31/01/2016

Vitórias em jornada dupla garantem final 4 aos petizes!

Brilhantes exibições dos miúdos confirmam o que há muito se sabia...
Temos futuro!
André de Resende 73 x Salesianos 59
parciais: 8-21, 26-6, 24-17 e 15-15
Jogaram: Rita 5, Vasco 10, Gugas 1, Tiago 3, Tomás 8, Ludovino 2, Luís 38, Banha 2, Joaquim, José Ramos, João 7
Excelente exibição que marca o momento em que pela 1ª vez esta equipa de sub 14 vence o rival eborense. Era claro que só aconteceria quando metade destes jovens, cuja idade é equivalente ao escalão sub 12, já tivesse qualidade suficiente para o fazer. Nos 2 jogos de fim de semana a André de Resende utilizou 14 atletas, num sinal de grande confiança para o futuro.
Parabéns aos atletas, ao coach Mini Marques que tem sido de enorme importância para estes jovens e igual mérito tem o dirigente Manuel Rita, cuja capacidade de organização e preocupação para que nada falte a estas vedetas é difícil de encontrar.

André de Resende 127  x Eléctrico  41
Todos jogaram o mesmo tempo
Jogo cujo resultado foi o menos importante, merece destaque a postura de todos os atletas participantes, mas muito mais importante o papel dos treinadores das duas equipas. Na André de Resende é conhecida a postura de João Marques, que serve de modelo para os seus pupilos. No Eléctrico, Bruno Fernandes é um pedagogo. mais do que isso, um presidente de um clube da Liga a ser treinadores de escalão de formação. Um excelente exemplo, que é único no país!
parciais: 35-08, 44-11, 34-08 e 14-19
Jogaram: Rita 14, Vasco 12, Gugas 2, Ludovino 4, Luís 48, Banha 7, Rui 2, Patêro 22, F. Batista, 8, J. Silva 8.

28/01/2016

Fotos dos/das jovens basquetebolistas da André

As vedetas pequenas, rapazes e raparigas já nos deixam contentes quanto ao futuro. Eis um jogo contra as Pites, com a estreia de mais 2 "pequenitas. Ajudaram na vitória...com 30 minutos jogados.
Uma lesão e umas lágrimas  provocadas por uma bola mais rápida!
O tridente dos sub 14 em acção: Luís, Miguel e Vasco Pereira! Fotos gentilmente "roubadas" do site do Atlético!
Pequeninos na cave...grande no telhado!

24/01/2016

André de Resende não passa em Setúbal e (praticamente) fica em 3º!

 CNB1 Scalipus  65  x André de Resende  45

Defender muito bem mas faltou qualidade no ataque

   Jogaram: Duarte 2, Gonçalo 4, Alexandre 5, Moran, Ricardo 5
Godinho 8, Nuno 14, Galvão 4, Mini 4.
A crónica do jogo torna-se simples, contrariamente às mudanças tácticas que o jogo foi operando. Os primeiros minutos mostraram que a André de Resende estava em Setúbal para vencer. Uma defesa zonal adaptada aos melhores lançadores foi criando alguns problemas ao adversário, dando uma pequena vantagem ao Scalipus. O 2º período manteve a mesma tónica defensiva, mas...no ataque, as zonas perto do cesto foram penalizadoras para a André de Resende. Os eborenses só tinham sofrido 35 pontos ao intervalo, mas também só tinham marcado...18. Estes ainda tentaram alterar os seus ataques, privilegiando os homens exteriores, mas algumas ingenuidades, davam novamente vantagem ao Scalipus.
   Efectivamente Nuno Costa, Duarte Imaginário e Pedro Galvão conseguiram superiorizar-se aos seus adversários, mas Alexandre Coelho (7/0) e Ricardo Carvalho (9/1) fizeram com que João Godinho 8/4) fosse o melhor entre eles, mesmo quando dois dos seus cestos terem sido obtidos nos últimos minutos. Gonçalo é empenhado, mas por vezes demasiado ingénuo, oferecendo cestos fáceis ao adversário.
O desacerto ofensivo destes jogadores e cestos falhados em contra ataques isolados diminuiram o estado anímico a quem dá tudo para vencer. Mais do que falhar, foi a forma como o fizeram. João Marques num contra ataque sem que a bola acertasse no aro, Alexandre Coelho...que fez passos!
   Ainda assim merece realce a atitude empenhada e concentrada com que toda a equipa se apresentou. Claramente quiseram ganhar, mas a ingenuidade nalguns momentos e lacunas técnicas justificam a diferença.

Convívio Basquetebol Feminino Alvalade do Sado
 
 
 

O Convívio de uma equipa do Desporto escolar deve começar por merecer um enorme elogio. Quando a esmagadora maioria dos docentes abandonariam o desporto na sua escola se tivessem que competir durante o fim de semana, é de elogiar aqueles que têm outra postura. Os clubes André de Resende e Atlético de Reguengos fizeram questão de estar presentes. 
Apadrinharam a equipa de Alvalade do Sado e do Beja Basket que surpreendeu com 18 atletas presentes. Os resultados são o menos importante. A André de Resende organizará o próximo encontro.
Os pais das atletas da André de Resende agradecem a gentileza da recepção e o excelente almoço oferecido pelo clube anfitrião.

21/01/2016

Uma arbitragem para lembrar!


Observe-se esta imagem com atenção. Atente-se na posição e gesto do árbitro. O que estará ele a assinalar?

a) Falta sobre João Marques, que tinha sido empurrado até cair.
b) Falta sobre Ricardo Carvalho que está a ser alvo de falta antidesportiva!
c) Outra irregularidade que o árbitro descortinou.
d) Assinalar a entrada da bola em jogo e o atleta que aparece sozinho na imagem vai 
     concretizar em cesto.

Escolheu a D?     Era fácil, não era?

20/01/2016

Duas consequências do jogo contra CB Palmela

Lesão de Diogo Ganhão... 
5ª falta assinalada a...Inácio Fernandes!!!
Como foi possível que o árbitro, a 2 metros do lance não tenha ajuizado correctamente. Os últimos minutos do jogo, os erros deste árbitro foram muito mais graves!
Consequência: Diogo Ganhão lesionado, Inácio sem jogar...

19/01/2016

Basquetebol... Alentejo ... Feminino

   Atlético de Reguengos e André de Resende vão apadrinhar o aparecimento de mais dois clubes de basquetebol feminino. Alvalade do Sado e Beja Basket! 
   Quando o sector feminino é tão ignorado, as competições tão fugazes e sem um plano director que aumente o número de praticantes e equipas, alguns clubes fazem esse papel e procuram acarinhar quem pretende desenvolver...

A uma final do sucesso!

CNB1    André de Resende  72  CB Palmela 68
O melhor? ...A vitória !

Parciais: 17-19,16-12,19-15 e 20-22
Jogaram: Mini, Duarte, Diogo, Micael e Ricardo
                Inácio, Alexandre, Gonçalo, Nuno, Galvão, Moran e Godinho
   Começaram melhor os Palmelenses e aos 2 minutos já a André de Resende solicitava uma paragem de jogo. Motivo: Entrada apática de alguns atletas. Corrigidas as falhas, o jogo entrou numa toada de equilíbrio, em que os Palmelenses mostravam muito maior agressividade defensiva e os eborenses maior passividade nesta fase de jogo. Nem as constantes alterações de jogadores mudavam o curso - no final do 1º período já tinham jogado 10 atletas. Na 2ª parte a André de Resende mudou a postura e ganhou uma vantagem de 15 pontos. A 5ª falta assinalada a Inácio Fernandes e todos os acontecimentos daí resultados fizeram o adversário acreditar, aumentar ainda mais a agressividade, agora sim, com faltas constantes e a complacência dos árbitros, que não conseguiram mais ter pulso no jogo.
     Os minutos finais foram a gestão da vantagem, as faltas consecutivas e os lances livres - falhados- da André de Resende. Em destaque Ricardo Carvalho - mvp- e João Godnho que está cada vez mais influente. Igual elogio merece o CB Palmela pelo excelente jogo.
   Para os que estiveram a assistir ao vivo o jogo há algumas verdades incontestadas: houve emoções várias, momentos de qualidade de ambas as equipas, mas igualmente desacertos infantis da equipa eborense que infelizmente têm sido normais.A André de Resende tem potencial superior ao CB Palmela, mas o resultado não o demonstra. É importante para os eborenses entendam porque não conseguem demonstrar essa superioridade. A resposta pode estar também na atitude competitiva do rival.
   Alguns poderão dizer que estes beneficiaram da complacência dos árbitros, mas a verdade o CB Palmela souber explorar a fragilidade da arbitragem, esticando ao limite a agressividade defensiva. É verdade que Inácio Fernandes só viu ser sancionados 2 lances faltosos (!) sobre si durante toda a partida, tendo ele sido excluído de forma caricata com uma 5ª falta que nem sequer deixava dúvida ter sido feita pelo seu adversário. Mas é igualmente verdade que 37 perdas de bola, algumas de forma infantil e 21 lances livres falhados demonstram a pouca consistência competitiva da maioria dos atletas da André de Resende. A qualidade técnica pode explicar algumas perdas, mas a maioria deveu-se à pouca maturidade competitiva que a equipa vem demonstrando ao longo da época.
   A arbitragem utilizou sempre um critério largo o que permitiu um jogo mais interessante. Este critério, que beneficia o espectáculo exige dos juízes um conhecimento e leitura das situações maior, A verdade é que um dos juízes entendeu que Inácio Fernandes não merecia a mesma atitude dos restantes atletas em campo. A defesa sobre si, inteligentemente exagerava nos contactos e ele foi para a linha de lances livres...2 vezes no jogo inteiro! O próprio juiz fez questão de reforçar o seu ponto de vista, avisando o treinador da André de Resende que se o atleta reclamasse (!!!) novamente, lhe averbaria uma falta técnica. Esta admoestação irritou ainda mais o atleta, que passou a entender que o árbitro o estava a prejudicar propositadamente. Efectivamente o árbitro estava apenas a errar por má interpretação, mas é lógico que o atleta se sinta prejudicado nas suas acções. Quando este,mais uma vez não marca uma falta cometida pelo atleta do CB Palmela e assinala a Inácio Fernandes...
   Ninguém gostou de ver o que aconteceu nesses minutos e atletas de ambas as equipas procuraram acalmar aquele que é reconhecido por TODOS como sendo generoso e educado. A sua influência junto dos mais novos é enorme e na André de Resende é-lhe reconhecida a sua boa influência com pais e atletas.  No calor do jogo, por vezes enerva-se, mas se os colegas e os adversários o reconhecem como leal na luta. O mesmo não acontece com alguns árbitros, que por nunca terem jogado ou arbitrado a um nível superior, querem demonstrar que ele não merece o respeito por ser atleta de qualidade ímpar. É comum para colegas, treinadores e dirigentes da André de Resende constatarem nos vários pavilhões, como adversários, dirigentes e muitos árbitros demonstram admiração por um atleta que marca um período no basquetebol alentejano. Alguns parecem querer apressar o abandono do atleta. O basquetebol da região PERDE!
   Este claro prejuízo de avaliação com o atleta ocorreu em 2 jornadas consecutivas, onde situações a roçar o ridículo o atingem. Em Almada a dupla foi fraca no desempenho e intencionalmente limitaram o atleta, não fosse este, prejudicar a avaliação de que estavam a ser alvo. RIDÍCULO!
Agora, um jovem ansioso de mostrar, que não é por se ser atleta de nível que merece tratamento diferente...tratou de forma diferente e sempre em prejuízo do mesmo jogador!
   É certo que estas situações só apressam o abandono do atleta de uma modalidade onde pode e é muito relevante o seu contributo. A reacção de Inácio Fernandes após a exclusão não deixa ninguém satisfeito. Com a mesma isenção que se afirma tal, também é justo afirmar que o homem tinha toda a razão para se sentir injustiçado.

 Sub 18 Elétrico 52   x André de Resende  58
No final do campeonato...vitórias consecutivas!
Parciais: 13-09, 11-18, 10-16 e 18-14
Jogaram: Mira 7, Ramos 20, Ivan 27, Santana 2, Guilherme 2.
      
   Nas semanas anteriores vinham reclamando os jovens sub 18 que as vitórias deveriam ter demonstrado que podiam ter colocado o clube na disputa da final 4 e como tal o título. Efectivamente os 2 últimos jogos demonstraram isso mesmo, mas era já tarde demais.
   Neste jogo o Eléctrico teve que correr sempre atrás do prejuízo. Começou logo a perder 1-13. Recuperou com outro parcial de 12-2.  O público manifestava-se nas bancadas frias de domingo e animava os atletas de ambas as equipas. 
   Miguel Ramos (20) e Ivan Mendes (27) geriam os ataques com mestria e na defesa os sub 16 Santana, Calçada e Ludovino mostravam a evolução que foram tendo ao longo da época. Pedro Couto e André Mira iam cumprindo com pouco brilho e este só apareceu a 3 minutos do fim, quando a equipa visitada passou para a frente do marcador. Pensou-se que o jogo tinha virado, mas uma alteração defensiva e a melhoria de André Mira deram novamente a volta ao jogo.
Uma vitória justa que confirma o que se sabia, ou seja, a André de Resende fez um campeonato abaixo das expectativas, pois tem qualidade para estar a discutir os primeiros lugares.

sub 14  André de Resende  80  x  A. Reguengos   77
Os pequeninos já ganham como grandes!
Parciais: 15-16, 20-28, 27-27 e 18-16
Jogaram: Luís  32, Pateiro 18, Vasco 9, Ramos 2, Banha, Batista 2, Ludovino 2, Rego 7, João 4 e Rita.
Os sub 14 venceram surpreendemente o Atlético de Reguengos. É verdade que o rival jogou desfalcado. É igualmente verdade que por ingenuidade a equipa da casa não inscreveu o 10º jogador, que estava sentado no banco (mas em recuperação de uma lesão). Mas não deixa de ser verdade que marcar 80 pontos em sub 14 e logo contra um rival tão forte, tem muito mérito.
   Luis Serrano foi lider, mas Vasco Pereira e Patêro destacaram-se.   


Excelente vitória dos sub 18 da André de Resende que, mesmo sem um dos seus melhores atletas - Miguel Galo- tem demonstrado que possui jovens de qualidade para alimentar a sua equipa sénior.Esta semana a FPB revelou que este jovem está referenciado como um dos atletas a ser acompanhado a nível nacional.
   Merece destaque que metade da equipa senior provem da formação e neste lote não se inclui Alexandre Cucoatleta que disputará esta semana a eliminatória da Taça de Portugal que lhe dará acesso à final 8 da competição.

O Alentejo basquetebolistico não saberá certamente que um seu atleta está em tão elevado patamar da competição! No masculino é indiscutível a qualidade da formação, mas no feminino, o título sénior regional, recentemente conquistado e o facto da equipa rival ser maioritariamente composta por ex atletas desta formação, reflete igualmente que muito positivo tem sido o trabalho dos treinadores da André de Resende. 

12/01/2016

Finalmente um grande jogo de sub 18

 sub 18 M  André de Resende 61 x   Elvas  49
Um triunfo com muito brilho e pavilhão cheio!
Parciais: 17-5, 12-23, 18-7 e 14-14
Jogaram: Miguel Ramos 19, Ludovino, André Mira 5, Pedro Santana 1,Guilherme Calçada 3, Pedro Couto 6 e Ivan Mendes 27.
   
   Os últimos resultados dos sub 18 (metade da equipa é sub 16) já tinham permitido discutir a vitória até aos últimos segundos. As várias lesões atrasaram e a última - Miguel Galo- fez mossa. O jogo em questão teve tudo para prender o muito público que de forma emotiva se manifestava apoiando o Elvas ou a André de Resende. Emoção provocada pelo equilíbrio, pelo enorme empenho que todos os atletas colocaram nos lances e por algumas picardias - sem maldade- com que os jovens no calor do jogo se iam "mimando". A tarefa dos árbitros foi assim dificultada, mas a verdade é que os jovens souberam ter o respeito pelos seus adversários, mesmo quando por alguns segundos reagiam a quente nos lances mais disputados. Merecem elogio os atletas das duas equipas! E os árbitros...mesmo quando num momento de maior distracção a equipa raiana atacou com...6 jogadores em campo e foi necessário aplicar alguma pedagogia para não enervar mais os envolvidos! Felizmente o incidente só durou 4 segundos, o suficiente para colocar a bola em jogo e atacar o cesto! Acontece...
   Na André de Resende ficou a certeza: Ivan e Miguel Ramos são seniores...foram brilhantes!
Couto...Pedro Couto foi a surpresa. Fez o melhor jogo do ano! Guilherme Calçada está a dar o pulo de sub 16 e jogou como um sub 18. Fez um triplo num momento chave do jogo.
André Mira  não treinou durante a semana, Pedro Santana fez 3 jogos em 3 dias e isso refletiu-se na 2º parte. Ludovino não joga mal, pois empenha-se mais do que todos.

 sub 16 M  André de Resende 42 x  Reguengos  94
Parciais:11-20, 10-30, 7,23 e 14-21
Jogaram: Ludovino 16, Luís Serrano 9, Pedro Santana 12, Tomás Rego 1, Guilherme Calçada 4 e Vasco Pereira.
   No último jogo de sub 16, os jovens mais aptos do escalão mostraram evolução e os sub 14 responderam que cada vez estão mais aptos técnica e tacitamente.
Ludovino foi brilhante, Luís Serrano afirma-se como o melhor base do clube em sub 16, Pedro santana esforçou-se imenso para ajudar a equipa, Guilherme e Tiago cumpriram. Vasco Pereira...vai ser um excelente jogador. Um empenho e uma inteligência a decidir. Falta a técnica para este ritmo.

sub 16 M  André de Resende 47  x Beja  91
Parciais: 11-29, 10-22, 16-19 e 10-21
Jogo disputado pela equipa de sub 14, reforçada com Ludovino e Guilherme Calçada. Todos os atletas vibraram com o jogo...incluindo o público presente! Um dia interessante para os "putos" da André de Resende

Seniores femininos sagram-se campeãs Regionais

Seniores Femininos  Salesianos 44  x   André de Resende  56
Primeiro título regional em seniores femininos na história da André de Resende
Parciais: 12-9, 8-16, 18-17 e 6-14
Jogaram: Margarida 4, Iris, Tânia 6, Sara, Ana 21, Maria 19, Mihaela 2 e Sofia 2
   No último jogo do campeonato sénior a André de Resende teria que vencer o rival - último classificado sem qualquer vitória. Na véspera as jovens haviam vencido o Eléctrico de Ponte de Sor no último jogo de sub 19, com uma exibição de enorme qualidade e intensidade.
   Estes factores explicam assim como se desenrolou esta partida que chegou a envolver o público presente. Começou muito mal a equipa azul, demonstrando uma postura competitiva diametralmente oposta à que tinha demonstrado no dia anterior. As jovens dos Salesianos, seis delas ex atletas da André de Resende, acreditaram ser aquele o dia em que finalmente iam ganhar e tiveram o grande mérito de o demonstrar. A sobranceria da equipa mais forte chocava com a garra das jovens agora salesianas.
   O intervalo foi conselheiro e o espectável aconteceu, com a rotação do banco da André de Resende, que não tinha acontecido na 1ª parte. A melhoria de Ana Francisco e Maria Pereira (jogou lesionada) acabaram por decidir e dar o primeiro título da André de Resende neste escalão do feminino.

 sub 16 F/19   André de Resende 64 x  Eléctrico 44
Uma exibição que será recordada por todas!
Parciais: 13-6, 16-6, 13-13 e 22-19
Jogaram: Margarida 1, Iris 2, Matilde 4, Tânia 16, Sara 9, Maria 28, Mihaela e Sofia 4
   Numa confusão sobre o escalão em disputa (?) a André de Resende havia perdido por 26 pontos em Ponte de Sôr, tendo apresentado apenas atletas de sub 16. O orgulho das jovens levava-as a querer vencer por margem superior. Tudo fizeram e quase o conseguiram!
   No meio da partida as azuis venciam já por 17 (29-12) e a poucos minutos do final já estava nos 24, quando Maria Pereira sofre uma lesão - queda aparatosa - com hematomas e a sangrar bastante do nariz. Chegou a temer-se algo mais grave e o jogo parou muito tempo, mas a garra da jovem impeliu-a para jogar novamente.
   O objectivo não foi conseguido, mas a enorme exibição de todas as atletas, especialmente as jovens que têm menos minutos. Iris, Mihaela e Sara foram enormes, acompanhando as habituais Margarida, Tânia e Maria.   

Seniores vencem e agora só dependem de si!

CNB1       FCT 58  x  André de Resende  39
Parciais: 14-13, 11-15, 03-12 e 11-17
   A equipa sénior venceu o rival da Faculdade de ciências e Tecnologia, assumindo a luta pelo 2º lugar. A derrota do Scalipus diante do Palmela, torna os dois próximos jogos contra estes adversários muito importantes para as grandes decisões.
   A paragem nas férias de Natal, motivada pelas obras na escola prejudicaram o bom momento que alguns atletas já apresentavam. O início foi prometedor na qualidade dos movimentos ofensivos, mas esbarravam com demasiados lançamentos fáceis falhados debaixo do cesto. Micael Duarte chegou a levantar os colegas do banco por 3 vezes, face ao brilhantismo do movimento e claudicava no mais fácil. O nervosismo instalou-se nalguns atletas e o rival aproveitou para equilibrar. A 2ª parte só deu André de Resende com um parcial de 14-30. 
   O resultado foi muito importante, a exibição não foi brilhante e igualmente contribuiu uma arbitragem, que pela primeira vez esta época esteve muito infeliz. As suas decisões enervaram quem já por si se sentia frustrado por falhar o mais fácil.  Algumas das suas decisões foram efectivamente muito infelizes, mas ainda assim não servem de desculpa para uma melhor exibição.
Destaque para João Godinho e Inácio Fernandes, ainda assim ajudados pelo base Duarte Imaginário.

08/01/2016

José...é Grande!

O brilhante dirigente da André de Resende foi promovido na sua instituição. Um orgulho para todos!

07/01/2016

Gonçalo Santos...uma EXCELENTE contratação da André de Resende!

Gonçalo Santos, ex atleta do Olhanense já é jogador da André de Resende. O jovem médico, a especializar-se em medicina interna, vai realizar a sua estreia no próximo sábado em Almada. 
   No primeiro treino com a equipa, cativou pela simpatia e empenho, tendo-se ambientado como se tivesse começado a época com todos. 
   No plano basquetebolistico destaca-se pela planta física, por ser forte nas áreas perto do cesto, mas essencialmente pela inteligência como lê o jogo. 
   Se vai ser reforço desportivo, o tempo o dirá, mas já demonstrou que é uma EXCELENTE aquisição, pois a sua postura cativou toda a gente.