30/11/2012

Pérola

Corria o ano de 2009. o Atlético de Reguengos vencera na final a André de Resende em Estremoz e estas 3 vedetas estavam a exibir um sorriso amarelo com o troféu de 2º lugar.

26/11/2012

Brilho em Moscavide

 Sub 20       Moscavide 51  x  André de Resende  71
Mantém-se a esperança de ficar entre os melhores
   Mais uma página marcante na história desportiva destes jovens. Começou com um enorme susto na viagem, quando a carrinha em que viajavam entrou em desvario provocada por óleo na estrada. Felizmente ficou-se pelo aparato do acidente, sem qualquer dano físico, só possível pelo facto da reduzida velocidade a que se deslocavam.
   O jogo fica marcado pelo permanente domínio da André de Resende, que só perto do intervalo permitiu que o adversário chegasse aos 2 pontos de desvantagem. A equipa foi de um enorme rigor tático, que se traduz na marcação individual de pontos. Vejamos: Carlos 8, Banha, Gonçalo, Moran, Ganhão 23, J. Bernardo 20, Cuco 12, Borges, Marques 8.
   Num piso escorregadio, os atletas de Évora souberam sempre jogar dentro dos 6,75, fechando todas as penetrações a defender( correndo o risco de sofrer 6 triplos até ao intervalo) e atacar na mesma zona do adversário. Jogo de entrega para os atletas do perímetro, jogo de glória para os interiores.Quarenta pontos foram marcados pelos jogadores perto do cesto e metade dos restantes foram concretizados na mesma área. Brilhante disciplina táctica  Os últimos 2 minutos foram um regalo para a enorme assistência de Évora que esteve em Moscavide. 

Sub 18 André de Resende 107 x Atlético Reguengos 55
Inicio demolidor
Com um parcial do 1º período de 33-7 a André de Resende decidiu cedo um jogo que poderia complicar-se. Pela negativa fica a lesão de Filipe Orvalho que não consegiu chegar ao final do jogo. Os restantes períodos nem sempre foram bem jogados, mas sempre com empenho de todos.
Jogaram:Fadista 10, Carlos 28, Banha 2,Ganhão 20,Cuco 25, Filipe 9, Marques 10 e Gonçalo 3.

sub 16  André de Resende 114  x Elétrico  49
Inicio comprometedor...2ª parte com bom nível 
   Com um inicio muito fraco, a André de Resende começou a complicar um jogo que se tornou mais fácil com a alteração defensiva. Este momento do jogo deve fazer reflectir os atletas para a fraca concentração defensiva e rigor a atacar. Neste período só Tiago Ramalhinho 11, Fernando Costa 4 e Oleks Orlik 14 estiveram bem. Na 2ª parte tudo mudou e os restantes atletas melhoraram as suas exibições: Duarte 16 (1º cesto de campo ao minuto 16), André 12 (10 pontos no 2º período), Ivan 10 (4 pontos nos primeiros 3 períodos), Marques 29( nenhum cesto convertido no 2º período e apenas 4 no último) e Ricardo 17( 2 faltas em 10 segundos quando entrou em campo).

 Sub 19       Palhavã 46  x  André de Resende 39
Custa tanto perder assim...
Jogado em circunstâncias particulares, pois a chuva entrava no pavilhão e o campo tinha quase uma dezena de panos no chão para alertar as atletas para o perigo, a André de Resende fez um excelente jogo. A dupla Carolina/6 Ana 25 esteve em plano superior bem ajudadas pelas suas colegas Sofia 2, Sara 1 e Mafalda 12. A dois minutos do fim a recuperação no marcador deixava o jogo a dois pontos e o Palhavã só tinha marcado 2 pontos no último período. Ana Francisco em contra ataque isolada escorrega 2 vezes consecutivas na água debaixo do cesto e a derrota aconteceu.
Se a exibição colectiva foi boa a derrota só aconteceu pelo número exagerado de lançamentos fáceis falhados. Na retina fica como exemplo uma acção individual de Carolina Cordeiro, que num "costa a costa" passou por todas as adversárias e quando todos se preparavam para aplaudir tão brilhante acção...a bola não entrou!

 Sub 14 F    Reguengos 67 x  André de Resende28
   As informações chegadas à redacção dão conta de um bom jogo das nossas raparigas que estiveram muito melhor do que na jornada anterior. Vitória de Reguengos, que é muito mais forte nesta fase da época.
 Sub 14 M   Reguengos 76  x  André de Resende64
   As informações chegadas à redacção dão conta de uma derrota por 6 pontos, logo mais uma grande exibição face a um opositor muito forte!
Miguel 18,Santana 18,Vidal, Couto 9, Guilherme, Gabriel 19,Miguel Galo.

22/11/2012

Quando o piso fica molhado é preciso que alguém limpe...

 Zé Seidi: Está aqui a Esfregona!

Ana: O que é que o Zé está a dizer?  Mourão: Não sei, não entendi! Vitor: No entendi, yo hablo espanhol!


  
João Dias:   Só dou a bola, quando forem limpar!




Marretas aí de cima...em vez de dizerem mal, venham cá limpar isto, que é só água! 






 - Ehhh  nenhum de nós vai levantar o traseiro.... só se for o Engenheiro que já está de pé!

 Sim...vocês marretas que insultam os árbitros...

 Simba: Béu Béu, se ninguém se oferece, aqui vai uma!





João Calçada: estava a ver que não podia exibir o meu estilo!










21/11/2012

Jovens em destaque

  Não é todos os dias que se vêm jovens nos escalões de formação a conseguir realizar em jogo a acção mais espectacular no basquetebol: o afundanço (smash). No passado fim-de-semana, estes três jovens conseguiram-no e isto adoça o apetite para ter mais jovens a tentar fazê-lo, mas mais importante, leva os mais pequenos aos jogos dos mais velhos para poder ver in loco esta acção que empolga todos os que assistem.
   Os parabéns para DIOGO GANHÃO, PEDRO MARQUES e ALEXANDRE CUCO

18/11/2012

Juniores deram espectáculo


sub 18  Salesianos 21  x   André de Resende 126
Alexandre Cuco...por onde tem andado?
   É verdade que a briosa equipa dos Salesianos jogou desfalcada, mas nem isso tirou o mérito de uma exibição defensiva quase perfeita. Os contra ataques sucederam-se e não é todos os dias que se vêem atletas desta idade terminar o jogo com quatro afundanços.
   Toda a equipa esteve muito bem, mas Alexandre Cuco esteve imperial. Foram dele os ressaltos, os roubos de bola e especialmente os afundanços, ficando pendurado no cesto. Nunca o tínhamos visto fazer uma exibição assim. Jogando desta maneira, ofuscou os restantes colegas...que foram brilhantes: Diogo Ganhão e Marques também afundaram, Carlos fez mais de 20 assistências e Filipe Orvalho...foi Filipe Orvalho!
   Os Salesianos merecem um justo elogio, pois mesmo com a equipa desfalcada e a desvantagem do marcador, lutaram e pressionaram campo inteiro. Os nossos parabéns.
 Jogaram: Fadista 5, Carlos 6, Banha 10, Gonçalo 2, Vaz 3, Marques 9, Filipe 35, Ganhão 33, Cuco 23.

sub 14  André de Resende 80  x   Salesianos 50
Excelente exibição com muitos pais de ambas as equipas a dar colorido ao jogo
Este video de 14 segundos mostra como a equipa de sub 14  conclui de forma organizada um excelente contra ataque. 
As duas equipas são "rivais" por serem da mesma cidade, por serem amigos e os seus familiares e treinadores também o serem e ainda porque a estrutura de jovens com pouco tempo de basket ser comum. Começou melhor os Salesianos e o equilíbrio veio no 2º período, muito pelo facto da equipa da casa não ter 8 jogadores como o adversário, o que implica derrota administrativa. Contudo a 2ª parte mostrou que os atletas mais experientes dos azuis estavam imparáveis, a confirmar pelos 59 pontos do tridente:Miguel Ramos 25, Pedro Santana  14 e Gabriel 20. Para além destes, estiveram igualmente bem: Pedro Couto, Vitor Vidal, Pedro Mourão, Guilherme Calçada 2,
   Um aspecto muito importante a merecer destaque é o crescente número de pais a assistir aos jogos de basquetebol e neste, o número elevado de famílias e o espirito de amizade entre "as claques" deu o enquadramento ao jogo que as crianças merecem. Com estes ambientes, os valores transmitidos são muito mais importantes do que o jogo em si.

 sub 19  André de Resende 46  x   Montijo 75
Ainda assim...muito fortes
O Montijo não apresentou em Évora a sua equipa mais forte, o que permitiu um equilíbrio no marcador até ao minuto 16( 19-23). A partir daí o Montijo mostrou-se forte de mais para as atletas de Évora.
Jogaram: Sofia Barros, Sara Ramos, Carolina Cordeiro, Mafalda Pinto 5, Marta Baúto 7 e Ana Francisco 34

sub 14 fem. Elétrico Ponte Sôr 84 x  André de Resende 4
Demasiado fortes para as petizes de Évora

06/11/2012

Mulheres só com vitórias

sub 14 feminino:    André de Resende 76 x Estremoz 19
           As raparigas mais pequenas estrearam-se com uma vitória

Jogo muito interessante pela entrega das duas equipas mas essencialmente pela presença de muitos pais que apoiaram de forma vibrante as duas equipas.
Está encontrada a base da nova equipa feminina da André de Resende:
Matilde Robalo 12, Leonor Pereira 6, Rita Trindade 8, Maria Pereira 15, Tânia Murteira 4, Matilde Francisco 4, Ana Costa 8,Leonor Cordeiro 19, Margarida Júlio e Carmo Freire.

sub 19 feminino:André de Resende x Grândola 
Excelente campanha e... 1ª vitória em Évora

   A expectativa de obter a primeira vitória em Évora fez com que a André de Resende pressionasse muito e registasse 18-8 no final do 1º período. O dominio manteve-se ao longo de todo o jogo, mas os últimos 5 minutos do jogo mostraram uma equipa confiante e com enorme cumplicidade entre todas as atletas. Mafalda e Ana Francisco marcaram quase 50 pontos, mas foi Carolina Cordeiro quem assistiu em grande número. Sara Ramos 4 e Sofia Barros 4 mostraram enorme empenho com grande nº de roubos de bola.Muito bem. Marta Baúto 13 jogou bem, mas pode ainda jogar melhor. MVP: Ana Francisco 33 e Mafalda Pinto 19.                           

sub 16 masculinos:André de Resende 113 x Estremoz  37
Uma vitória na caminhada da conquista do tri-campeonato neste escalão
Jogaram: André Mira 9, Fernando Costa 4, Olkesdr Orlyk 5, Tiago Ramalhinho 4, Ivan Mendes 18, Duarte Imaginário 13, Ricardo Carvalho 22 e Mini Marques 32  

sub 20:  Barreirense  103 x  André de Resende 40 
                      Sem apelo nem agravo
   Jogo na famosa "caixinha" pelas reduzidas dimensões, o Barreirense aplicou à André de Resende a receita habitual quando joga neste pavilhão: uma pressão em campo inteiro que beneficia com a diminuição do espaço e a permissão de contactos em excesso por parte da arbitragem. Apesar do critério ter sido igual, beneficia a equipa que é mais alta e mais pesada. A equipa de Évora, sem Nuno Costa e João Bernardo, os atletas mais experientes, foi assim cilindrada na primeira parte e apenas na segunda conseguiu mostrar qualidade. O Barreirense ajudou imenso no crescimento dos nossos jovens atletas, pois nos seus muitos anos de basquete, nunca haviam sofrido uma defesa pressionante tão intensa.
   Ao contrário do que se possa pensar, a equipa de Évora não fez a rotação de jogadores a pensar na jornada dupla, mas pela necessidade de encontrar soluções. A resposta do banco foi mais eficaz do que o 5 inicial: 19 pontos marcados contra 21. 
Jogaram: Fadista 2, Carlos Valente 7, Júlio Serra 2, Pedro Banha, Gonçalo Santos 6, João Moran 6,Diogo Ganhão 9, Alexandre Cuco 1, Filipe Orvalho 5, Diogo Borges e Pedro Marques 2.

Seixal 86 x  André de Resende  52 
   Os últimos 4 minutos não desilustram uma excelente exibição 
   Jogo quase decisivo para as aspirações dos estudantes opôs a jovem equipa de sub 18 eborense contra a forte equipa de sub 20 do Seixal com metade dos seus atletas podiam integrar uma equipa sénior da pro-liga. A André de Resende conseguiu sempre manter a diferença de 10-12 pontos de diferença, defendendo sempre com enorme agressividade e alterações táticas. A diferença final espelha-se no parcial dos últimos 4 minutos do jogo, onde a um triplo dos de Évora responderam os do Seixal com 3 e um score de 18-4. A enorme necessidade de defender os dois postes com mais de 2 metros e a opção de os fechar em 2x1, permitiu ao adversário lançar mais de 20 triplos e converter 8.
Ainda assim, a André de Resende está de parabéns, demonstrando assim que já consegue defrontar as melhores equipas
Jogaram: Fadista 2, Carlos Valente 10, Júlio Serra, Pedro Banha 3, Gonçalo Santos, João Moran, Diogo Ganhão 17, Alexandre Cuco 7, Filipe Orvalho 5, Diogo Borges 3 e Pedro Marques 5.
pontos do 5 inicial: 36   pontos do banco: 16
                          
Beja 107  x  André de Resende 59
A evolução da André de Resende merece um elogio e a marcação do tridente Ramos, Santana Gabriel é de registo: Santana 18, Ramos 12, Couto, Pedro Mourão,Galo e Gabriel 13.
Estas prestações vêm na sequência dos pontos marcados no jogo anterior contra o AJES:
 Santana 12, Ramos 24, Couto 22, Gabriel 14 e o primeiro cesto de Pedro Mourão que foi festejado efusivamente pelo próprio e pelos familiares!