29/10/2013

Sería um escândalo o Centro Alto Rendimento perder...

O campo inclinou nos últimos minutos!
CAR Jamor 60  André de Resende 54
17-07; 12-18; 19-19 e 12-10
   Num jogo pautado pelo equilíbrio no marcador, o valor das equipas foi maior do que o das individualidades. Com efeito apenas Filipe Orvalho e Pedro Fadista mostraram estar acima dos restantes, mas sempre apoiados numa excelente defesa com constantes alterações táticas. Estranhamente, a equipa das quinas não conseguiu resolver as várias questões táticas e apenas nos últimos minutos do 1º período conseguiram um parcial de 10-2 e passar para a frente do marcador.
   A André de Resende voltou a equilibrar e assim esteve todo o restante jogo. Os eborenses ficaram mais limitados quando Filipe Orvalho (que exibição), sofreu uma falta antidesportiva em contra ataque. Lesionou-se e não voltou a jogar. O marcador manteve-se assim equilibrado e a 2 minutos do final o CAR jamor pede um desconto de tempo a ganhar por 2 pontos. Neste curto período até final...Alexandre Cuco "fez" transporte ilegal" em contra ataque (o 4º assinalado durante o jogo...com 2 pontos invalidados) e Pedro Fadista "uma falta atacante" dentro do semi cículo defensivo do Car Jamor (para que servirá a pintura?)!.
   Positivamente destaca-se o colectivo, a qualidade defensiva de TODOS os jogadores da André de Resende e o acerto nas opções que os jogadores foram tomando a seleccionar os ataques. Menos bem o facto de alguns atletas ainda contribuírem pouco nos pontos da equipa. Á 4ª jornada há ainda vários atletas que não marcaram qualquer ponto, jogando algumas dezenas de minutos.
   No Centro de Alto Rendimento(?) fica a postura empenhada dos seus atletas e a correcção de todos, ficando a sensação no público de Évora que alguns dos nossos atletas são melhores...e alguns dos adversários apenas se sentavam no nosso banco!
   Jogaram:
5 inicial: Moran 1, Fadista 6, Gonçalo, Ricardo e Marques 5.
banco: Nuno 6,Júlio, Diogo 8,Cuco 11,Mini 2, Filipe 13 e Ricardo 2.

23/10/2013

Perder por 2 foi a moda!

   Aos sábados há derbys de basquetebol entre famílias. Pelos sorrisos vê-se logo quem é que ganhou em jogos intensos e de elevada qualidade. Algumas expressões parecem de alegria, mas são do sofrimento por mazelas da idade.

No próximo sábado desafiámos as Pites em Pais e filhos...a quem vamos dar umas lições!!!!

 Campeonato regional sub 16 feminino   Atlético Reguengos 53x André de Resende 51

   Exibição de qualidade...merecia a vitória!

   As nossas sub 16 chegaram a Évora com um misto de tristeza pela derrota e alegria por ter disputado um jogo equilibrado contra a forte equipa de Reguengos, composta por atletas de qualidade e duas jovens que têm sido das melhores jogadoras da Alentejo: Verónica e Carla Pronto.
   Uma atitude defensiva e ofensiva de registo com atletas sub 16 a converterem 51 pontos, permite sonhar com grande evolução no campeonato regional de Setúbal. Se a equipa merece elogio, este deve ser aumentado para as quatro atletas de sub 14, que contribuíram para a excelente exibição.
parciais: 4-13; 22-10; 13-13 e 14- 15
   Jogaram: Matilde 2, Leonor P.2 Leonor C.6, Carolina C. 12, Maria P. 16, Tânia 6, Sara Z. Rita 6 e Margarida.

 Sub 20 André de Resende 70  x  Odisseia 72
Falhar tantos lances livres e 2 deles a 8 segundos do fim...

18-21; 13-20,23-8 e 16-23
    O início do jogo mostrou equilíbrio na exibição das duas equipas, mas desiquilibrio no marcador, muito justificado pelos 14 lances livres falhados. O 3º período só deu André de Resende, com uma defesa mais pressionante e constantes roubos de bola, os eborenses passaram para a frente do marcador. Quando tudo indicava mais uma vitória vitória, surgiram os erros de inexperiência numa competição deste nível. O nervosismo apoderou-se dos jovens da André de Resende que tiveram várias possibilidades de "matar" o jogo, mas falhando e cometendo demasiadas faltas sobre o mais eficaz lisboeta, ofereceram 13 lances livres só no último período. Este agradeceu e foi ele o elemento decisivo na vitória. A 8 segundos do final, Nuno Costa (excelente exibição) teve a oportunidade de levar o jogo para prolongamento. Ao falhar o primeiro, falhou propositadamente o 2º para eventualmente ganhar o ressalto.
Na linha de lances livres a estatística mostra: André Resende 33/11; Odisseia 36/21
Excelente arbitragem
Jogaram:
5 inicial: Duarte, Banha 1, Ricardo, Mini 2 e Moran
Banco: Júlio,Ganhão 26, Cuco 13, Filipe 9, Fadista 5, Nuno 14 e Gonçalo.

 sub 16  André de Resende 57 x   Atlético Reguengos 85
Boas expectativas da jovem equipa da André de Resende face a forte opositor

    A expectativa de ver a nossa equipa de sub16 face a um valoroso adversário era grande sabendo que dificilmente conseguiriam vencer. Ao início do 4º período os eborenses apenas perdiam por 12 pontos e não fora a desqualificação por 5 faltas dos jogadores mais influentes a réplica seria até final.
Jogaram: 
André 12 e Ivan 14 alternaram bons momentos com outro de completo alheamento ao jogo.
Tiago 10 , excelente exibição que terminou no 3º período; Olksandr foi o melhor dos eborenses e deliciou o público com o seu empenho, inversamente proporcional à sua qualidade técnica.
Miguel 4, Galo e Santana 5 empenharam-se, tiveram alguns momentos interessantes, mas têm que melhorar. Refira-se que estes 2 jovens são ainda sub 14, logo já com alguma qualidade para este tipo de competição

17/10/2013

As promessas cumprem-se

 Sub 20  Algés 56 x  André de Resende 61
Algés pagou a factura !

   Os sub 20 vinham de uma derrota muito pesada e defrontaram o finalista do campeonato nacional do ano anterior. O início do jogo mostrou duas equipas que se equivaliam, mas à medida que o tempo passava, os nervos justificavam muitos lançamentos fáceis falhados pela André de Resende. Defendendo muito bem, criaram muitos embaraços ao adversário, mas o marcador foi dando vantagem aos da casa. Ao intervalo a contribuição dos jogadores do banco cifrou-se apenas em 2 pontos.
   A 2ª parte mostrou a André de Resende a querer ganhar, com uma defesa igual à 1ª parte, mas mais eficaz a atacar. O parcial de 13-23 no terceiro período deu a tranquilidade necessária para atingir a vitória sobre um rival a quem este clube nunca havia vencido.
   Jogaram
5 inicial: Nuno 8, Fadista 4, Filipe 16, Diogo 13 e Cuco 15
- Serra 2, Mini 3, Banha, Gonçalo, Duarte e Ricardo
Nota: Por lapso não incluimos o jovem João Moran, ao qual pedimos desculpa, pois também ele contribiu para tão brilhante vitória.
                                                   
 Sub 16  Beja 31 x  André de Resende 89
André de Resende venceu com surpresa
Os sub 16 iniciam o campeonato regional e a tarefa não seria fácil para uma equipa composta por um misto vários atletas de sub 14 e sub 16.
   Desde o início os atletas da André de Resende mostraram grande superioridade e em momentos, algum brilhantismo, como o demonstram os 3 triplos de Tiago Ramalhinho (24), um de Pedro Santana (18) e outro de Miguel Ramos (23). Ivan Mendes (8) jogou muito bem e colectivo e André Mira está num plano muito superior ao ano anterior

Sub 16 fem. jogo particular André de Resende 25 x Juventude Basket Vila Real Stº António 117
As sub 16 vão testaram (?!) as suas ambições num jogo contra uma equipa de sub 19 e o resultado da experiência não foi bom. A culpa não foi das atletas nem da treinadora, mas sim da escolha de um adversário demasiado difícil para estas jovens da André de Resende. Ainda assim, deu para registar alguns apontamentos e tirar ilações importantes para uma época que se afigura díficil.
 
 

16:30 Sub 19 fem. jogo particular André de Resende 51 x  Palmela 42
Os sub 19 têm uma tarefa muito difícil pois o Eléctrico de Ponte de Sôr o maior candidato ao título regional. Contra uma equipa de Setúbal podemos tirar as primeiras ilações sobre as ambições desta equipa. A vitória foi importante para motivar estas jovens que terão no campeonato de Setúbal uma palavra a dizer.

10/10/2013

Exibições muito fracas causam apreensão

Jogo treino   Sub 20   GUADALUPE 88 x André de Resende 42
   No primeiro jogo treino do ano ficaram patentes algumas debilidades frente a uma equipa senior que irá participar na liga LEB. A lesão grave de Carlos Valente veio agravar as dificuldades ofensivas, mas ficou a experiência de defrontar a forte equipa de Badajoz

          André de Resende 37 x Seixal 84
   A exibição dos jovens da André de Resende foi provavelmente a mais fraca desde que jogam basquetebol. Defendendo mal, atacando sem grande rigor tático, metade dos atletas não convertem um único cesto e a equipa a acertar apenas 5% da linha de lance livre ( 3 em 28), foram predicados suficientes para explicar tão paupérrima exibição. Quando uma equipa inteira joga tão pouco, algo correu mal na sua preparação e o treinador tem obviamente mais responsabilidades. Os atletas mostraram o empenho habitual, pelo que não será difícil corrigir nos próximos jogos a anarquia tática e o acerto na hora de lançar ao cesto. A ansiedade pode ter traído a equipa e só isso pode justificar que se falhem 6 cestos em situações de atletas isolados debaixo do cesto.
   Jogaram: Fadista, Júlio 4, Banha 3, Gonçalo, Duarte, Moran, Ganhão 10, Cuco 2, Filipe 6, Marques 3, Nuno 5 e Ricardo 4.
   A arbitragem esteve muito bem e merece ainda registo o minuto de silêncio em memória do pai de Jorge Branquinho, presidente do GDRAR.