30/05/2014

Homenagem à equipa de sub 18 - vice campeã da Taça Nacional em 2013

 - Cerimónia da Associação de Municipios do Alentejo Central em Reguengos. 
     
  
Sub 14  André de Resende x Reguengos
   A vitória do Atlético de Reguengos foi incontestada. Os atletas mais experientes fizeram um bom jogo, mas saíram todos com 5 faltas, deixando os mais petizes na difícil tarefa de se bater contra um adversário muito mais forte.

 - sub 14  Elvas  64 x André de Resende  38
Na ausência dos rapazes...as raparigas mostraram que podiam ter ganho!

Começaram bem as atletas da André de Resende, que iniciaram com um parcial de 10-0, chegando ao final do 1º período a vencer 20-5. A partir daí a diferença física dos rapazes de Elvas ditou regras, onde apenas Tânia Murteira (16) fazia questão de não fugir ao contacto físico.
Jogaram ainda Matilde (12), Iris (4) Mika(4), Margarida(2) e Sofia.

- sub 16  André de Resende 66  x    Reguengos  34

Jogaram: Mafy 15 ,Maria 18,Rita 4,Leonor 7 e André Mira 22.

29/05/2014

O Futuro começou já...

   Este brilhante órgão de informação tem estado sem dar informações actualizadas dos últimos jogos.  Assim, eis os últimos resultados e respectiva análise:

sub 14 - Torneio de Encerramento
   A equipa de sub 14 tem sido liderada pelos "veteranos" Miguel Galo, Guilherme Calçada, Pedro Santana e Luís Serrano. Estes jovens sub 14 têm sabido integrar os jovens de minibasquete que assim vão tomando contacto com o jogo formal. Já venceram uma partida e têm realizado grande parte dos jogos equilibrando 3 parciais. O futuro do sector masculino, passa por esta equipa. 
2ª Jornada
ASC/BVRM/T.d'el Rei  114 - 49  André de Resende  
3ª Jornada
André de Resende     81 - 70  O Elvas CAD      
4ª Jornada
AJES                   75 - 58  André de Resende     
5ª Jornada
André de Resende     54  -  75   Estrela F.C.        
7ª Jornada
André de Resende     45  -    90       Salesianos Évora

sub 16 - Torneio de Encerramento
   A equipa de sub 16, constituída pelo sector feminino tem dado alegria nos jogos em que tem participado. O seu ponto alto foi a brilhante prestação na final nacional de Desporto Escolar. A próxima época está assegurada com bastantes alegrias e quem sabe, começar a conquistar resultados no plano nacional.   
1ª Jornada
André de Resende     29   - 71  O Elvas CAD 98 
2ª Jornada
ASC/BVRM/Td'el   46  - 52  André de Resende 
5ª Jornada
O Elvas CAD         96  -  22  André de Resende  
6ª Jornada

O Elvas CAD      108 -   31   André de Resende 

Taça Alentejo
   Os jovens sub 18-20 venceram a 1ª fase da Taça Alentejo. A única equipa da CNB1 que lhes criou mais dificuldades foi o forte conjunto de Beja. Na final tudo será muito mais difícil, mas será também um excelente teste para esta equipa que pela idade chega agora aos seniores.
1ª Jornada
André de Resende 101  -  60  CAB Grândola  
2ª Jornada
Salesianos Évora    56  -  75   André de Resende 
3ª Jornada
André de Resende  79  - 64    Beja B.C.            
4ª Jornada
CAB Grândola      66  - 87   André de Resende 
5ª Jornada
André de Resende  72   -  52 Salesianos
6ª Jornada
Beja B.C.               67  -   62 André de Resende 

15/05/2014

Derbys com Salesianos

 sub 14  André de Resende 45 x Salesianos 90
 
 
 Seniores     André de Resende 72  x Salesianos  52

Final Nacional do Desporto Escolar - Sonho vira pesadelo!

Quando a 10ª rapariga falta e o sonho vira pesadelo!  

   A equipas Feminina e masculina participaram nas finais nacionais que ditaram o representante português nos jogos europeus. A André de Resende já foi campeã nacional e esteve em Malta. Este ano as probabilidades eram menores, mas foi a única escola do país a estar representada em masculino e Feminino. 
   Nos masculinos o 5º lugar foi honroso, pois a ausência de Ivan Mendes limitou a qualidade do grupo. Ainda assim, João Marques, Duarte, Ricardo Carvalho e André Mira lideraram bem um grupo que incluía os rookies Guilherme Calçada, Pedro Couto,Luís Serrano e Miguel Galo. Todos estes jovens merecem um elogio pelos resultados alcançados, 2 vitórias/2 derrotas, bem como pela postura extra desportiva.
   Nas raparigas a expectativa era menor, mas o impensável aconteceu. As briosas catraias perderam o seu 1º jogo contra o Colégio Calvão, mas vencem Viseu e apuram-se para as meias finais.
   Neste jogo defrontam o Colégio dos Salesianos de Manique...e vencem sensacionalmente. Adquiririam automáticamente o título de vice campeãs nacionais.
Contudo as regras ditavam que quem não tiver 10 atletas perde administrativamente e foi o que aconteceu às jovens eborenses. Mereciam a final...mas faltou-lhes a presença de mais uma atleta.
A tristeza de todas foi enorme, mas ficará para a história a proeza desportiva e a excelente atitude dentro e fora do campo, elogiada por todos.
GRANDE ELOGIO para Mafalda Pinto, Sara Zambujo, Maria Pereira, Rita Trindade, Margarida Júlio, Leonor Pereira, Leonor Cordeiro, Tânia Murteira e Matilde Francisco.

09/05/2014

Vitória da serenidade sobre a ânsia de vencer

Basket Barcelos 76 x   André de Resende 68

Tristeza profunda...
    Estamos tristes...Nós os jogadores e treinadores estamos muito tristes.
    Treinámos tanto, esforçámos-nos tanto, quisemos tanto...que tanta ansiedade nos traiu.
    Não é apenas por nós, mas por tantas pessoas e entidades a ajudar na causa comum de ver uma equipa de Évora vencer um título nacional. Quisemos tanto ter a alegria de vencer e dar a vitória a todos os que estavam connosco e não fomos capazes vencer.
   Fica na nossa memória, o esforço e o empenho de uma cidade que se uniu a nós.
   A organização da A.B.A. foi excelente, a C.M.E. apoiou e fez-se representar no evento pelas principais figuras. Infelizmente a André de Resende não conseguiu vencer. 
   Para nós, depois das finais da Taça de sub-16 e sub-18, era o 3º titulo que disputava num passado recente, sinal que a aposta feita na formação continua a dar frutos e consegue ser competitiva. Por sua vez o Basquete de Barcelos procurava mais um título para o seu historial, sendo esta final o culminar do trabalho para um grupo de jogadores que fez a sua formação toda no clube.
   Nos primeiros 20 minutos, ligeiro ascendente da equipa nortenha que venceu os dois períodos (15-13 e 18-14), pelo recolheu aos balneários na frente do marcador (33-27). No começo da etapa complementar, os comandados de Rui Martins conseguiram aumentar ainda mais a vantagem, e à entrada do derradeiro período a diferença pontual que separava as duas equipas estava na casa das dezenas (51-40).
   Tal como lhe competia, e é seu hábito, a formação André de Resende não se rendeu e foi atrás do prejuízo. O tempo jogava a favor dos barcelenses, que embora tenham perdido o quarto, acabariam por fazer a festa no final. Um prémio de consolação pela prestação menos conseguida no Campeonato Nacional, mas que naturalmente enche de orgulho todo o grupo de trabalho pelo esforço e empenho despendido durante esta temporada.
   Muito provavelmente por se tratar de uma final, as duas equipas revelaram pouca eficácia nos lançamentos de campo, especialmente de curta e média distância. A linha de lance-livre também acabaria por ser um problema, especialmente para o conjunto de Évora que desperdiçou imensos pontos (15/32 – 47%).
   O atleta do Barcelos Luís Ferreira (24 pontos, 13 ressaltos e 2 roubos de bola), autor de um duplo-duplo, foi o MVP do jogo com 21.5 de valorização, tendo contado com a ajuda de João Pereira (17 pontos, 5 ressaltos, 4 roubos de bola e 2 assistências) e Tiago Baptista (10 pontos e 6 ressaltos) para conquistar este titulo.
   Na formação de Évora, Nuno Costa (18 pontos, 3 ressaltos e 2 roubos de bola) foi o mais concretizador, sendo que Filipe Orvalho (11 pontos, 3 ressaltos e 3 roubos de bola) e Carlos Valente (10 pontos e 4 ressaltos) foram os restantes atletas a terminar o jogo na casa das dezenas em pontos marcados.

   A vitória do clube nortenho é pois justa!
   A André de Resende jogou a pior final que podia fazer e cometeu erros que decidem, nomeadamente a organização ofensiva. A estatística mostra igualdade entre as equipas em todos os itens, excepto no capítulo dos lançamentos. Foi sem dúvida a diferença no jogo. Umas vezes por má decisão na sua selecção, outras por falhar cestos fáceis, cuja ansiedade ajuda a explicar.

 Muitos são os amigos a quem estamos muito gratos!
  Merecemos o apoio de muitas pessoas e instituições a quem queremos desde já agradecer:


06/05/2014

Mensagem de apoio de um amigo

Fala-vos João Medeiros, que na época passada estava na Académica, emblema que vos impediu de vencer a Taça Nacional de Sub-18. Este Domingo estarei impedido de estar fisicamente em Évora, a minha 2ª cidade ! Mas em espírito estou com a rapaziada do GDRAR, com o seu espírito de equipa fortíssimo, o seu magnífico staff técnico e a ensurdecedora claque. Em Viana, onde tb tive o prazer de vos ver chegar à final, a coisa correu menos bem...mas, como diz o povo - e o povo tem sempre razão - à 3ª é de vez !!!
    Eles são altos e fortes, é verdade, mas não têm tanto talento como os "alentejanos". Não havendo "galo", se os meus Amigos GDRARISTAS estiverem todos no máximo...o título é Vosso !!! E não manchem a performance coletiva com % de lance livre abaixo dos 60%, pois até eu...já cota...faço 70 a 75% !!! 
    Grande Abraço e espero beber um copo...durante o cortejo da Queima em Coimbra...a festejar a Vossa Taça !!! GRANDE ABRAÇO A TODOS. J.M.