24/03/2015

Seniores entre os emblemas históricos do Basquetebol Nacional !

Calendário Provisório da II Fase 
Fim de semana             Jogos
10  de Abril: Belenenses x André de Resende
18                           André de Resende x Olhanense
25                           Barreirense x André de Resende
1 de Maio              AngraBasket x André de Resende
3                             André de Resende x Algés
9                             André de Resende x Belenenses
16                           Olhanense x André de Resende
17                           André de Resende x Barreirense
23                           André de Resende x AngraBasket
30                          Algés x André de Resende

   Sobre as equipas adversárias, os seus nomes falam por si. 
   O Belenenses tudo tem feito para subir à proliga e esta época de 2014-15 tem um plantel muito forte. Venceu claramente a sua série e  chega a esta fase da temporada depois de ter vencido o Grupo A, Zona Sul, com um registo de 16 vitórias em 18 jogos e um total de 1391 pontos marcados contra 960 sofridos sendo o principal candidato ao 1º lugar. 
   Os sempre candidatos e históricos do basquetebol - Barreirense e Algés- têm nas suas escolas a imagem de marca. Se o clube da margem sul não vive os dias de glória, é sempre um candidato, pois somou 15 vitórias em 18 jogos no Grupo Centro-Sul onde assegurou a vice-liderança.
   O Algés disputa a liga Profissional e dispensa apresentações- foi 3º no Grupo Centro-Sul. Averbou 13 triunfos em 18 partidas
   O AngraBasket integrou o Grupo Sul A. Classificou-se no 4º posto é um dos clubes que melhor tem representado o basquetebol da ilha Terceira.
   O Olhanense é sempre forte, especialmente quando joga no Algarve.
   Perante este cenário a André de Resende será estreante e obviamente um outsider, a quem não se esperam grandes cometimentos. 
   Quem conhece a jovem equipa eborense sabe que tudo pode acontecer, ou seja, entrar em espiral negativa caso perca os primeiros jogos, como empolgar-se e assustar os tubarões, caso as coisas lhes corram bem na primeira fase da competição !

Sem vitórias para a André de Resende... é inédito este ano!

CNB1 Lagoa 75 x André de Resende 63 

 No último jogo da fase regular da CNB1 a André de Resende perdeu em Lagoa e ficou com um travo azedo de quem realizou um excelente campeonato, mas a cereja final estava estragada! Apenas Diogo Ganhão se salvou da mediocridade geral e nem mesmo as lesões de Carlos Valente e Micael Duarte justificam a derrota. Quando tantos jogadores jogam tão pouco, a culpa também é do seu treinador, que eventualmente não soube preparar os seus atletas para manter a atitude competitiva, mesmo quando a classificação está definida!

Sub 18 masc C.B. Albufeira 57 x André de Resende 53 
O jogo podia ser decisivo para os alentejanos, caso vencessem, pois ficavam quase apurados para a fase seguinte da Taça Nacional. Num jogo sempre equilibrado, nos últimos minutos foram muitos os erros cometidos pela André de Resende que deixaram Rui Ganhão em estado de nervoso miudinho. Ivan Mendes converteu o seu único cesto a 2 minutos do fim, André Mira e  Pucarinho ficaram em branco...assim é difícil ganhar!
Sub 19   André de Resende 42  x CB Albufeira  56
   As raparigas estavam cientes que poderiam atingir a sua 2ª vitória face ao antagonista com quem tinham perdido nos minutos finais aquando do jogo da 1ª volta. 
   Nos minutos iniciais foi dado o pronúncio do que seria o restante jogo:
   Mafalda Pinto - doente com uma otite- demonstrava que não estava capaz! Karla Heur fez 2 faltas em 20 segundos, após falhar uma bandeja e excluiu-se do jogo.
   Restava Rita Trindade, Sara Zambujo e Margarida Júlio que defendiam bem, mas atacavam mal e Marta Baúto e Sofia Barros não conseguiam inverter o rumo. Maria Pereira quase lutava sozinha e quando saiu com 5 faltas...o castelo ruiu todo. 

18/03/2015

Alexandre Cuco é mesmo amigo do Pedro Fadista e vice-versa!

Do Pedro Fadista recebemos esta bonita mensagem:

Antes de mais boa tarde minhas senhoras e meus senhores, gostava de deixar umas palavrinhas sobre este gesto que significou bastante para mim. 
Primeiramente, gostava de frisar que a melhor característica que a André de Resende tem é que todos nós somos uma família, isto sente-se dentro e fora do campo, e só sabe quem já viveu e fez parte desta GRANDE FAMÍLIA! Mas sem tirar crédito a ninguém, foram aqueles rapazes com quem tive a oportunidade de suar ao seu lado a cada segundo de jogo, de me esforçar ao seu lado, de partilhar todas as vivências,todos os momentos marcantes (e tantos que foram), desde os títulos regionais de sub-14 até às finais da taça, em 3 anos consecutivos, a nossa ida a Malta, que me marcaram mais, bem como o grande e ilustre treinador oriundo de Coimbra, Sr. Luís Francisco! Gostava de referir que o que mais valorizava nesta equipa era que quando ganhávamos sempre estivemos todos juntos, mas quando perdíamos mais unidos ficávamos, e que saudades que eu tenho vossas, desse grupo... 

É verdade que tenho andado ausente, e não vos tenho acompanhado muito (o ISCTE não perdoa, e finanças muito menos) , mas só eu sei as saudades que tenho de jogar com vocês... Este jogo contra o cuco foi um dos mais marcantes certamente (apesar de ter levado 20 no bucho! ), não pelo resultado mas sim por voltar a pisar o campo com um grande amigo! Estive à espera deste jogo todo o semestre.

Quem sabe se para o ano estarei novamente a jogar com vocês, se ainda me aceitarem de volta claro! 

Um grande abraço a todos,


Pedro Fadista  

 A amizade é o melhor que nos fica do desporto. Vejam estas duas fotos! Reparem no sorriso de Alexandre Cuco. Pelo contrário...reparem no sorriso das amigas dos Cucos! 
 

17/03/2015

As raparigas merecem o nosso apreço

   Antes das crónicas habituais aos jogos é justo elogiar a atitude das atletas da André de Resende. Têm denotado uma postura que deve ser elogiada por todos. Assumiram a vontade de disputar duas competições, Têm-no feito com denodo, empenho e responsabilidade. Têm discutido até aos últimos minutos mas infelizmente acabando por perder. É normal que a tristeza e a ansiedade se apoderem das jovens e isso nota-se nos instantes finais dos jogos. Mais ainda quando verificam que há cada vez mais público a assistir aos seus jogos. Neste fim de semana, tiveram mais afluência do que os seniores. Á sua volta têm um grupo de adultos que NUNCA FALHA: Palmira e João Júlio, Zamy e Maria José, Rui Ganhão e Pedro Gouveia... José Trindade...GENTE DE ENORME QUALIDADE! 
   Para ELAS um aplauso
CNB1  André de Resende 116  x Ferragudo 28
Um jogo tão triste que nem merece crónica
  O comportamento do adversário foi inverso à resposta dos atletas da André de Resende!
Parciais: 27-6, 30-3, 27-9 e 27-12
              André de Resende 85  x Beja Basket 43
 Terminou finalmente o jogo da CNB1 e este ficará na memória de todos os que a viveram. Estes 5:06 foram jogados com o espírito correcto de 10 amigos que disputam com seriedade um jogo que começou em "0-0"! Muito bonito!

 Sub 18 masc   André de Resende 59 x Beja Basket 42
A 3 passos do apuramento!
  Aguardava-se com expectativa mais um derby que desde cedo se percebeu que os eborenses dificilmente deixariam fugir a vitória. Sem realizarem um grande jogo, a André de Resende liderada por Duarte a escolher as melhores soluções que Ricardo, André e finalmente Ivan Mendes iam concretizando.
Jogaram: Mini 8 , Duarte 15, Ivan 12, Santana 2, Ricardo 13, Luís, Pucarinho e Mira 6
Parciais: 17.13,15-9, 16-13 e 11-7

Parciais: Sub 19   André de Resende 42  x Alberta Menéres  89
Já se joga MUITOOO !
   A equipa de Algueirão tem fortes tradições no basquetebol e naturais ambições na sua equipa sénior. Sempre que estas não têm jogo...os adversários das sub 19 pagam a factura! Mas...se a vitória da André de Resende trouxesse um sorriso a todas as suas atletas, perder com adversárias desta qualidade, custa menos, ainda mais quando conseguimos provar a nós próprios que até já temos qualidade.

Mafalda Pinto e Karla Heur impressionaram pela qualidade. Sofia Barros e Sara Zambujo deram tudo. Marta é uma atleta de enorme potencial, mas falta o salto em competição. 
O cansaço do último período justifica uma diferença que nunca existiu.
Parciais: 15-27, 9-20, 9-16 e 4-26

 sub 16  Femininos   
André de Resende 41 x Tubarões Quarteira 69
Jogar 2 competições já dá frutos, discutindo o resultado mas...falta ganhar! 

Jogaram: Magui, Iris, Sofia, Susana, Tânia 6, Matas, Maria 20, Rita 12 e Mika 2
Parciais: 11-26, 10-14, 12-16 e 8-13
     André de Resende 47  x Farense   65
Jogaram: Magui, Iris 2, Sofia, Susana, Tânia 15, Matas 7, Maria 10, Rita 12 e Mika 1
Parciais: 16-14, 8-19, 18-11 e 5-21
    A crónica dos dois jogos é semelhante, pois as equipas algarvias têm qualidade e foi necessário jogar no mesmo nível para conseguir chegar ao último período dentro do jogo. Na ânsia óbvia de vencer, correm-se mais riscos defensivos e uma ou duas adversárias tecnicamente mais evoluídas decidem o vencedor. Contra o Farense foi a saída de Maria Pereira a 4 minutos do final que mudou o curso do jogo quando todos aguardavam uma eventual vitória.
   Nos dois jogos ficaram claras algumas ideias:
   As atletas evoluíram muito nesta época, quer individual, quer colectivamente. Táticamente estão muito diferentes, sabendo alternar defesas zonas com hxh.
   As jovens assumiram o gosto de disputar a Taça Nacional de sub 16 e sub 19 simultâneamente e isso trouxe vantagens e naturalmente desgaste físico e psicológico. Assim, Maria Pereira e Tânia foram gigantes nos 2 jogos, mas as equipas adversárias promovem-lhes cada vez mais situações de 2x1. Rita Trindade deu o salto durante estas competições e no jogo com o Farense foi determinante. Magui é a que melhor defende e é sóbria a atacar. Susana começou a jogar há meses, Iris vai ser jogadora, pois já se torna importante pela agressividade que não tinha. Sofia tem qualidades físicas impares, mas grande dificuldade em gerir a pressão. O que dizer das sub 14 Matilde e Mika...são das atletas mais utilizadas no nacional e Matilde só tem DOZE anos! 

Sub 14 Masc    Beja Basket 84 x  André de Resende 69
No início do ano os jogadores eram poucos...agora já há convocatória.
   Mais do que a crónica do jogo, merece ser realçado o trabalho que tem sido feito nesta equipa de sub 14. É conhecido que na André de Resende NÃO HÁ CONVOCATÓRIA PARA OS JOGOS. Num escalão ou noutro, todos/todas as atletas jogam. Feliz ou Infelizmente os jovens que nos têm aparecido no clube tem aumentado de tal forma que ficaram por jogar quase uma dezena. Teremos que arranjar mais soluções para este BOM PROBLEMA.
O resultado de Beja? Marcamos 69 pontos!
...Jogaram: Galo, Luís, Calçada, João, Tiago A, Tomaz, André, Miguel R., Miguel C., Mariana Ramos e Margarida Correia.
Parciais: 14-16, 25- 8, 23-26 e 22-19 

11/03/2015

Mafalda - Uma adversária que nos ficará como exemplo!

Na foto da Esquerda vê-se parcialmente a nossa atleta Mafalda Pinto.  As duas Mafaldas ficarão ligadas numa foto cujas coincidências têm muito mais do que possamos pensar! 


10/03/2015

Raparigas brilham frente ao Sporting, e rapazes foram gigantes em Setúbal!

Sub 19 Sporting C. P. 58  x  André de Resende 46
 Que fabulosa exibição!
   Este jogo vai igualmente ficar na memória de todas as atletas que nele participaram. A André de Resende fez, sem qualquer dúvida o melhor jogo de sempre -discutindo o resultado- que alguma equipa do seu clube conseguiu. Começaram as alentejanas por realizar alternâncias defensivas e comandar o marcador até ao minuto 17. Controlando o melhor que conseguiam a tabela defensiva, onde a qualidade, o tamanho e o peso das postes adversárias faziam mossa, Karla, Magui e Maria conseguiam bons contra ataques, convertendo e ganhando faltas. No ataque planeado, Tânia (enorme), Mafalda, Sofia e Marta escolhiam sempre bem o último passe ou o lançamento. Apenas um parcial de 8-0 para o Sporting alterou a liderança do marcador. Todos os que assistiam estavam impressionados com a exibição alentejana. A segunda parte foi completamente diferente. Impressionante como ver um filme que até ao intervalo tem um rumo e inesperadamente, sem qualquer razão objectiva muda. O Sporting aumenta  a pressão defensiva, mas a André de Resende consegue resolver bem com boas penetrações para o cesto, onde invariavelmente as postes adversárias tentavam o contra. TRÊS FALTAS foram assinaladas debaixo do cesto das leoas. No último período a ÚNICA foi assinalada quando faltavam 1.05 e claramente para compensar a exibição arbitral,  já com o jogo resolvido a 12 pontos de diferença, e a falta nem sequer existiu. Igualmente verdade que à André de Resende só foram averbadas 2 DUAS faltas em toda a 2ª parte!!! Mas a diferença de peso e estatura dava uma vantagem enorme às excelentes atletas lisboetas!
  Um jogo muito bem disputado com a excelente equipa do Sporting constituída por atletas de muita qualidade. A afabilidade de TODOS os nossos rivais marcou-nos e a simpatia com que dirigentes, atletas e treinadores demonstraram deixa a certeza que o basquetebol do Sporting terá vida longa. Na André de Resende tem obrigatoriamente que se destacar a qualidade demonstrada pelas atletas, a sua entrega ao jogo e acima de tudo que Maria Pereira, Margarida Júlio e Tânia Murteira até são atletas sub 16!
Parciais: 15-18, 18-05, 11-11 e 15-12.
Jogaram: Magui 2, (excelente a defender e corajosa a atacar), Karla 12, Tânia 11, Rita, Mafy 2, Maria 15, Marta 4

CNB1    Beja 31  x André de Resende  69
Derby alentejano interrompido a 5:02 do final!
 A André de Resende fez jus à qualidade demonstrada ao longo do campeonato e no final do 1º período só tinha consentido 4 pontos ao adversário. O marcador ao intervalo registava apenas 10 pontos sofridos, mas uma excelente reacção do Beja proporcionou-lhe um parcial de 9-0. Rapidamente a André de Resende corrigiu o rumo e a 5:02 do final vencia por 31-69.

Jogaram:Nuno, Bruno, Mika, Júlio, Costeira, Filipe, Diogo, Inácio,Carlos, Banha e Mestre
Parciais: 4-17, 6- 20,...



Sub 16 Basket Almada 73 x André de Resende  53...
As pequenas já suspiram por uma vitória!
Parciais: 14-18, 23-14, 19-12 e 17-9
   A equipa de sub 16 feminina da André de Resende tem revelado uma enorme evolução desde o início da época. Mais uma vez entra a vencer num pavilhão muito difícil e consegue manter-se no jogo até meio da 2ª parte. Aí, porque as adversárias têm mais atletas e muitas com maiores recursos técnicos, o jogo decide-se para a equipa mais forte. É justo realçar a qualidade do jogo que semana após semana estas jovens eborenses vêm apresentando e mais uma vez, foi o colectivo muito mais forte do que a soma das várias atletas, o que denota um grupo de jovens muito responsáveis. 
Jogaram: Magui 7, Matilde 5, Susana, Mika, Rita, Tânia 19, Sofia 2 e Maria 20.
Sub 18 Scalipus 54 x  André de Resende  60...Grande vitória num jogo para guardar na memória!
   A vitória em Setúbal deixa a André de Resende muito bem posicionada para passar à fase seguinte. Um jogo memorável, comandado do princípio ao fim, com alternâncias defensivas, e seis atletas...sem treinadores e/ou dirigentes no banco.
   Duarte Imaginário foi um sénior a comandar a equipa; Ricardo e Mini demonstraram que são dos melhores atletas desta competição, André Mira e Pedro Santana cumpriram quase na perfeição a tarefa defensiva a que se propuseram e apenas Ivan Mendes esteve abaixo do que pode render.
   Mas vamos aos incidentes extra jogo e que tornaram esta vitória ainda mais saborosa. A história conta-se em breves linhas e deveria merecer uma reflexão sobre o papel do árbitro.
Assim: A deslocação para Setúbal é coordenada por pais de atletas onde os treinadores Rui Ganhão/Luís Francisco e o dirigente Manuel Rita se juntariam após o jogo de seniores em Beja. Face ao incidente raro de ter havido um corte de luz, os referidos elementos avisam o clube adversário (e amigo) que iriam deslocar-se o mais rápido possível, mas só conseguiriam chegar mesmo em cima da hora - 20:30, pelo que pediam o favor de aguardar uns minutos. Estes solicitam o mesmo ao árbitro.
   Entram no pavilhão às 20:31 e o jogo já decorria, tendo o árbitro principal impedido a presença de qualquer elemento no banco.
   Dirá o portento de profissionalismo que se limita a cumprir o regulamento!
   Dizemos nós: felizmente não temos no Alentejo profissionais destes.
   Dizemos mais ainda: Esquecem-se estes "profissionais" que a essência do jogo nos jovens é o atleta. Veremos na crónica do jogo com o Sporting outro árbitro que estava preocupado com a sua avaliação e a alterar o seu critério de arbitragem ao entrar em jogo na 2ª parte.
   No Alentejo, felizmente, temos árbitros com melhor qualidade e eventualmente outros com menor, mas NENHUM deixaria de aguardar uns minutos pelos responsáveis da equipa adversário...fosse ela qual fosse.
  A avaliação atribuída ao árbitro pode até ter sido de Excelente, eventualmente o melhor do mundo e arredores, mas ficará na memória de todos uma atitude muito infeliz!
   Para os jovens, afinal, o mais importante dos escalões de formação, fica para a memória futura um jogo muito bem ganho, dirigido por telemóvel da bancada e do balneário. Fica igualmente registado que a família Santana e Ramos...ESTEVE MAIS UMA VEZ a ajudar este grupo, bem como o novo coach MIGUEL RAMOS a dar umas dicas do banco, pois estava lesionado, mas quis viajar para ajudar a sua equipa. Uma lição de valores!
Jogaram:André 4, Duarte 7,Kadinho 26, Mini 22, Ivan 1 e Santana

Sub14    André de Resende 81 x Atlético Reguengos 73
Os minis estreiam-se sozinhos e mostraram que são... grandes!
 Grande Jogo...não se pode definir melhor a partida entre estas equipas e os números mostram isso mesmo: 38 pontos no 1º período, 43 no 2º47 no 3º e apenas 26 no último.
Neste nível de jogo, o mais importante são os pontos convertidos a a facilidade ou não em colocar a bola no cesto. As duas equipas deliciaram os adeptos e os seus treinadores estão de parabéns. GRANDE JOGO!
 Parciais: 14-24, 25-18, 30-17 e 12-14
Jogaram:Tiago 10, Cândido 6, Rita 8, Rui, Banha 8, Margarida, Mariana 10, Ramos 2, Tomás 17, Tomás C., João 16, 

03/03/2015

As equipas da André de Resende são um orgulho para a cidade de Évora

CNB1   André de Resende 86 x  Olhanense  47  
NO DUELO PARA O 2º LUGAR...Provavelmente a melhor exibição do ano!

   A três jornadas do final da fase regular, a André de Resende precisa apenas de uma vitória para ficar virtualmente garantido o lugar atrás do "dream team" Imortal. A equipa estudantil tem vencido e sempre de forma convincente os seus adversários e depois de vencer em Faro por 13 pontos de diferença, desta vez não deu qualquer chance ao seu adversário direto e aplicou-lhe 39 pontos de diferença com uma exibição de elevada qualidade.
  O início de jogo foi de enorme rigor táctico e a vantagem foi-se avolumando para chegar a 33-18 a meio do 2º período. Os visitados têm aí uns minutos de deslumbramento e perdem o controle do ritmo de jogo, muito motivados pela excelente exibição que estavam a fazer. A reacção da experiente equipa algarvia reduz a diferença para sete pontos ao intervalo.
   Os números do 3º período dizem quase tudo...foi arrasador(32-6)! Se considerarmos que estavam a jogar o 2º contra o 3º classificado, fica tudo dito. Tudo não, pois seria injusto não registar que Inácio Fernandes voltou a ser um dos homens do jogo e um miúdo de 18 anos, que havia convertido 5 triplos contra os Salesianos, agora fez 6 em 9 tentativas! Mas é determinante entender que só existiram destaques individuais porque o colectivo foi muito forte.

    Jogaram: Carlos 14, Banha 20,Moran, Júlio2, Gonçalo, Nuno, Bruno 4, Micael 8, Inácio 12, Filipe 11, Diogo 15.
Parciais: 16-10,21-20, 32-6 e 17-11.

O GDRAR quis agradecer a Joaquim Oliveira e ao Diário do Sul a ajuda na divulgação do Basquetebol do Alentejo, sem o qual o desporto não teria a mesma visibilidade. Une-nos a amizade e agora a gratidão!

Sub 19 Femininos
Imortal 44 x  André de Resende  49....UMA VITÓRIA NO FEMININO !

   No final da época transacta algumas atletas do clube entenderam mudar de clube e muitos julgaram que o basquetebol feminino da André de Resende iria passar por grandes dificuldades, acreditando mesmo que ficaria sem atletas suficientes para competir. Algumas das jovens que saíram já tinham qualidade e havendo em todos a expectativa de uma época de 2014-15 com a ambição de muito bons resultados, que assim se goravam. Serve esta introdução para demonstrar que, apesar desse revés, opção que todos devemos respeitar, a equipa feminina manteve-se, surgiram mais atletas novas, e com a qualidade do treino e o seu empenho, têm vindo a obter resultados que a todos nos deixam MUITO ORGULHOSOS!
   Vencer no Algarve nunca tinha acontecido! Perder jogos contra adversários de reconhecida craveira nacional como Alberta Menéres, Portimonense, Maria Pia ou Sporting... já denota enorme evolução das jovens atletas. O papel das sub 19 nesta evolução tem sido decisivo, pois o amor ao jogo e a postura de enorme elevação pessoal têm sido notáveis. O seu exemplo tem sido seguido pelas mais novas e esta vitória sobre o Imortal, assente num 4º período muito forte e enorme coesão (defensiva e ofensiva) em todo o jogo, devem merecer forte elogio. O restante elogio deve ler-se na crónica das sub 16(abaixo).  Jogaram: Mafy 6, Sofia,Marta 13, Sara, Karla 12 e Maria 18.
Parciais: 14-10,14-12, 9-9 e 7-18.


sub 18 Masculinos
  André de Resende  46  x  CB Albufeira   31....ASSUMIR O 1º LUGAR
   Mais uma vitória da surpreendente equipa de "quase seniores" da André de Resende. Metade dos atletas desta equipa treina (e joga) na equipa sénior, como são Duarte Imaginário, João Marques, Ricardo Carvalho e Ivan Mendes (infelizmente esta época joga mais tempo do que o que treina!). Os restantes jovens têm na sua maioria idade de sub 16 e como tal ainda margem de progressão.
   Neste jogo dominaram sempre o marcador, mas permitindo sempre ao adversário aproximações que chegaram à diferença mínima no final do 3º período. Um parcial de 12-2 sentenciou o jogo. Os últimos minutos foram de gestão, nem sempre bem feita e o sabor de atingir mais uma vitória.
 Jogaram: Couto, Pedro 2, Luís, Rui , Duarte 2, Ricardo 17, Ivan 8, André 7 e Marques 10.
Parciais:17-4,8-9, 10-8 e 11-8.

Farense 69  x André de Resende 68 
Perder após prolongamento com lance que se tivesse sido filmado... tornava-se "viral"!
   O jogo era de capital importância para as ambições da equipa alentejana. O adversário revelava qualidade e muitos centímetros de diferença para os opositores, pelo que se sabia que só com rigor táctico se conseguiria vencer.
   A André de Resende conseguiu que o seu adversário estivesse 5 minutos sem marcar qualquer ponto e tudo começava melhor do que o previsto. Em 2 segundos oferecem 4 pontos ao adversário fruto de ingenuidades dos atletas mais experientes. Entrou-se assim num equilíbrio que até aí não parecia possível. Os Eborenses a continuar a abrir o livro de pequenos erros, os algarvios a aproveitar e a discutir o jogo.
   Chega-se aos últimos minutos do jogo e a André de Resende mostra-se mais forte, mas permite lançamentos absolutamente incríveis ao Farense. Parecia que estavam a oferecer suspense ao espectáculo. Os lances sucediam-se e Duarte Imaginário, o melhor em campo, sai com 5 faltas, mas João Marques leva o jogo para prolongamento.
   Obviamente, nestes minutos, poucas ou nenhumas faltas apareciam na zona defensiva do Farense, mas tal só aconteceu porque o jogo estava equilibrado e isso era culpa da André de Resende. A 12 segundos do final e com os Eborenses em vantagem por 2 pontos, surge o lance ridículo:
João Marques coloca a bola em jogo debaixo do seu cesto. Esta é interceptada e imobilizada com o pé e o atleta algarvio até para, aguardando a sinalização do árbitro...que não acontece. O jovem farense limitou-se assim a agarrar a bola do chão e converter em cesto, igualando a partida. Uma falta(!) no último segundo e consequente lance livre dá a vitória aos da casa.
   A André de Resende a espaços jogou muito bem e até merecia ter ganho, mas perdeu...por culpa própria! Alguns atletas revelaram que com pouco treino, ajudam pouco o colectivo!
Jogaram: Pedro 5, Luís, Rui 2, Duarte 13, Ricardo 26, Ivan 4, André e Marques 18.
Parciais:17-4,8-9, 10-8 e 11-8.

sub 16  Femininos
André de Resende  59  x  Maria Pia 66....ASSUSTAR AS LISBOETAS!
O adversário é um histórico do basquetebol feminino. A André de Resende optou por colocar a sua melhor atleta na equipa de sub 19, logo as pequenitas "estavam desfalcadas". As lisboetas chegaram ao intervalo a vencer por 20-46, baseando o seu jogo em 2 atletas de muita qualidade que facilmente resolviam qualquer situação de 1x1 ou mesmo 1x2. Quando o jogo parecia resolvido, uma das atletas sai com 5 faltas e um minuto mais tarde a outra lesiona-se num lance infeliz, mas fortuito. O último período mostra as alentejanas a demonstrarem uma intensidade defensiva em todo o campo que gradualmente ia aproximando o marcador. Chegou-se a pensar em reviravolta, mas já não foi a tempo. Ficou a imagem de uma equipa com garra e desejosa de vencer.
Jogaram: Magui 10, Matilde 14, Tânia 20, Rita 6, Iris 4, Sofia 2, Susana e Mika 2.
Parciais:13-22,7-24,15-14 e 24-6.

André de Resende 46  x  Portimonense  48
Jogar muito bem e perder no último segundo!

   A história do jogo do Maria Pia volta a repetir-se no dia seguinte, mas desta vez num jogo que foi sempre equilibrado. Os últimos minutos ficam marcados pela exclusão de Rita Trindade e Margarida Júlio- excelentes exibições- que deixaram a equipa desequilibrada nos últimos segundos. No final a frustração da derrota deixou um sentimento de tristeza nas eborenses. As lágrimas do desespero de alguém que sabe tudo ter feito para vencer.
As atletas de sub 16, com jovens do escalão inferior, ainda não foi desta que ganharam, mas mereceram de todos os presentes uma enorme ovação pela excelente atitude demonstrada. Esta postura tem sido bebida das atletas mais velhas, que lhes têm sabido transmitir os melhores valores que o basquetebol pode dar.
Jogaram: Magui, Matilde, Tânia, Rita, Iris, Sofia, Susana, Mika e MARIA!.
Parciais: 10-7, 6-7, 20-20 e 10-14
 

Convívio de Elvas e Grândola:
 Onze atletas liderados por Manuel Rita, demonstram que a qualidade de trabalho do Prof. José Roupa é apenas EXCELENTE!!! Os dois merecem de todos nós o maior dos elogios!
Todas as fotos podem ser vistas no facebook do GDR André de Resende