30/04/2012

Na André de Resende até a emoção já transborda!

É interessante verificar que tanto público que nunca tinha ido ao basquete, agora já enche as bancadas do pavilhão. Mas muitas semanas assim e...alguns terão um ataque de coração nas bancadas! 
Sub 18  André de Resende 72 x Rio Maior 68   
Emoção...até demais!
Parciais: 14-15, 18-17, 19-22 e 21-14
Jogaram: Carlos 25, Afonso 2, Moran 9, Diogo 21, Cuco 3,Banha 3 e Filipe 9 .
Excelente jogo de basquetebol, muito bem jogado, com alternâncias tácticas de ambas as equipas e resultado sempre equilibrado, com vantagens para ambas as equipas. Assim aconteceu até dois minutos do fim em que tudo o pavilhão da André de Resende viu cenas que até agora nunca tinham ocorrido:
- A uma falta averbada ao Rio Maior o atleta reage mal e vê-lhe ser averbada uma falta técnica. O treinador (Hélder Silva), cuja postura de grande elevação sempre o caracterizou em toda a sua longa vida desportiva, enervou-se e deixou atletas, dirigentes e público ao rubro. Momentos infelizes que culminaram em expulsões e nervos demasiado exaltados. A enorme correcção dos intervenientes das duas equipas conseguiram serenar e permitir que o jogo chegasse ao fim num clima que deve ser enaltecido. As duas equipas e os seus respectivos adeptos aplaudiram- se mutuamente à saída do campo. A equipa de Rio Maior tem excelentes jogadores, fisicamente muito fortes e com enorme cultura táctica, fruto dos enormes conhecimentos dos seus treinadores. 
   A André de Resende demonstrou que não fossem as vicissitude de ter que gerir os atletas pelos campeonatos de sub 16 e sub 18 e estaria em segundo lugar na classificação geral.
Carlos Valente é um jogador de alto nível, Afonso está a realizar um campeonato de enorme qualidade, tal como Moran. Os jovens Filipe, Diogo, Cuco (um portento junto da tabela defensiva) estão já acima da média para a sua idade. E Pedro Banha...nem parece o mesmo. Já defende melhor e ataca com mais acerto.

Sub 16  André de Resende 76 x Abrantes  67 
Infelizmente...mais do mesmo! 
Como é possível estar a vencer por 30 pontos na 2ª parte e quase perder?
Parciais: 30-14 , 22-12 , 12-20 e 12 - 21
Jogaram: cinco inicial Gonçalo 4, Imaginário 11, Borges18, Vaz 8 e Mini 18
              Ricardo 6, Júlio 7, Fadista e Marques 3
   Apesar de não terem feito uma grande exibição, os jovens eborenses chegaram ao intervalo a vencer 52 -26. Como foi possível a 2 minutos do final estarem com dois pontos de vantagem e ser necessário entrar em jogo os Pedros (Fadista e Marques) e fazerem um parcial de 8-1, consolidando a vitória. A explicação? 
- Defesa passiva e com recurso a faltas infantis.
- Jogadores cheios de medo em errar e a esconder-se passando a bola como se esta queimasse e cometendo turn-overs infantis.
- Durante Dezoito minutos da 2ª parte, os sete jovens converteram QUATRO lançamentos de 2 pontos!
- Na 2ª parte os pontos marcados foram:
Júlio 1, Gonçalo 2, Ricardo 2, Borges 4 e Vaz 0, Duarte 7 (2 triplos, arma privilegiada)e Mini Marques 5.
Elucidativo!

Sub 16  André de Resende 40 x Reguengos  86
 Cinco atletas de sub 14 mostraram que há qualidade

Fernando Costa demonstrou como com inteligência se joga o basquetebol. Excelente exibição!
Parciais: 9-21, 12-17, 15-18 e 4-21.
Jogaram: André 12,Tiago 3, Fernando 4 Gabriel 2, Ivan 8 e Pucarinho 8.

Sub 14  André de Resende 55  x Beja  38
Miguel 22, Pedro Santana 9, Guilherme 4, Seidi, Sarkar 2,Miguel Galo 2, Carolina 13, Leonor 3, Matilde, Ana Costa.

Estas "feras" são o futuro da André de Resende. Jogaram nos sub 14 pela primeira vez e...ganharam!
Femininos  André de Resende 23 x Salesianos 106
    As raparigas defrontaram os rapazes e estes são mais fortes, mas não impediram a excelente postura de um grupo que adora jogar basquetebol.
Jogaram: Sónia 7, Patrícia 8, Ana, Neuza,Nuxa 6, Maffy, Sara, Isabel, Sofia e Daniela 1

26/04/2012

A sensação do campeonato reside em Évora

sub 16  Pombal Basket 57 x André de Resende 79
   Num jogo que se afigurava dificil pois os sub16 apresentavam-se desfalcados em função de outro jogo de sub 18 no mesmo dia. Os nossos rapazes souberam dar conta do recado, muito apoiados (pressionados) pelo grande número de familiares que fizeram 600 km para estar com os seus.
Parciais: 8-18 ; 21-18 ; 15-27 e 18-16Jogaram: Gonçalo 4, Imaginário 2, Vaz,  Marques 36 e Mini Marques 4 (5 inicial); Júlio 1, Diogo 17, Filipe 15 e Ricardo.
                                                Marques...Senhor Marques foi MVP
 Sub 18  Algés x André de Resende
   Novamente desfalcados, os atletas da André de Resende demonstraram mais uma vez que estão entre os melhores desta competição. A derrota por 11 pontos só aconteceu nos últimos 4 minutos e quando o desgaste fisico já era enorme. A forte falange de apoio que se deslocou a Lisboa presenciou a ovação que os adeptos do Algés dedicaram no final aos nossos atletas.
Parciais:
Jogaram: Carlos 22,apresentou-se sob medicação pelas fortes dores nas costas e mais uma vez foi o melhor.É um atleta extraordinário pelo exemplo que dá a todos! 
Fadista 4,teve que sair do jogo por duas vezes pois estava doente. Soube copiar o seu capitão e também ele demonstrou que ser desportista exige mais do que a habilidade. Banha 4,está a evoluir e mais uma vez esteve em bom plano. Por ser inteligente soube resguardar-se e nunca cometer os erros que costumava cometer. Cuco 16,que gigante! Dominou a tabela ofensiva, marcou pontos, saiu em contra ataque. Provavelmente o seu melhor jogo do ano. Afonso 4,foi de uma utilidade imensa, jogando sempre na direcção do cesto e convertendo alguns de belo efeito. Moran 3,esteve novamente em bom plano sendo dos mais eficazes nos movimentos de contra ataque. É dos atletas que dá sempre tudo em campo.
  Sub 14   André de Resende 64 x Estremoz 77
   Os nossos petizes estavam a perder por 25 pontos ao intervalo devido à rotação de muitos jovens que ainda têm dificuldade em jogar: Mini Vidal, Seidi, Luís, Bento 4 e Sara 2. Uma excelente exibição na 2ª parte de alguns atletas como Fernando Costa 10,Pedro Pucarinho 17 (com as orelhas a arder pelo seu coach) e Miguel 25 que culminou com um triplo no último segundo bem secundados por Guilherme 2, e Gabriel 4 aproximaram o marcador e deram boas indicações.



 sub 16 masculinos Beja  x André de Resende
   Este jogo servia para dar minutos a alguns atletas menos utilizados na taça nacional. Excelentes indicações deram: Ricardo 10, André 6, Gonçalo 14, Ivan 6, Júlio 13 e Ramalhinho 12.
 Femininos Reguengos 122 x André de Resende17
Os atletas masculinos de Reguengos mostraram-se demasiado fortes para as raparigas de Évora.
 Convívio de minibasquete de Reguengos

24/04/2012

Sub16 sofrem para vencer...sub18 mereceram o nosso orgulho

sub16    André de Resende 79 x Vilafranquense 56
   Curioso jogo de "Xadrez" a pensar nos sub 18
Parciais: 19-19 ; 14-16 ; 26-15 e 20-6
   A vitória da André de Resende acabava com as pretensões do adversário, como candidato ao primeiro lugar. Por outro lado os da casa debatiam-se com um sério problema: no jogo a seguir, os sub18 só tinham 5 jogadores e iam disputar com o Imortal a ascensão ao 4º lugar. Eram estas as premissas antes de começar o jogo, pelo que não se estranhou o cinco inicial : Marques 4, Imaginário, Gonçalo 7, Borges e Vaz 4. 

 Pelos pontos convertidos por este cinco, cedo se percebeu que a capacidade ofensiva não era suficiente e a defesa era permeável. Entrou em jogo Júlio (0), depois Fadista (2+6) e Ganhão (16 pontos na 1ª parte) atenuando a diferença, mas ainda a perder...., a seguir Ricardo que defendeu bem mas não atacava. Hesitante, o banco lá joga mais um trunfo,Cuco, mas chega ao intervalo com 2 pontos marcados.Este surge com os da casa a perder 33-35.


Todos os trunfos já tinham sido gastos...excepto Filipe Orvalho. A sua entrada foi determinante, pois marcou 17 pontos, 3 triplos e anulou por completo o base adversário. Fadista anula de forma brilhante o melhor jogador do Vilafranquense, Ganhão (16+7) faz uma 2ª parte em nível elevado, sendo alvo de uma defesa para além das regras mas respondendo colectivamente e finalmente surge Cuco (2+6) que perdendo o receio dos contactos adversários converte os últimos 6 pontos da equipa. Tarda a impor-se.
Merece destaque pela negativa os 15 pontos do 5 inicial da André de Resende contra os 60 vindos do banco.
sub18   André de Resende  61 x  Imortal 75
Quando alguns são brilhantes
   Parciais 12-27 ; 21-13 ; 18-15 e 10-20
   Por razões difíceis de entender, a equipa de sub 18 apresentou-se com apenas 5 atletas para disputar o jogo que lhe dava acesso ao 4º lugar e manter um ascendente na tabela classificativa que o clube nunca atingira. Por estranho que pareça, foram os primeiros 7 minutos que cravaram a diferença final no jogo.
   Com enorme ansiedade, o cinco da André de Resende cometeu erros defensivos por mau posicionamento de 2 ou três atletas e no ataque exagerou no drilbe individual, facilitando a tarefa ao Imortal. A partir do 2º período o jogo equilibrou-se e este durou até 5 minutos do fim, onde o adversário usou todos os argumentos e a André de Resende falhou cestos fáceis pelo enorme desgaste físico.
   Jogaram: Carlos 28  foi o esteio e a imagem desta equipa : lutador até à exaustão, por vezes brilhante e muito experiente. Não podia ter feito mais; Moran 16 foi ajudando o seu capitão mas só na 2ª parte (2 pontos na 1ª) e só manchou a sua exibição com os primeiros minutos do jogo em que demorou a entender a sua posição defensiva; Banha 4 por vezes desespera quem o vê jogar, pois é capaz de acções brilhantes como fazer passes inacreditáveis que ofereceram DEZ pontos ao adversário. Marques 10 não sabe jogar mal, luta até à exaustão e neste jogo não ajudou mais pois o tipo de jogo da sua equipa não o favoreceu. Iuri é um exemplo de que a altura no basquete pode não ser o mais importante. Não evoluiu tecnicamente, demora a perceber as indicações do treinador e por vezes tem atitudes de um menino mimado. Atrapalhou mais do que ajudou (40 minutos e 1 ponto para um atleta de 1,92m... 

sub14    Reguengos 141 x André de Resende 31
   Os nossos mais pequenos foram a Reguengos e a forma como perderam serviu como lição a reter para o futuro. O basquetebol exige que se pense depressa e se actue rápido . A equipa de iniciados é constituída por muitos jovens habituados ao sofá e computador, logo a capacidade motora é muito limitada. A isto acresce que a concentração para pensar em situação de cansaço está diminuída. Têm alguma qualidade técnica, mas falta tudo o resto e por isso perderam. Perderam...mas como são inteligentes, aprenderam que quase tudo o que fizeram está errado.
Jogaram: Miguel 6 muito lento e só no final do 3º período entrou no jogo; Guilherme 8 um dos melhores da sua equipa, mas por vezes temeroso e a desistir de defender; Afonso 4 ainda assim um dos melhores mas ainda com pouca técnica, Santana 6 e Gabriel  6 muito abaixo do que se lhes exigia e sempre temerosos,Pucarinho 7 se a este nível não consegue jogar...como jogará?; Pedro e Mini Vidal estiveram noutro "mundo", nunca tendo ainda capacidade de jogar neste escalão. 

23/04/2012

B-R-I-L-H-A-N-T-Í-S-S-I-M-O

Grande época da André de Resende
   A crónica desta semana só pode começar pelo elogio à excelente época que o clube está a realizar . A chave do sucesso deve-se à qualidade dos atletas e dos treinadores mas igualmente ou mesmo decisivamente à qualidade das suas famílias. São estes que os acompanham e apoiam em todos os jogos. Mas também são eles que fazendo o papel do que a brincar se comparou aos "velhos dos marretas": mesmo quando está bom...não está perfeito. Pobre do atleta que não se empenhe no jogo, pois as orelhas vão ficar vermelhas. Mas é esse papel que se tornou decisivo na excelente época das equipas!
Sub 18 MAIS PERTO DOS PRIMEIROS
Pimpões 59 André de Resende 63
   Com um início de jogo a falhar demasiados contra ataques fáceis, a André de Resende foi permitindo ao adversário distanciar-se no marcador até aos 28-13. Alterações defensivas permitiram aumentar a pressão defensiva e chegar ao intervalo com 30-27. Nova mudança táctica e na 2ª parte só deu Évora. 
   Sem terem feito um jogo excepcional, os atletas da André de Resende revelaram enorme atitude defensiva, vontade de vencer e particularmente uma inteligência a escolher os movimentos ofensivos que é superior a muitos jogadores seniores. Neste jogo, venceram porque o acerto defensivo foi irrepreensível e todos souberam quase sempre escolher o colega em melhor posição para lançar ao cesto. Todos marcaram pontos: Iuri 2 Carlos 13,Rui 8,Banha 11,Moran 11 Afonso 6 e Marques 12.
O que faz esta foto num comentário de um jogo de Basket? O espirito PREDADOR do Senhor Banha
A história conta-se em 2 linhas:
À chegada às Caldas da Rainha o Grande dirigente dirige-se aos atletas afirmando que tinha vindo, não para ver m..., mas sim para ganhar!
 No regresso, empolgado pela vitória engana-se e entra na auto-estrada. Não é que o seu espírito predador faz com que o pobre exemplar da imagem viaje alguns quilómetros preso na grelha do "avião"! Logo ali arranjada,foi colocada na grelha...de casa! 


Sub 16 MAIS...PRIMEIROS


André de Resende 64 Juncal 53
   Jogo entre os primeiros e mais candidatos ao lugar cimeiro. Inicio prometedor com grandes surpresas no cinco inicial, mas um 2º período muito lento e pouco eficaz levou a André de Resende a perder ao intervalo (24-33). Nunca a equipa de Évora tinha marcado tão pouco ao intervalo e assim o topo da classificação ficava mais longe. Na 2ª parte tudo mudou e o resultado de 40-20 diz tudo. Enorme pressão defensiva e contra ataques muito eficazes fizeram com que a André de Resende passasse para a frente a 4 minutos do final e vencesse com justiça.
    O acerto da linha de lance livre acabou por prejudicar ambas as equipas, num jogo com 53 tentativas! Aos 4 minutos de cada período já ambas as formações haviam atingido o limiar da ida aos lances livres o que tornou o jogo menos bonito e mais enervante.
Jogaram: Fadista 7, Serra, Banha, Gonçalo, Duarte, Diogo 23, Cuco 2, Filipe 8, Borges, Vaz 5, Mini 7 e Marques 12.  
Olhanense 63 André de Resende 92
   Mais uma vitória que demonstrou a diferença em relação aos demais, mas só decidido no último quarto: 17-17, 19-24 , 18-20 e 09-31.
 Jogaram: Fadista 13, Serra 2,Ricardo 2, Gonçalo, Duarte 10, Diogo 15, Cuco 18, Filipe 16, Borges 2, Vaz 6, Mini 8. 
 Nota: No regresso dos sub18 a Évora passaram nesta povoação e fizeram parar uma fila de carros atrás para homenagear o Grande dirigente e o seu Piqueno filho!
 Para que estes não pensem que os amigos não se lembram deles...

19/04/2012

Sub18...Exibição espectacular

   Grande exibição, talvez uma das melhores na taça nacional, conduziu a equipa a uma vitória sobre o Atlético de Reguengos por 101-64. O adversário apresentou-se mais fragilizado, mas foi brioso perante uma excelente atitude defensiva que atingiu os parciais de 19-12 e 32-12 na primeira parte. A agressividade defensiva manteve-se com 29-18 e só se atenuou no inicio do 4º período com 21-22. Não é fácil destacar nenhum jogador, pois a exibição valeu pelo conjunto, apenas realçar Pedro Marques que jogou doente e mesmo assim esteve em bom plano.
Jogaram: Fadista 8, Carlos 24, Rui 12, Moran 11, Diogo 24, Alexandre 3, Filipe 10, Iurie 2, Marques 3 e Afonso 4.
GRANDE DERBY...e os miúos deram luta!
André de Resende A 53 André de Resende B  43

Numa aposta entre as raparigas e os petizes, em que quem perdesse levava um bolo para o próximo treino, eis as cachopas a perguntar:
- Putos...já começaram a cozinhar, ou vão pedir às mamãs ???

17/04/2012

Os minis em Elvas


O coach Cesário Santana e o seu team
A coach Guida Santana alimentando as "tropas"famintas de... vitórias

10/04/2012

André de Resende é líder na taça sub16

 Torres Novas 53  x André de Resende  94
Lideres do campeonato Sub 16 Taça Nacional
Jogaram: Diogo 22, Cuco 20, Filipe 19, Marques 13, Mini 5, Duarte, Fadista 9 e Banha 6.

Desporto Escolar:
 Iniciadas André de Resende x Vendas Novas
As nossas minis venceram 74-4 as alunas da escola adversária
 Juvenis Mora 11  x André de Resende  78
Mais um dia de basket só pelo prazer 

 Sub 16 André de Resende "B" x  Salesianos

   Pode parecer estranho que duas derrotas sejam elogiadas, mas a verdade é que ambas as equipas merecem um elogio. Os nossos sub 16 porque se bateram contra uma das equipas que esteve na final 4 regional e mantiveram o resultado nivelado até quase ao final. Destaque para Pedro Vaz, Diogo Borges e Ivan Mendes.
  sub 16 André de Resende "A" x  Portalegre

As raparigas bateram-se de forma BRILHANTE contra o Portalegre, espelhado no facto de a 2 minutos do intervalo estarem a perder apenas por 10 pontos. Destaque para Dany Saruga, Patrícia Gomes e Ana Francisco.
Ana Francisco corou uma excelente exibição com a conversão de um lançamento de meio campo no último segundo do jogo. 














Patrícia Gomes foi grande na exibição, pois a diferença de estatura foi notória
Convívio internacional Elvas
O GDRAR marcou novamente presença num dos torneios mais prestigiados da região. Sempre muito bem organizado, este evento contou com várias equipas da região transfronteiriça. A aposta da André de Resende no minibasquete feminino fez com que fossem as meninas a representar o clube neste torneio.







09/04/2012

Fotos que nos vão chegando...