24/02/2015

André de Resende surpreende na Iª divisão e nos sub 18

CNB1  Salesianos 52 x André de Resende 83
Conforme prometido...segundo lugar! A surpresa do campeonato!
fonte:unirádio Reguengos
   O derby da cidade de Évora levou muita gente ao pavilhão dos Salesianos criando uma moldura muito interessante para um jogo de basquetebol. A André de Resende viu ainda um colorido enorme atrás do seu banco com muitos jovens atletas a seguir de perto as incidências do jogo, É sem dúvida o facto de maior importância, pois pode significar a atracão de mais jovens à modalidade. Para isto contribui o bom percurso da equipa sénior, que surpreende no seu campeonato, mas igualmente as boas exibições que as várias equipas do clube vão conseguindo. 
   Começou melhor a equipa dos Salesianos, que com uma defesa muito compacta, convidava os adversários a tiros fáceis do exterior, mas cujo sucesso era mais difícil. Corrige a André de Resende com dez minutos extraordinários de Pedro Banha- 3 triplos, um contra e 2 ressaltos. Na equipa Salesiana João Godinho e Carlos Silva vão contrariando com eficácia, conseguindo ainda manter-se em jogo sem qualquer falta averbada. O poste viu ser assinalada a sua primeira falta a 7 minutos do final da partida.
   Foi necessário à André de Resende aplicar a receita habitual de uma defesa muito pressionante e elevado ritmo de jogo, que provocou o natural desgaste no adversário. Os últimos dez minutos permitiram ver Micael Duarte tentar 3 afundanços espectaculares; um contra e dois triplos de Inácio Fernandes, que sabe tirar enorme partido destas situações para empolgar toda a "aficion" e Filipe Orvalho decidiu (como é habitual)!
Merece destaque ainda a equipa Salesiana, que se afirme tratar-se do conjunto mais bem organizado defensiva e ofensivamente que o clube tem apresentado.

Parciais: 14-19, 15-22,10 21 e 13-21

Sub 18 Beja 39 x André de Resende 67 
Lideres...Quem diria?

  À terceira jornada a equipa da André de Resende encontra-se no grupo dos primeiros classificados da sua série dos sub 18, onde apenas perdeu no Barreirense e por margem recuperável. Demonstrando a sua evolução ao longo da época, os estudantes foram mais uma vez vencer o Beja Basket e agora de forma concludente. Recorde-se que na primeira fase a vitória sorriu sempre à equipa sul alentejana. É igualmente um facto que desde que Luís Francisco deixou de orientar esta equipa as vitórias começaram a aparecer!
   Mais valorizada está esta vitória se atentarmos nos factos de João Marques e Miguel Ramos não terem jogado (entorses) e ainda no detalhe dos eborenses só terem sofrido UM ponto no último período!
Parciais: 8-14,15-15,17-14 e 1-19
Jogaram: Duarte 12, Ivan 19, Kadinho 18, Pucarinho 6, Mira 8 e Santana 4.

Sub 19 C.B. Albufeira 44  x André de Resende  37
A coach Palmira Júlio merecia a vitória!
   A história deste jogo é mais interessante fora do que dentro das linhas do rectângulo. Por acordo dos 2 clubes foi solicitada uma alteração das datas para as equipas se defrontarem. Como a FPB não respondeu ao pedido, a deslocação ao Algarve estava programada no início do treino de 6ª feira. Surge a notícia que afinal o site da federação já contemplava a alteração. Não há jogo no Algarve! à meia noite do mesmo dia (6ª feira) surge um telefonema a colocar a possibilidade de haver jogo. No sábado de manhã, os dirigentes da André de Resende reúnem de emergência (em 30 minutos) cinco atletas e com a liderança da Drª  Palmira Júlio deslocam-se rapidamente para Albufeira. Joga-se!
   A grande coach lidera e equipa e o marcador durante grande parte do jogo! Rigor tático, gestão de esforço no limite com descontos técnicos bem pedidos... e no final o desgaste e a lesão de Mafalda Pinto retiram a vitória que tão bem seria oferecida a uma pessoa que abandonou a companhia da sua família para acompanhar um grupo de jovens que irão recordar este episódio para toda a sua vida.
Este gesto da dirigente é em si um exemplo e são estas pessoas que FAZEM IMENSA FALTA ao desporto. MERECE O NOSSO MAIOR ELOGIO!
Parciais: 12-11,14-7, 12-7 e 6-18
Jogaram: Mafy, Sofia, Sara, Marta e Karla

  Sub 19  André de Resende 39  x Carnide 69
Lisboetas são de nível
É mais fácil digerir uma derrota quando se perde com um adversário reconhecidamente bom e ainda quando se tem a noção que demos o melhor, mas não foi suficiente. A equipa de Pedro Gouveia alternou vários tipos de defesa zonal para contrariar a superior capacidade individual das atletas de Lisboa. O Carnide respondeu com o lançamento exterior muito eficaz (5 triplos no final do 1º período). As visitadas iam rodando o seu banco para manterem maior agressividade defensiva e por vezes conseguiam defender e atacar com muita eficácia, mas a este nível isso tem que acontecer sempre. Num jogo em que nenhuma atleta se distinguiu particularmente, escolheríamos Tânia Murteira como a mais esclarecida da André de Resende, numa equipa que merece ser elogiada pelo esforço que fez em fazer tudo bem!
Jogaram: Tânia 1, Magui, Rita , Maria 12, Mafy 6, Sofia, Sara 2, Marta 6 e Karla 8
Parciais: 12-26-10-15,12-12 e 5-16

 Saída Convívio Minibasquete Elvas
Mais uma vez são os pais dos atletas a merecer o elogio. Destaca-se Manuel Rita - coach, dirigente... Deve-se aos vários pais a ida ao excelente convívio internacional de Elvas. 
Aguardamos as fotos

Sub 16 Farense 72 x André de Resende 42 
   A equipa de sub 16 feminina costuma merecer o topo mas fica hoje no fundo. A sua prestação foi a mais fraca das equipas da André de Resende neste fim de semana. É verdade que o Farense não deu a mais pequena hipótese de contestar a vitória, mas apenas Sofia Pinto esteve bem, pois as restantes não defenderam ou atacaram com o discernimento que já nos habituaram. Como a exigência já é grande, ficamos a aguardar.
Jogaram: Tânia 15, Magui 2, Rita 11 , Maria 9, Iris, Sofia Pinto 4, Mikaela e Matilde 1
Parciais: 17-13-17-5,18-17 e 26-7

16/02/2015

Quem suporía que as várias equipas da André de Resende se vão batendo contra adversários de renome, discutindo os resultados?

 CNB1 André de Resende  81 x Tubarões  60
Vitória garante virtualmente o apuramento para a fase final

   A equipa da André de Resende voltou a realizar uma má primeira parte e permitiu aos algarvios mostrar porque são efectivamente uma equipa difícil de bater. Estes mostraram uma intensidade defensiva e uma experiência a ler os ataques, que justificou a diferença com que iam vencendo os alentejanos. Esta chegou a cifrar-se em 11 pontos e chegou a pairar a surpresa nos espectadores presentes. Claramente a concentração competitiva não estava a ser positiva e os atletas que saiam do banco nada traziam de novo. A 3 minutos do intervalo, finalmente os jovens estudantes acertam no colectivo e com um parcial de 12-0 chegam ao intervalo a vencer por 1.
   Na 2ª parte o cinco da reviravolta manteve-se e Bruno Canelas revelava-se como a surpresa da tarde. Foi decisivo. Diogo Ganhão e Filipe Orvalho ainda não tinham qualquer ponto ao intervalo. Tudo foi diferente para melhor e quando já se adivinhava a vitória dos da casa, nova lição para a André de Resende:
- Pedro Banha reentra no jogo e em 4 minutos faz o que ainda não havia feito.
- João Moran, que ainda não havia jogado, faz em 2 minutos o que metade dos seus colegas ainda não havia feito, concretizando 2 contra ataques consecutivos. A mensagem de Moran foi clara, saindo feliz de um jogo onde só foi utilizado 2 minutos, mas fez o suficiente para sair satisfeito consigo próprio.
   A vitória garante a cinco jornadas do final o apuramento para a fase seguinte, ficando assim cumprido o primeiro objectivo da época da André de Resende no escalão de seniores!


Quem suporia que as várias equipas da André de Resende se vão batendo contra adversários de renome, discutindo os resultados? Foi assim em Sintra e no Barreiro!
Estão de parabéns os atletas e os treinadores. Mas agora começamos a esperar sempre  a vitória!

 Sub 19 Alberta Menéres  x  André de Resende 
Inglório perder na bola final...mas finalmente Karla!

   A equipa lisboeta tem nome e tradição no basquetebol nacional. Dali já saíram jogadoras de topo para os grandes clubes e selecção nacional. Feita esta análise, esperava-se uma grande diferença para a equipa da André de Resende. 

   Não foi isso que aconteceu e com uma excelente entreajuda defensiva, uma Karla finalmente inspirada, uma Tânia a conduzir bem os ataques e a restante equipa em grande nível, a André de Resende chega à bola final a perder por um e com reposição de bola debaixo do cesto adversário. Decisão acertada ao dar a bola a Mafalda, mas esta lesiona-se ao escorregar e falha o cesto da vitória.
Ficou a tristeza da derrota e o sabor doce de ter realizado uma excelente exibição contra um adversário muito forte.

 sub 18  Barreirense 80 x André de Resende 68
É difícil jogar na caixinha!
30-15, 20-14,20-21 e 11-18
   É mítico o pavilhão do Barreirense, clube histórico onde já se deram grandes "duelos" e se ganharam muitos títulos.Os tempos criaram muitas dificuldades ao clube, mas o mítico pavilhão, lá está e as nova gerações mantém com ele a mesma relação umbilical. É preciso saber jogar ali, ou chegamos ao intervalo com o jogo perdido.
   A  André de Resende tem. como todos os clubes do Alentejo (e de muitos outros lugares) a dificuldade em encontrar treinadores com qualidade e dispostos a trabalhar gratuitamente. Assim acontece que temos que recorrer muitas vezes a "treinadores galácticos", mas com pouca experiência neste tipo de jogos. Feitas estas duas introduções, deve elogiar-se a equipa e sub 18 da André de Resende. Apresentou as óbvias dificuldades na 1ª parte e dominou a 2ª, assustando o adversário ao discutir o resultado final até ao último minuto. 
Jogaram: Duarte 11, Kadinho 14, Mini 20, Ivan 16, Santana 2, Miguel 5, Pucarinho e André.

12/02/2015

No masculino apenas Luís Serrano e Miguel Galo são seleccionáveis!

   Jogo treino em Badajoz das sub 16 reforçadas com Ana Francisco e Sofia Barros resultou numa vitória por 10 ponto sobre as Extremenhas. Uma tarde de 6ª feira muito animada por terras de D. Filipe VI!


No próximo sábado e domingo as atletas de sub 14 e sub 16 terão treinos de observação em Vendas Novas:
Sub 14 - Mariana Ramos, Margarida Correia, Mikhaela Sandu e Matilde Francisco.
Sub 16- Tânia Murteira, Iris Correia, Sofia Pinto, Rita Trindade, Margarida Júlio e Maria Pereira 
 
No sector masculino, apenas nos sub 14 temos Miguel Galo e Luís Serrano.
 Um momento de humor a terminar:
Nos Sub 16 Pedro Santana, um dos melhores em Albufeira 2014 e Miguel Ramos foram excluídos, não estando entre os 18 melhores atletas do seu escalão.

10/02/2015

VERGONHA...OU FALTA DELA!

   O Grupo Desportivo André de Resende tem-se tornado numa referência desportiva da cidade de Évora, sendo um dos clubes de basquetebol do Alentejo que melhor tem representado a sua região a nível nacional. As suas equipas masculinas marcaram presença em finais nacionais, conquistaram títulos regionais e no presente a equipa sénior apresenta-se entre os primeiros da sua divisão. São conhecidas as dificuldades dos clubes desportivos bem como dos seus treinadores e dirigentes, que com pouco recursos, tentam aumentar o número de praticantes, bem como a sua qualidade técnica. Espera-se que os municípios, federações e associações desportivas actuem em conjunto com os seus clubes para o incremento da prática desportiva. 
   Por todas estas razões empenhei-me pessoalmente na construção de uma lista de pessoas, que para além da amizade e respeito que nos unia, reuniam capacidade para melhorar o panorama basquetebolístico regional. 
   Não me defraudaram e é com orgulho que vejo os vários órgãos eleitos da Associação de Basquetebol do Alentejo representarem com elevação os cargos para que foram eleitos.
Infelizmente alguns problemas têm vindo a surgir, tendo como denominador comum a condução técnica da estrutura associativa. Em todos os momentos fui condescendente, pois, para além da minha responsabilidade, unia-me uma amizade e trabalho comum de vários anos.
   Várias situações envolvendo o meu clube e outros, a minha pessoa e outras e fui sempre calando o desgosto das coisas não estarem a correr bem. Hoje não posso calar mais!   

Serve este intróito para que se compreenda a estupefacção do clube  André de Resende e de todos os seus dirigentes, perante o comunicado da Associação de Basquetebol do Alentejo de 10 de Fevereiro. Este vem informar os clubes das acções previstas para as férias de Carnaval, visando a preparação para a “Festa do Basquetebol” que se realizará na Páscoa em Albufeira. 
   Diga-se em abono da verdade que este fabuloso documento apenas tornou oficial o que já tinha sido divulgado nas redes sociais por atletas, que certamente conheceram todos os detalhes e gentilmente os foram fornecendo à saciedade !!!
No sector feminino apenas a André de Resende está a representar o Alentejo nas competições nacionais.
   Repita-se: Apenas a André de Resende está na Taça Nacional de sub 16 e sub 19.
Seis meses após o início da época, foram finalmente agendadas acções no sector feminino!
   Durante estes meses não foi realizada qualquer actividade com um sector que necessita de captar novas atletas , bem como aprofundar a qualidade técnico-táctica das poucas  já existentes.  

   O desporto feminino, com culpas a repartir por muitos, tem sido o parente mais pobre, merecendo um elogio pelo esforço de captação, os Salesianos ( Cristina Torres), Atlético de Reguengos (António Matias), Eléctrico (Marina M.) e André de Resende (Pedro Gouveia).
   A falta de reconhecimento pelo esforço de atletas, treinadores e dirigentes da André de Resende está reflectida neste lamentável documento. Este deveria envergonhar quem o fez e tonou visível a clara intenção com que foi urdido.
 Vejamos:
-   Demorou 6 meses para urdir um documento que nem consegue completar os quatro treinadores exigidos por regulamento. Ou foi deixada uma vaga propositadamente? Para que todos saibam, no dia 27 de Janeiro foram rejeitadas a oferta de Rui Ganhão e Luís Francisco para ajudar nas selecções femininas!
- Entre os doze nomes escolhidos (treinadores e/ou dirigentes) não figura nenhum da André de Resende! Estranho? Nos anos anteriores eram vários! Coincidência?
- Não mereciam uma palavra os dirigentes que nos anos anteriores acompanharam as equipas e que este ano foram votados ao esquecimento? Não será falta de respeito por eles?
- No escalão de Sub 16 masculinos foram escolhidos atletas de seis clubes diferentes…excepto a André de Resende, cujos jovens até estão a disputar a Taça Nacional de sub 18 (Sub Dezoito)!  Critérios?!

- No fabuloso documento, foi calendarizada a acção de sub 16 femininos em Vendas Novas, para um dia em que as atletas da André de Resende estão em Lisboa a disputar um jogo para a Taça Nacional! Distracção? No regresso desse jogo está previsto um treino até às 22:00. Incompetência?..ignorância? Maldade?
- No fabuloso documento pede-se aos treinadores das equipas femininas que indiquem os nomes para…observar! Em seis meses não foi possível escolher os nomes das atletas?

   Enfim, para os que urdiram com tanto despeito este documento, julgam que perdem os jovens que praticam basquetebol na André de Resende, mas perdemos todos. O que foi feito não enobrece o/os autores. Mas, que fique claro, a revolta que todos sentimos, nada tem a ver com os nomes dos treinadores e dirigentes escolhidos. Estes merecem toda a nossa simpatia, admiração e amizade. Acredito que também eles devem compreender a nossa indignação!
   Certamente a Direcção da Associação de Basquetebol do Alentejo não se deverá rever num documento tão infeliz, que por razões que só podem ser explicadas pelo/pelos autores do mesmo ou na obscuridade da mesquinhez! 
   Com um pouco mais de falta de vergonha, nem escolhiam qualquer atleta da André de Resende!
Julgo que deverá ser feita uma avaliação do trabalho da Direcção Técnica e retirar as respectivas ilações. Não se poderá voltar a repetir uma época como esta, nem situações tão pouco recomendáveis como as que hoje presenciámos!  
Luís Francisco                                                                    

Pavilhão cheio para ver basquetebol feminino

André de Resende 48   Sporting C. P. 59

           Escreveu-se mais uma bonita página do clube quando o Grupo Desportivo André de Resende recebeu no seu recinto, nada mais nada menos do que a equipa do Sporting Clube de Portugal (escalão feminino de sub 19 ) . Um ano após a visita do Sport Lisboa e Benfica em (sub 18 masculinos), a visita de mais «um grande» á cidade de Évora, é o resultado do trabalho realizado por este clube .
Numa região pobre em infra-estruturas desportivas, onde as ajudas e os patrocínios escasseiam; tal aldeia Gaulesa, o GDRAR resiste, insiste e vai-se afirmando. Parabéns aos atletas e público que souberam desfrutar o momento. O início da Taça Nacional não poderia ter trazido a Évora melhor adversário. As jogadoras eborenses motivaram-se, o público aderiu. O início da Taça Nacional não poderia ter trazido a Évora melhor adversário. As jogadoras eborenses motivaram-se, o público aderiu e o jogo não defraudou. 
   Começaram melhor as lisboetas, que beneficiando do menor traquejo da André de Resende, lhes permitiu uma vantagem de doze pontos (10-22). A reacção surgiu, com o público da casa a incentivar as atletas estudantes para um parcial de 16-9. O jogo estava relançado e o 3º período manteve o equilíbrio 12-12. Entra-se no último quarto e as leoas matam o jogo contrariando a ansiedade de ganhar da André de Resende.
No Sporting destaque para Naza Lopes com 23 pontos e F. Rodrigues com 21, ou seja duas atletas converteram dois terços dos pontos.
   A equipa leonina trouxe uma grande falange de apoio e a moldura na bancada foi bonita. Ambas as equipas estão de parabéns. Pela André de Resende jogaram: Sofia, Marta 8, Sara, Karla 6, Mafy 7, Tânia 5, Magui 4, Rita 2 e Maria 14.

 
 
 
 
 

Sub 18 masculinos entram na Taça Nacional a vencer
André de Resende 67   Scalipus 61
 
Parciais: 18-20, 12-18, 18-4 e 18-14.
Jogaram: Mini 29, Imaginário 12, Ivan 10, Miguel 4, Pedro 3, Kadinho 9, Pucarinho, André e Couto
   A equipa de sub 18 da André de Resende é naturalmente menos capacitada que a dos anos anteriores e que foi penta-campeã do Alentejo. Ainda assim esta é constituída por alguns elementos que alimentarão a equipa sénior nos próximos anos. As expectativas não eram grandes, mas a verdade é que este grupo de jovens está a surpreender. O Scalipus de Setúbal foi mais uma vítima e um 3º período demolidor arrumou o jogo. A defesa de Miguel Ramos ao melhor atleta adversário, numa sagaz defesa colectiva preparada por Pedro Gouveia e muito bem aplicada pelos eborenses, permitiu à equipa eborense saborear excelente vitória.

Seniores 1ª Divisão
Juventude 62  André de Resende 79
Eborenses alcançam a décima terceira vitória!

   É realmente surpreendente a carreira da equipa senior do clube escolar eborense. Esta vitória não impressiona pelos números, mas sim pelas dificuldades criadas, sempre que se joga no Algarve e há momentos do jogo equilibrados. Um dado impressiona pela regularidade: o poste Inácio Fernandes, melhor atleta eborense, só consegue jogar 20 minutos por jogo na região sul de Portugal! É regra que a meio da primeira parte já tenha 3 ou mesmo 4 faltas. A verdade é que quando não há Inácio…a equipa resolve. A André de Resende está praticamente garantida na fase seguinte, mas ainda tem quatro grandes jogos para decidir e um deles será já no próximo sábado em Évora, contra os Tubarões de Quarteira.

01/02/2015

Séniores vencem novamente, colam-se ao 2º lugar e...sonham!

CNB1  André de Resende 93 x  Atlético Reguengos 37
Não foi certamente um jogo muito atractivo para quem assistiu !

   Um grande jogo em perspectiva entre duas das melhores equipas desta série que afinal não o foi. A equipa de Carlos Janes é tradicionalmente difícil, aspira com justiça ficar entre os quatro primeiros e é composta por vários atletas de qualidade. A André de Resende está a realizar um campeonato surpreendente e nunca deu a menor possibilidade ao seu adversário de contestar o resultado. Se a defesa da equipa visitada era muito eficaz, o rival apresentou-se pouco eficaz a atacar. O seu primeiro lançamento de campo convertido ocorreu a 2 segundos do final do 1º período. O jogo estava sentenciado no primeiro período.
   Nos restantes períodos a tónica foi a mesma com momentos em que o basquetebol foi pouco atrativo. Fica mais uma vitória para a André de Resende, um dia para esquecer para o Atlético, que é bom registar, tem qualidade para se classificar nos 4 primeiros.
   As vitórias consecutivas da André de Resende, nomeadamente as 2 últimas, contra o Farense 83-70 e Reguengos 93-37 não devem deixar os jovens estudantes demasiado entusiasmados e durante o jogo, os espectadores notaram que Ricardo Carvalho e Mini Marques levavam as águas e as toalhas aos atletas mais velhos da equipa. A explicação é simples: apostaram e perderam que venciam a final 4 de sub 18.
Consequência: Nos próximos 2 jogos continuaremos a ver estas imagens!