28/01/2013

CAMPEÕES- André de Resende na Diário do Sul TV

sub 18 André de Resende 75 x Eléctrico Ponte Sôr 55
A disputa do título que deu o Bi- Campeonato

   Jogo emotivo entre as candidatas ao título e naturalmente as melhores equipas do campeonato. A André de Resende é a mais forte equipa dos últimos anos e o Eléctrico tem atletas que já jogam com regularidade na Próliga. O mesmo aconteceria com os jovens eborenses caso a sua cidade tivesse igualmente basket de elevado nível.
   Os estudantes comandaram sempre o marcador, com destaque no ataque para Carlos Valente e Alexandre Cuco. Contudo o sucesso da equipa esteve na defesa pressionante e aí é sempre o colectivo que se destaca.
   Realce para o facto da maioria destes jovens terem conquistado o seu penta-campeonato e o jovem João Marques pode ainda este ano e com a idade de 15 anos conseguir o seu 6º título. É o que resulta de ter um grupo de amigos que o ajudou a ganhar enquanto era pequeno e um irmão que o vem ensinando! 
Jogaram: Fadista 1, Carlos 22,Banha 6, Gonçalo,Ganhão 14,Cuco 21,Ricardo 2, Borges 2, Vaz, Marques 1, Mini Marques 4, e Ivan.

25/01/2013

Mais equipas apuradas para competições nacionais

Depois dos rapazes e raparigas mais velhos, agora os sub 16 e 18 também garantiram a presença nas competições nacionais. Entretanto as pequenitas...

sub 14 F Basket Almada 93  x  André de Resende  39
  Seixal  107 x  André de Resende 20
Pequenitas da André de Resende são mesmo... pequeninas!
   A equipa da André de Resende de sub 14  que disputa a Taça Nacional é constituída na sua maior parte por atletas de 11-12 anos e apenas 4 raparigas de 13. O resultado prático traduz-se na diferença enorme na estatura e peso, bem como nos pontos que os vários marcadores vão registando. Nesta época de 2012-13 as jovens têm vinda a ganhar qualidade e experiência, sabendo a sua treinadora - Ana Pinto- que terá uma grande equipa para os próximos anos. Entretanto repare-se nas imagens:
 Matilde Francisco "intimida" a sua oponente!

               Leonor Cordeiro não vê ninguém do seu tamanho...e esbarra na cintura da adversária!!!


 sub 16 M  André de Resende 60 x  A. Reguengos  51
   A vitória  garantiu a ida á Taça Nacional.Jogando uma primeira parte quanto baste e rodando todos os jogadores, a André de Resende entrou para a segunda parte com grandes possibilidades de vencer com facilidade. Contudo os 5-6 jogadores que participaram neste período jogaram de forma desgarrada, sem qualquer colectivo, abusaram das acções individuais e nunca conseguiram ser clarividentes. O resultado desta anarquia tática é que tiveram que sofrer até ao final, perante uma excelente réplica do adversário, que se bateu sempre com galhardia. Os jovens da André de Resende venceram com mérito e merecem ser felicitados pelo empenho, mas não pela clarividência. Têm agora 2 jogos,em que só a vitória lhes poderá dar o título regional e ainda assim, só por mais de 9 pontos sobre os Salesianos!
Jogaram: Orlyc 2, Sarkhar,Couto, Santana, Fernando, Ivan 6, Ramalhinho 3, André 8, Ricardo 2. O destaque vai para a excelente exibição na 1ª parte de Duarte Imaginário 15, e em todo o jogo de Mini Marques 24.
 sub 18 A. Reguengos 40 x André de Resende  69
Jogando o quanto baste, pode dar mau resultado!
   A  vitória garantiu a ida á Taça Nacional, ficando para 4ª feira o jogo do título contra o Eléctrico de Ponte de Sôr. A equipa de Reguengos foi até ao presente quem mais dificuldades criou à André de Resende neste regional. Merecem assim o elogio, treinador e atletas pela excelente atitude competitiva, muito forte fisicamente e com enorme eficácia de lançamentos. Só a qualidade dos atletas de Évora foi capaz de contornar as enormes dificuldades que adversário e o piso escorregadio foram criando.

 12-16; 6-20; 8-18 e 13-15.Jogaram: Fadista 6, Carlos 22, Banha 5, Gonçalo 7, Cuco 9, Borges 3, Vaz 4 e Marques 13



                  Sub 19 Femininos da André de Resende realizam campeonato brilhante
  
Nunca a André de Resende tinha jogado num campeonato fora da sua jurisdição e vencido 5 jogos. Ficou o amargo de não ter vencido mais partidas, pois apenas o GDESSA e Montijo se mostraram claramente mais fortes do que os restantes.
   Ana Francisco, Mafalda Pinto, Carolina Cordeiro, Marta Baúto, Sara Ramos, Sofia Barros, Sónia Vilar e Sara Zambujo merecem assim os parabéns.       

CAMPEONATO REGIONAL DE SUB 19 FEM
                Equipa                                  V             D             PM         PS           Dif          Pontos
          GDESSA                               14           0             1544      368         1176         28
          MontijoBandaBasket              12           2             913         485         428         26
          Clube Lisnave                           9           5             905         599         306         23
          C Rec Palhavã                          9           5             651         684         -33         23
          GDR André de Resende       5            9             644         906         -262       19
          Scalipus CS/Sniper                  4            10           529         900         -371       18
          Basket Almada Clube              3            11           591         913         -322       17
          CAB Grândola                        0            14           352         1274      -922       14

22/01/2013

Ivan o Terrível

   O atleta de sub 16 Ivan Mendes tem vindo a cumprir um programa de musculação para aumentar a massa muscular, bem como um trabalho técnico de melhoria do seu lançamento. Os resultados já se vêem com o seu primeiro triplo conseguido em Ponte de Sôr e na questão física, a imagem não deixa dúvidas...
Nota: Para os invejosos, trabalhem muito que conseguem parecido

Virgem Suta em casa da Sofia Barros e na RTP


21/01/2013

Fim de semana de temporal

   No sábado, o temporal tinha arrasado o telhado de um dos blocos da André de Resende, partido 2 árvores...mas estes jovens e os seus pais foram jogar basket, demonstrando o gosto pelo jogo. CHAPEAUX! 
                           
  O temporal varreu igualmente a nossa equipa de sub 14 femininos, que sofreram uma leve brisa no sábado contra o Portimonense e uma tromba de água contra o Carnide. Contudo os números escondem evolução e uma atitude de enorme nobreza. As jovens cujo inicio começou há uns meses, pouco mais podem fazer contra adversárias que têm anos da modalidade.

Sub 16 vencem em Ponte de Sôr com destaque para o triplo de Ivan... "o terrível"
Aguardamos a crónica
André de Resende 24   x   Portimonense 77
Público, ginástica e grande ambiente

André de Resende 7  x  Carnide 164

17/01/2013

Ao longo dos anos, tudo tem acontecido no GDRAR

                                                       Pedidos de casamento...

Disputas conjugais...

Atletas que amuam e levam o cobertor para o jogo, protestando por estar 10 minutos sem jogar...
 
Atletas que só pensam nas francesinhas
E depois ficam gordos, tipo bolacha...
 Atletas a quem é o álcool lhes dá prazer, enquanto os treinadores fingem olhar para o lado...

Atletas a quem o álcool fez mal...

Atletas a quem o álcool fez mal...
                      Pais que ameaçam os treinadores, porque os seus filhos não jogaram no 5 inicial...  
                        Pais encarcerados por se terem sentado no banco sem estarem inscritos na F.P.B.

10/01/2013

Sub 20 vão à Taça Nacional e são candidatos!

sub 20  André de Resende 72  x Moscavide  69
Fadista 7, Banha 6, Vaz, Moran 4, Ganhão 19, Cuco 19, Marques 5 e Carlos 10
20-14; 14-11; 15-16 e 23-28
   Esta foi uma vitória com tristeza, pois em igualdade pontual com o Belenenses, a André de Resende viu-se relegada para a Taça Nacional, onde vai disputar com o Moscavide, Simecq e Queluz a presença em mais uma final nacional, depois de o ter conseguido na época anterior no escalão de sub 16. 
   O jogo teve pouca história, pois o rival começou a vencer nos primeiros 4 minutos, tendo a equipa de Évora passado para a liderança durante todo o restante tempo. Os últimos segundos do jogo ainda trouxeram alguma emoção com 2 triplos e 3 lances livres do Moscavide que aproximaram o marcador. As duas equipas mostraram qualidade e respeito, tendo a equipa de Lisboa  sabido ser mais eficiente na linha de lances livres, pois beneficiando de 33 lances livres converteu 18, enquanto a André de Resende converteu apenas 13 em 27 tentativas.
   Alexandre Cuco com uma 1ª parte de elevado nível e Diogo Ganhão estiveram um pouco acima dos restantes que ainda assim contribuíram para uma vitória merecida. Pedro Banha e Moran contribuíram essencialmente com os lançamentos exteriores; Vaz defendeu bem mas ataca com demasiado nervosismo; Fadista não sabe jogar mal, mas esteve menos bem a atacar; Marques e Carlos Valente são atletas com qualidade de quem se espera sempre o melhor, mas estiveram uns furos abaixo.
Sub 19 Grândola 30  x André de Resende 72 
A melhor época de uma equipa feminina da André de Resende
Sónia 12, Sofia 4, Sara 3, Carolina, Marta 23, Mafalda 8 e Ana 21
   Terminou o campeonato regional para a equipa de Évora que esta época competiu com as equipas de Setúbal. O balanço foi claramente positivo, pois estas jovens apenas perderam claramente com Montijo Basket e GDESSA que demonstraram qualidade que só se atinge com muitos anos de trabalho. As 5 vitórias são um marco de qualidade e individualmente as atletas revelaram uma evolução notável. Para o excelente resultado desportivo contribuiu a postura de um grupo de jovens que revelou uma postura diga de registo. A aquisição de Sara Ramos, um regresso, veio ajudar a criar um ambiente de amizade fundamental para se construir uma equipa. Sofia Barros melhorou a cada jogo e terminou com qualidade; Marta Baúto termina o campeonato como uma das melhores jogadoras da equipa; Mafalda Pinto não fez grandes exibições mas demonstra um potencial que a vai guindar como uma das atletas com mais futuro; Ana Francisco não podia treinar regularmente e ainda assim foi quase sempre a mais esclarecida e melhor marcadora; Sónia fez a 2ª volta e soube integrar-se bem, ajudando o grupo; Carolina Cordeiro foi a revelação da época tornando-se numa base de enorme potencial, sendo decisiva nalguns jogos.
Merece destaque ainda a ajuda de Leonor Cordeiro e Sara Zambujo que colaboraram em jogos importantes, mas foi o "manager" Manuel Cordeiro que sempre acompanhou esta equipa e que foi com a sua postura quem melhor soube demonstrar tudo o que o desporto deve proporcionar.

Sub 16 Estremoz 27  x André de Resende  121
Fim de semana para massajar o ego!
   A equipa de sub 16 teve um fim de semana descansado com 2 jogos onde os números falam por si. O mais interessante seria ver até que ponto os jovens de sub 14 se poderiam integrar no grupo...faltaram ao primeiro jogo.
Ivan 11, Imaginário 44, Tiago 17, Mini 20, Oleks 5, Sarkhar 4, Fernando 5 e Ricardo 15
sub 16  André de Resende 111  x Campomaiorense  45
Ivan 10, Imaginário 10, Tiago 14, Mini 36, Oleks 12, Sarkhar 6, Fernando 6, Miguel, Pedro 4 e Ricardo 8

sub 14 F  Farense 78  x  André de Resende  27


 Jogaram:  Rita3,Matilde R.4, Maria 10, Leonor 2, Leonor C 4, Tânia 4, Matilde, Ana e Carmo
   A caminhada da jovem equipa continua cravada de espinhos e a derrota voltou a acontecer. Merece destaque o facto de a cada jogo que passa os números têm vindo sempre a diminuir, revelando o bom trabalho de Ana Pinto.
   Merece um enorme elogio o espirito com que alguns pais estão a acompanhar estas jovens. Esta deslocação mereceu mais uma vez a enorme ajuda de José Trindade e Palmira Júlio que com a sua postura transmitem valores que não se refletem em marcadores de pavilhão. As suas filhas são e continuarão a ser jovens de formação pessoal superior e devem-no a esta forma de estar das suas famílias. CINCO ESTRELAS!

Convívio minibasquete em Serpa
   Este órgão de comunicação aguarda fotos do evento

09/01/2013

Vida difícil ser pequenina...

                                                        As adversárias parecem mães...
                                                             A bola salta demais...
                                                      Até a barriga adversária assusta...
                                                           Até o soutien atrapalha...
                                                E a bola...quase que chega à cabeça
                    Para se ultrapassar uma adversária...quase que é preciso ir à praça do Giraldo...
                                      E até o árbitro deixa de ver, embrulhado nos cabelos...
                                        - Gaita...o que é que eu faço agora? Parece um tanque!

01/01/2013

Raparigas...mais uma vitória! Sub 20...adiaram para a última!

 sub 19   André de Resende 56  x   Scalipus 38
Mais uma vitória para o excelente campeonato...
   das nossas raparigas, que assente numa 1ª parte de excelente nível (34-10) souberam construir uma margem dilatada para a 2ª parte. A reacção adversária criou mais dificuldades e só com mais rigor táctico a André de Resende conseguiu a saborosa vitória.
Jogaram: Sónia 15 (boa 1ª parte e queda na 2ª com apenas 5 pontos), Sofia Barros (que grande jogo), Sara Ramos 2 melhora a cada jogo, mas ainda ressalta mal por falta de bloqueio defensivo, Marta Baúto 19 fez o seu melhor jogo pois procurou e conseguiu defender muito melhor, Carolina Cordeiro 11 e mais uma excelente exibição (quando tudo está dificil...surge a Tichazinha) e Mafalda 9.
Parciais: 16-8, 18-2, 10-18 e 12-10

 sub 20 André de Resende 67  x  Seixal  87
Tudo adiado para a última jornada
   A vitória faria a André de Resende depender unicamente de si própria para ser apurada, mas desde os primeiros instantes se percebeu que dificilmente se venceria um rival tão forte. O Seixal ganhou sempre uma pequena vantagem pontual, que os da casa iam esbatendo e perdendo com o desenrolar do jogo. O intervalo dava 14 pontos de diferença. A defesa em campo inteiro, com uma enorme pressão sobre o portador da bola igualou o marcador aos 7 minutos. Aqui tudo aconteceu:
- Uma falta muito violenta sobre Alexandre Cuco que o colocou fora da partida para estancar o sangue, exaltou os ânimos do público, mas galvanizou os da casa. O equilibrio foi-se mantendo e a emoção a aumentar. O regresso de Alexandre ao jogo deixou expectativa...mas tudo se desmoronou. Jogo emocionante, com equilíbrio até 3 minutos do final e ... um parcial de 0-14 deu a vitória ao Seixal. Fica assim para o último jogo a possibilidade de apuramento para o campeonato nacional e eventual presença entre as 16 melhores equipas do país, mas só a vitória sobre o Moscavide e a derrota do Belenenses na Cruz Quebrada trará o sonho à realidade.
Jogaram: Fadista 5 e Filipe 16 foram enormes, conduzindo bem os ataques e defendendo com uma agressividade notáveis. Carlos 9 distribuiu assistências e liderou sempre a sua equipa mostrando bem o papel de um líder. Cuco 12 mostrou que é bem melhor jogador que alguns adversários que são durante anos têm representado a selecção nacional. Ganhão 22 têm a "insolência" dos grandes jogadores. Foi um dos melhores marcadores do jogo e também ele se jogasse em Lisboa ou Setúbal teria oportunidade de vestir a camisola que tão bem ficou a estes jovens na competição do desporto escolar. Moran 2 e Vaz defenderam no limite ajudando os seus companheiros com a utilidade habitual. Pedro Banha tentou, mas o ritmo é muito elevado e nada trouxe de bom ao jogo.
   Num jogo muito difícil de dirigir a arbitragem esteve globalmente bem, com José Coincas ( o melhor árbitro em actividade) num plano muito superior.

 Sub 16  Salesianos 81 x   André de Resende 72
Pacto de não agressão...defensiva!
Jogo importante no acesso à taça nacional para a André de Resende decide-se com a vitória justa dos Salesianos. Equilibrado 3 períodos, apenas no 2º a equipa da casa ganhou a vantagem de 12 pontos .
O empenho das 2 equipas foi notório e o vencedor foi justo, mas o jogo fica marcado pelo elevado número de pontos das duas equipas. A razão de tal facto está intimamente associada ao elevado número de faltas e lances livres sancionados pela equipa de arbitragem. Independentemente da justeza das suas decisões, não é normal  48 faltas e SETENTA E TRÊS lances livres. Este critério condicionou naturalmente o jogo com 2 atletas excluídos e 5 à beira da exclusão. É reconhecido que a qualidade técnica das duas equipas não é elevada, mas esta crítica construtiva visa tornar os jogos menos maçadores para o público e com maior prazer para os atletas
   Jogaram André Mira 12, Duarte 14, Fernando Costa ,Sarkhar, Ivan 3 Ricardo 16, Tiago 6 e Mini 21.
parciais: 14-16 ; 25-13 ; 19-21  e  23-22

Sub 18    André de Resende  114  x  Salesianos  44
Excelente atitude de ambas as equipas!
A caminhada para o título regional teve o 1º jogo da segunda volta e as duas equipas evidenciaram a postura habitual com a André de Resende a defender no campo todo e os Salesianos a corresponderem com igual brio. Ao intervalo já a ficha de jogo assinalava 30 faltas para as duas equipas...um exagero! A André de Resende teve que se refugiar numa zona e os Salesianos afrouxarem a pressão defensiva. Ambas as equipas estão de parabéns pelo empenho.
Jogaram: Fadista 14,Ganhão 34,Cuco 11, Filipe 2 em 10 segundos, Vaz 14, Marques 19 e Mini 7- 15 minutos em campo e 5 faltas, Banha 13.
A arbitragem fica a ganhar com criticas construtivas e afirmando que o critério foi sempre igual...há comparações a reflectir:
- Contra o Seixal , num jogo muito difícil para a arbitragem pela intensidade e emoção, foram averbadas 13 (A.R.)+16(Seixal) faltas resultando em 23 lances livres.
- Neste jogo averbaram-se 26+26 e 56 lances livres! 
   Fica claro que João Dias, J. Marchante ou P. Marques são árbitros com enorme potencial, pois aliam a postura elevada e construtiva em todos os jogos, acrescido de terem uma experiência como jogadores adquirida ao longo de anos. Que o sector está muito melhor servido com todos os jovens que ultimamente têm actuado, bem acompanhados por J. Coincas, Miguel Almeida, Aires de Sousa e Ana Pinto.
   A arbitragem e o basquetebol no Alentejo só tem a ganhar com a mudança de mentalidade que se tem vindo a demonstrar. Dias menos felizes todos temos.

 sub 14 F   André de Resende  13  x  Seixal  125 
Muito fortes para as nossas pequenitas!
Primeiro jogo das nossas petizes na taça nacional, onde as dificuldades esperadas foram enormes. O importante deste jogo foi mostrar que à medida que este foi avançando as petizes foram melhorando. Os números mostram que pouco mais há a dizer sobre o jogo. Daqui a uns meses este resultado serve como comparação.