20/06/2012

Relatório das contas de 2011-2012


 Tendo terminado esta época, eis o balanço das contas
Despesas
Pagamentos Associação Basquetebol Alentejo
2023,50
Equipamentos Spidora
886,0
Autocarro Peñarroya
660
Despesas carrinha
1375
Oferta a treinadores
150
Combustível
2103,5
Portagens
130
Despesas convívios
100
Impressos
40
Total
   7.468,00
Nota: As despesas com combustível foram efetivamente superiores, mas não contabilizadas em virtude de terem sido gentilmente utilizadas viaturas dos pais de atletas.
Receitas
Quotas Atletas
2480
Equipamentos Spidora
886
Autocarro Peñarroya
370
Aluguer da carrinha desporto escolar
350
Donativos Manuel Cordeiro e Diogo Borges
400
Total
   4.486,00
 As receitas ficaram muito abaixo do esperado pois dos 62 atletas inscritos, apenas vinte e um pagaram os 80 euros anuais e outros vinte apenas pagaram metade do valor. Os restantes atletas não deram qualquer contribuição. 
2011-2012
Despesa
Receita
Saldo
   7.468,00
   4.486,00
      -2.982,00
Passivo em 01 Setembro 2011
€   15.946,00
Passivo em 01 Setembro 2012
€   18.878,00 – 5350,00=
-13.528,00
Nota: o passivo foi reduzido em função do pagamento da Câmara Municipal de Évora dos apoios de 2009 (duas tranches de 2675 euros).
   Na próxima época terão que se tomar novas medidas, pois está em causa a viabilidade do clube.

Escola André de Resende em Malta

   Os atletas que se sagraram campeões nacionais de Desporto Escolar vão disputar entre 5 e 11 de Julho a final europeia.  

19/06/2012

Estatistica da final

Estatística elaborada pelo grande dirigente João Medeiros

Orgulhosamente...VICE CAMPEÕES

 Este foi o momento mais marcante da final de sub 16 em Viana do Castelo. Pedro Fadista conteve o choro pela frustração da derrota e usa da palavra para elogiar o adversário, os dirigentes e a forma generosa como todos foram recebidos. FOI APLAUDIDO DE PÉ!
 Esta imagem é simbólica pela paixão e entrega com que todos disputaram a final para serem campeões
                         O calor da luta e a paixão expresso na 5ª falta e afastamento do jogo.
                                                Momento de enorme emoção no pavilhão
                                                   Os campeões... 43 CAMPEÕES

11/06/2012

ORGULHOSAMENTE...VICE CAMPEÕES

   O leitor vai achar estranho ao ler esta crónica, mas ela foi retirada (com a devida vénia) do site do nosso adversário da final http://www.cbviana.com/ .
E porque o fazemos?
Porque TODOS em Viana do Castelo nos receberam com uma simpatia e generosidade difíceis de encontrar. Perdemos a final, porque o adversário foi melhor e nós, apesar de briosos e tudo termos feito para ganhar...não conseguimos. Mas este é o espaço para agradecer e homenagear mais do que o CLUBE DE BASQUETE de Viana...as suas pessoas. E são as pessoas que fazem os clubes! 
Em nome de todos os que estivemos em Viana...O NOSSO MUITO OBRIGADO!   

 Eis a análise do jogo visto pelos olhos dos nossos rivais:

Domingo, 17 de Junho de 2012 às 10:00 no Pavilhão St.ª Maria Maior
CB Viana / SCALA 70 - 63   G.D.R. André Resende
O Clube de Basquete de Viana conquista a Taça Nacional, num encontro emocionante. Apesar da supremacia da nossa equipa, o GD André Resende revelou-se um adversário perigoso, nunca deixando de acreditar que poderia alcançar o título em disputa.  
1º Parcial (17-8)
Como o acontecido no encontro das “meias”, os nossos rapazes revelaram uma atitude defensiva quase imaculada, não permitindo lançamentos fáceis, nem as transições rápidas dos de Évora, que é a sua imagem de marca, abrindo rapidamente uma diferença na ordem dos 6/8 pontos. Esta até poderia ser maior, não fosse a fraca eficácia nos lançamentos de campo.

STATS – 1º parcial
L Campo
Ressaltos
Assistências
Recuperações
Perdas
29%
9
1
11
4

2 º Parcial (18-17)
Este esteve muito igualado, apesar de melhorarmos na eficácia ofensiva, a André Resende também foi sendo mais eficaz, na conclusão das suas jogadas de ataque. Enquanto o CBV privilegiava uma movimentação mais coletiva, o GDAR tentava encontrar posições mais próximas do cesto, aproveitando a qualidade do Alexandre Cuco e do Diogo Ganhão. No final da primeira parte vencíamos de 10 pontos.
STATS – 2º parcial
L Campo
Ressaltos
Assistências
Recuperações
Perdas
37%
10
3
9
4

3 º Parcial (19-23)
Foi o parcial onde o “coração” mais sofreu, pois os rapazes de Évora, entraram com uma garra que colocou em apuros a nossa equipa. Não nos demos bem com o aumento da intensidade defensiva e com as mutações que foram sendo colocadas em prática pelo treinador Luis Francisco, que foram passando pela defesa individual, defesa zonal e “box and one”. Além disso, deixamos de controlar os ressaltos e não fomos tão incisivos na recuperação de bolas nem a fechar as linhas de passe. Estas situações permitiram que o adversário se colocasse a 2 pontos de diferença (40-38). A aproximação teve como responsáveis o tridente Ganhão, Cuco e Orvalho, que foram bem dirigidos pelo Fadista.
Mas, é nestas situações que se vê se temos um grupo de campeões. Felizmente os rapazes provaram que quando é necessário sacrificar-se e lutar, sabem fazê-lo. Como tal, reagimos da melhor forma, finalizando o parcial com seis pontos de vantagem.
STATS – 3º parcial
L Campo
Ressaltos
Assistências
Recuperações
Perdas
50%
2
3
1
5
  
4 º Parcial (16-15)
Neste último parcial, o nosso conjunto foi controlando o jogo e o resultado, respondendo sempre a qualquer aproximação do Grupo Desportivo André Resende. Acabamos por vencer de sete pontos, talvez perante a equipa que mais dificuldade nos colocou ao longo da temporada.
Podemos afirmar que esta final foi um hino ao Basquetebol, um jogo vibrante, um pavilhão repleto da adeptos e a incerteza do resultado até final.
STATS – 4º parcial
L Campo
Ressaltos
Assistências
Recuperações
Perdas
35%
13
1
5
6

O triunfo nesta competição é mérito dos nossos atletas que se dedicaram e treinaram de forma incansável ao longo de toda a temporada, e, da estrutura técnica que sempre acreditou que seria possível alcançar o título. Especial agradecimento aos pais, que sempre nos apoiaram e ajudaram nesta longa caminhada, nomeadamente, os seccionistas. Por outro lado, uma palavra de apreço  à Autarquia e ao nosso patrocinador SCALA.

Fim de época para raparigas...preparação da final para sub 16

   As raparigas realizaram o último jogo da época contra Portalegre. Para culminar uma época difícil e oferecer uma despedida merecida às atletas(infelizmente não puderam estar todas), que este ano vão entrar na universidade, os avós da Ana Francisco ofereceram um almoço à comitiva na bela localidade de Cabeço de Vide.
   Quanto aos sub 16 continuam a sua preparação para que a André de Resende possa discutir pela primeira vez um título nacional. 
Os mais pequenos fizeram-se representar nos Salesianos numa primeira iniciativa do dia do minibasquete.  

08/06/2012

Mini Marques na selecção nacional de sub 16

   É com orgulho que vimos o nome do nosso Mini no lote dos 25 escolhidos para os atletas nascidos em 1996 que podem representar Portugal.

04/06/2012

Quando os pais fazem anos também levam...carinhos!

O pai do Miguel fez 49 aninhos e a malta cantou-lhe os parabéns. Repare-se no sorriso do filho por ter conseguido que os amigos batessem no próprio pai!
                                                     Uma equipa BENETTON:
Gabriel (Chile, capital Santiago), Pedro (Guadalupe,Basse Terre); Oleks (Ucrânia, Kiev), Raul (India, Nova Deli), Seidi (Guiné,Bissau), Cordeiras( Torre dos Coelheiros,Coelheiros) e André (Brasil, Brasilia)