24/04/2013

Muitos e excelentes jogos

 Taça nacional sub 20  André de Resende 48  x SIMECQ  41
Júlio Serra brilhou numa vitória que merecia a ida à final nacional!
5 inicial: Fadista 2, Júlio 15, Gonçalo 4,Moran 1 e Marques 10
   Banco: Carlos 9, Borges 1, Vaz e Cuco 6.
Uma excelente exibição da André de Resende que demonstrou ser merecedora de ser ela a mais forte equipa deste campeonato. Ficando classificada em 2º lugar, foi a mais concretizadora, perdeu os três jogos fora por 1 ponto e competindo ainda na taça nacional de sub 18.
   Quanto ao jogo, os eborenses controlaram sempre o ritmo do jogo, com uma defesa que impediu o jogo interior do adversário e soube tirar proveito das baixas percentagens de lançamento exterior dos lisboetas. Fadista foi determinante numa equipa que vê Júlio Serra evoluir cada vez com mais qualidade. Pedro Marques foi o guerreiro habitual, Carlos Valente geriu sempre com enorme qualidade e os restantes atletas tiveram uma abnegação de grande registo. A lesão de Alexandre Cuco provocou apreensão e só pode jogar 5 minutos.
Excelente arbitragem de um jogo fácil de dirigir face à enorme correção de todos os intervenientes.
   sub 16  Taça nacional  André de Resende 70 x Algés  72
Exibição de altíssimo nivel...só faltaram 3 pontos! 
5 inicial: Ivan 13, Miguel 10, Imaginário 10, Fernando e Ricardo 27
banco: André 2, Raul, Tiago 4 e Santana 3.
Parciais: 19-16, 21-19; 17-17 e 13-20.
Que grande jogo! Que enorme exibição da André de Resende!
   Falar do jogo é resumir o enorme equilíbrio com vantagem durante quase todo o jogo da André de Resende, desfalcada do seu melhor marcador: Mini Marques.
    A análise do jogo deve ser feita para elogiar a prestação assombrosa do base, Duarte Imaginário;
- a enorme qualidade e combatividade de Ricardo Carvalho
- A evolução estrondosa dos sub 14 Pedro Santana e Miguel Ramos;
- A confirmação das qualidades que se notam em Ivan Mendes e André Mira;
- A disponibilidade de Fernando Costa, ainda assim o atleta com a exibição menos conseguida.
- Tiago Ramalhinho ajuda e só é pena que esteja em jogo com qualidade a espaços, desaparecendo depois por longos minutos. Ainda assim, seria impensável há uns anos atrás que pudesse jogar a este nível.
- Raul Sarkar começou a jogar há pouco tempo, é particularmente inteligente, mas ainda só pode ajudar.
A arbitragem esteve em bom nível, tendo sabido ter a paciência necessária para ouvir algum exagero nas criticas do público.

sub 18  Taça nacional  André de Resende 70  x IEJOTA 50
Primeira grande vitória de seis finais dedicada a Pedro Banha !

5 inicial: Fadista 8, Júlio 2, Gonçalo,Mini 2 e Marques 17
   Banco: Carlos 9, Filipe 2,Ganhão 17, Vaz e Cuco 12.
parciais: 18-17, 10-7, 28-12 e 14-14.
   Jogo de candidatos ao titulo nacional. Enorme expectativa e muito público a apoiar os eborenses. O equilíbrio dominou a primeira parte, bem como o nervosismo do banco da André de Resende. Valeu a sabedoria da dupla de arbitragem que soube serenar os eventuais exageros dos da casa. Se José Coincas é um árbitro de excelência a quem todos esperam sempre o melhor, Gonçalo Pascoal é um jovem com a idade dos atletas e demonstrou mais uma vez uma maturidade em situações de stress emocional que confirmou a todos que estamos em presença de um dos mais promissores árbitros do Alentejo.
 Mas o dia foi dos atletas da André de Resende que com um 3º período demolidor alcançaram uma vitória muito preciosa. Fadista e Carlos foram autênticos maestros na condução do jogo, Marques e Cuco dominaram as tabelas defensivas e ofensivas marcando quase 40% dos pontos da equipa. Diogo Ganhão fez um 3º periodo fenomenal e virou o jogo. Tem a "insolência" dos grandes jogadores, daqueles que se transcendem nos momentos decisivos! Mini marques ajudou mas notou-se a falta de entrosamento. Júlio acusou o esforço do dia anterior bem como Gonçalo e Vaz que ainda assim permitiram a rotação necessária para que a equipa se apresentasse mais racional nos momentos decisivos. Filipe estreou-se e mostrou em segundos que vai ser o reforço do final da época.
   Infeliz estava Pedro Banha que tudo tinha feito para poder jogar esta final, mas uma arreliadora tendinite o pode afastar dos próximos jogos. Por ele...a vitória!


  sub 16 Taça Nacional     Farense 79 x  André de Resende  68
Excelente prestação a que só faltou a vitória
19-17, 18-15,24,21 e 18-15
Jogaram: André 2, Miguel 3, Fernando, Ivan 2, Ima 8, Ricardo 15,Tiago 3, Pedro 2 e Mais uma grande exibição de Mini Marques 32.

  -  Torneio Minibasquete de Reguengos
Excelente organização do Atlético de Reguengos que mais uma vez demonstrou a vitalidade de um clube que é referência nacional. O esforço que uma grande equipa teve para organizar esta actividade que é sem dúvida o melhor torneio de minibasquete do Alentejo merece o nosso elogio. A participação da André de Resende foi brilhante e venceu o Reguengos, Benfica e Imortal, tendo perdido com o Queluz.

Sub 14 Misto  Pites  43  x  André de Resende  36
   Grande jogo dos/as nossos/as petizes que quase iam vencendo a equipa do Professor Manuel Alcario, uma das mais fortes referências do basquetebol na nossa cidade. A sua colocação como docente na escola das Pites e a visão da sua Diretora, Drª Lurdes Batista, implementaram um programa de minibasquete estendido às escolas primárias do agrupamento. O sucesso vai ser visto dentro de 2-3 anos!
          -     Reguengos 55  x André de Resende  67
                Boa vitória das mais pequenas
Matilde F.6, Sofia 4, Ana, Leonor 6, Tânia 14, Guilherme 6, Maria 18, Rita 8, Margarida 2, Seidi 2 e Sandú 2.

sub 19 Misto - André de Resende 52  x Elétrico  62
Raparigas disputam a vitória até ao fim

Sónia 2, Sofia,Ana 13, Sara 6, Marta 11, Ticha 4, Tichinha, Mafy 8, Couto 8, Sarkhar 2 e Gabriel 8.

19/04/2013

Sub 20 afastados da final nacional

  sub 20 Queluz 62 x André de Resende 61
Perder por um já não é sina!
   Quando faltavam ainda 2 jogos à André de Resende, a classificação deste torneio estava já decidida. O Simecq ficará em 1º pois ainda não perdeu qualquer jogo e a André de Resende, afastada do seu objectivo que era estar presente na final nacional. A competição fica marcada pelas 2 derrotas da equipa de Évora, sempre por UM PONTO, curiosamente por 72-71. Contrariamente o adversário venceu por 1 e por 2 pontos nos jogos decisivos. Fica ainda ligado o facto do jogo em Lisboa ter-se realizado sem árbitros e oficiais de mesa, facto inusitado! Fica ainda registado que nesse jogo um atleta do Simecq foi expulso por agressão e NUNCA cumpriu o respectivo castigo, pois os comunicados da FPB não o registaram.
   Sendo assim, os dois jogos que faltavam à André de Resende servirão para preparar a competição de sub 18, onde também aí perderam 2 jogos ( por 1 e 3 pontos). Uma vitória dará automaticamente o 2º lugar na prova.
   Em Queluz a história repete-se com uma insistência que já deixa apreensivos os responsáveis da André de Resende. Os eborenses oscilam momentos de brilhantismo com erros infantis, deixam o jogo equilibrado até aos últimos segundos e claudicam aí. Desta vez fizeram o inacreditável, que foi recuperar a bola a 6 segundos do fim...saírem em contra ataque com vantagem numérica e esperar pelo adversário, realizando 2 passes até soar a buzina. Absolutamente inacreditável!
   Pedro Fadista e Alexandre Cuco foram os melhores . Nos instantes finais, a excelente arbitragem, comete 2 erros (pelo mesmo árbitro) que após lance livre permite a lançador chegar ao ressalto antes dos ressaltadores mais perto do cesto!!! Este converte cesto (irregular), sofre falta...a 5ª de Fadista e mais 1 lance. Jogada de 4 pontos! Uma mancha na excelente arbitragem. Na jogada seguinte Alexandre Cuco viu sofrer uma falta a 20 segundos do fim debaixo do cesto adversário ser transformada em atacante. Depois de 39 minutos em grande plano...
   Mas a derrota é ainda assim da total responsabilidade da André de Resende, que teve a oportunidade de sentenciar o jogo e não o fez...nem mesmo na jogada final.
    Carlos Valente e Pedro Marques têm produzido muito menos do que nos têm habituado, João Moran alternou o brilhantismo com lances de ingenuidade e Gonçalo Santos defendeu muito bem, mas fica ligado à jogada final. Júlio Serra e Pedro Vaz não aproveitaram os muitos minutos em campo.

 sub 16 André de Resende 62 x Torres Novas 72
Vencer 3 períodos e perder o jogo!
   A boa campanha que a equipa de Évora está a realizar na taça nacional traduziu-se já em 2 vitórias e outros tantos jogos discutidos até final. A opção de prescindir da presença na disputa do título nacional está a revelar os seus resultados: jovens de sub 14 a terem minutos de jogo, atletas com pouco tempo de basket a melhorar significativamente...
   Este era um teste dificil frente ao Torres Novas mas a equipa de Pedro Gouveia habituou que tudo pode acontecer. Começou bem, jogando de igual para igual. Saiem para o intervalo a perder por 18, num 2º período desastroso. Na segunda parte a exibição melhorou significativamente e chegou a pairar a hipótese de vencer. Mini Marques voltou a brilhar, Duarte Imaginário melhorou em relação aos jogos anteriores e os restantes atletas nivelaram-se numa mediania que se assim não fosse estaríamos agora a comentar a 3ª vitória.

18/04/2013

Fotos Arena Évora



 Entretanto o marcador da André de Resende já está arranjado. Para tal contribuíram muitas pessoas que ajudaram a desmontar, arranjar e novamente montar um aparelho muito sensível e pesado. À direcção da Escola, dirigentes do GDRAR, ao funcionário Sr. Ricardo e mesmo alguns alunos da escola... a todos queremos publicamente manifestar o agradecimento

Grande momento NBA...Ramos...Mike Ramos!

nota: Baixem o som pois a família Ramos entrou em delírio deixando o edifício do pavilhão com fissuras provocado pelas ondas sonoras.

09/04/2013

Muito basket: Ver e jogar

Sub 14 masculinos:  Mérida
A presença do ilustre fotógrafo do "Expresso" ....

mesmo quando o treinador o manda sair do pavilhão para não colher imagens...

   recolhe sempre belas imagens...
                                           no final é aplaudido por todos!
    Miguel Ramos, Pedro Couto, Gabriel Vidal, Guilherme Calçada e Raul Sarkhar tiveram mais uma experiência em jogar contra equipas espanholas. Infelizmente Miguel Galo não o pode fazer depois de ter feito 400 kms de viagem, bem como o jovem de Ponte Sôr. Situação lamentável que deixou os jovens atletas em enorme tristeza!
 Sub 14 Femininos:  Gévora  22   André de Resende 60




Dia do Basquetebol na ARENA de Évora;
  Um grande dia para a promoção do basquetebol. Foi muito bonito ver tanta gente a jogar num palco que deveria estar a funcionar TODOS os fins de semana com actividades desportivas. A verdade deve ainda ser referida e sublinhada: a Associação de basquetebol do Alentejo tem dinamizado mais actividades nestes meses do que nos últimos (muitos) anos e é sempre motivador para todos ver, o presidente Hugo Fernandes em todos os pavilhões a incentivar os jovens. Na arena até mostrou os seus dotes basquetebolisticos. Os restantes dirigentes associativos marcaram igualmente presença, ajudando a organizar e até jogando. Luis Santos destacou-se na habilidade. Os mais petizes voltaram a mostrar a "pinta" de craques que está ali a nascer.
 sub 16 M  André de Resende 72  x  Portimonense 54
Vitória dedicada a Ricardo Carvalho...com um triplo gordinho

Mais uma boa vitória destes jovens que demonstra ter sido boa a opção de abdicar do campeonato nacional e participar na taça. O Portimonense dominou a primeira parte e chegou ao intervalo justamente a vencer. A André de Resende alterou a sua tática defensiva e surpreendeu o adversário que nunca foi capaz de encontrar soluções.
   A ausência de Ricardo Carvalho por lesão deixava apreensão, pois tinha sido o melhor marcador nos últimos jogos, mas a verdade é que os restantes jogadores souberam colmatar a sua ausência. Ivan Mendes esteve como ainda não se tinha visto, Miguel Ramos melhora a cada jogo e ontem levou a bancada ao delírio com um triplo fenomenal. O video deste momento já corre nas redes sociais! Mini Marques (31 pontos)  e Imaginário souberam liderar a equipa como habitual. Ramalhinho e os restantes cumpriram na ajuda da equipa. 
 sub 18 Imortal 68 x  André de Resende 65
Uma derrota com exibição "dejá vue"!
   A segunda derrota na competição foi uma cópia do sucedido no Juncal. Um começo com muitos erros, ainda assim a liderar o marcador. Defendendo mal e atacando sem rigor, a equipa de Évora deixava-se enredar na zona match-up do Imortal. Só no final do 3º período é que se começou a ver a qualidade dos jovens da André de Resende. Recuperam de uma desvantagem de 10 pontos e passam a liderar por 3- 4 pontos. O adversário reage com grande intensidade física, ultrapassando demasiadas vezes os normais contactos, com a permissão da arbitragem. Os últimos dois minutos foram de enorme emoção, mas até aí a André de Resende voltou a perder a bola em mais um turn-over. O triplo final de Pedro Banha que dava o prolongamento incendiou as bancadas reclamando falta.
   A André de Resende deve retirar ilações deste jogo, onde mesmo com algumas razões de queixa da arbitragem, perderam por culpa própria. É verdade que o empenho de todos os atletas foi total e aí não há nada a dizer, mas defendendo mal e com pouco esclarecimento no ataque, dificilmente se ganha. O treinador da André de Resende terá alguma responsabilidade pois Carlos Valente 7 e Pedro Marques (apenas 2 pontos de lance livre) tiveram mais perdas (20) que toda a restante equipa, jogando tempo demais. Pedro Fadista 7, Alexandre Cuco (15 pontos-11 no último período) e Diogo Ganhão 22, foram determinantes na recuperação, mas as suas acções só aí se notaram. Empenhados, mas com pouco valor acrescentado estiveram Pedro Banha (6), Gonçalo Santos (6) e Pedro Vaz.
 Júlio Serra esteve melhor, mas foi pouco utilizado. Erro do treinador?

03/04/2013

Sub 16 vencem primeira vez... sub 18 aproximam-se do lider

sub 18 André de Resende 67 x N. B. Queluz 48
Vitória 
   O campeonato tem revelado que estes dois adversários são das equipas mais fortes e como tal aspiram com Imortal e Juncal à presença na final nacional. Desde o primeiro minuto a defesa da equipa de Évora deu a entender que não iria dar grandes veleidades a um adversário que se mostrou como uma das melhores equipas que este ano jogaram em Évora.
Jogaram: Fadista 2, Carlos 11, Júlio, Gonçalo, Banha 4, Ganhão 27, Cuco 13, Vaz e Marques 10
 André de Resende 122 x Náutico Abrantes 83
Duzentos pontos num jogo..."runing game"
   Quando se marcam tantos pontos num jogo pode pensar-se que as defesas foram demasiado permeáveis e de facto a segunda parte foi assim, mas tantos cestos ficaram a dever-se a uma intensidade de jogo muito elevada. Os ataques das duas equipas raramente duravam mais do que alguns segundos, prevalecendo os sucessivos contra ataques. Ganhou quem tirou a tarde para ver basquetebol, assistindo a cestos para todos os gostos.
Jogaram: Fadista 5, Carlos 14, Júlio 6, Gonçalo 4, Banha 11, Ganhão 33, Cuco 28, Vaz 6 e Marques 17.
   Se a prestação de todos foi relevante, merece destaque a excelente prestação de Júlio Serra e o empenho de Pedro Marques que por lesão teve que ser assistido no hospital, estando já em sua casa, após passar a noite em observação.

sub 16  André de Resende 50  x Sambrazense  37 
   As duas equipas ansiavam ganhar para assim poder ascender na tabela classificativa, acrescido do facto da André de Resende necessitar de alcançar a sua primeira vitória. Depois de realizar vários jogos em que tal poderia ter acontecido, todos os atletas sentiram a responsabilidade de ganhar, logo o nervosismo notava-se em cada acção. O resultado ao intervalo era de 23-16 o que só por si demonstra a pouca qualidade da 1ª parte. Na segunda tudo melhorou e essencialmente a emoção. Quem não tremeu foi Ricardo Carvalho que marcou mais de metade dos pontos da equipa, mas com enorme mérito dos seus colegas que souberam girar a bola até o encontrar debaixo do cesto.
Jogaram: André, Fernando 4, Ivan, Miguel 2, Duarte 8, Ricardo 29, Ramalhinho, Orlik, Santana, Marques 7 e Sarkhar.

Basket Queluz 90 x André de Resende  33
Contra a equipa mais forte que já defrontaram...
Jogaram: André, Ivan, Miguel 4, Duarte, Ricardo 12, Ramalhinho 1, Orlik 4, Santana, Marques 15 e Sarkhar.

01/04/2013

ABA apresenta relatório de contas com más novidades

    A Associação de Basquetebol do Alentejo aprovou esta semana o relatório de contas da época anterior com dívidas de vários milhares de euros, contrariando as informações veiculadas aquando da eleição dos novos corpos sociais. 
 Ficaram os clubes a conhecer que dos 17.000 euros cobrados em inscrições, apenas cerca de 4.000 chegaram à FPB, logo, uma dívida que terá que ser paga em prestações mensais de 250 euros...até 2015! As dificuldades económicas vão assim ser maiores para uma estrutura com poucos recursos financeiros.
   Nos pagamentos à ABA, a André de Resende foi o clube com maior contribuição tendo pago em seguros desportivos 2866,50, valores muito idênticos a Atlético de Reguengos e Eléctrico Ponte de Sôr com uma equipa representada na proliga. 
    Se alguns itens de despesas justificaram as criticas que alguns clubes foram traduzindo nos anos anteriores, um dos pontos que os clubes de Évora, André de Resende e A.M.B. Bacêlo, mais criticaram na anterior gestão, que acelerou o fim desta colectividade e criou maiores dificuldades ao nosso clube , ficou demonstrada ao saber-se que, num apoio da Câmara Municipal de Évora de 4256 euros para o programa Jogar+, a verba foi distribuída entre a ABA e os Salesianos, tendo a primeira pago a técnicos e clube um valor de 2242 euros. O fim deste programa para estes clubes criou enormes dificuldades de captação. Por outro lado, o enorme sucesso que a André de Resende está a ter na captação em 2012-13, demonstra que se este apoio financeiro tivesse sido diversificado pelos três clubes, o número de praticantes teria aumentado significativamente. Com um apoio de quase dois mil euros para treinadores, tudo se teria tornado mais fácil!
   Na presente época, a captação que Salesianos, André de Resende e Escola das Pites, com o excelente trabalho de Manuel Alcario, está a aumentar o número de praticantes.
   Igualmente com sucesso está a registar-se no aparecimento e confirmação de novos valores na arbitragem, demonstrada com a excelente prestação em Albufeira. A postura e correcção com que todos se têm apresentado nos jogos tem sido o principal elogio que os clubes têm notado.
   Foi unânime o reconhecimento a todos os que representaram o Alentejo nas festas de Albufeira, pois sabia-se antecipadamente que os resultados desportivos seriam pouco razoáveis, mas ainda assim, treinadores e dirigentes assumiram a tarefa. A necessidade de finalmente elaborar um plano de trabalho global que inverta o cenário pouco prometedor especialmente no sector feminino será a prioridade, pois a qualidade dos treinadores, árbitros e dirigentes em actividade promete melhores resultados.