30/10/2012

Iniciados vencem pela primeira vez

sub 14 Estremoz  36  x André de Resende 74
A jovem equipa de sub 14 venceu o seu primeiro jogo oficial desta época e merece o seu elogio. Aguardamos a ficha de jogo para referir os marcadores. 

sub 16 André de Resende 69 x Salesianos 71
   Jogo emotivo até ao segundo final
   A equipa da André de Resende começou muito mal, sofrendo um parcial de 27-14 no primeiro período. O restante tempo foi sempre a correr atrás do marcador até a 2 segundos do final, onde João Marques, bem a defender e pior a atacar (6) não conseguiu marcar da linha de lance livre. Duarte Imaginário(28) foi o mais eficiente nos da casa, seguido de André Mira (24). Ricardo Carvalho (6) e Ivan (4) defenderam melhor do que atacaram.
   A equipa dos Salesianos venceu com todo o mérito e merece o justo elogio, nomeadamente o seu treinador Vasco Rocha, pois corrigindo alguns exageros em jogos anteriores, mostraram que são uma equipa que lutará pelo título regional no seu escalão. 

sub 19 Scalipus 53 x  André de Resende 46
Como perder tudo em dois minutos
     A André de Resende vinha de uma prestaçaõ muito elogiada contra o GDESSA e a expectativa numa vitória era grande. Infelizmente o plantel, já de si curto, ficou reduzido ás jovens que mais gosto têm no jogo. A história do jogo conta-se em poucas linhas: muitos erros técnicos das duas equipas e enorme equilíbrio até 2,05 minutos do fim, com o marcador a dar 1 ponto de vantagem para a equipa da casa. Um desconto de tempo da André de Resende a 2,05 do final, permitiria às jovens de Évora descansar e mais uma vez passar para a frente do marcador. Engano! Pouca clarividência, cansaço e atletas em sub rendimento deram um parcial de 0-6 e consequente derrota.
   Apesar do mau resultado, as jovens Carolina Cordeiro 7, Sara Ramos 7, Mafalda Pinto 12, Marta Baúto 14 e Leonor 6 merecem que se diga que tudo têm feito para atingir as vitórias, deixando claro mais uma vez que conseguirão ficar no meio da tabela no campeonato muito forte da associação de Setúbal.

sub 18 André de Resende 103  x Salesianos  46
Jogaram: Fadista 14, Carlos 11, Júlio 6, Banha 4, Gonçalo 2, Ganhão 19, Cuco 19, Filipe 13, Marques 5, Borges 6 e Vaz 4.
Os parciais dizem tudo: 26-7; 17-19,37-14 e 25- 6
   Um primeiro período onde a diferença entre as equipas foi notória; Um segundo em que os Salesianos mostraram qualidade e entrega, respondida com displicência pelos da casa; Um terceiro período com a natural correcção defensiva e finalmente os últimos 4 minutos em que novamente alguns atletas dos Salesianos resolveram estragar a boa imagem que tinham deixado no jogo, nomeadamente no 2º período, com faltas graves, antidesportivas que por se tornarem recorrentes já deveriam ter merecido uma intervenção pedagógica.
Estes comportamentos já teriam sido repreendidos pelo Professor Manuel Alcario, que pelos vistos tanta falta já faz.
sub 14 André de Resende  48 x Ponte Sôr 82
Jogaram: Miguel Ramos 10,Gabriel 10, Pedro 13, Guilherme 4, Miguel G. 5, Pedro C. 6, Vitor, Mourão e Zé S.
sub 19 GDESSA 130 x  André de Resende 30
É possível perder por 100 pontos de diferença e ter jogado muito bem, ter aprendido imenso e sair do campo com um sorriso?
   A resposta é afirmativa se o adversário for do topo nacional, com atletas e treinador com nível de selecção nacional. Se a tudo isto acrescentarmos que o GDESSA rodou todo o plantel, mas pressionou sempre campo inteiro e meio campo  e a nossa equipa respondeu sempre com defesa homem, mesmo sabendo que a diferença de estatura e peso era enorme, demonstrando uma coragem assinalável, então marcar 30 pontos a um adversário tão forte é bom. Estes jogos permitem uma aprendizagem quanto ao ritmo de execução, pressão defensiva, uso dos bloqueios...que todas as atletas saíram com o sorriso d quem nada podia para fazer melhor e isso é o mais importante! Jogaram: Mafalda 9, Marta 13, Carolina 8, Sofia B., Sara Ramos e Leonor.

25/10/2012

Jogos grandes...espectáculo garantido

Iniciadas femininas vencem torneio Internacional em Gévora - Espanha

    A jovem equipa feminina venceu o seu primeiro torneio da recente carreira desportiva e logo em Espanha. Como é do conhecimento geral, a André de Resende optou por uma politica desportiva que julgamos ser única e que consiste na ideia simples de todos os atletas treinam com treinadores de qualidade, jogam sempre e como não existem treinadores suficientes para as equipas, estas vão enquadradas por um pai que reúna simultaneamente poucos conhecimentos de basket, mas enormes qualidades humanas. Nesta equipa, o "manager" é Manuel Cordeiro e mais do que conduzir as petizes à vitória, é a forma como sabe transmitir os valores às filhas e ás suas amigas. Pessoas assim não se encontram todos os dias!
   Na meia final venceram Guadalupe e na final venceram a anfitriã, conquistando assim as belas medalhas de vencedoras que orgulhosamente exibiram na sua chegada a Évora.
Jogaram: Matilde R., Matilde F., Tânia M., Margarida J. Maria P., Rita T., Leonor C., Leonor P. e Carolina C.
 sub 20 André de Resende 67  x Barreirense 95
Que espectáculo... Talvez dos melhores jogos de sempre na André de Resende
Com efeito, foi um excelente espectáculo para os muitos que encheram as bancadas do clube escolar. Estavam em confronto, a representante de um histórico no panorama nacional, com presenças garantidas nas finais nacionais, composta por vários atletas internacionais e o jovem clube eborense, finalista da Taça nacional de sub 16 da época anterior. 
   A primeira parte foi apenas alucinante, com uma qualidade técnica e táctica de nível superior por ambas as     equipas. A arbitragem esteve sempre ao nível do jogo e o público vibrava com as rápidas transições da André de Resende e silenciava com a terrível mão certeira dos triplistas do Barreiro. Ao intervalo 40-49! Que jogo!
Na 2ª parte, um eventual erro táctico da André de Resende, que iniciou em defesa homem a homem, permitiu ao adversário fazer um parcial de 2-12 e alargar a vantagem para terríveis 17 pontos. A mudança táctica trouxe novamente a André de Resende ao jogo, chegando a baixar a fasquia para os 10 pontos, mas o adversário não estava com veleidades e cavou em triplos a diferença final.
Jogaram: Fadista 2, Carlos 18, Nuno 7, Moran 4, Ganhão 18, Cuco 9, Filipe, Bernardo 7 e Marques 2.
Como se pôde comprovar, os bons espectáculos de basquetebol podem ser vistos em Évora, graças ao excelente contributo que deram atletas e árbitros, nesta grande mostra da modalidade.

Sub 14  André de Resende 26 x Reguengos  88
   A equipa de Reguengos demonstrou desde cedo que era mais forte e não iria dar veleidades aos de Évora. O realce vai para a qualidade evidenciada por Miguel Ramos 7, Pedro Santana 6 e especialmente pelo chileno Gabriel Vidal 10 que denota evolução a cada semana que joga!
Jogaram ainda Miguel Galo 2, Vitor Vidal, Guilherme Calçada, Pedro Mourão e José S.

sub 16   Elétrico Ponte Sôr 43  x André de Resende  95
Grande surpresa! Excelente exibição... gesto bonito dos ábitros !
   A André de Resende deslocava-se a Ponte de Sôr muito desfalcada, com atletas ainda sem o comprovativo médico, deixando apenas uma pequena margem de esperança na vitória. Contudo a excelente exibição dos atletas eborenses, demonstrou que se deve contar com eles para uma eventual presença na taça nacional. Foram ENORMES os atletas da André de Resende
   André Mira 32, Ivan 18, Fernando 2, Imaginário 7 ( e uma enorme exibição) e João Marques 33.
Nota de maior destaque:
O momento do dia deve merecer registo e elogio para os que o tiveram:
Como a equipa da André de Resende apresentou apenas 5 atletas e não tinha ninguém habilitado para estar no banco, os responsáveis pela condução do jogo, solicitaram, sem que este o tenha pedido e quando já estava na bancada, que se sentasse no banco e não deixasse os jovens sozinhos!
Um enorme elogio pela atitude, que só prestigia quem a toma, beneficiando todos os que contribuíram para o basquetebol neste dia: André de Resende, Ponte de Sôr, oficiais de mesa e árbitros! MUITOS PARABÉNS! 

sub 18 André de Resende  66 Reguengos  54
APENAS.... BRIILHANTE! Mas o gesto dos pais foi ainda maior!
No primeiro jogo do torneio de abertura a André de Resende defrontava o eterno rival Reguengos e todos esperavam uma derrota da equipa da casa, pois a utilização de um maior número de atletas no jogo do Barreirense deixou apenas 5 jovens disponíveis. É verdade que o Atlético de Reguengos se exibiu abaixo do que é capaz, pois alguns dos seus atletas têm enorme qualidade, mas a exibição da equipa da casa foi apenas brilhante. Desde o primeiro minuto a equipa soube defender os caminhos do cesto e contra atacar na perfeição. Chegaram a ter uma vantagem vantagem de 23 pontos à entrada para o último período, em que o adversário pressionou mais e os da André de Resende, cansados, pensaram pior e cometeram mais erros ainda assim ganharam!
Jogaram: Júlio 11, Banha 12, Gonçalo 11, Vaz 14 e Borges 16 (Que enorme exibição...que empenho, marcou 6 dos últimos 8 pontos do jogo!!!)
Mas a grande mensagem deste jogo pode não ter sido notada por todos. 
   Não jogar contra o Barreirense era um desprazer enorme, pois naturalmente todos os atletas sonham estar naquele palco. Seria fácil encarar o jogo seguinte como uma tarefa menor. ESTES ATLETAS NÃO O FIZERAM! 
   Mas muito mais importante, os amigos deles ficaram nas bancadas até ao fim para os apoiar!
Mas aquilo que faz deles jovens com uma educação especial é a chave desta mensagem:
Num sábado ao final da tarde e depois do jogo com o Barreirense...era fácil ir para casa.
   Os pais de TODOS os atletas ficaram a apoiar estes cinco briosos até ao fim. Com pais assim, os filhos e os seus amigos só podem ser jovens com os melhores valores.
CINCO ESTRELAS PARA OS "VELHOS" que ficaram a aplaudir os briosos atletas!

23/10/2012

Deve o Basket dar um passo atrás? Se for para dar dois à frente..

   A infeliz ocorrência no jogo de sub 14 dos Salesianos deveria fazer-nos reflectir a todos sobre as suas causas. A essência do problema só pode ser: maldade dos intervenientes ou falta de dinheiro do clube para conseguir cumprir as inscrições de todos os que participam na actividade desportiva. 
   Sem falsa modéstia, julgo ser um dos dirigentes com melhor conhecimento da realidade do basquetebol em geral e do alentejano em particular. Assim sendo, não tenho dúvida alguma que a essência do problema é a enorme dificuldade com que todos os clubes se estão a deparar, para manter os seus jovens em actividade. Estar todos os dias num pavilhão, conhecer as crianças e os seus familiares, ganhar gosto por todos e não conseguir responder positivamente aos seus anseios, gera um enorme frustração. 
   Posto isto, há que tomar decisões. Uns desistem, outros encontram mais pessoas e dinheiro e conseguem manter-se e outros como nós, optam por maximizando os poucos recursos humanos( de enorme qualidade) e com o apoio de pais, amigos, treinadores, colocar todos os jovens a praticar.
   Só assim tem sido possível manter seis escalões em actividade.
   Inúmeras vezes quem acompanhou os jovens foram os pais. Estes já fizeram de motoristas, treinadores,dirigentes, mas também de árbitros e oficiais de mesa!  Nestes dias ninguém clamou?!
   Se assim foi, quebraram as regras, dirão alguns! Não inscreveram o fulano A ou o B!
Era assim que funcionava o desporto há umas décadas atrás. Com amigos "carolas", que graças à sua generosidade, contribuíram para os adultos de hoje lhes devam esse esforço e não se esqueceram deles! Na altura éramos um país pobre,agora...
   Assumo, porque acredito, que o desporto em geral e o basquetebol em particular, terão que regredir um passo, para daqui a uns anos avançar dois. É essencial manter a qualidade de ensino dos jovens, ser exigente com os valores de exigência e responsabilidade. Teremos que fazer o máximo possível com o menor custo possível. É imperioso cortar as despesas que não afectam o jovem praticante. É decisivo pedir o contributo das pessoas que pedagogicamente sejam competentes e serão elas uma mais valia. As despesas reduzem-se no transporte para os jogos, nas actividades que eventualmente se possam prescindir e...nas taxas que se pagam às Associações e Federações. Só no mês de Outubro a André de Resende pagou à A.B.A. setecentos e cinquenta euros. Acresce o seguro,inspecção e selo da carrinha do clube. Ainda o gasóleo para os jogos.
Mas não inscrevemos a Ana Pinto nem o Duarte Ralha! E só temos um dirigente inscrito! Isso faz de nós uns irresponsáveis?
   Mas quem tem sido os puritanos que clamam o cumprimento de todas as formalidades? Os jogadores?, Os treinadores? Os dirigentes dos clubes? Não ! 
São os árbitros e os dirigentes Federativos/ Associativos! É preciso explicar porquê?
   O orçamento de Estado do próximo ano prevê um corte no apoio ao desporto de cinquenta porcento. Imagine-se o que acontecerá! 
O Barreirense, o F.C.Porto, o Lusitânia cumpriram todos os requisitos...já o CAB Madeira jogará toda a primeira volta do campeonato na Madeira e na segunda volta, quando vier ao continente fará todos os jogos de rajada! Isto sim...é cumprir as regras!
   No Alentejo também muitos clubes cumpriram sempre...
Ps. Como facilmente se entende, o episódio do jogo de sub 14 dos Salesianos foi apenas um acontecimento menor em que a treinadora nunca fez questão de se sentar no banco e o árbitro de bancada, que assinou como oficial de mesa, apenas retribui o favor a quem o nomeou formador de árbitros, quando o seu currículo indicava o contrário e as suas avaliações teóricas o colocaram sistematicamente no fundo da tabela classificativa.
                                                                                          Luís Francisco

17/10/2012

Árbitro de bancada impede realização do jogo

Sub 14  Salesianos  x   André de Resende
 O jogo não pode ser efectuado, pois dez minutos antes de começar, um espectador afirmando estar na qualidade chefe da formação dos árbitros, ter entrado no recinto de jogo e tentar determinar quem é que poderia sentar-se no banco da André de Resende. Não estando reunidas as condições de legalidade, pois o referido individuo não estava nomeado como árbitro, nem sido eleito para qualquer cargo dirigente, a equipa da André de Resende recolheu ao balneário até que estivessem reunidas as condições em que jovens devem praticar desporto. Após a ausência do referido individuo, as equipas disputaram um jogo amigável, que decorreu no melhor espírito desportivo.
   A André de Resende solicitou à Associação de Basquetebol, a abertura de um inquérito a estes acontecimentos, procurando averiguar mais dados que justificam a intervenção do referido árbitro de bancada, bem como as razões e o/os eventuais mentores que durante a semana anterior ao jogo congeminaram a estratégia.
Num jogo de crianças, todas com menos de 13 anos!!!

Sub 16   André de Resende 117  x   Estremoz 35
   Duas equipas que mereceram o melhor dos aplausos: A André de Resende pela evolução tecnico/tática que apresentou; O Estremoz pela excelente postura que revelou, bem como a evolução que regista. Afirmou o seu treinador que estes jovens treinam 2 vezes por semana às 06:30 da manhã. Têm mérito.
Destaque para Imaginário 36, Ivan 29 e mini Marques 23.

Sub 19   André de Resende   x   Lisnave
   A vitória das almadenses é justa como é reconhecida a excelente réplica das eborenses. Não há memória de ver uma equipa feminina que pratique um tipo de jogo tão agressivo, por vezes mesmo violento, com comportamentos que estiveram de acordo com a postura de adeptos na bancada.
Jogaram: Sara R, Sara Z., Daniela, Marta, Ana 17, Carolina 4 e Mafalda 2
Sub 18  Eléctrico  58  x   André de Resende  74
Jogaram: Fadista 8, Carlos 9, Júlio 2, Banha 11, Gonçalo 5, Diogo 7, Cuco 16, Filipe 16 e Marques 4.

14/10/2012

Grande vitória em Almada

Feminino -   Basket Almada 46  André de Resende 48

   Num jogo com muitos erros técnicos de ambas as equipas, a André de Resende venceu num final emocionante. Mercê de uma defesa zonal, as eborenses recuperaram de uma desvantagem de 8 pontos ao intervalo. Nenhuma atleta mereceu um destaque especial pois mais uma vez, o colectivo prevaleceu. Jogaram: Ana F.13 Mafalda 13, Marta 12, Carol 2, Sara Ramos 2 e Sara Zambujo 6 
   É certo que esta equipa da André de Resende não é mais evoluída do que as dos anos anteriores, mas tem uma característica que a distingue das restantes: a solidariedade e amizade entre as atletas, que se reflecte em campo. Com efeito o número de turn-overs é grande, mas em nenhum momento se vê alguém ficar aborrecido com a colega de equipa. Esta vitória foi assim a primeira de várias que vão surgir.

Sub 14  André de Resende 55 Beja Basket 107

   A expectativa era grande para ver jogar a nova equipa de sub 14 sob a liderança de Sérgio Rosmaninho. Os petizes marcaram 55 pontos e isso foi o mais importante, face a um adversário que ainda é muito forte e que tem nas suas fileiras o atleta mais forte deste escalão: uma delicia para ver jogar!
   Jogaram: Miguel Ramos 13, Miguel Galo 7, Pedro M1, Pedro S.13, Guilherme 2, Gabriel 13, Victor 2 e Zé S.

Sub 20  André de Resende ??  A. Reguengos ??
   Excelente jogo treino, arbitrado por atletas das próprias equipas e que terminou com a conversão de um lançamento de meio campo da nova aquisição do clube rival: João Leitão.
   A vitória do visitante foi abrilhantada por excelente exibição da André de Resende que manteve o marcador sempre equilibrado até aos últimos 3 minutos.
   Boas indicações de Diogo Borges, Gonçalo Santos e Pedro Banha, confirmação de Nuno Costa e J. Moran, Júlio Serra evoluiu muito mas a fragilidade física ainda o limitam a este nível e Alexandre Cuco, Marques, Carlos V. e Filipe Orvalho que já se mostraram num patamar superior.

Nota do Dia:               HOJE O SÉRGIO ROSMANINHO FAZ ANOS
   Quem o viu hoje no pavilhão, vestido com uma elegância extrema e que como eu não lhe deu os parabéns, merecia um castigo. Na tentativa de minorar o lapso, deixem aqui uma mensagem ao nosso aniversariante!   

09/10/2012

Pagamento de quotas de 2012-13

  Como é do conhecimento geral na época transacta um terço dos atletas não regularizaram as quotas respectivas, o que originou um prejuízo nas contas finais. Assim para esta época:
 -   Os atletas com menos de 13 anos pagam 8 euros/mês sendo este valor entregue ao treinador.
 -  Todos os atletas que participem nas competições de sub 16-18-19 e 20 terão que pagar 40 euros junto com a inscrição (até final de Outubro). Este valor serve para o pagamento do seguro desportivo.
No final de Dezembro terão que pagar mais 40 euros (prefazendo 8 euros/mês).
Em Março poderão nalguns escalões pagar mais 20 euros, em função do nível de competição a que chegaram. Caso seja necessário este ajuste, os atletas pagarão 10 euros/mês.

01/10/2012

Raparigas perdem mas deixam boas indicações

Montijo  x  André de Resende sub19

   Começou o campeonato regional das nossas raparigas e reconheça-se que estiveram muito bem, apesar da derrota. O treinador e atletas adversárias merecem um elogio, pois souberam respeitar a nossa fragilidade e rodaram todas as suas atletas. Muito bem. Na equipa eborense, Carolina e Mafalda Pinto estiveram uns furos acima das restantes.
Sara Ramos 2, Sofia B. 2, Daniela 2, Carolina 8, Mafalda 13 e Sara Z. 


Ao sábado de manhã há craques em actividade
   Todos os sábados de manhã os pais vão ao pavilhão ensinar os filhos como se joga e o estilo desta vedeta não engana!
      Atletas "Malteses" 61 x "Resto do Mundo" 59
  Grande embate entre os atletas que representaram Portugal em Malta e os restantes atletas de sub 18/sub 20. Foi bonito de ver o empenho e a intensidade do jogo em que a vitória só apareceu nos últimos segundos.
 André de Resende sub18    x   Salesianos
              Um erro a não repetir
   Num jogo que deveria ser amigável e em que a maioria dos atletas das duas equipas e os seus familiares assim o interpretou, foi estragado por atitudes menos próprias durante e no final por alguns (poucos) jovens que não souberam estar ao nível de todos os que estiveram no pavilhão. Alguns ainda não entenderam que agora representam os Salesianos, uma instituição que também no basquetebol, ajudou na formação pessoal de todos os que por lá passaram. Lamenta-se, mas não volta a acontecer e um jogo que deveria ter dado prazer a quem viu e quem jogou, tornou-se numa tarde menos conseguida.
   Professor Manuel Alcarío - Foi durante três décadas o rosto dos Salesianos de Évora. Homem integro e dedicado, capaz do gesto mais elevado por um amigo, fosse ele aluno ou qualquer outro. Foram várias as gerações de jovens que aprenderam a importância da Escola e paixão do basquete. A sua dedicação fê-lo "trair" a sua paixão, o voleibol.
    Este ano a Escola Salesiana de Évora entendeu terminar o vínculo que os uniu. Foi sem dúvida um dos momentos mais tristes da sua vida, mas como os fortes, vai encontrar outra motivação e sentir-se novamente útil a ajudar os mais jovens.
   A questão que se coloca é:
   Estarão os mais novos preparados para substituir aquele que foi o professor mais dedicado dos Salesianos? Tendo eles aprendido os valores, e isso é indiscutível, terão a capacidade de continuar o que de grandioso deu este homem a esta escola e à cidade?
TODOS VAMOS TORCER PARA QUE A RESPOSTA SEJA POSITIVA.

  Cruz Quebrada 61 x André de Resende sub20  40
   Num jogo de apresentação da equipa da casa, a André de Resende aproveitou para rodar alguns dos atletas com menos minutos e não tendo sido um resultado positivo, serviu o objectivo.
Jogaram: Diogo, Filipe, Nuno, J. Bernardo, Marques, Moram Banha e Grenho.

  André de Resende (sub19)  40  x Palhavã  69
09-14;10-25;06-17 e 15-13

   Com uma primeira parte demasiado fraca, o resultado desnivelou-se para uma diferença de 20 pontos. A segunda parte trouxe mostrou uma equipa diferente, mais concentrada e que deu esperança de conseguir melhores resultados neste campeonato. Nenhuma atleta mereceu destaque pela positiva, pois foi o colectivo que justificou um resultado equilibrado na 2ª parte.
Sara Ramos 2, Sofia B. 4, Ana F. 16, Marta 2,Daniela 6, Carolina 4, Mafalda 5 e Sara Z.