31/01/2014

Conseguirá a André de Resende vencer os campeões nacionais este ano ? SIM!

 sub 20 - S.L.Benfica 96  x André de Resende 56
    Mais de metade do jogo de equilibrio e empolgamento
 

   Não é sempre que o pavilhão da Luz vê mais adeptos adversários do que os da casa. O muito público de Évora manifestou-se sempre ruidosamente e mesmo com o árbitro da partida (embora sem muita razão), sem que os adeptos do Benfica mostrassem qualquer reacção.
   O inicio do jogo foi electrizante com um ritmo alucinante e um marcador sempre equilibrado. Aos sucessivos triplos do Benfica, explicados pela excessiva preocupação com a defesa aos jogadores interiores, a André de Resende fazia contra ataques mortíferos e um jogo seleccionado para o lançamento exterior (Pedro Banha foi soberbo).
   Ao minuto 8 após a rotação por cansaço a André de Resende deixou de marcar pontos e sofreu um parcial de 24-4, com 6 triplos consecutivos.
   A 2ª parte voltou a mostrar todo o potencial dos alentejanos, que nos 2 parciais apenas perderam por 4 pontos. Com uma defesa hxh em todo o campo enervaram o adversário, que por sua vez enervaram os árbitros. Os adeptos dos azuis empolgaram-se e o ambiente do jogo tornou-se muito atractivo. Uma equipa de Évora bater-se de igual para igual com os campeões nacionais e ser aplaudida no final por todo o público merece elogio.
Jogaram: Fadista, Cuco 16,Ganhão 2, Carlos 15 e Banha 5.
Moran, Duarte, Júlio, Dias 3, Nuno 7, Filipe 7, Marques

Final 4 sub 16André de Resende em   4º lugar ao perder com Elétrico

Salesianos Évora - 107, GDR André Resende - 64

Eléctrico FC - 80, GDR André Resende - 53

   Chegou ao fim a competição regional dos sub 16. Reconheça-se que os atletas foram empenhados e procuraram fazer o seu melhor, lutando em todos os jogos da melhor forma que eram capazes. Esta equipa era composta por atletas com algum potencial e que por razões várias deixaram de jogar (Gabriel Vidal, Fernando  Costa, Olksandr Orly) e teve ainda o azar de alguns jovens estarem lesionados nesta fase (Ivan Mendes e Miguel Ramos). Ainda assim esta foi uma época para relembrar, pois os erros cometidos foram vários e não voltarão a repetir-se. 
- Os jovens sub 14 mostraram potencial - Pedro Santana, Guilherme Calçada e Miguel Galo; 
- Ivan Mendes é o único sub 16 que de imediato poderá ter qualidade para jogar o campeonato nacional de sub 18; 
- Miguel Ramos poderá conseguir jogar, mas treinando pouco será muito dificil
- André Mira ainda é uma incerteza e esta final 4 mostrou debilidades que não são já aceitáveis;
- Tiago Ramalhinho evoluiu como atleta, mas não no resto o que dificulta muito a integração em qualquer equipa.

Sub 14F Alberta Menéres 101  x André de Resende 35


Um Sr árbitro muito peculiar! Antes do jogo coloca a leitura em dia. Quando um espectador se riu de um decisão sua...foi repreendido!  
   No terceiro jogo do campeonato nacional de sub 14 femininos a André de Resende perdeu com mais uma equipa de outro nível, cujas praticantes têm mais anos de basquete, vêem jogos da liga todas as semanas, têm mais atletas...mas são uma escola como a nossa. O clube está assim noutro patamar de desenvolvimento e que demora alguns anos até lá chegar. 
   Neste jogo as petizes eborenses já marcaram 35 pontos e poderiam ainda ter feito melhor, caso convertessem alguns lançamentos fáceis, fruto de inexperiência neste ritmo de competição. As melhorias são evidentes e os 12 pontos de Matilde Francisco (sub 12), Tânia Murteira (7), Leonor Cordeiro (10) e Margarida Júlio  (4)só pecam por estarem um patamar acima das restantes colegas de equipa. Estas estão nos primeiros meses de aprendizagem e desde já  Sofia Pinto (2) e Mariana Ramos demonstram potencial, tal a forma rápida como aprendem.

23/01/2014

André de Resende falha o Triplete...mas enche o pavilhão!

 Final de sub 19   André de Resende 50 x Eléctrico 66
  Eléctrico  x  André de Resende 
Excelente final de basquetebol feminino.

 A André de Resende perdeu os 2 jogos da final, mas realizou excelentes exibições e em Évora, perante uma bancada repleta e ruidosa. Depois dos títulos de sub 14 e sub 16, faltou o sub 19 para a André de Resende dominar no sector feminino.
   Ainda assim, as nossas atletas merecem os parabéns pelas exibições. Agora...a Taça Nacional.

Sub 14 F  Gdessa 123  x  André de Resende 19
Pequeninas evoluem...vão seguir o caminho das mais velhas.
   
Era de esperar um duelo desigual e tal veio a acontecer, mas fica o registo do resultado contra a forte equipa do Barreiro mostrar a evolução natural da presença nesta competição. É certo que ainda é muito pouco, mas no início do 3º período, quando as eborenses conseguem juntar as 5 atletas com mais qualidade técnica, as catraias já deram um ar da sua graça.

Sub 16  Eléctrico 57  x  André de Resende 31

Garantir a presença na final 4. 

    Os nossos briosos sub 16 deslocaram-se a Ponte Sôr com apenas 5 atletas devido a gripe de Ivan e Miguel Ramos e razões familiares de Luís Serrano. Liderados pela dupla técnica Cesário e Margarida Santana os bravos rapazes perderam, mas o objectivo de preparar a final 4 foi cumprido.
Como único reparo, mais uma falta técnica para o atleta da André de Resende que insiste num comportamento que todos reprovamos. Uma situação a rever...e a resolver!

Memorial Mário Lemos em Vendas Novas
 
   O nosso clube marcou mais uma vez presença e as novas promessas já foram leõezinhos a rugir. Está aqui o futuro do nosso clube. Estas vedetas já estão confirmadas no torneio de Elvas, clube amigo que nos convidou e onde teremos a honra de estar presentes, como o temos em todos os anos anteriores.
 
 
 
 

16/01/2014

NOS JOGOS DO TÍTULO: sub 16 femininos CAMPEÃS ! Sub 18 masculinos Tricampeões!

  sub 16 F   Elétrico 51 André de Resende 69

   Num jogo aguardado com muita ansiedade pelas jovens de ambas as equipas, a André de Resende não podia ter feito melhor exibição.

   A qualidade técnica e táctica destas jovens fez recordar a todos os presentes que há um ano atrás, no mesmo pavilhão, a André de Resende perdeu por uma diferença de 80 pontos. Carol (18)  e Leonor Cordeiro(5) foram de uma qualidade impressionante, Leonor Pereira (2) fez o melhor jogo da sua curta carreira, Rita Trindade (7) demonstra uma qualidade e uma leitura de jogo que impressionou. Matilde Robalo (2) melhorou imenso e apenas Sara Zambujo não esteve tão bem em relação ao que já tem feito. Maria Pereira (33) demonstrou algo que ainda não lhe viramos: jogadora colectiva, inteligente nas soluções em que era fechada em 2x1. Em resumo...estas catraias vão ser um caso sério nos próximos anos!

 Sub 18 Beja 72 x André de Resende 78
          TRI CAMPEÕES
  Com o título virtualmente garantido a André de Resende deu minutos e responsabilidade aos seus atletas menos experientes, incluindo os sub 16. Os eborenses estiveram sempre na frente, mas no final do 3º período, um parcial de 0-9 em 22 segundo fez renascer o jogo. O Beja renasceu e mostrou a qualidade individual e colectiva. Luís Caramba é um excelente treinador e a sua equipa ganhou uma nova alma.
   Nos últimos 2 minutos, Júlio Serra (14) e Gonçalo Santos (8) e Mini Marques (17)mostraram a grande qualidade que têm e sentenciaram a partida. Pedro Marques (27) foi o mvp e dos mais novos, apenas André Mira (6) mostrou estar ao nível dos restantes.
Jogaram ainda , Ramalhinho e Miguel Ramos.
Excelente arbitragem de Joana Oliveira e Sónia Vilar.

 sub 19 Basket Almada 48André de Resende 41 (após prolongamento)
   O jogo foi o último teste das sub 19 antes do nacional. Só jogaram as atletas efectivamente deste escalão, num bom teste para aquilatar das suas possibilidades no nacional.
   O jogo teve 2 facetas e a André de Resende só se pode queixar de ter dado 10 minutos de avanço e ficar a perder por 20-3. Quando decidiu defender zona 2x3 o adversário marcou UM ponto no 2º período. O jogo chegou ao fim com um empate a 37 e no prolongamento o cansaço das 6 atletas eborenses foi determinante.
A exibição foi provavelmente a melhor da época e Mafalda 4, Sara 6, Sofia B 4., Sofia G 2., Daniela 10, Marta Baúto 13 fizeram um grande jogo.

 sub 16 M  André de Resende 84  x Estremoz  88  (após 2 prolongamentos)
Num jogo estranho...André de Resende termina jogo com 3 atletas!

   Os sub 16 da André de Resende têm feito um campeonato com enormes sobressaltos. Perdeu o treinador e um dos seus jogadores mais influentes por razões pessoais, alguns atletas pontualmente não jogaram por lesão e metade da equipa tem idade sub 14.
   Ainda assim foram ganhando os jogos necessários para estar presentes entre os melhores do Alentejo e o jogo contra Estremoz daria o acesso directo à Final 4. Esperava uma vitória com maior ou menor facilidade, mas ninguém conseguiu prever as dificuldades encontradas num jogo que durou quase 2 horas, cinquenta e sete faltas assinaladas pelos árbitros, SETENTA E CINCO lances livres, SETE jogadores excluídos com 5 faltas e...
Uma imagem rara num jogo de basket: 5 atletas contra 3.
   Perante estes factos pouco usuais, as duas equipas tiveram um comportamento exemplar, que contrariam os números acima descritos. Em 2 jogos disputados no mesmo dia, no mesmo pavilhão, com 4 equipas distintas (masculinos e femininos, foram averbadas quase CEM faltas!
    A leitura do jogo por parte dos árbitros, nos jogos de formação, deve incidir com enorme rigor nos erros técnicos. A difícil missão da arbitragem é saber distinguir os contactos, sem que deles se retire qualquer vantagem, dos que efectivamente alteram o desfecho da jogada.  Numa crítica construtiva, acreditamos que até os próprios árbitros entendem que apitaram em demasia, com prejuízo dos atletas e dos espectadores. Acontece a quem lá anda e entendamos como um dia pouco feliz.
   A estreia do jovem árbitro Duarte Imaginário foi elogiada e infelizmente ficará ligada a uma situação que vai recordar com um sorriso. Cabia ao árbitro mais experiente saber lidar com a situação.    
   Quanto ao jogo em si merecem destaque a equipa de Estremoz, que soube vencer. Mas o elogio mais forte deverá ser dado aos jovens da André de Resende, que estiveram muito valentes. Ver sair do jogo os seus melhores anotadores, ficar com quatro atletas em campo e depois com três, mantendo-se na discussão do jogo... É OBRA!
Uma imagem triste que os miúdos irão recordar com gosto, mas não pelas melhores razões. Para a posteridade ficam Luís Serrano, Guilherme Calçada (5) e Miguel Galo (2). Três iniciados num jogo de cadetes.
Foram excluídos: André (12), Tiago(20), Miguel (25) e Ivan (22). 

 sub 14 F   André de Resende 23 x Farense 105
   O primeiro jogo da taça nacional foi um pouco pior do que se esperava. As dificuldades aumentaram pela ausência de Leonor Cordeiro, dado que as mais inexperientes\ainda têm muitas dificuldades  Matilde, Tânia e Margarida foram incansáveis.
   Espera-se desta equipa que no final do campeonato sejam mais capazes e que na próxima época integrem a melhor equipa de sub 16 que a André de Resende já teve.

Sub 19 André de Resende 43 x Seixal 75 
Excelente promoção do basquetebol de qualidade...Seixal está de parabéns!

Com o campeonato decidido, o jogo serviu de teste para as atletas de sub 16 e estas realizaram um jogo de preparação para o dia de Ponte de Sôr. As jovens, auxiliadas por Sofia Barros, Mafalda Pinto, Marta Baúto e demonstraram enorme evolução. O Seixal colaborou num fair play que muito agradecemos. Todos os presentes aproveitaram para aprender com a qualidade evidenciada pelo rival e defendendo sempre individual, as eborenses foram evoluindo com o jogo. Os responsaveis do nosso rival t~em muitas razões para estar orgulhosos com o seu trabalho.

13/01/2014

Um jogo perfeiro...a melhor exibição do ano

 sub 20  André de Resende 84 Algés 61

Que grande jogo a que se assistiu no passado sábado. Uma equipa que soube ser sempre coesa a defender e atacar com todos os seus jogadores a exibirem-se em elevado nivel, justifica a 2ª vitória da época perante um clube histórico. Não há muitas palavras para ilustrar a qualidade da André de Resende, bastando para tal referir a excelente primeira parte e a fabulosa 2ª, onde conseguiu 6 triplos.
 Jogaram: Fadista 3, Carlos 22, Banha, Nuno 17, Moran, Diogo 20, Cuco 6, Filipe 10, Kadinho 2, Mini e Marques 2

sub 18 André de Resende 148  x Atlético Reguengos 46

Depois da vitória do dia anterior, este jogo com o Atlético demonstrou a qualidade e a humildade dos atletas da André de Resende. Se estes jovens merecem o elogio, o mesmo se deve dar ao seu adversário: fairplay, correcção e entrega ao jogo que foi recompensado pelo aplauso que todo o público lhes dedicou no final da partida.
Jogaram: Fadista 6, Júlio 18, Banha 16,Gonçalo 15, Duarte 15, Kadinho 36, Borges 4, Mini 20 e Marques 20 

 sub 16  Salesianos 114 x André de Resende 38

A vitória dos Salesianos é indiscutivel pois tem atletas com maior qualidade e que permite outra rotação no jogo. A qualidade técnica e tática do adversário é superior e não é dificil o seu reconhecimento mas mesmo não contando com 2 atletas importantes, a André de Resende foi uma sombra do que deve fazer. Os 2 atletas com melhor qualidade técnica estão ao mesmo nivel dos melhores do adversário, mas o que demonstraram? Quantas recuperações, ressaltos,pontos?
   Ivan Mendes vai ser um excelente praticante, mas o que demonstrou neste jogo? Que empenho demonstrou André Mira ou o sub 14 Pedro Santana?
Quando o destaque pela positiva vai para os miúdos Luís Serrano e o mvp da André de Resende foi Guilherme Calçada...
   Este foi um exemplo...empenhado, lutador...mas infelizmente não chegou!
                                          Guilherme Calçada e Luís Serrano destacaram-se.
  A equipa técnica Pedro Serrano, João Calçada e Cesário Santana foi brindada com lenços brancos... A Direcção entretanto já lhes deu um voto de confiança ( tradução: perdem outro e....)
Jogaram: Serrano, Guilherme, Ivan, André, Ramalhinho e Pedro.

sub 19 Montijo Basket 54 x André de Resende 33

Quem diria que discutiriam o resultado até ao último período
   Numa jornada de aprendizagem as jovens da André de Resende mostraram evolução e só claudicaram (e bem) nos últimos 10 minutos. À entrada do último período as eborenses perdiam por 3 pontos mas não souberam resistir à grande pressão defensiva adversária e cometeram demasiados erros em poucos minutos. Ainda assim, fica na memória os primeiros 30.

 GDESSA 125  x André de Resende 31

Demasiado fortes...mas também se aprende a jogar com as melhores
   É verdade que o jogo não teve história...É verdade que as atletas realizaram 2 jogos em 6 horas...É verdade que jogaram com 2 das melhores equipas de Setúbal, mas é igualmente verdade que...
As nossas atletas estão a preparar bem os novos desafios das competições nacionais. 

09/01/2014

Raparigas Sub 14...peixinhos no mar de tubarões

   As nossas pequenitas começarão no dia 19 o campeonato nacional, jogando em Évora contra o Farense. Do grupo constam ainda o GDESSA e Quinta do Lombos, tradicionais candidatos ao titulo na liga feminina, Escola Alberta Menéres, treinada por Isabel Ribeiro dos Santos, ex atleta da selecção nacional e treinadora de renome. A equipa de Portimão tem ainda a particularidade de ser treinada por um ex basquetebolista de Évora e aluno da André de Resende- Manuel Noites.
   Se o grupo é um mar de tubarões, as nossas meninas poderão apenas aspirar aprender muito com os adversários e quem sabe dar uma "bicadinha" num dos grandes cetáceos.