21/03/2013

Alentejo nas festas do basquetebol




 
 

O Alentejo vai participar novamente nas festas do Basquetebol em Albufeira. Os atletas e treinadores da André de Resende estão novamente presentes em todas as equipas masculina e feminina. Nos Sub 14: Pedro Santana, Miguel Ramos e Gabriel Vidal.
Nos Sub 16: Duarte Imaginário, Ricardo Carvalho e João Marques.
Nas sub 14: Rita Trindade e Maria Pereira.
Nas sub 16: Mafalda Pinto, Sara Zambujo, Sofia Galego, Carolina e Leonor Cordeiro.
   Sabemos todos que os resultados desportivos serão apenas os melhores que todos forem capazes, mas a marca Alentejo de comportamento e postura será a melhor. Aos treinadores e dirigentes que tanto se esforçaram nestes meses para que as equipas trabalhassem o melhor possível, queremos desde já demonstrar o nosso apreço. Mesmo sabendo que a capacidade competitiva será inferior ao de anos mais recentes, queremos que saibam que reconhecemos o esforço de todos. 
   Quanto aos atletas da André de Resende, saibam que todos sentimos enorme orgulho na sua presença e ficamos a aguardar notícias e fotos para partilharmos entre nós.
Bons jogos e sorte em nome de todos os atletas treinadores e pais da André de Resende. 

14/03/2013

SUB18 Torres Novas-GDRAR 2013.03.09


Contas Setembro-Fevereiro

Despesas 4.815

Receitas 2950

Seguros desportivos, arbitragens e participação em provas:                        1850
Quotas 

                                1040 
Manutenção e seguro carrinha:                     1350
Donativo 
                                 1500
Equipamentos Spidora:   429
Equipamentos Spidora: 360
Transportes e outros    1186
Aluguer carrinha:           50
Saldo - 1865 euros
Nota: Estes valores não incluem as receitas/ despesas dos sub 14 masculino e feminino, bem como os atletas do programa jogar+, geridas pelos próprios treinadores com prestimosa ajuda dos pais no transporte para os jogos.
   Estes valores de despesas seriam bem maiores se fossem contabilizadas as despesas de todos os familiares dos atletas de todos os escalões que auxiliam no transporte.
   O valor da quota que foi aprovado no inicio do ano foi de 8 euros mês - 80 por época, pagos em duas vezes. Assim, pede-se a todos que durante o mês de Março pudessem proceder ao seu pagamento. 
   Há um pequeno número de atletas que ainda tem quotas em atraso do ano anterior, pelo que, como se compreende, aumenta a dificuldade financeira. 
   Durante o mês de Março a carrinha será alugada num valor que se prevê rondar os 500 euros, valor que reduzirá o saldo negativo.

11/03/2013

Sub 18 vencem com classe

Torres Novas 61  x  André de Resende  95
   Excelente primeira parte em que a equipa de Évora demonstrou ser um dos mais sérios candidatos ao primeiro lugar. Todos os atletas participaram num jogo com um ritmo alucinante, que baralhou todas as expectativas de Torres Novas, dominando em todos os capítulos do jogo. Pedro Marques e Fadista destacaram-se ao intervalo, pois os 19 pontos do primeiro no final da primeira parte estavam ligados às assistências de Carlos Valente e do ritmo imposto pelo  base.
Jogaram: Fadista 11, Carlos 17, Júlio 1, Banha 5, Gonçalo 7, Ganhão 20, Cuco 8, Vaz 6 e Marques 20.

Sub 16 Chamusca 86 x André de Resende 42
Primeiro período muito infeliz
   A André de Resende repetiu o mau inicio de jogo que havia feito em Torres Novas 
O Chamusca arrasou com 31-7 no 1º período e limitou-se a gerir os seguintes para vencer um jogo que começou demasiado facil. Nem um critério demasiado rigoroso que afastou Mini Marques logo no principio da 2ª parte pode justificar o mau desempenho de uma equipa que está em grande evolução.
Jogaram: Ramos, Santana, Oleks, Fernando, Sarkhar, Mini, Imaginário, Ricardo, Ramalhinho,Ivan

André de Resende 25   x Basket Almada 107
jogaram: Matilde, Margarida 2, Tânia 6, Leonor Cordeiro 7, Leonor Pereira 2, Rita 3, Maria 2, Matilde Robalo, Ana Costa 3.
   A equipa de Almada mostrou até a 5 minutos do fim ser uma equipa madura, bem orientada e com muita qualidade. Face a estes predicados não seria fácil as petizes terem muitos argumentos, mas ainda assim as atletas com idade de mini e primeiro ano de sub 14 foram as mais esclarecidas. Destaque para Margarida Júlio, Leonor e Matilde Francisco.
   No final do jogo a equipa Almadense revelou sobranceria com descontos de tempo pouco justificaveis, fanfarronice no banco, onde a anarquia e a festa bacoca estragou a excelente imagem que a equipa tinha deixado nos dois jogos. foi certamente um pequeno deslize de uma equipa com muito futuro. Quanto à André de Resende demonstrou que na próxima época será uam forte candidata ao título regional de sub 14.
   Merece um especial destaque a EXCELENTE ARBITRAGEM de Filipe Orvalho e Sónia Vilar, pois nem se deu pela sua presença, sabendo que tal é o melhor elogio que se faz a um árbitro. Souberam gerir com enorme pedagogia algumas faltas sem que as atletas tirassem vantagem e ainda sensibilizar as treinadoras de Almada para a falta de desportivismo com os exageros do banco.

04/03/2013

Com vitórias ou não, as equipas deixam-nos orgulhosos

sub 18 André de Resende  85  x Elétrico  55
Um banco de luxo

   No derbi alentejano, os de Évora mostraram mais uma vez serem mais fortes, mas a qualidade dos atletas de ambas as equipas é evidente. Nas duas existe matéria prima para jogar em seniores com qualidade. A "surpresa" neste jogo veio do banco da André de Resende que culminou num último parcial de 24-10 e onde brilharam Pedro Banha 15, Gonçalo Santos 4, Vaz 4, Júlio Serra e o sub 16 João Marques 5! A prestação destes permitiu gerir o esforço de todos para o dia seguinte e assim estiveram Carlos Valente 16, Alexandre Cuco 10, Diogo Ganhão 13, Pedro Fadista 4 e Pedro Marques 5.

sub 20 André de Resende 69  x  Basket Queluz 57
Esta equipa merecia estar a disputar o título de sub 20

   Um início de jogo com ritmo alucinante e defesas hxh com transições ofensivas muito rápidas e constantes. A André de Resende comandou sempre o marcador com rotação de jogadores, percebendo-se que a intenção visava o desgaste adversário. No 2º período o resultado demonstrou o sucesso da estratégia, pois um parcial de 15-9 dava à equipa da casa uma vantagem de 9 pontos.  A vantagem avançou até aos 17 pontos no 3º período, mas uma excelente reacção do Queluz, conm enorme pressão na bola e criando situações de 2x1 aproximaram o jogo a sete pontos. Alguns erros dos da casa, explicados pelo trauma de 3 derrotas consecutivas nos últimos segundo, intraquilizavam. 
   Mais uma vez, os jovens eborenses souberam encarar os minutos finais com soluções perto do cesto e vencer com toda a justiça. Perder com os adversários directos, na casa deles, pela vantagem mínima e demonstrar este domínio nos jogos em casa, justifica o título do texto. Estes jovens têm jornadas duplas todos os fins de semana, revelam resultados escolares acima da média e chegam aos treinos e jogos como se de profissionais se tratasse. Nenhum chegará a este nível, pois as carreiras académicas se sobreporão, mas estas vivências de rigor e competitividade ficarão para sempre!
Jogaram: Fadista 2, Carlos 9, Júlio 2, Banha, Gonçalo 4, Moran, Ganhão 26, Cuco 12, Vaz 2, e Marques 11.
Arbitragens de qualidade
   Depois da polémica instalada após a final do jogo da final de sub 16 onde, apesar da vitória expressiva, este site críticou a arbitragem,construtiva e com respeito pela pessoa, pairava a dúvida sobre a forma como decorreriam os jogos seguintes.
   Foram quatro os árbitros a actuar este fim de semana na André de Resende, em jogos de grande intensidade e emotividade. A coincidência residiu no mesmo número de faltas assinaladas em ambos os jogos e na qualidade da arbitragem que se apresentou em muito bom nível. O público aplaudiu e os jogos tiveram a fluência que devem ter.
   A crítica, desde que feita com respeito, não deve melindrar ninguém, pois o elogio também não necessita de justificação. O basquetebol do Alentejo conta já com as imagens dos jogos que o Diário do Sul TV (meo 643891) e o GDRAR(589907) vão disponibilizando. Assim todos podemos fazer a auto critica, ou confirmar a excelente exibição que atletas e árbitros realizam. 

sub 16 Algés  x  André de Resende   
Miúdos justificam porque são campeões do Alentejo

   Os sub 16 voltam a pregar um susto ao adversário e estão a realizar um início de taça nacional brilhante, mesmo não tendo vencido ainda nenhum jogo. Com efeito, depois de realizar uma excelente exibição em casa contra o Farense, onde quase venceram, desta vez foi em Algés onde discutiram até aos últimos segundos a vitória sobre o Algés.
Jogaram: Ramalhinho 2,Fernando 2, Mira 10, Miguel 2, Imaginário 15, Sarkhar,Ricardo 7, Santana, Ivan 6 e Mini 28.

sub 14 Fem  Carnide 109  x  André de Resende 8
As lisboetas são candidatas a campeãs nacionais
   Na última deslocação da equipa as pequenitas foram impotentes face à equipa de maior qualidade neste grupo. Um enorme agradecimento às famílias Trindade, Cordeiro e Júlio pela prestimosa ajuda que deram em todos os jogos fora, permitindo que este grupo de jovens pudesse dar os primeiros passos no basquetebol.