22/01/2015

Não há dúvida: André de Resende tem atletas de muita qualidade! Séniores e sub 18:Para recordar !

CNB1 Farense 70 x  André de Resende 83
Nos momento difíceis veêm-se as grandes equipas...VITÓRIA BRILHANTE!
   
   A deslocação mais difícil da equipa sénior na 2ª volta. Ambas as equipas lutavam pelo 2º. Um jogo muito difícil em que a André de Resende se apresentou muito desfalcada pelas lesões e pela final dos sub 18. Ainda assim, o espírito é sempre de vencer em qualquer campo até ao final do campeonato.
   Início de jogo muito equilibrado, disputado e...quente, que resultou em 4 faltas de Inácio Fernandes em 8 minutos de jogo!!
Temeu-se o pior, mas apenas por alguns segundos, pois cedo se notou que TODOS os atletas utilizados pela André de Resende tinham condições de concretizar em vitória, um jogo que se afigurava muito difícil. Gonçalo Santos defendia de forma irrepreensível o excelente base algarvio. Júlio Serra fez idêntico no 2º período e Pedro Banha foi apenas sensacional, compensando com uma eficácia da linha de 3 pontos alguns erros de ingenuidade próprios da idade. Inácio é um treinador dentro de campo e foi determinante na viragem do marcador no 3º período. É que quem joga ao seu lado não pode dar apenas 100% em campo...Carlos, Filipe e Micael eram maestros de uma defesa que baralhava os algarvios e Diogo Ganhão foi apenas o melhor atleta em campo. Que exibição portentosa!
parciais: 21-19, 21-18, 10-12 e 18-34!
Inácio 6, Carlos 18, Júlio, Banha 8, Gonçalo 2, Diogo 21 e Filipe 15

  Sub 18  Final 4 
  Provavelmente o jogo mais emotivo do ano                                                   
Salesianos 72 André de Resende 69
Na tristeza de ser vice campeão...o orgulho para a André de Resende
 Ricardo Carvalho foi MVP da final numa equipa briosa  
 Parciais: 21-21, 26-16, 9-11 e 16-21
   A equipa de sub 18 disputou mais uma vez uma final 4 num jogo que deve ficar na memória de todos, pela entrega de todos os intervenientes, pela emoção vivida até final e pela alegria ou tristeza dos vencedores ou vencidos.
   O equilíbrio no marcador imperou no 1º período e só no 2º parcial os Salesianos ganham vantagem de 10 pontos na ida para o intervalo. A 2ª parte é dominada pela André de Resende, que vence os dois parciais, mas os Salesianos conseguem manter a diferença de 10 pontos a 7 minutos do final, quando Mini Marques é excluído da partida com a 5ª falta (muito duvidosa). Surge então André Mira que coloca a sua equipa no rumo certo e coloca-a em vantagem por um ponto a 27 segundos do final. Acaba por perder com duas ingenuidades, uma delas explicada pelo enorme desgaste físico e emocional da partida.
Parabéns aos Salesianos que venceram, mas fica um travo amargo para a André de Resende , sentindo que nem todos deram o que deviam ou podiam, para vencer.
Não foi o caso de Ricardo Carvalho (35 pontos nos 2 jogos). Um gigante na final. Culmina uma excelente exibição com 2 afundanços e afirma o que já se sabia: pode vir a ser um grande jogador. A final demonstra que lhe falta consistência durante toda a partida.  Miguel Ramos (21)foi o mvp da meia final e demonstrou que se trata de um dos melhores jogadores sub 16 da sua geração! Ivan Mendes (35) foi sempre discreto, o público não deu por ele, mas foi ...o melhor marcador da sua equipa na final 4. André Mira (17) é conhecido pela sua inconstância como jogador. mas fez a sua melhor final 4 de sempre. Pedro Couto e Pedro Pucarinho fizeram muito bem o seu papel, sabendo que são atletas com menores recursos, ajudaram  a sua equipa a defender e não cometeram grandes erros a atacar. Mini Marques(17): Este miúdo tem algo que o distingue dos restantes. A história desta final 4  ficará para recordar por muitos anos.
   Na véspera do evento o jovem Marques vai para uma visita de estudo com a sua escola e sofre um entorse numa actividade. Esconde o sucedido a todos para que ninguém o impeça de jogar a final 4 e ser campeão. No segredo, liga o pé lesionado e toma comprimidos para as dores, nunca deixando o seu treinador e amigo Pedro Gouveia suspeitar do que está a acontecer, pois sabia que seria imediatamente afastado dos jogos. É nestas dificuldades que disputa a meia final e final!
Se a sua atitude merece reparo, pois colocou em perigo a sua integridade física, merece um elogio muito grande, um jovem, que de tanto querer ganhar, sofreu em silêncio e esforçou-se, dando tudo para acrescentar mais um título regional aos muitos que já tem.
Quantos de nós faríamos o que este jovem fez? Não que o gesto esteja certo, mas quantos tiveram esta vontade de ganhar? Quantos acharam que por vezes nos devemos sacrificar pelos grupo a que pertencemos e contribuir para o objectivo comum?

Beja 47 x  André de Resende 58
   A André de Resende foi impecável na abordagem ao jogo e venceu o Beja pela 1ª vez esta época. O treinador Pedro Gouveia soube gerir a equipa de forma superior e Miguel Ramos foi o expoente com 3 triplos convertidos.
parciais: 11-9, 10-12, 12-13 e 14-24

 sub 19 Palhavã 31 x André de Resende 57 
Agora...a Taça Nacional!
Último jogo do campeonato regional de sub 19 e as eborenses averbaram mais uma vitória, distribuindo minutos por todas as atletas.
Parciais: 8-10, 11-17, 2-15 e 10-15
Magui 3, Iris 2, Sofia B 4, Matas 3, Sofia P, Marta 6, Tânia 2, Mafy 9, Sara 2, Maria 20, Rita 2 e Karla 4

 Torres Novas 63 x André de Resende 35
De outro campeonato!

parciais: 24-2,15-11, 15-14 e 9-9
   Um jogo que não conta para as contas da André de Resende, afastada do campeonato nacional, mas ainda assim uma experiência muito interessante, pois o Torres Novas é uma equipa muito forte. A equipa da casa não facilitou e com as suas melhores atletas sentenciou no 1º período. Nos restantes as atletas eborenses, jogando contra atletas do seu nível, mostraram consistência. Conseguiram reduzir substancialmente o número de perdas de bola, aumentando a concentração e agressividade.
 Sofia B, Marta 8, Tânia 8, Mafy 4, Sara 3, Maria 8, Rita 1 e Karla 3

15/01/2015

Sub 19 Femininos praticamente fora do campeonato nacional...séniores mantêm-se nos primeiros lugares!

 CNB1    Grândola59   x  André de Resende 90 
Com uma equipa "sub 20"...Excelente exibição!
Pedro Banha conseguiu 100% lançamentos de campo
fonte: Unirádio Reguengos
   A André de Resende venceu um jogo que todos esperavam como uma vitória fácil. As muitas lesões têm desfalcado a equipa de tal forma que esta se tem apresentado praticamente como uma equipa de sub 20. A grande excepção é Micael Duarte, que se tem revelado como um líder, muito discreto como é aliás a sua personalidade, mas é a ele que os mais novos ouvem. Quanto aos restantes atletas só se pode dizer que fizeram mais uma exibição que melhora a forma cada vez mais adulta como entendem o jogo. Filipe Orvalho, Carlos Valente e Diogo Ganhão são valores mais do que confirmados e que garantem que a equipa joga como os melhores. Pedro banha tem vindo nos últimos jogos a afirmar-se como mais um elemento a ter em conta. Júlio, Mini, Gonçalo e Moran alternaram momentos de qualidade com outros de menor inspiração, mas ainda assim contribuíram decisivamente para a boa exibição da equipa.
     
  A ternura nas bancadas da André de Resende

Final 3 acesso ao campeonato nacional de sub 19 no pav. de Torres Novas 
           André de Resende 40 x Soutocico 91
Infelizmente a André de Resende ainda não está a este nível

 

    A equipa de sub 19 disputou o 1º jogo de acesso ao campeonato nacional do escalão. O resultado desportivo não podia ter sido mais esclarecedor e a conclusão óbvia da diferença de qualidade das atletas. O equilíbrio ainda permaneceu durante o 1º período, mas a partir daí nunca esteve em causa a supremacia das atletas leirienses.
Parabéns ao Soutocico pela vitória e pela postura que a todos nos agradou.
Parciais: 13-16, 8-28, 14-23 e 5-24
Jogaram: Marta 12, Mafy 9, Rita 2 Sara 6, Tânia 2, Karla,Sofia e Magui 6
   Merece reparo o facto de Maria Pereira ter sido impedida de participar, pois o seu cartão de cidadão desapareceu durante a semana. Justifica-se que a meio da época as/os atletas ainda não tenham as carteiras de jogadores? Se, como seria normal, os cartões já tivessem sido entregues aos clubes, a atleta teria jogado sem problemas. Assim, a jovem fez quase 500Kms...e não jogou. Perdemos todos!

Sub 19 campeonato regional     André de Resende  37 x Seixal 59
Parciais   5-20, 14-13, 5-15 e 13-11
Jogaram: Marta 3, Mafy 7, Rita 4 Sara 4, Tânia 6, Karla 4,Sofia 8 e Magui 1    

A crónica deste jogo é extamente igual à da partida contra Soutocico.
   A análise a retirar da equipa alentejana e que a impede de dar uma salto qualitativo prende-se com a continuação sistemática dos mesmos erros. Nota-se alguma evolução individual da maioria das atletas, mas estabilizaram num patamar e que conseguem a espaços jogar no seguinte, contudo rapidamente voltam a cometer os mesmos erros de jogos anteriores.
   A concentração é sem dúvida o maior entrave, que se alia às naturais dificuldades técnicas e físicas. As dezenas de turn overs que não são provocados pelos adversários têm origem na pouca atenção que as jovens estão a ter naqueles momentos. As fotos que escolhemos permitem verificar que a diferença física deveria dar vantagem às atletas estudantes, mas as soluções escolhidas nem sempre são as melhores. Individualmente, Mafalda e Marta são técnicamente evoluídas. Falta aplicarem essas qualidades técnicas no jogo. As jovens sub 16 têm potencial de evolução, especialmente Tânia Murteira. Magui, Rita e Maria têm condições para ajudar mais. As competições nacionais vão começar em Fevereiro e a esperança na melhor participação de sempre mantém-se. Com efeito, nenhuma geração de atletas realizou tantos jogos em tão diferentes palcos. 

08/01/2015

Grandes jogos de basquetebol em Évora

 
 Esta crónica tem que começar com um lamento:
Que pena não haver em Évora jogos destes todos os fins de semana! 

CNB1 André de Resende 58 x Imortal  93
   A equipa do Imortal "não é desta divisão"
   No sábado a cidade pode ver um derby entre duas das equipas mais fortes da zona sul B da 1ª divisão. Por um lado a surpresa do campeonato, André de Resende, por outro a forte equipa algarvia, reconhecida por todos por não "ser desta divisão". O patrocínio do Zoomarine "obriga" o clube a atingir rapidamente o topo do basquetebol nacional. Em Évora apresentaram mais dois reforços vindos da Liga Profissional- André Calabote (ex S.L.Benfica, Sampaense e CAB Madeira) e F. Toril ex Iliabum, A estes acresce Eugénio Silva,atleta com dezenas de internacionalizações, F. Pinheiro ex atleta do Ginásio Figueirense e Galitos.  No cinco inicial tem atletas internacionais de qualidade, um base luso americano - K. Coronel que transmite uma qualidade ao jogo que só poucas equipas podem ter.
   Os jovens da André de Resende tiveram assim um teste muito interessante para aquilatar sobre as condições para jogar a este nível. Obviamente a diferença era muito grande, mas a verdade é que os estudantes confirmaram o que se suspeitava. Sem poder contar com o seu atleta mais influente, Inácio Fernandes, demonstraram atrevimento, qualidade táctica a atacar e essencialmente que com mais um atleta de qualidade seriam capazes de discutir com qualquer equipa.
Os parciais: 16-26, 13-27,10-23 e 19-17.
 O início do jogo foi efectivamente muito interessante, pois a diferença de 10 pontos no final do 1º período esconde que os jovens da André de Resende tinham falhado 3 cestos isolados por excesso de "respeito" (medo de um contra) do adversário!
   No 2º período a rotação de jogadores aumentou naturalmente o fosso e um aumento da pressão defensiva do Imortal no 3º período sentenciou o que já não havia dúvida. No último período a equipa eborense conseguiu provocar mais erros ao adversário e melhorar o jogo exterior, acabando por vencer o parcial.
   Um grande espectáculo das duas equipas cujo papel dos intervenientes é claramente diferente.

Sub 19 Fem  André de Resende 40 x GDESSA   118
É sempre um prazer ver basquetebol feminino de qualidade 
   Muito provavelmente estiveram em Évora algumas das melhores jogadoras deste escalão. O GDESSA é sempre um candidato ao título na Liga Feminina e algumas destas atletas integram o plantel sénior, também aqui lideradas por Nuno Manaia (seleccionador nacional).
   Foi uma manhã muito proveitosa para o público. Excelentes praticantes, jogadas em ritmo elevado e com muita qualidade. No feminino a André de Resende ainda está muito longe do topo, mas lentamente vão encurtando distâncias. É a jogar contra as melhores que se evolui.
   Neste jogo, Maria Pereira e Tânia Murteira confirmaram qualidade, Iris Correia e Magui surpreenderam pela positiva. As restantes atletas foram empenhadas mas sem o mesmo brilho das referidas.

 Sub 16 Fem  Salesianos 48  x  André de Resende  64
9-14, 11- 16, 15- 16 e 13- 18
Um jogo para se desfrutar, pois a classificação está definida e a André de Resende tornou-se campeã de sub 16... INVICTA!
   Jogaram: Iris 2, Magui 5, Tânia 12, Mika 1, Matilde 14, Maria 30
   Chegou ao final o campeonato regional de sub 16 femininos. A equipa da André de Resende foi claramente a mais forte e venceu invicta e por isso merece um cumprimento. O adversário deste jogo é composto na sua maioria por ex atletas da André de Resende, o que se por um lado é triste ver partir atletas por outro é positivo ter mais uma equipa com quem jogar. O desporto feminino no Alentejo tem uma expressão muito fraca e todas as jovens que o praticam merecem um elogio.
    Neste jogo as ausências por doença de Rita Trindade e Sofia Pinto fizeram-se notar no rimo de jogo que as atletas da André de Resende costumam imprimir, mas ainda assim a supremacia nunca esteve em causa. Destaque para a excelente exibição de Matilde Francisco e a natural confirmação de Maria Pereira.

Sub 18 André de Resende 51 x Beja Basket 56
No jogo da decisão...Beja deu mais uma lição!
   Mais um jogo em que a equipa sul alentejana mereceu o mais claro elogio. Um bom jogo, equilibrado mas com ligeiro domínio dos visitados e muito bem arbitrado. Aliás é muito justo referir que os (muito) jovens árbitros Pedro Marques e João Ribeiro vão devolver ao Alentejo o prestígio na arbitragem que José Fernandes lhes deu em tempos idos.
 A André de Resende esteve a vencer até aos últimos 5 minutos com os seguintes parciais:
15-11, 13-13, 13-7 e ....10-23.
Jogaram: André Mira 6,Miguel Ramos 3, Pedro Santana 2, Mini 15 e Ricardo 25.
   Enquanto o Beja ia gerindo o seu banco a André de Resende não o podia fazer, pois a ausência de Duarte Imaginário por lesão era a única com explicação plausível. Outros tempos...outros jovens!
No último período a alteração defensiva do Beja e a completa falta de entender o jogo por parte da André de Resende ditou o vencedor.
   No Beja o habitual "Lança" foi determinante, Na André de Resende, Ricardo, Mini e Miguel Ramos foram brilhantes durante 30 minutos...pena que o jogo tivesse 40! No último período Mini Marques converteu 1 cesto de campo e Ricardo outro. A equipa permitiu 23 pontos ao adversário!!!
   Neste jogo mereceu igualmente destaque a excelente exibição de Miguel Ramos e não seria justo esquecer essa referência. Este atleta tem sido ao longo de todo o campeonato de sub 18 um dos mais eficazes da André de Resende, alternando na posição de base com Duarte Imaginário. A (falsa) lentidão com que joga é compensada com a excelente leitura que faz do jogo. Foi com enorme surpresa que todos vimos a sua exclusão do lote de atletas sub 16 que irão representar o Alentejo nas festas do Basquetebol. Também não deixa de ser verdade que a André de Resende foi um dos clubes do Alentejo que MENOS ATLETAS teve nos trabalhos das selecções regionais. Abaixo, apenas o Juventude Sport Clube e o Agrupamento de Escolas nº 4.
 

Convívio de Minibasquete na André de Resende
 
 
 



O regresso dos pequenos que disputaram o campeonato de sub 14 a jogar contra equipas de atletas da sua idade. A manhã teve mais brilho pela presença dos jovens Salesianos e da Escola dos Canaviais. Merece um enorme destaque os muitos pais que compareceram, o Professor Manuel Alcario- referência do basquetebol na cidade e ...
Manuel Marchante- Visivelmente doente manteve-se no pavilhão ajudando os seus atletas e os dos restantes clubes. Nunca quis ser substituído na função e este jovem treinador merece ser destacado pela EXCELENTE POSTURA!