19/11/2015

Vitórias para o feminino...Derrotas para o masculino

Esta crónica vem atrasada e justifica-se pela ausência do jornalista isento desta redação. Como os restantes resolveram fazer greve, o texto do fim de semana só saiu hoje e pelo qual pedimos as desculpas.  

 Sub 14 femininos Jornada concentrada e Reguengos Monsaraz 
Mais uma bela jornada de basquetebol feminino e cujas novas vedetas mostraram novamente que são candidatas a vencer a competição. A final decorrerá no dia 8 de Dezembro nos Salesianos.

sub 19 Fem   André Resende 92  x Salesianos 35
Que delícia para quem gosta de Basquetebol feminino...Um tridente de luxo!
 Em campo as duas equipas de Évora e uma grande maioria de jovens que têm muito em comum: adoram jogar, são bem formadas como pessoas e tiveram a sua formação na André de Resende! As jovens de azul têm demonstrado este ano uma evolução tremenda, que no jogo, quer na química que demonstram em campo. Para isto, muito tem contribuído Rui Ganhão e mais recentemente Isabel Chaparro. Ambos ao seu estilo conseguem transmitir às jovens a sua visão do jogo e são muito apreciados os seus comentários ou críticas!
Para quem se lembra...Os velhos marretas a criticar o espectáculo e as bonitas jovens à espera que eles se calem. Um regresso ao banco de Sofia Barros deixa-nos sempre muito contentes!
Todas as atletas tiveram tempo para brilhar, mas este foi o jogo mais bem conseguido do ano e Maria Pereira (36 pontos, 30 ressaltos e 8 contras) Tânia Murteira (22 e 16 assistências) e Ana Francisco não deram a mínima chance às suas oponentes!

sub 16 masc. Beja 66 x André Resende 52
Um Galo e cinco galinhos
Este jogo mostrou duas equipas com enorme vontade de vencer,. O Beja, muito bem orientado pelo seu treinador Pedro Severino, um dos melhores da sua geração a actuar no Alentejo. Os jovens de Évora deram uma excelente réplica e Miguel Galo foi brilhante. Os restantes atletas merecem enorme elogio, pois esforçaram-se por ajudar o seu capitão. O resultado foi discutido até ao último minuto.
   A equipa de sub 16 da André de Resende deveria estar a lutar pelos primeiros lugares nesta competição. Por razões que merecem reflexão e reparo, a equipa vai em último e nunca conseguiu jogar com todos os seus atletas, tendo que recorrer aos jovens da equipa de sub 14. A falta de compromisso com o grupo e o pouco respeito com os responsáveis que tanto se esforçam para que os atletas pratiquem basquetebol são as razões. 
   Estes jovens gostam de chegar ao pavilhão e ter o seu treinador e os seus colegas prontos para os receber. Se só aprenderem a jogar basquetebol então nem basquetebol saberão jogar. O desporto deve ensinar muito mais do que isso!
sub 14 Masc  Beja 84 x André Resende 50
Equipa com futuro muito risonho
O Torneio de Abertura está a chegar ao fim e a André de Resende está a demonstrar que volta a ter uma equipa de sub 14 que vai deixar orgulhosos treinadores e dirigentes. O Beja tem dois atletas muito superiores aos restantes e a equipa de Évora ainda só tem Luís Serrano, pois os restantes, ou têm pouco tempo de basquete ou são...minis!
   João Marques está cada vez mais treinador e os miúdos gostam do coach! 

sub 18 Masc  André Resende 63  x  Elétrico  72
Excelente jogo de...seniores!

Quem viu este jogo de basquetebol saiu muito satisfeito. Começou melhor a equipa de Ponte de Sôr e estava a vencer ao intervalo por claros 12 pontos, sendo a exibição da equipa de Évora muito cinzenta. A 2ª parte foi completamente diferente e os lances de grande beleza com marcador incerto foram a tónica. A lesão de Miguel ramos foi determinante para a derrota nos últimos minutos da André de Resende. Ivan, Miguel e Galo foram os destaques!

17/11/2015

André de Resende e a dura realidade!

AnResende/AE Un. Évora 58 X Scalipus 82

Como foi possível estar a vencer e sofrer 42 pontos em 11 minutos?

Parciais – 13-15, 17-19, 11-17, 17-31
Marcadores: Inácio 10,Mika 8, Miguel, Galvão 2, Duarte 2, Moran, Diogo 8,Kadinho 2,Godinho 6, Alex, Mini 13, Nuno 8
Turn over Diogo 9,Mika 4, Inácio 3
   O jogo opunha dois candidatos aos primeiros lugares. Os visitados vinham de três vitórias consecutivas e o Scalipus de quatro. A realidade do princípio do jogo mostrava uma André de Resende lenta, pouco agressiva a defender e no ataque a postura de um conjunto de atletas que não são capazes de mostrar química entre si. O oposto mostravam os homens do Sado, que demonstrando o quanto queriam ganhar ganhavam ressaltos sucessivos na tabela oponente e realizavam assim muito mais ataques do que o adversário. O intervalo chegava assim com 30-34.
   No terceiro período os da casa finalmente jogavam como a equipa do ano anterior e o público pôde ver atletas agressivos a defender e rápidos em contra ataques. Valeu-lhes a liderança no jogo com um parcial de 11-6. Tudo estava encaminhado para uma vitória. 
   Parece mentira, mas aconteceu . A André de Resende a 1 minuto do final do 3º período sofre um parcial de 11-0 e no último período perde por 17-31!
Como foi possível um tamanho parcial com alguns atletas tão experientes? O adversário nem fez neste período nenhuma alteração tática, mas um só jogador do Scalipus concretizou 7 triplos consecutivos. É certo que o treinador da André de Resende não teve engenho tático para contrariar tal infortúnio, mas não é menos verdade que a dura realidade mostra uma equipa que usa mais acções individuais do que colectivas e alguns atletas pouco ou nada acrescentaram quando estiveram em campo. Para se ter uma ideia, metade dos atletas não têm nenhum registo estatístico a não ser no tempo de jogo e muitos deles terminaram o jogo apenas com uma falta em mais de 10 minutos jogados. A mesma metade da equipa não ganhou UM ÚNICO ressalto defensivo. Diz bem da postura competitiva. A dura realidade é que a André tem excelentes executantes individualmente mas que têm manifesta dificuldade em jogar a este nivel, porque lhes falta robustez psicológica para competir.
   Neste cenário, merece destaque Inácio Fernandes que foi quem mais lutou, dando o exemplo de empenho e agressividade. Apenas Micael Duarte esteve perto. João Marques só apareceu quando o jogo estava mais do que decidido e Diogo Ganhão (8 pontos e 9 turn overs) esteve tempo demais em campo e muito abaixo do que sabe. É igualmente verdade que foi bem defendido pelos seus adversários, mas não soube lidar com esse aspecto. É jovem e naturalmente vai aprender com a competição.
   André de Resende viveu dura realidade. Não se pode acusar os atletas de falta de empenho, mas o treinador ainda não conseguiu fazer uma equipa, os atletas optam por realizar mais acções individuais do que colectivas. Poucos são os que em campo bloqueiam os defensores diretos dos seus colegas, para que estes possam ter um lançamento fácil. Poucos se empenham na defesa de tal forma que o público se empolgue ao ver. Enquanto jogarem desta forma, só ganharão aos competidores mais fracos! 

Torneio de Abertura-Sub 14 Femininos    2ª Jornada-Pavilhão André de Resende

André de Resende X Salesianos Évora x Atlético de Reguengos 
O objectivo destes torneios foram a promoção do basquetebol feminino e o surgimento de mais atletas e equipas femininas. A André de Resende não entendeu no evento da 1ª jornada e as jovens não se apresentaram com os cartões de cidadão. Alguns, felizmente poucos, entenderam o facto com a gravidade que objectivamente não tinha. 
   A segunda jornada, organizada pela André de Resende proporcionou uma manhã animada para todas as participantes e para mais algumas se as houvesse. A excelência do evento só aconteceu porque todos os adultos fizeram o que se espera deles nestes torneios: colocar as crianças a jogar, deixá-las divertir-se.
Foi o que aconteceu com as quatro equipas e todos os seus treinadores estão de parabéns. Os resultados tiveram imensa importãncia para as petizes enquanto decorria o jogo, mas não para esta crónica. 
A organização foi EXCELENTE e para tal contribuíram uma equipa fannnntástica:
Sara Zambujo, Sofia Pinto, Margarida Júlio, Tânia Murteira, Susana Favarica, Isabel Chaparro, Vitor Gonçalves e Carlos Ramos.  
   Mas é justo elogiar o homem que esteve sempre a liderar a organização: MANUEL RITA. 
 Provavelmente quem assistiu nem percebeu que foi ele o cérebro da eficaz organização. As jovens só tiveram que se preocupar em jogar e tentar ganhar. O resto tratou este dirigente! 

Sub 14 André de Resende  25  X Estrela F.C.  76
  O público não arredou pé só para ver jogar os miúdos
Que jogo mais bonito realizou a equipa de João Marques! Com efeito o treinador merece o elogio especial, pois as crianças absorvem tudo o que ele diz e tudo o que lhes transmite está correcto.
O adversário era constituído por rapazes e raparigas de 14-15 anos, os petizes têm entre 10 e 14, ou seja, nestas idades a diferença é enorme. Não estava em causa o resultado.
 Os miúdos pressionaram campo inteiro, correram sempre muito para chegar mais cedo ao cesto adversário, marcaram contra ataques e até...triplos!
Um regalo para a vista.
Jogaram: Vasco, Pateiro, Tomás, Tiago, Gugas, Zé Ramos, Rui, Banha, Rita, Cândido

Sub 16 Atlético de Reguengos 121  X André de Resende  41
Não era fácil fazer melhor
Jogaram:
Começa a crónica pela excelência de alguns. João Calçada e Pedro Serrano.
Estes dois dirigentes interromperam os seus afazeres profissionais e deslocaram-se de  entre Beja- Évora- Reguengos  para que estes jovens sub 16 pudessem jogar. Os rapazes perderam, é certo, mas mostraram a postura de seriedade e empenho que merece elogio. O resultado passou a secundário, quando todos eles, atletas e dirigentes mostraram uma postura brilhante. É com gestos destes que se formam jovens de Excelência.
Os atletas dos sub 16 que se bateram de forma brilhante, embora perdendo por números esclarecedores, souberam aprender esta lição. Muitos dos atletas que hoje são seniores, também perderam muitos jogos por diferenças ainda maiores e hoje jogam a um nível superior.

10/11/2015

Videos de espionagem das equipas de Minibasquete da André de Resende

Veja os videos de um dia de trabalho duro das equipas de minibasquete. O basquetebol da André de Resende teve 40 crianças a treinar no mesmo pavilhão. A adesão "obrigou" a que duas mães saltassem para o campo e começassem a ajudar como treinadoras!
É este o espírito que se vive num clube de escola, em que a Direção do Agrupamento, a Autarquia e o Gabinete de Desporto Escolar do Alentejo ajudam.Mas faltam treinadores e o clube, sem outra resposta é apoiado pelos pais das crianças. Estes fazem de treinadores, dirigentes, árbitros, oficiais de mesa...
Vejam como funciona bem!
A equipa de sub 14 e as novas vedetas:
https://www.facebook.com/278252088905191/videos/980502135346846/
A equipa de sub...pequerruchos:
https://www.facebook.com/278252088905191/videos/980503952013331/

09/11/2015

André de Resende vence em Palmela e leva 3 vitórias consecutivas

 1ª Divisão     Benfica de Palmela 52  x André de Resende  70 
parciais: 14-15,14-16,19-21 e 05-18
   Jogo de enorme importância para a ambas as equipas. A derrota empurrava-as para mais longe de Seixal e Scalipus. A vitória aproximava-os do topo. As exibições da André de Resende têm vindo a melhorar, mas ainda longe do que fizeram na época anterior. Este jogo era sem dúvida um grande teste e foi superado com distinção.
   Surpreendeu a equipa de Évora com um cinco inicial baseado nos jovens da época anterior  e Micael Duarte. Não fazendo um primeiro período muito bem conseguido, ainda assim lideraram sempre o marcador e a intensidade defensiva ia criando desgaste no adversário. A entrada de Inácio, Godinho e Nuno mantiveram o jogo no mesmo patamar e a vantagem não aumentava porque erros infantis ofereciam pontos ao adversário. 
O último período foi mais uma vez decisivo e os jovens de Évora arrasaram completamente o seu adversário. A agressividade defensiva ditou o vencedor, mas o rigor tático finalmente começa a dar resultados!
Duarte (2), Micael (14), Diogo (24), Nuno (4) estiveram uns furos acima. Mini (5), Godinho (14) vai crescendo de jogo para jogo, Defendeu o melhor jogador adversário nos momentos decisivos do jogo. Inácio (3) e Ricardo não estiveram ao seu nível, Galvão está mais esclarecido a atacar e defender tendo sido muito útil.
Alexandre (4) alterna o óptimo com o péssimo. vai melhorar e ser útil, algo que neste jogo não foi.

  Sub 19/sen     André de Resende 60  x  Atlético Reguengos  38
Familiares aderiram ao desafio e foram ver as raparigas jogar!



 

 Parciais: 15-13, 10-06, 16-06 e 19-13
Jogaram: Margarida (5), Iris, Ana F. (23), Sofia P.(4), Susana, Tânia (19), Sara Z., Mihaela (4) e Maria (5).
  Previa-se um jogo interessante contra o rival, num jogo a presenciar por muito público, pois a André de Resende lançou um repto a todos os familiares que se têm esquecido de ir ver as suas filhas jogar!
A resposta foi largamente superada. Ambas as equipas apresentaram os planteis completos e o jogo foi bem disputado, com lances para todos o gostos.
A equipa da André de Resende começou com enorme confiança traduzida em dois triplos de Magi e Ana. Reagiu o Atlético com maior pressão defensiva e muitas rotações no banco. Reagiu Rui Ganhão com idênticas rotações e todas as jovens puderam explanar as suas qualidades.
   Seria injusto destacar alguém na André de Resende, pois o jogo até terminou com a união de todas em volta de Susana Rica para que esta marcasse o cesto da ordem, mas merece referência o facto de Maria Pereira ter aprendido neste jogo como se pode jogar MUITO BEM e só marcar 5 pontos. Das suas mão saíram 18 contras e 8 assistências! O Atlético lutou com galhardia e todas foram rijas e leais na contenda.
Os árbitros merecem destaque especial, nomeadamente a jovem Ana Costa que se estreou e soube ser discreta, afinal o que de mais importante se pede a um árbitro. Pedro Grilo tem sido esta época um dos árbitros mais empenhados para que ocorram jogos de basquetebol com árbitros no Alentejo. Merece todo a nossa admiração.


  Sub 16 Masc André de Resende 64 x Salesianos 95
parciais: 12-19, 12-22, 22-20 e 18-30
Jogaram: Seidi (2), Diogo (0), Francisco P, (2), Francisco B.(2), M. Galo (30), Luís S.(19) e Ludovino (8).
  O jogo opôs duas equipas constituídas por atletas de fracos recursos técnicos e 2 ou 3 em cada equipa mais evoluídos do que os restantes. Os atletas mais evoluídos dos Salesianos  derrotaram claramente os melhores da André de Resende. A verdade do jogo revela-se no nº de faltas de cada equipa: Os Salesianos muito mais agressivos e com excelente atitude fizeram 21 faltas...a passividade da André de Resende resultou em 9!!!
   Se é verdade que Luís Serrano e Miguel Galo são jogadores de elevado potencial e de quem se espera que sejam melhores do que todos os outros, e mesmo jogando mal, eles marcaram mais de metade dos pontos da sua equipa.!  Assim, foi João Ludovino quem mais correu, lutou, ganhou ressaltos e cometeu menos erros. 
A equipa da André de Resende é frágil e entrou na competição para melhorar a aprendizagem dos atletas sub 14 e a verdade é que foi o jovem Francisco Batista quem mais soube cativar o público. 

 sub 14 Masc   Salesianos x André de Resende 
As crianças são sempre o melhor
   "Derby" entre equipas compostas por muitos atletas de minibasquete e que nos últimos jogos sempre teve a vitória da equipa visitada! Muito público e como é normal, a André de Resende venceu "no número de bilhetes vendidos". 
   Os miúdos das duas equipas foram excepcionais. Na entrega, na procura de marcar cestos e apesar dos Salesianos terem estado sempre na frente do marcador, este ia-se aproximando a espaços com o melhor jogo colectivo da André de Resende. Contudo respondia os Salesianos com bons apontamentos individuais dos seus petizes e mostraram-se mais fortes na 2ª parte vencendo com justiça.
  Neste escalão, o árbitro até é "quase dispensável", pois os miúdos na maior parte das vezes até se esquecem que ele lá está, mas merece ser elogiado quem se oferece para arbitrar os sub 14!. 
   O público foi entusiasta cumpriu a sua função: apenas aplaudir!
   É assim que deve ser um jogo desportivo de crianças!

03/11/2015

Basquetebol de Évora vence Faculdade de Lisboa!

 Seniores André de Resende/AE Un. Évora  79   X AEFCT   67
Escola de Évora vence faculdade de Lisboa
Parciais: 14-21 ; 24-08, 20-18 e 21-20
Jogaram; Galvão,Godinho (4), Alexandre (12),Mika (12),Inácio (20),Diogo (11),André Mira,Mini (2),Duarte, Kadinho (6), Nuno Costa (6) e Moran (2).
   A vontade de vencer e voltar a fazer uma grande época fez aumentar os níveis de ansiedade dos atletas da André de Resende. O 1º período foi um desastre, com ataques precipitados e lançamentos muito fáceis a serem falhados. A equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia é composta por atletas de muita qualidade e experiência. Um regalo para ver quem gosta de bom basquetebol! As mudanças no cinco base e a entrada de João Pereira mudaram as acções defensiva e ofensiva da equipa visitada. Um 2º período demolidor repôs o equilíbrio no marcador, permitindo até uma vantagem de 9 pontos à André de Resende que viria a ser decisiva. A 2ª parte foi sempre de grande equilíbrio, mas os estudantes de Évora souberam manter a vantagem do intervalo. Ainda assim a equipa da FCTL não se dava por vencida e 3 triplos no último quarto, colocaram os espectadores em suspense. Inácio Fernandes e Micael impuseram a experiência e a inteligência que era decisiva nestes momentos e com 13 pontos em conjunto sentenciaram o vencedor.
Ricardo Carvalho e Nuno Costa estiveram muito perto do grande Inácio Fernades, que com 38 anos é um exemplo para todos na aplicação e competitividade. 

 Convívio de Minibasquete no Pav. Juventude de Évora...............................
Agrupamento de Escolas das Pites, André de Resende e Juventude de Évora marcaram presença neste convívio, onde a alegria dos petizes é o barómetro do sucesso do evento. A André de Resende apresentou quase metade dos pequenos praticantes, mas os petizes Juventudistas e o Mestre Manuel Alcario com mais uma fornada de jovens é sempre um tónico para acreditar que todos são muito importantes na modalidade da região que tanto gostamos. Os muitos jornalistas presentes enviaram-nos estas fotos da reportagem:
  Elogio merece o Diretor Técnico da ABA que dinamizou este convívio de minibasquete nas instalações do Juventude Sport Clube. Esta época está a revelar finalmente o empenho e as capacidades que todos lhe reconheceram há dois anos atrás, para desempenhar tão importante cargo. 
Assim o basquetebol do Alentejo melhorará certamente.

 Femininos André de Resende  78   X Salesianos Évora 35
Parciais: 16-08 ; 26-05, 12-11 e 24-11
   A equipa da André de Resende, brilhantemente orientada por Rui Ganhão apresentou resultados defensivos e ofensivos que não estávamos habituados a ver nestas jovens. Com efeito a superioridade revelada perante o adversário ficou demonstrado com o resultado ao intervalo: 42-13. 
A reacção da equipa dos Salesianos fez-se notar na 2ª parte e os números equilibraram-se mais: 36-22. Ainda assim merece destaque a capacidade ofensiva das jovens visitadas e as diferentes soluções que souberam apresentar, quando defendiam.
Jogaram: Margarida Júlio 5 (brilhante a defender; Iris 2, Susana, Sara 4, Micaela 4, Sofia Pinto 21 ( o melhor jogo desta época), Tânia 12 e Maria 31...nada a dizer, foram a Tânia e a Maria que todos conhecem: empenhadas na competição, inteligentes a atacar e defender e cometendo alguns erros próprios da idade! 
   Nos jogos das equipas femininas, os espectadores presentes que são familiares de atletas são quase sempre os mesmos. Conhecem-se, travam amizade, mesmo quando as filhas jogam nas equipas adversárias, mas...Infelizmente teremos que fazer um reparo a alguns dos nossos pais:
    
 - Há quanto tempo não vê a sua filha jogar? 
   Nas raparigas é impressionante, como jovens que jogam basquete há vários anos e os pais nunca ou quase nunca entenderam que seria importante ver a sua filha jogar. 
Este fenómeno, mais raro nas equipas masculinas,revela algo preocupante. 
  Felizmente há pais que estão no pavilhão em TODOS os jogos. Acompanham e fazem de pais das suas filhas e das restantes. Ninguém se sente excluído, mas acredite:
 A sua filha gostava muito que a visse jogar!  


 Sub 16 masculinos O Elvas 78  X André de Resende   64




   Jogo marcado pelas muitas faltas assinaladas às duas equipas e que condicionaram todo o jogo. A equipa de sub 16 da André de Resende foi criada para permitir competição aos atletas de sub 14 e aos mais jovens de sub 16. Apenas estes  e Luís Serrano estão a beneficiar. Jogaram: Guilherme Calçada, Miguel Galo, Diogo Carvalho, José Seidi, João Ludovino e Luís Serrano mostraram que a sua evolução já se demonstra.

 sub 18 masculinos              André de Resende 54   X Beja B.C.   63
Jogaram: André Mira 9, Ivan 28 , Rui 6, Calçada 6 e Ludovino 4.
Parciais: 15-18, 6-16, 18-13 e 19-17
   Num plantel de 12 atletas as ausências foram demais e colocam a dúvida se a competição se justifica para os restantes jovens. Os presentes demonstraram que para eles é útil e beneficiam com ela, pois jogaram sempre no limite e conseguiram discutir o resultado até aos últimos segundos. A equipa deu um passo atrás no apuramento para a final 4 e a causa está nas muitas ausências.


Este fim de semana 40 atletas jogaram pela André de Resende. Se os sub 14 masculino e feminino tivessem jogado, este número subiria duas dezenas e acresce que alguns jovens não jogaram por razões familiares ou lesões.
   Serve esta introdução para propor a reflexão de como foi possível que tantos jovens tivessem jogado basquetebol num clube que tem apenas 2 treinadores? Muitas pessoas anónimas ajudaram a que tal fosse possível. E merecem ser nomeadas:
Rui Pechincha, Manuel Rita e Vitor Gonçalves no minibasquete
João Calçada e Pedro Serrano nos sub 16
Rui Ganhão e Palmira Júlio nas sub 19 femininos e nos Sub 18 masculinos
Isabel Chaparro e José Trindade nos seniores.
   Muita gente colocou o interesse dos outros à frente da sua vida pessoal. Pessoas que dedicaram horas do seu tempo em prol dos seus filhos, mas também das outras crianças. Melhor ainda, alguns que nem sequer tinham lá os seus filhos e dedicaram o seu tempo aos outros. Em suma: um grupo de pessoas muito boas!
   O empenho de tanta gente merece reconhecimento e elogio geral. Deve merecer elogio o esforço que todos os clubes do Alentejo fazem, mas as dificuldades para o Ajes de Estremoz, Beja Basket e agora a André de Resende são por demais evidentes. 
   Perante este panorama de solidariedade e ajuda em prol do basquete é triste verificar que alguns-poucos felizmente- que se preocupam mais em verificar a parte burocrática do adversário como se essa fosse a sua função ou mesmo como se dela dependesse a qualidade de ensino dos seus praticantes. 
Esquecem-se que também eles porventura nem sempre o fizeram...Já se esqueceram! Ou estão a esquecer que o mais importante é motivar cada vez mais jovens para a prática desportiva!
   Mas voltemos aos aspectos positivos:
Merecem igualmente um grande elogio as arbitragens que o nosso clube teve neste fim de semana. A grande maioria delas com elevada qualidade, mas essencialmente de uma postura pessoal de todos os elementos que merecem registo.