26/04/2016

O XI Torneio Minibasquete Cidade de Reguengos

   O Atlético de Reguengos organizou mais uma vez o Torneio que granjeou fama nacional. Com uma organização impecável, contando com dezenas de atletas, treinadores e muita, muita gente amiga, proporcionaram aos mini atletas uma tarde muito divertida. 
   A André de Resende não podia faltar e as nossas mini vedetas foram muito bem enquadradas pela treinadora Sara Zambujo e pelos brilhantes dirigentes Manuel e Elsa Rita, Isabel Rosado, Ricardo e Anabela Ramalhinho, a quem agradecemos a enorme ajuda.
 Jogaram e espalharam magia:
Rita Pechincha, Gabriela Fernandes, Matilde Rita, Rui Ramalhinho, Gonçalo Tejo, Guilherme Miguéns, Tiago Antunes, Miguel Rita e Guilherme Fernandes.
 
 
 

Quando um jogo de crianças é um manual de comportamento para adultos

sub 14 Masc  André de Resende 110  x Elétrico 77
Parciais: 1-46, 58-0, 19-21 e 32-7
Jogaram no 1º cinco : João Silva 10, Miguel Rita 4, Tiago Antunes 4, José Ramos e Guilherme Miguéns
2º cinco : Luis Serrano 64 ( jogou 25 minutos e marcou 39 dos 58 pontos do 1º período), Rui Banha 6, Gustavo Antunes 2, Pateiro 11 e José Ramos 9

Elétrico: 1º cinco: A. Morgado 19, F. Monteiro 14, M. Fernandes 18, P.Marta 10 e J. Graça 8.
2º cinco : J. Mendes, G. Cruz, T. Afonso, F. Gin 2 e S. Marques

   O leitor não se enganou! Os parciais da 1ª parte estão certos. A leitura só pode ser feita pelo prisma de um jogo de crianças. O Elétrico  tem 5 jovens fisicamente mais evoluídos e outros 5 que se estão a iniciar na modalidade. A André de Resende apresenta um jogador com qualidade acima da média para o Alentejo e sete miúdos com qualidade, mas de idade de minibasquete.
   Foi uma primeira parte atípica e de grandes emoções. Começou muito bem o Elétrico, com os seus melhores jogadores,defendendo em todo o campo. A André de Resende procurava as soluções de saída dessa pressão errando mais de vinte passes, justificando assim as quatro dezenas de pontos sofridos num só período de 10 minutos! 
   No 2º período o panorama alterou-se e se no anterior os atletas mais fortes fisicamente tinham tirado e bem essa vantagem, agora a superior qualidade dos jovens da André de Resende colidia com a menor experiência dos visitantes. Era uma corrida contra o tempo, pois a André de Resende teria que recuperar os 45 pontos de diferença. Isto só é possível num jogo de miúdos. Elogio para os jogadores. Catorze deles marcaram pontos e os que o não conseguiram, participaram com muitos minutos.
   O público rejubilava com toda esta emoção! Ninguém queria perder pitada do que estava a suceder. Tudo o que possa ser dito deste jogo passou pela forma como todos os presentes souberam viver esta experiência. Na esmagadora maioria dos jogos da André de Resende, a "claque de apoio" é superior ao adversário. Desta vez o Elétrico discutiu esse "título". A postura de todos foi um hino ao basquetebol.
   Sara Zambujo arbitrou sozinha e naturalmente, nem sempre ajuizou bem!
   NENHUM espectador, treinador ou atleta questionou a arbitragem ou a ela se referiu. Todos estes, sem exceção, merecem ser elogiados!
   Para esta elevação muito contribui a qualidade humana de quem serve a André de Resende e o Elétrico, naturalmente a formação pessoal de todos os que viram um jogo carregado de emoções diferentes e souberam sempre geri-las, transmitindo às crianças que jogavam a natural alegria do jogo.  O treinador Paulo Raminhos e o dirigente Bruno Fernandes são obviamente o cimento que cola o futuro do nosso rival!
A 2ª parte? Quem ganhou?
   Ninguém vai lembrar isso. Daqui a muitos anos lembraremos todos a loucura desta 1ª parte! Os treinadores, a árbitra, os oficiais de mesa e todos os espectadores cumpriram os 10 pontos do manual dos pais:

1.  Não me perguntes se ganhei; Pergunta-me se eu gostei.
2.  O Árbitro não está contra nós. Disfruta do jogo como eu.
3.  Eu sonho ser o Michael Jordan, mas sei que talvez nunca o serei.
4.  TÚ NÃO és o treinador.
5.  Não fiques zangado se eu tiver um dia ruim. Eu faço o melhor que posso.
6.  Os rivais são também crianças, não são inimigos. Respeita-os e incentiva.
7.  PRATICA comigo se puderes !
8.  RESPEITA a u
nião da minha equipa. Não desprezes os meus colegas.
9.  Incentiva-me e dá-me a  energia 
que preciso.
10. ESPECIALMENTE, desfruta comigo. Estamos aqui para isso.


O basquetebol aceita todos os que o sabem cumprir, mas fica muito triste quando algum, insistentemente não o cumpre!


sub 19 Misto Elvas  x  André de Resende
Jogo adiado pelo Elvas e que infelizmente só soubemos na manhã do próprio jogo. Pelo facto pedimos desculpa aos atletas e pais que se preparavam para a deslocação, mas efectivamente só nessa manhã tivemos conhecimento.

19/04/2016

Fim de semana com brilho feminino!

Taça Alentejo             André de Resende 86 x Grândola 58
Parciais: 11-11, 17-14, 25-13 e 33-20
Jogaram: Nuno, Duarte, Mika, Godinho e Kadinho
Alexandre, Gonçalo, Moran e Galo 2 
   Jogo muito físico jogado com intensidade e com um critério arbitral igual para ambas as equipas. Todos os atletas foram de grande lealdade uns com os outros, mas por algumas vezes jogou-se muito para lá do limite da falta. A André de Resende defendia bem ( dois cestos de campo no 1º período)mas revelava pouca eficácia no ataque e consentindo apenas 1 cesto de campo no 1º período, sofreu 9 pontos da linha de lance livre. O 2º período apenas mudou na eficácia do adversário e o intervalo mostrava apenas uma diferença de 3 pontos.
   Na 2ª parte os acertos defensivos foram corrigidos e a André de Resende mostrou a superioridade. Os atletas visitados mostram grande coesão ofensiva e defensiva, demonstrando um rigor e amizade entre eles que se realça em cada lance. Os bases Nuno Costa (8) e Duarte Imaginário (11) procuram servir os colegas e imprimir ritmo elevado. Gonçalo Santos (7) evoluiu a cada jogo, o mesmo que Alexandre Coelho(20). Ricardo Carvalho(11) volta a demonstrar porque sempre foi uma esperança do clube azul e João Godinho (8) não parece o mesmo das últimas épocas. Defende com agressividade e sai em drible nas acções de 1x1. Micael (17) não necessita de palavras para descrever este PROFISSIONAL. Moran(2) tem treinado menos em função do curso universitário e disso tem aproveitado o jovem Miguel Galo(2), que voltou a demonstrar enorme potencial, jogando 12 minutos em muito bom nível.

Seniores femininos     Atlético Reguengos 37 x André de Resende 34
Jogaram: Maria Pereira 10 , Matilde 9, Ana F. 11 Magui 2 e Sara Z. Iris e Sofia P. 2 

   Jogo sempre equilibrado em que a André de Resende se apresentou desfalcada de uma das suas melhores atletas-Tânia Murteira. O jogo esteve sempre equilibrado e muito bem controlado, com a grande surpresa, Matilde Francisco a pautar o jogo como se de uma senior se tratasse. O equilíbrio foi-se mantendo e com enorme lealdade entre todas as atletas - exceção para Teresa Lopes, que, mesmo chamada à atenção nos vários jogos, insiste em comportamentos violentos para com as adversárias. Uma exceção que contraria todas as colegas de equipa.
   Carla, Joana Vieira, Vânia Sardinha são exemplo a seguir, que mesmo em percursos académicos e/ou profissionais continuam ligadas à modalidade. Um cumprimento especial para estas atletas.
Nos cinco minutos finais a André de Resende intencionalmente aumentou a intensidade e preparava-se para demonstrar a razão de ter vencido todas as competições femininas, mas algumas decisões arbitrais, certamente sem intenção, decidiram o jogo a favor da equipa visitada. Mas a vitória também assenta bem na equipa de Reguengos.
   Ficou a certeza nas atletas da André de Resende que tudo fizeram para vencer e que em condições normais o poderiam feito, pelo que não ficou qualquer mágoa no sucedido.


sub 19 Misto
André de Resende 68  x Estremoz 40
  O MVP foi uma rapariga Maria Pereira -

Jogaram: Daniel Santos 6, Miguel Ramos 6, Maria Pereira 26, Pedro Couto e Sofia P. 6, Pedro Santana 20. Magui 2, Susana Favarica 2, João Ludovino e Sara Zambujo e Iris Correia. 
   A André de Resende apresentou uma equipa mista, contra a equipa masculina do adversário, num coletivo que mostrou aspetos muito interessantes. Todos/as os/as atletas jogaram e em ambas as equipas demonstraram jogar o jogo apenas pelo prazer, com lances de 1x1 muito interessantes. A equipa de Estremoz é certamente a melhor dos últimos anos, mas tiveram pela frente um rival mais forte e um atleta com uma qualidade acima dos restantes: Maria Pereira.
   Apenas Sofia Pinto e Daniel Santos conseguiram estar mais perto, mas a ausência de competição dos jovens Ramos, Couto e Ludovino explicam a pouca eficácia perto do cesto.

sub 14 feminino  André de Resende C-A-M-P-E-Ã-S     2015/16

Atlético Reguengos  19  x André de Resende  55
Elétrico 25 x André de Resende 50 
Atlético Reguengos  37 x   Elétrico  24

     Matilde Figueiredo com um estilo diferente na execução do lance-livre!    

Na última jornada concentrada, a André de Resende jogava em casa e já era favorita. Efetivamente a quantidade de atletas ainda não é a desejável, mas a qualidade e o talento de algumas já é apreciável. Se Margarida Correia e Matilde Francisco já jogam nos escalões acima, surgem já algumas petizes que vão criar uma boa equipa num futuro próximo. As rivais de Reguengos apresentaram-se sem algumas das suas atletas e Ponte de Sôr ainda tem uma equipa com pouco tempo na modalidade. Seria fácil para as visitadas alcançar resultados dilatados, mas as treinadoras Sara Zambujo e Isabel Rosado deram o exemplo do que devem ser os jogos de formação.
Excelente atitude tiveram os treinadores adversários que em excelente momento de pedagogia proporcionaram a todas as jovens presentes uma manhã de enorme aprendizagem. Parabéns a Marina Melnychuk e Pedro Natário ( substituiu Francisco Gaspar por doença a quem desejamos as melhoras) .
   As treinadoras da André de Resende apenas colocaram as melhores atletas a jogar 13 minutos. Matilde marcou 6 pontos contra Reguengos e Margarida 6. Já Mariana Ramos marcou 24 pontos com o Eléctrico e Gabriela Fernandes marcou 18 (!) contra Reguengos!

sub 14 masculino        Beja 56  x André de Resende 57
Parciais: ???
Jogaram: Luís S. Vasco P., Pateiro, Tomás, Banha, Francisco B., Miguel Rita, Rui Ramalhinho(..)
A crónica do jogo ainda não chegou, pois os muitos repórteres presentes resolveram fazer greve por salários em atraso. Aguardamos...entretanto das notícias que vão chegando:
   A equipa Bejense apresentava-se desfalcada dos seus 2 melhores atletas e a André de Resende soube aproveitar para vencer o rival, cuja qualidade e diferença era reconhecida. As duas equipas empenharam-se e os de Évora até chegaram a estar a vencer por 12 pontos, mas o brio do rival reduziu a diferença. O último período foi emotivo e as crianças de ambas as equipas voltaram a ser tenazes e leais na luta, mostrando a todos os presentes a verdadeira razão de os ver jogar. A arbitragem de Vasco Lança foi elogiada por todos os atletas! 
   Vitória justa da equipa eborense, mas que também assentaria corretamente no rival.

Mini Liga 12
André de Resende 130 x   Beja 14
Parciais:  32-0 ; 28-4, 46-4 e 24-6
Miguel Rita 20, Margarida Correia 28,
João Ludovino 8, Gonçalo Tejo 2, Guilherme Miguéns 6, Rui Ramalhinho 20,  Rui Banha 22 e José Ramos 20.
   Estes resultados são sempre de evitar, especialmente nos jogos de formação. A equipa visitada procurou que os atletas com menos tempo de basket estivessem presentes, mas nem sempre tal se consegue.
   Infelizmente pouco há a dizer sobre o jogo, a não ser dar os parabéns às crianças que o disputaram, sabendo respeitar-se e respeitar o oponente! A equipa que sofre estas derrotas merece sempre elogio maior de todos os presentes.

12/04/2016

Basquetebol: desafio pela saúde em Mérida

Mérida
Já há vários anos que a André de Resende participa neste evento que cresce a cada ano. Este ano coube-nos o passeio à cidade património Mundial da Extremadura. Aproveitando a "mordomia" de viajar em autocarro da CME aproveitámos para levar toda a miudagem sub 14 e sub 16 Femininos e Masculinos. O Colégio dos Salesianos recebeu-nos com toda a simpatia, nomeadamente Don  MARIANO!
Os momentos desportivos foram importantes, mas os outros...bem mais!
O primeiro: MAFALDA JOGOU NOVAMENTE!
 O segundo: DANIEL REGRESSOU, após operação e a amizade entre todos foi "apenas" isto:

Taça Alentejo Stº André 48 x  André de Resende 74
Regresso de férias com basquetebol...fraquinho!

Num jogo de pouca qualidade explicada pela inexplicável justificação do pavilhão da André de Resende ter estado fechado duas semanas durante as férias da Páscoa. A equipa deixou de treinar mas fez questão de jogar/treinar com a mais alta intensidade possível. As perdas de bola foram muitas e alguns atletas denotaram muitas fragilidades pela paragem. Inácio com 20 pontos e Micael ainda assim foram os melhores. 

sub 14 André de Resende 81 x Salesianos  103
NBA action!!!!

Jogo de sub 14 com 184 pontos marcados significa que vários atletas ou ambas as equipas têm qualidade técnica para lançar ao cesto! Um olhar pelo número de pontos marcados pelos atletas verifica-se que em cada equipa um dos atletas marcou 45 pontos Luís Serrano e o pequeno Jorge Maçãs). Nem todos terão certamente a mesma visão sobre o jogo, mas eis uma das que não sendo mais certa do que as outras é certamente a mais importante para os jovens da André de Resende:
parciais: 8-35, 20-16, 28-22 e 23-30
   A grande diferença residiu num 1º período em que muita correria e pouco acerto técnico dos visitados, que tendo em campo Vasco Pereira, Tiago e Gustavo Antunes, José Ramos, Joaquim Raposo tinham qualidade para fazer bem mais. Como se trata do escalão de sub 14, devemos encarar estes desafios como normais e não como um drama. O treinador João Marques fez exatamente isso. Revelou que é alguém que está talhado para ser um grande treinador. Nunca se exaltou, não gritou, não se enervou nem enervou os miúdos com gritos desnecessários. Calmamente venceu 2 dos outros períodos, com a agravante de ver Tiago Antunes e especialmente Miguel Rita fazerem uma exibição de LUXO!
   A arbitragem de Sara Zambujo mereceu igualmente enorme aplauso, quando com muita educação, pediu a um espectador que se comportava como se estivesse a ver futebol, para se limitar a aplaudir os jovens da sua equipa. Muito bem!
Está de parabéns a André de Resende pois eventualmente ganhou mais atletas que na próxima época já poderão fazer alguns minutos no escalão de sub 16:
Luís Serrano e Vasco Pereira (8) (os únicos sub 14) e  Miguel Rita (18 pontos e exibição de encher o olho), Tiago Antunes (2), José Ramos(4). Estes sub 12 estão já melhor, mas os petizes Rui Banha, Joaquim Barroso, João Ludovino, Gustavo Antunes e Rui Ramalhinho tendo qualidade técnica superior à maioria dos atletas rivais, "aguardam" crescer uns centímetros e engordar uns quilos para rapidamente chegar a outro patamar.
João Marques deve sentir-se orgulhoso! 
Nos Salesianos Jorge Maçãs 45 pontos e Alexandre Jin 20 pontos estão num patamar acima dos restantes.

sub 12 Atlético Reguengos 72 x André de Resende 62

   Desfalcados pela ida a Mérida, seis briosos foram a Reguengos e quase ganhavam. A 2 minutos do final, perdiam por 2 pontos...
Grande exibição de Miguel Rita. Jogaram ainda Guilherme Miguéns, José Ramos, Rui Banha e Rui Ramalhinho e Gugas.




07/04/2016

Inside Albufeira 2016 - fotos exclusivas que merecem divulgação

   A Direção do clube enviou um grupo de dirigentes para acompanhar e apoiar as seleções do Alentejo. O trabalho foi árduo, pois durante o dia viam todos os jogos. À noite reuniam para fazer o balanço e planear o dia seguinte. Foi este grupo que decidiu atribuir o prémio "A FOTO"

O 1º prémio vai para a foto que mostra a alegria de Pedro Serrano com a mascote de peluche!
O 2º prémio vai para a Mariana Ramos. A alegria de 2 crianças com o peluche.
O 3º prémio Maria J. Gomes: Se uma adversária aleijar a minha Tânia...mando-me já daqui!
4º prémio - Margarida Correia: Ai que eu ainda me aleijo!!!
5º Lugar: Tânia Murteira: Eu não preciso de quadro! É para meter a bolinha naquele cesto nã é?
6º Lugar Margarida Júlio.  Cristo na cruz ...
7ºLugar: Luís Serrano conta uma anedota aos amigos!!!

8º lugar João Maia Júlio, cansado de ser dirigente do futebol, discretamente vai fazendo poses para que o tirem desse desporto e o promovam ao basquetebol da André de Resende.

 Aguardamos as 2 fotos que encerrarão esta tabela classificativa. Se forem mesmo engraçadas entram diretamente para o 1º lugar!

Análise dos atletas do GDRAR nas festas do basquetebol juvenil de 2016

Luís Serrano sub 14
Foi um dos elementos do tridente da equipa. O seu desempenho foi EXCELENTE.
 Defendeu e atacou com muita qualidade e só não se exibiu num plano ainda superior porque nas ações de ataque de posição ficava muito confinado a posições de poste(!!). Este posicionamento demasiado estático deixou-o em dificuldades de estatura e peso perante os adversários.  Foi 3º no ranking dos jogadores MVP e 4º na percentagem de lançamentos de 2 fruto da eficácia perto do cesto.
Tem que melhorar a qualidade do drible e essencialmente o lançamento exterior.
Matilde Francisco capitã da seleção de sub 14

Foi a melhor atleta da equipa fazendo todas as tarefas do jogo. A atacar só não foi mais brilhante por ter exagerado na tentativa de jogar com a equipa em passes laterais, quando na maior parte das situações ocorria uma perda de bola. Ainda assim foi brilhante e decisiva nas vitórias da equipa.
Tem que melhorar muito no aspeto defensivo e no lançamento exterior. Foi 5ª na média nacional de pontos marcados
Mariana Ramos  Sub 14
Foi uma boa surpresa, mostrou que a defender já é mais agressiva e nos jogos em que a equipa ganhou foi determinante. Tem que melhorar no "individualismo" pois procura sempre livrar-se da bola e na responsabilidade de assumir as ações ofensivas. Tecnicamente já mostra qualidade.
Margarida Correia  (sub 12)


Esta será a jovem sensação no escalão de sub 14 do próximo ano. Fisicamente muito forte para a idade e com técnica muito apurada. Sentiu-se muito limitada pelo que dela se pedia e não soube ter a melhor reação. Será exatamente esse o detalhe que fará dela (ou não) uma atleta de eleição. Se a jovem entender que ter bons resultados escolares será o "detalhe" que a fará evoluir. Tem intuição para o jogo o que é inato. Tem que melhorar muito o lançamento exterior e essencialmente de saber ouvir com mais atenção para ser mais eficaz a aprendizagem. 
Margarida Júlio  Sub 16
Foi uma das atletas que demonstrou mais evolução. Demonstrou que a sua exclusão da seleção de sub 16 do ano anterior não foi justa. Os números (10pontos marcados- 5 ressaltos 4 recuperações: 4,9 de média de valorização) demonstram que a sua postura competitiva é melhor e soube ainda ser líder quando era preciso assumir. Uma das vitórias saiu da sua mão com 2 lances livres convertidos nos últimos segundos.

Mihaela Sandu 
A "poste" de 1,70m que veio da Moldávia. valente no contacto físico ganha imensos ressaltos e começa a ser mais eficaz perto do cesto adversário. Também ela viveu uma situação de exclusão da seleção de sub 14 que a marcou muito pela forma como ocorreu. Este episódio ficou certamente apagado com a prestação de 2016.



Sofia Pinto

Um talento na condição física. explosiva nas ações, tecnicamente a evoluir  mas desconcentra-se com muita facilidade. Se melhorar neste aspeto jogará basquetebol durante muitos anos. Fez um bom campeonato




Tânia Murteira,  capitã da seleção de sub 16 

57 pontos marcados- 18 ressaltos 18 recuperações: 4,9 de média de valorização
Uma líder em todo o sentido. Soube comandar os ataques e organizar as defesas. Nos momentos de stress competitivo supera-se. Uma capitã e uma jovem que mereceu o respeito de todos. Foi 7ª no ranking nacional de média de pontos marcados.


























MIGUEL GALO sub 16

Um basquetebolista que consegue o quase impossível. Ainda dribla mal, não passa muito bem e tem um lançamento incorreto, mas quando começa o jogo...é o melhor! Passou despercebido à maioria algo que merece ser destacado. Numa equipa sem jogadores altos, Miguel Galo jogou sempre na área pintada. Nalguns movimentos ofensivos quase só bloqueava os colegas. Não recebia a bola durante minutos. Os seus números são esclarecedores: 26 pontos, 30 ressaltos, 9 recuperações e 9 faltas provocadas. Nunca ninguém lhe ouviu um cometário negativo, uma reação menos própria. Jogou numa posição que desconhecia. Dele disse o seu treinador:
"Uma força da natureza, nem ele sabe a força que tem e quando a deve utilizar, se trabalhar o seu lançamento tem tudo para ser um 3 fortissimo estilo Carlos Andrade."

PEDRO SANTANA
16 pontos marcados, 7/20 de lançamentos de 2, 0/3 de triplos e 2/6 de lances livres.
Marco Galego disse:
"É dos jogadores mais experientes no momento, precisa conseguir jogar mais para a equipa, já que consegue atrair a si facilmente os defesas.