 1 0 106 145 -39 3
G.D.R. André Resende 1 1 0 0 107 61 46 2
G.C.Olhanense 1 1 0 0 64 63 1 2
Núcleo D.A.Pombal 2 0 2 0 114 219 -105 2
Eléctrico F.C. 1 0 1 0 63 64 -1 1
CDTN-OAB 1 0 1 0 57 72 -15 1
U.D. Vilafranquense 0 0 0 0 0 0 0 0

 Veteranos André de Resende x Atlético Reguengos 
os melhores momentos no MEO Kanal GDRAR