10/05/2016

Campeãs e Campeões Desporto Escolar Alentejo 2016

   Disputou-se este fim de semana a final do basquetebol Escolar Alentejano. As escolas do Norte, Centro e Sul Alentejo disputaram o título e a consequente presença na final nacional que se disputará em Aveiro.
A André de Resende foi presença habitual nos últimos 7 anos, com títulos sucessivos. Nos Juvenis as equipas eram constituídas essencialmente por atletas do clube. Nas raparigas Nicole Antunes, nos rapazes André Moleirinho e Paulo Passão compunham os 10 atletas regulamentares.
   As raparigas venceram com alguma superioridade e teve como maior adversário o mau perder de uma das jovens de Ponte de Sor, que não fora a superior educação das suas colegas, nomeadamente Inês Santos e toda a equipa eborense, alguma atleta poderia ter ficado lesionada ou reagir de forma errada!
   Nos juvenis a final de 2015 foi replicada na estratégia utilizada e nos protagonistas. Elvas tem uma equipa com muita qualidade e esta geração de jovens é a melhor que o clube produziu nos últimos anos. A rivalidade com os eborenses vem assim de longe e é saudável. Ela só existe porque todos querem ganhar. Foi o melhor jogo do fim de semana, com mais qualidade, mais emotivo e só se decidiu nos últimos segundos.
   O desporto escolar é por todos referido como sendo a base do desporto, pois daí deveriam nascer a maioria dos atletas do desporto federado. Verdade seja dita que os responsáveis, quer nacionais, quer regionais, tudo fazem para que assim seja. Os meios à disposição fariam as delícias de todos os clubes, os pontos altos são organizados com qualidade. No pavilhão André de Resende tivemos a oportunidade de ver equipas de Évora, Santiago do Cacém, Santo André, Barrancos, Alvalade do Sado,Elvas...
   Nos iniciados e juvenis as equipas que disputaram os títulos assentam a sua qualidade num denominador comum: trabalho com um professor da escola e estrutura da competição federada (André de Resende, D. Sancho, Alvalade do Sado e Ponte de Sor).
   Atletas e treinadores, tudo fazem para ganhar.
   Nas restantes escolas o mérito dos docentes assenta no trabalho que vão realizando e visa que jovens que não pretendem praticar a modalidade federada, possam divertir-se aprendendo algo.


Torneio regional de iniciados       Reguengos 75 x  André de Resende 59
O novo ano já se prepara!
   A equipa de sub 14 está já em preparação para os desafios de uma natural evolução dos jovens atletas. Alguns serão sub 16 na próxima época e os outros ficarão mais uma ano no seu escalão etário. Os que técnica e fisicamente tiveram mais evolução continuarão a sua evolução no escalão acima. É com esta ideia que João Marques tem gerido os seus recursos.
Parciais: 16-8 17-24, 24-8 e 18-21
Jogaram: 5 inicial- José Ramos, João Silva 6, Francisco Pateiro 11(boa exibição),Tiago e Gustavo Antunes 4
2º 5- Vasco Pereira 10 (jogou doente e ainda assim fez boa exibição), Tomás Rego (4), Luís Serrano 19( só 2 pontos na 2ª parte), Miguel Rita 2 e João Ludovino

Sem comentários: