31/05/2016

Raparigas brilharam alto...contra rapazes!

sub19 Misto Salesianos 55 x André de Resende 44

No jogo das raparigas o MVP foi...João Ludovino!
Jogaram: Magui Júlio 4, Matilde F., Margarida C. 8., Daniel Santos 6  e J. Ludovino 19
Inês Morais, P. Couto 3, Mihaela Sandu 2, Sara Zambujo 2 e Mariana Ramos.
Parciais: 12-08, 12-16, 13-10 e 18-10

   Último jogo do torneio de sub 16/19 misto. Esta competição visava colocar a competir as jovens do respetivo escalão, ao qual se juntariam rapazes para que as equipas ficassem completas e o jogo tivesse maior valor competitivo. Na prática o torneio passou a chamar-se "COMPETIÇÃO SURPRESA", pois a maioria das equipas apresentou-se com 8 e 9 rapazes e algumas nem sequer apresentaram raparigas! Verdade seja dita, que muitos jovens sub 16 e sub 18, nomeadamente os da André de Resende que não conseguiram apurar-se para as competições nacionais, deixaram de competir desde...JANEIRO! Ainda assim os clubes fizeram o possível para que os jogos tivessem qualidade e fossem equilibrados.
   Este jogo contra os Salesianos foi...o melhor da época para este grupo de jovens.
Que grande exibição fizeram duas catraias sub 19, uma sub 16, três sub 14 e uma Sub 12!
Verdade que Daniel Santos e Pedro Couto ajudaram e João Ludovino foi fenomenal (jogaram apenas dois de cada vez)! Mas as raparigas foram sensacionais:
Matilde foi base de qualidade e só “tremeu” nos últimos 2 minutos. Magui assumiu que era fundamental a sua prestação. Sara e Mihaela correram e lutaram como nunca. As sub 14 Mariana e Inês nunca perderam a bola e defenderam sempre bem. Margarida, a sub 12, defendeu o melhor atleta adversário e ainda marcou 8 pontos!
   O rival apresentou uma equipa constituída maioritariamente com rapazes, vindos da competição nacional e alguns que representaram a seleção alentejana nas festas do basket. As petizes da André de Resende ficaram receosas do que poderia vir a acontecer, tal a diferença de potencial físico e técnico.
   Os números dizem tudo: Ao intervalo as equipas estavam empatadas 24-24, no final do 3º período os Salesianos venciam 37-34! A 4 minutos do final, um cesto com falta transformado em bola ao lado daria o empate...
   Nos últimos minutos e na ânsia de vencer, as "pernas faltaram" e o resultado desnivelou-se!
 O basquetebol tem esta virtude: Ganha quem tiver mais qualidade durante o jogo e este grupo de jovens esteve quase a vencer, quando as espectativas e a bolsa de apostas apenas lhes davam o 1% que desportivamente se deve dar!

sub 14               Elétrico 61 André de Resende 56

Os futuros sub 14 estiveram melhor...
Jogaram: Miguel Rita 6,João Silva 3 , Vasco Pereira 2, Francisco B.8, J. Ludovino 4, Luis S. 23, R. Banha 2 e J. Ramos 4.
Parciais: 24-10, 07-26, 22-10 e 8-10

   Jogo equilibrado como têm sido todos esta época. O Elétrico foi mais forte no 3º período e justificou a vitória, mas os eborenses souberam vendê-la cara. O objetivo deste torneio é preparar as equipas para a próxima época e nesta partida estiveram melhor os que serão sub 14, embora o empenho foi de todos.

26/05/2016

Maria Pereira contraiu matrimónio em Aveiro

O noivo, Mikel Kock, nórdico de 1,80 m, era cobiçado por muitas moçoilas, mas Maria não deu a mais pequena chance à concorrência. A cerimónia decorreu durante a final do Desporto Escolar.
Os convidados chegaram de Buga (bicicleta) cedida pela autarquia da Veneza de Portugal.

24/05/2016

Miguel Galo caça em capoeira alheia.

Galo caça em capoeira alheia. A história conta-se em breves linhas. Miguel Galo é um galã que deixa as miúdas doidas. Um bonitão com metro e oitenta, charmoso, nenhuma lhe escapa. Nos jogos nacionais de Desporto Escolar em Aveiro, ofereceu-se para ajudar umas miúdas e com a ajuda da Rita Trindade​ lá foi espalhando o seu charme, dizendo: Se precisarem de algo, chamem-me. Sou o Galo! O pássaro que faz cócórócócó! Alguma coisa...
É assim que se conquistam miúdas!!!

Aveiro 2016 - A festa do desporto escolar

 
 
 
 
 
 
 
 
 

15/05/2016

Espetáculo emotivo, pavilhão cheio e...Taça em Beja!

Taça Alentejo    Beja 62 x André de Resende 55
Espetáculo emotivo e pavilhão cheio...Taça em Beja!

 Parciais: 23-11 13-23 11-9 15-12
5 inicial: Mini- 9, Godinho - 20, Nuno - 8, Mika - 2, Duarte - 6,
Banco (apenas 10 pontos vindos do banco!): Ricardo - 3, Alexandre - 2, Gonçalo - 3, Galo - 2
   Começo eletrizante dos sul alentejanos com 3 triplos de Pedro Severino. Os de Évora estavam sobre avisados, mas a qualidade de tiro do rival é imensa. Reação da André de Resende que só não chega ao intervalo a vencer porque a linha de lance livre era um calvário!
Na 2ª parte o beja aumenta a já de si agressiva defesa e os azuis não conseguem mais de 9 pontos. Para uma equipa que foi candidata à subida de divisão é muito pouco. nem com 3 lances livres concedidos e o jogo empatado, a André de Resende conseguia passar para a frente. Apenas Nuno Costa no jogo todo e João Godinho na 1ª parte tentavam quebrar a monotonia da André de Resende. Não que os atletas não estivessem empenhados, mas não conseguiam lidar com a grande agressividade do adversário, que se batia valentemente por todos os lances. Ricardo Carvalho, Duarte  especialmente Alexandre estiveram sempre fora do jogo.
   Se Micael e Mini não estavam muito inspirados, Gonçalo alternava o bom com acções de ingenuidade, pelo que o sub 16 Miguel Galo conseguiu igualar com os seus dados estatisticos. Os números individuais explicam como uma equipa como a André de Resende perdeu com o Beja! Dezoito lances livres falhados, em atletas seniores...

seniores femininos  André de Resende 56  x Salesianos 32
A diferença entre as equipas não deve merecer menor empenho!

Parciais: 10-04 12-04, 18-11 e  16-13
5 inicial: Maria Pereira  22 ( 8 ao intervalo!), Magui 2, Sofia 6, Sara 5 e Tânia 8 (2 na 2ª parte!)
Banco: Margarida , Matilde 1, Iris 2, Ana F. 8 e Mihaela 2
   O início do jogo mostrou uma André de Resende a conquistar situações de cesto isolado e a falhar de forma pouco normal. Os Salesianos concediam algumas facilidades defensivas, mas que não eram aproveitadas pelas da casa. Tânia era na altura a menos perdulária e o jogo arrastava-se até aos 10-4. A equipa de Cristina Torres retificou o empenho defensivo e a atitude da sua equipa mudou, contrariamente à equipa da casa que se arrastava de forma petulante, consciente da sua superioridade. Não fora a menor qualidade técnica das adversárias e a André de Resende teria aprendido uma lição para não esquecer.
   O intervalo mostrou um grupo de jovens de azul vestido, pouco concentradas na sua jornada desportiva. Contrariamente o empenho defensivo das visitantes proporcionou-lhes alguns roubos de bola e marcar mais pontos num período do que na 1ª parte toda.
   Só no último período o banco da André de Resende conseguiu demonstrar o seu descontentamento com tal postura perante o adversário.
No rival Marta Baúto e Joana Rocha com 8 pontos cada merecem destaque. Na André de Resende nenhuma jovem merece destaque a não ser a estreia de Margarida Correia.

sub 12    André de Resende 76  x Vendas Novas  28
Deu gosto ver....

Parciais: 18-12 10-04, 18-6 e 30-06
Miguel Rita 24, Tiago 6, Gugas Antunes 2, Ludovino 2, Gonçalo Tejo 2, Pedro 2, Rui Banha 10, José Ramos 10, Guilherme M e Rui Ramalhinho 16.
   Deu gosto ver um grupo de meninos divertirem-se jogando com enorme intensidade, defensiva e ofensiva, fazendo passar a bola por todos e daí a distribuição da pontuação. Quando assim é até os miúdos marcam as faltas que fazem e dão a bola ao adversário quando esta sai. Foi isso que aconteceu. Muito bonito, lances coletivos e o público saiu muito contente.

sub 16/19  André de Resende 72 x Beja 30
Assim se vai construindo mais uma geração no feminino

Parciais: 22-03, 23-09, 14-11 e  13-07
Um jogo com 4 equipas! Árbitros, Beja e mais velhas e mais novas da André de Resende.
5 inicial: Magui 4, Zambujo 10, Susana 2, Mihaela 13 e Sofia Pinto 18 ( a melhor em campo e uma excelente exibição).
Rui Ganhão orientou as mais velhas e contou com uma Sofia Pinto inspirada e por vezes magui no seu melhor-
Mais novas: Sara Nascimento, Gabriela Fernandes, Inês Morais, Margarida Correia 13 e Matilde 12.
Isabel Rosado orientou as mais petizes e viu um grupo de meninas pequenas demonstrar um enorme potencial. Se Matilde e Margarida já não surpreendem, Mariana Ramos vai demonstrando uma maturidade que ainda não se lhe conhecia, o mesmo vai acontecendo com Inês Morais!
 Gabriela e Sara são mini atleta que já não se atemorizam com "gigantes" de 15-16 anos.

Sub 14      Salesianos x André de Resende
Os jovens dos Salesianos não precisavam...os da André de Resende não mereciam!


Parciais: 12-19, 09-07, 09-11 e  25-07

Jogaram Luis Serrano 24 , Tiago, Gugas 2, Ludovino, Banha 1, Tomás Rego 1 (na ficha de jogo!), Pateiro 6, Vasco Pereira 4, João Silva 6.
   Jogo com grande equilíbrio no marcado e um ligeiro ascendente da André de Resende nos primeiros 3 períodos. Como neste escalão os jovens têm que participar pelo menos num período, a André de Resende conseguiu uma vantagem de 7 pontos com o primeiro cinco e chegou ao intervalo com cinco pontos de vantagem. A segunda parte voltou a mostrar que os visitados estavam muito rigorosos e tranquilos na leitura do jogo, defendendo muito bem, pressionando e com paciência e leitura das situações iam descobrindo formas simples de lançar ao cesto. Esclarecedor o facto de 7 jovens contribuírem com pontos. O jogo tinha decorrido com empenho e correção de quase todos os jovens, merecendo um aplauso do muito público. Único senão uma reação incorreta de um atleta visitado ao atingir na cara Tomaz Rego, que não viu da parte dos árbitros qualquer sansão, mas estamos certos que esse comportamento foi prontamente  sancionado pelos treinadores, afinal não é a primeira vez que tal acontece. Tratando-se de jovens, ainda por cima de educação e formação superiores, sabemos que tal ocorre no calor do jogo...mas não pode ocorrer sem a respetiva admoestação. O público viu, os adversários viram, o infeliz do Tomaz sentiu e até calou...Ele sim, mereceu um enorme aplauso!
   O último período não deveria ser mencionado. Dele apenas merece destaque o empenho dos atletas das duas equipas. Todos deram o máximo para ganhar. Deles se deve dizer que no final se respeitaram e demonstraram como é saudável a sua rivalidade. Mas tudo o resto...foi muito feio!
   Nos primeiros 2 minutos deste período a André de Resende viu ser assinaladas 4 faltas e consequentes lances livres a partir das muitas que se seguiram!!!  Quatro atletas viram-se assim com 16 faltas averbadas: Luís Serrano (tinha 4 e depois 3) Tomás Rego 4, Vasco Pereira 3 e João Silva 5. Todos os outros 6 pequenitos apenas... DUAS!!!!
   Sabendo que nos Salesianos, tal como nós, imperam os melhores valores,os responsáveis, para além de nossos rivais, são amigos que muito consideramos, sabemos que esta sua vitória não teve o sabor de muitas outras que brilhantemente conseguiram contra a André de Resende.
   Um enorme aplauso para os jovens das duas equipas que jogaram de forma abnegada e sempre na procura da vitória. Eles são o mais importante!

10/05/2016

Campeãs e Campeões Desporto Escolar Alentejo 2016

   Disputou-se este fim de semana a final do basquetebol Escolar Alentejano. As escolas do Norte, Centro e Sul Alentejo disputaram o título e a consequente presença na final nacional que se disputará em Aveiro.
A André de Resende foi presença habitual nos últimos 7 anos, com títulos sucessivos. Nos Juvenis as equipas eram constituídas essencialmente por atletas do clube. Nas raparigas Nicole Antunes, nos rapazes André Moleirinho e Paulo Passão compunham os 10 atletas regulamentares.
   As raparigas venceram com alguma superioridade e teve como maior adversário o mau perder de uma das jovens de Ponte de Sor, que não fora a superior educação das suas colegas, nomeadamente Inês Santos e toda a equipa eborense, alguma atleta poderia ter ficado lesionada ou reagir de forma errada!
   Nos juvenis a final de 2015 foi replicada na estratégia utilizada e nos protagonistas. Elvas tem uma equipa com muita qualidade e esta geração de jovens é a melhor que o clube produziu nos últimos anos. A rivalidade com os eborenses vem assim de longe e é saudável. Ela só existe porque todos querem ganhar. Foi o melhor jogo do fim de semana, com mais qualidade, mais emotivo e só se decidiu nos últimos segundos.
   O desporto escolar é por todos referido como sendo a base do desporto, pois daí deveriam nascer a maioria dos atletas do desporto federado. Verdade seja dita que os responsáveis, quer nacionais, quer regionais, tudo fazem para que assim seja. Os meios à disposição fariam as delícias de todos os clubes, os pontos altos são organizados com qualidade. No pavilhão André de Resende tivemos a oportunidade de ver equipas de Évora, Santiago do Cacém, Santo André, Barrancos, Alvalade do Sado,Elvas...
   Nos iniciados e juvenis as equipas que disputaram os títulos assentam a sua qualidade num denominador comum: trabalho com um professor da escola e estrutura da competição federada (André de Resende, D. Sancho, Alvalade do Sado e Ponte de Sor).
   Atletas e treinadores, tudo fazem para ganhar.
   Nas restantes escolas o mérito dos docentes assenta no trabalho que vão realizando e visa que jovens que não pretendem praticar a modalidade federada, possam divertir-se aprendendo algo.


Torneio regional de iniciados       Reguengos 75 x  André de Resende 59
O novo ano já se prepara!
   A equipa de sub 14 está já em preparação para os desafios de uma natural evolução dos jovens atletas. Alguns serão sub 16 na próxima época e os outros ficarão mais uma ano no seu escalão etário. Os que técnica e fisicamente tiveram mais evolução continuarão a sua evolução no escalão acima. É com esta ideia que João Marques tem gerido os seus recursos.
Parciais: 16-8 17-24, 24-8 e 18-21
Jogaram: 5 inicial- José Ramos, João Silva 6, Francisco Pateiro 11(boa exibição),Tiago e Gustavo Antunes 4
2º 5- Vasco Pereira 10 (jogou doente e ainda assim fez boa exibição), Tomás Rego (4), Luís Serrano 19( só 2 pontos na 2ª parte), Miguel Rita 2 e João Ludovino

03/05/2016

O pai não é o treinador !

   Criei há uma década atrás um modelo de clube desportivo que acredito ser único no país. Vim de uma região em que o objectivo dos escalões de formação é “produzir” um atleta que entre na equipa senior todos os anos. O foco do ensino visava o "tal atleta" e cheguei a treinar uma equipa de basquetebolistas médios para que o potencial craque rodasse na competição da sua idade. Aprendi com alguns dos melhores treinadores nacionais da altura, sempre como adjunto, oferecendo-me para ser o seu braço direito, mas efetivamente para lhes “roubar” os ensinamentos. Neste nível de basquetebol fui pago e isso ajudou-me no início de vida. Foi graças a esse dinheiro que pude começar uma vida com mais desafogo
   Chegado ao Alentejo, recusei inicialmente participar num patamar que era claramente inferior. Essa soberba, própria da idade , foi sendo abafada pelo gosto de treinar.
   Não encontrando nunca as condições que já havia vivenciado, fui tentado (“forçado) por um docente da André de Resende, a revitalizar o Grupo Desportivo da escola. Numa cidade pequena, com poucos praticantes da modalidade e muito poucos treinadores capazes e disponíveis, crio o modelo de clube com (“pai treinador”- "mãe treinadora").
   Na verdade, o treino foi SEMPRE dado por mim e logo numa primeira fase recorri a alguns jovens treinadores para me auxiliarem com a grande adesão que o clube ia tendo. Posteriormente os atletas mais velhos que foram surgindo, eles próprios tornaram-se treinadores, mas para que todas as crianças jogassem todos os fins de semana, havia a necessidade de serem acompanhadas no jogo. Surgiu assim o "pai treinador".
 


   Esta figura era atribuída a alguém, que pelas suas capacidades pessoais, seria capaz de organizar a parte burocrática antes da competição, enquadrar no banco com incentivos às boas práticas desportivas e repreender no imediato se no calor do jogo, alguma criança tivesse um gesto menos próprio. 
   Posso afirmar com pequena margem de erro que mais de um milhar de jovens já jogou na André de Resende e mais de uma centena de pais foram “treinadores”. Tenho orgulho no modelo. Todos eles souberam desempenhar com sucesso esse papel e todos os jovens os recordarão sempre com um sorriso nostálgico.
   Recordo também eu Paulo Ágoas, ex praticante de rugby que virou treinador de minibasquete, José Silvestre também ele metido nestas alhadas sem ter direito de opinião. Mais tarde, outros lhe seguiram, que sem terem alguma vez dado um treino, obtinham vitórias retumbantes para as suas equipas. António Cuco rejubila com os seus 100% de vitórias, Cesário Varela chegou a ser aplaudido por todos os assistentes da bancada durante um desconto de tempo, Paulo Banha,José “Grande” e mais recentemente Pedro Serrano, João Calçada , José Trindade, Palmira Júlio foram alguns dos brilhantes treinadores que interpretaram na perfeição o seu papel.
   Qual foi então o segredo destes pais- treinadores? Assumirem o seu papel com rigor, sabendo que NÃO ERAM OS TREINADORES!
   Obviamente não foram eles que treinaram as crianças. Não seriam eles que fariam as convocatórias. Não lhes ocorreria inventar táticas ou interferir no jogo, muito menos reclamar com árbitros, treinadores adversários ou outros. Isso seria a inversão completa do modelo, transmitiria uma imagem degradante do clube, dos atletas e dos restantes pais, mas mais ainda, humilharia os jovens treinadores ( Sérgio Rosmaninho, Pedro Gouveia...), que assim se veriam desautorizados.  
A regra para estes pais foi sempre simples:
NÃO ÉS O TREINADOR... ÉS MUITO MAIS DO QUE ISSO!
   O modelo é o meu orgulho. As naturais falhas que ocorreram na vida do clube nunca foram destes “treinadores”! Recolho para todos nós os louros deste sucesso e sinto enorme orgulho dele.
   Esta época  2015/16 têm surgido problemas nos escalões dos mais novos e têm surgido as mais naturais críticas. Obviamente só existe um culpado: eu!
   A renovação de gerações também se vai fazendo com os pais. As gerações vão avançando, os filhos vão para a universidade e novos pais assumem novas funções. Não fui capaz de passar a mensagem corretamente. As falhas ocorreram pois pela confusão criada. A inteligência de todos nós, a paixão que colocamos e a disponibilidade que todos têm manifestado em ajudar fará com que arrepiemos caminho. Todos estamos a tempo de corrigir! Eu próprio assumo que para além dos 100% que dou, passarei aos 200%. Procurarei estar no banco em todos os jogos, farei eu próprio a gestão dos atletas, sabendo que Não haverá nunca convocatória. Apenas distribuir os atletas pelos respectivos níveis qualitativos.

   O pai NÃO É O TREINADOR! Não convoca atletas!  Não dá táticas! Não interfere no jogo...
   Ele é o garante das boas práticas que este clube tem vivido em toda a sua história. Ele é o suporte de todos os atletas deste clube que são reconhecidos por todos os seus adversários como especiais! Não são os melhores do mundo, não têm nenhum talento especial, NENHUM vai ser profissional de basket! Mas serão sempre os mais corretos com todos. Saberão ganhar sem fazer batota, reconhecerão a derrota e os seus treinadores entenderão as suas causas para as corrigirem no treino.
   OS PAIS e o TREINADOR são amigos, têm um respeito mútuo!
Na André de Resende não perguntam ao treinador se o filho joga. Perguntam ONDE!
Na André de Resende não desautorizam o treinador. Ajudam-no porque também ele está a aprender a ser melhor! 
Na André de Resende os melhores de todos SÃO OS PAIS! Os filhos, lindos e excelentes meninos, são o produto da educação cívica dos pais e desportiva do clube.
Na André de Resende quando um pai chega, todos os atletas o cumprimentam porque o respeitam. Ele é o exemplo para os mais novos.
    Nenhum adversário alguma vez questionou a nossa vitória.
Luís Francisco


Na sequência do texto acima, não faremos esta semana qualquer crónica aos jogos, ficando apenas o seu registo.

sub16/19  ElvasAndré de Resende
As raparigas aprendem muito a jogar em equipas mistas

Jogaram: João Ludovino, Luís Serrano, Susana Favarica, Iris Correia, Mariana Ramos, Mihaela Sandu, Sofia Pinto e Maria Pereira.

sub 14 A. Reguengos André de Resende
Um orgulho nestes petizes e um agradecimento ao adversário!


Quem ganhou? O Atlético de Reguengos! Tinha mais atletas, jogaram com empenho! Quanto registava o marcador?  Vitória dos 5 miúdos que vestiam de azul! No banco destes, para além dos 2 treinadores, uma mãe e uma avó  que apoiavam e incentivavam a miudagem, que se esforçavam por cumprir os ensinamentos de João Marques.
Jogaram: Tomás Rego, Gustavo Antunes, Guilherme Miguéns, Joaquim Barroso e Francisco Batista.
Um dia, quando forem mais velhos compreenderão melhor o sucesso deste dia!

sub 12 Salesianos x André de Resende
Jogaram: Miguel Rita, Margarida Correia, José Ramos, João Ludovino, Rui Banha, Rui Ramalhinho e Tiago Antunes.