28/02/2014

Duarte Ralha...um amigo especial

   O jovem treinador  fez hoje o último treino na André de Resende pois vai para Albufeira trabalhar. Ao longo destes anos foi sempre uma pessoa muito especial. Dedicado como todos nós, revelou sempre um gosto pelo ensino do basket e essencialmente pelos mais jovens praticantes. Mais do que as palavras, registam-se as imagens do último dia de treino em que toda a "canalha" brincou e lhe deu as palmadinhas da praxe. Perdemos um bom treinador, um mau companheiro de futeboladas (não joga nada), mas ganhámos um amigo que alia os conhecimentos à sua postura cordato e muito carinhosa com todos. Sempre que as nossas equipas forem ao Algarve ficamos à espera de ver o nosso amigo!

27/02/2014

Seleções regionais: treinos dia 4 Março às 10:00 nos Salesianos

Sub 14 masculinos                         Sub-14 Femininos

Pedro Santana                              Tânia Murteira
Miguel Galo                                  Sofia Pinto
Guilherme Calçada                       Leonor Cordeiro
                                                       Micaela Sandu                                
                                                       Matilde Francisco
                                                        Margarida Júlio

Sub 16 masculinos                      Sub-16 Femininos

Ivan Mendes                             Leonor Pereira
Miguel Ramos                          Sara Zambujo
                                                   Maria Carolina
                                                   Maria Pereira                                 
                                                   Matilde Robalo
                                                   Rita Trindade                                         

25/02/2014

Sub 20 mais uma vitória...sub 18 comprometem...raparigas prometem!

Basket Leiria 49  x  André de Resende 71
Um grande passo em frente….Agora falta a final com o Odisseia
No jogo em que Rui Ganhão se estreou como treinador principal a equipa respondeu com qualidade e venceu como se esperava  O jogo esteve sempre decidido e todos os atletas puderam ganhar minutos. A época dos sub 20 está a ultrapassar as previsões mais optimistas e as 9 vitórias espelham tal. Se conseguirem na próxima 6ª feira vencer em Lisboa o Odisseia irão disputar a final 4 da zona sul. Caso não o consigam, manterão com brilho uma excelente carreira.
Jogaram: Fadista 9 ,Carlos 19,Dias 6, Júlio, Moran 2, Diogo 17, Ricardo 11, Alexandre 4, Filipe 2, Nuno  e Marques 1.

André de Resende 42 x Scalipus 45
Um grande passo atrás…num jogo muito feio!

Este jogo explica-se...sem se explicar! 
A André de Resende perdeu por culpa própria, pois na linha de lance livre converteu 8 lançamentos em 31! O seu antagonista depressa compreendeu isto e jogou sistematicamente no limite da falta. O último período registou um parcial de 5-6!
O jogo tornou-se assim muito feio, mas os eborenses só se podem queixar de si próprios!
Jogaram: Fadista , Júlio 3, Banha , Gonçalo, Duarte 2, Diogo 11, Ricardo 8, Alexandre 8, Filipe 9, Borges e Marques 1
12-16; 15-8, 10-15 e 5-6.  

André de Resende 34 x  Portimonense 62
Sub 19 estão em crescendo e a 1ª vitória vai aparecer.
Jogaram: Sofia G 7, Sofia B 6, Marta 10, Daniela 7,Mafy 4 e Sara . 
Depois de discutirem o jogo anterior até final, as raparigas mais velhas voltaram a jogar muito bem e podiam até fazer um pouco melhor. Sofia Galego surpreendeu, Sara Zambujo fez enorme esforço para ajudar e Mafalda Pinto foi enorme. Finalmente revelou um espírito de sacrifício que não se lhe conhecia, foi líder das colegas e fez mais coisas no jogo do que habitualmente...e lesionada! 

Imortal  44  x  André de Resende 36  
Um espectáculo…raparigas estiveram a um passo da surpresa!
 Que grande orgulho na exibição...estar a vencer no Algarve até ao 4º período e depois perder, deixa um amargo na boca, mas o contentamento de todas as atletas terem sido briosas e marcado pontos para a equipa. 
Tânia 4, Leonor P 2, Maria 12,Carolina C. 6 e Rita 10.

André de Resende 36 x   GDESSA 56
Quando é que seria possível jogar de igual com as Barreirenses?
 Jogar contra um clube histórico no feminino e estar de igual para igual foi a proeza destas jovens. O público empolgou-se, protestou com os árbitros face aos excessivos contactos que prejudicavam as eborenses em que brilhavam 3 iniciadas: Margarida, Tânia 6 e Leonor 3...que excelentes exibições. Imagine-se que as catraias até fizeram uma zona mista e desempenharam na perfeição. As atletas mais velhas confirmaram a grande exibição do dia anterior e foi um regalo para todos os espectadores. Quando o público se empolga é porque a equipa tem qualidade e se empenha. Jogaram ainda: Sara 2, Matilde,  Leonor P 5, Maria 13,Carolina C. 3 e Rita 4.

André de Resende 19 x  Portimonense 129
Ainda sem história…mas já há pequenitas que demonstram qualidade!

 Matilde Francisco 2, Beatriz, Leonor Cordeiro 11, Micaela Sandú 4, Sofia Pinto, Mariana Ramos e Margarida Júlio 3.

20/02/2014

André Resende ou Alto Rendimento!

Que grande jogo de basquetebol ! Provavelmente o jogo mais emotivo e espetacular desta época!

Sub20    André de Resende 71  Centro de Alto Rendimento do Jamor 62
   O jogo estava condicionado pela declaração de insatisfação que os responsáveis da André de Resende haviam feito às convocatórias para as seleções nacionais. Esse facto teve efetivamente peso no subconsciente de todos e à entrada com elevada intensidade defensiva dos eborenses respondiam os representantes federativos com enorme nervosismo. Aos 15 minutos o marcador registava 32-20. Os últimos minutos da 1ª parte mostraram o melhor dos visitantes que conseguiram ir para o intervalo com o marcador em 39-35, mas sem antes ver mais uma jogada individual de Filipe O. Ao converter um cesto costa-a-costa em 3 segundos, fintando todos os adversários que lhe apareceram.
   A segunda parte foi sempre de grande equilíbrio, destacando-se na seleção C. Cardoso com 17 pontos marcados e atleta com uma qualidade muito acima dos restantes. O jogo chegou equilibrado aos últimos 3 minutos. Aí a André de Resende foi mais forte e quando o coletivo funciona as individualidades sobressaem. É nestes momentos que os atletas de mais qualidade dão o valor acrescentado e na equipa escolar há atletas com qualidade igual ou superior ao antagonista. Um parcial de 11-2 ditou o vencedor, lançou a alegria nas bancadas, que vibraram com uma partida emocionante durante os 40 minutos e onde todos os atletas presentes mostraram qualidade.
No meio dos festejos alguns espectadores, de forma educada, demonstraram ao selecionador nacional a injustiça de nunca ele e/ou os seus colegas nunca terem reparado nos jovens que haviam ganho com enorme justiça um jogo que sempre dominaram.
Destaque ainda para a excelente arbitragem de Manuel Marchante e Joana Oliveira que souberam estar ao nivel qualitativo elevado a que se desenrolou o jogo.
Jogaram: 
Fadista 7,Carlos 4,Dias, Banha,Júlio 2, Moran, Diogo 24, Ricardo 3, Alexandre 12, Filipe 15, Nuno 4 e Marques.

Taça Nacional sub 19   Raparigas perdem com rival
Basket Almada  51 André de Resende. 45

Este prestigiado órgão de informação ainda não recebeu a crónica do jogo, mas sabe que a 1ª parte foi equilibrada e no 3º período o desnorte das azuis ditou a derrota. Uma reação final ainda fez sonhar com a vitória, mas já era tarde.

18/02/2014

Benfica foi mais forte, mas...

Sub 18 André de Resende merecia mais !
André de Resende 72  S.L.Benfica 90

Os duelos com os rivais de Lisboa vão já em três esta época. A diferença no marcador tem vindo a diminuir  e este foi o jogo em que os eborenses ainda conseguiram chegar aos minutos finais a discutir o resultado. Alguns detalhes são efectivamente importantes na análise deste jogo e logo se realçam os 72 pontos marcados. Igualmente de realçe que o número de triplos convertidos pelos encarnados foi reduzido substancialmente. Um aspecto em que os lisboetas beneficiaram claramente foi na ida para a linha de lance livre, pois lançaram 18 vezes e beneficiaram, de um número de faltas da André de Resende que passou de 14-15 faltas nos jogos anteriores para 24, vendo o seu adversário com o mesmo n´mero dos 2 jogos anteriores. Neste aspecto parece até difícil que Salamanca tenha terminado a contenda com 2 faltas.
   O Benfica defendeu sempre zona e os seus atletas sentiram como em jogos anteriores dificuldades nos primeiros 7 minutos. Novamente um parcial de 0-10 afastou o marcador, mas a vitória por 22-21 no 2º período não permitiu à André de Resende entrar novamente na discussão. Quando tudo parecia mais difícil, uma zona press permitiu um parcial de 10- 2 e o jogo estava relançado. Nos últimos minutos, após as 4 faltas da equipa, a linha de lance livre permitiu ao adversário consolidar a vitória, que estando em 15 pontos, subiu para 18 quando num gesto de pouco fair-play, um atleta benfiquista converteu um triplo com os adversários, respeitosamente a cumprimentar os vencedores. Feio...
   Pela positiva, merecem ser destacadas as três equipas:
- O Benfica porque venceu e tem alguns atletas que serão brevemente profissionais da modalidade;
- A André de Resende porque soube ser uma digna vencida e tem atletas de elevada estatura na formação desportiva e académica;
- Os árbitros porque tendo sido requisitados para esta tarefa o fizeram com abnegação e num contexto infelizmente difícil.
   No S.L.Benfica  o sérvio Stankovic e  Sérgio Silva são demasiado fortes para esta competição, mas apenas o 1º sabe aliar a qualidade desportiva à postura competitiva. Este e o internacional C.Salamanca denotam alguns tiques de vedeta e os atletas de eleição são sempre humildes. Ambos teriam a aprender com os atletas eborenses. 
Jogaram: Fadista (8), Júlio, Banha 10, Gonçalo, Duarte, Diogo 16, Ricardo 4, Alexandre 20, Filipe 11, Borges e Marques 2.  
  
Sub 20     André de Resende 63   Simecq 40
Feio...muito feio, mas a vitória permite sonhar com a FINAL 4!
FILIPE ORVALHO converte novamente de meio campo.
A André de Resende tinha 4 jogos para fazer 4 vitórias e assim discutir com os melhores a presença na final. A primeira final foi ganha, num jogo que não deixará saudades a ninguém. A partida fica ligada a um dia menos feliz da dupla de arbitragem, que sem ter prejudicado nenhuma das equipas,teve uma tarde bastante infeliz. Esta dupla havia realizado uma excelente exibição no fim de semana anterior, num jogo muito difícil averbando apenas 15 faltas a cada equipa e tornando o jogo fluido e agradável para os espectadores. Nesta partida, aos 10 minutos e com o jogo sem qualquer problema, já tinham TREZE faltas. Este estilo enervou atletas, público e por fim o treinador lisboeta. As cenas vividas nos últimos minutos são pouco abonatórias para a equipa lisboeta, que perdeu, por mérito da André e Resende, mas que não soube manter a calma, perante um ambiente que se tornou pesado!
fica a vitória e o que seria impensável há uns meses atrás...se os eborenses vencerem o Car Jamor, Leiria e Odisseia vão à final.
Jogaram: Fadista 2,Carlos 4,Dias, Banha 2, Duarte, Moran 6, Diogo 9, Ricardo 2, Alexandre 9, Filipe 7,Nuno 14 e Marques 5.  
André de Resende  42 Eléctrico 45
Esteve perto a vitória
O jogo foi sempre equilibrado, mas com as equipas a jogarem apenas de forma pausada e sem grande pressão defensiva. A André de Resende reduziu assim e muito o número de turn overs e chegou ao final a discutir o resultado. Cinco lances livres falhados no momento decisivo...
Jogaram: Sofia G 2, Sofia B 3, Matilde 2, Marta 6, Leonor 2, Daniela 4,Mafy 10, Maria 11,Sara e Rita 2. 
André de Resende 45  Tubarões 57
Acreditou-se que a André de Resende podia vencer o primeiro jogo do campeonato e o rival era acessível, mas uma primeira parte de adaptação a um basquetebol diferente levou as azuis a uma diferença de 7 pontos (20-27). O 3º período agravou a diferença para 15 e só nos últimos 10 minutos com uma pressão em campo todo mostrou que as eborenses têm potencial (19-12). A vitória esteve perto mas sofrer 40 pontos de apenas 2 atletas não abona na táctica defensiva das da casa. 
 Matilde 2, Carol 6, Leonor P, Tânia,Margarida, Maria 32,Sara e Rita 3. 
André de Resende 24 Quinta dos Lombos 134
Para as nossas pequeninas só contam os pontos marcados!
As 8 briosas atletas não se perturbam muito com os resultados que têm vindo a obter, pois todos os mais velhos lhes têm transmitido que passaram pelo mesmo e agora ganham. O mais importante é que se divertem e as famílias acompanham em grande número.

12/02/2014

O Alentejo é na África do Magreb

   Conforme pode ser comprovado pelo comunicado da FPB, eis alista de potenciais talentos para serem"observados" pelo seleccionador (?) nacional. Deste rol de jovens da zona sul de Portugal, constam os 2 atletas do Estoril Basket que converteram 8 pontos cada no último sábado, um jovem do Algés que amealhou 4 pontos em Évora, o jovem do Odisseia que venceu os sub 18 da André de Resende por 4 pontos,quando esta jogou com menos 3 dos seus atletas mais capazes...e o árbitro ofereceu 3!
VERGONHA... ou a falta dela, quando nenhum atleta da André de Resende foi convocado. 
Vergonha para os responsáveis que fingem escolher os melhores, quando apenas o fazem por critérios dúbios.
ORGULHO nos nossos jovens que estão quase a seguir a vida universitária e demonstraram ser BEM MELHORES do que metade dos eleitos.
POBRE BASKET PORTUGUÊS!!!!

10/02/2014

Filipe Orvalho converte cesto de meio campo...árbitro anula por "passos". Inacreditável !

Como é possível cometer uma asneira deste tamanho?
Como é que se anula a jogada mais inesquecível que um jovem pode fazer?
Quem consegue vislumbrar passos?
A jogada é a final do 1º período!
Já agora, Filipe Orvalho já leva 5 pontos anulados esta época em bolas de final de período. Na anterior, o árbitro vislumbrou uma falta atacante, quando na realidade era defensiva!

07/02/2014

Querem ver que a André de Resende vai à Fase Final ?

 Campeonato Nacional de sub 20       André de Resende 78 x Estoril 56

Fadista 2, Carlos 19, Dias 3,Banha, Moran 2, Ganhão 16, Ricardo 2, Cuco 1, Filipe 10, Marques 9, Ricardo 2 e Nuno 14
16-18, 24-12, 17-13 e 21-13
    O jogo colocou os 2 principais candidatos ao último lugar livre para ficar entre os 4 primeiros. Em Lisboa, os canarinhos venceram por 8 pontos num jogo muito quente, em que o treinador local tinha sido repreendido publicamente pelos seus, face ao mau comportamento com a arbitragem.
   Com estes dados previa-se um jogo muito quente e tal veio a acontecer. Os eborenses defenderam sempre no campo inteiro com uma rotação constante de jogadores. A surpresa no 5 inicial foi Pedro Marques e este esteve muito bem.
   Na 2ª parte a André de Resende apenas consentiu 26 pontos e terminou a partida com lances a empolgar a enorme e ruidosa claque que ajudou claramente na vitória.
Merece um especial elogio a jovem equipa de arbitragem constituída por Joana Oliveira e Sónia Vilar. Assinalaram apenas 18 faltas a cada equipa, constituindo esse o facto que conduziu a uma excelente arbitragem. Souberam ainda lidar com um excesso de pressão sempre com serenidade.

 Campeonato Nacional de sub 18   Odisseia 66André de Resende 62
  A falta de rigor explica a derrota contra uma equipa acessível

    Quando um elemento de uma equipa fica abaixo do que dele se espera, a culpa provavelmente será sua. Quando vários elementos cometem o mesmo erro, a culpa é do líder. Efectivamente a André de Resende perdeu este jogo pela falta de rigor com que um grande número de atletas encararam a partida e isso foi fatal. Com um jogo sempre equilibrado, os eborenses não foram capazes de nos minutos finais passar para a frente do marcador. O enorme desgaste que Filipe, Fadista, Ganhão e Ricardo foram fazendo durante o jogo impediu-os de ter um melhor discernimento nos instantes finais. Gonçalo Santos ainda foi ajudando, mas Duarte, Júlio Serra e Pedro Banha defendiam com empenho, mas escondiam-se a assumir qualquer movimento ofensivo.
   Os eborenses não perderam pela falta de Cuco, Marques ou qualquer outro. Perderam porque não souberam gerir o jogo com o rigor e a inteligência que este pedia. O treinador eborense deve sentir a responsabilidade da derrota, pois foram vários atletas a cometer este erro. 
Fadista 3, Banha 1, Ganhão 21, Ricardo 17, Filipe 7, Júlio 4, Gonçalo 6 e Duarte 3
15-10, 14-15, 17-22 e 20-15

 Taça Nacional de sub 19     André de Resende 34 x Juventude Basket 130
Ainda muito distantes deste nivel de basket

As jovens da equipa azul demonstraram mais fragilidades do que realmente podem fazer, mas estes jogos também servem para aprender.
Sofia G, Sofia B. 1,Marta 8, Mafalda 6, Sara Z., Leonor P. 1, Maria P.9, Carolina 2 e Rita T. 7


 Convívio minibasket Elvas
As nossas 16 vedetas pequeninas têm muita pinta!