31/10/2016

As vitórias provocam sorrisos bonitos!!!

sub 14 F     André de Resende 58 x Beja 29
   As mais pequeninas estrearam-se ... Com uma VITÒRIA!!!!! 
   As atletas merecem elogios mas quem ajudou neste período sem árbitros e oficiais de mesa merece destaque. Estes 3 galãs têm aqui o seu ponto alto, mas Luís Serrano, Sara Zambujo e Maria Pereira foram árbitros nos vários jogos.
   Quanto ao jogo, foi uma enorme surpresa para quem assistiu verificar que as pequenitas Gabriela, Matilde, Sara,Rita e Joana conseguiam ajudar Mariana Ramos que soube ser lider do grupo. Nem foi necessário Margarida Correia participar muito pois as restantes jovens já se desenrascaram sozinhas, defendendo e atacando.
   Destaque para Gabriela Fernandes e Matilde que não enganam quanto à qualidade futura e Mariana Ramos que começa a assumir o jogo e a marcar na casa das vintenas. Rita Pechincha e Joana mostraram pinta de jogadoras. A jogar contra adversárias muito maiores e mais velhas, nunca se amedrontaram. Imagine-se quando tiverem a idade delas!!!
 

sub 18  M   André de Resende 47 x Elétrico 66
Excelente espectáculo...
   Os sub 18 da André de Resende tiveram um inicio de campeonato a defrontar as melhores equipas . Este era mais um desafio difícil, mas a qualidade dos últimos adversários e a forma como os jogos têm decorrido, permitiu a atletas e espectadores saírem do pavilhão com o gosto de terem participado em bons espectáculos. Grande intensidade de jogo, ataque em detrimento das defesas (não necessariamente bom, mas a beneficiar quem assiste) e enorme correcção dos intervenientes, num período em que não há árbitros ou oficiais de mesa.
Destaque para Pedro Santana, Luís Serrano e para a surpresa Madeira, que sem entender muito do jogo ou possuir qualidade técnica é de um empenho que impressiona. Miguel Ramos e Ludovino não jogando mal, deles se espera sempre mais. Couto foi empenhado

Senior Fem André de Resende 50 x Basket Baloncesto Badajoz 42
Espanholas deram perfume de Basket feminino...Portuguesas acordaram no final!

Um inicio de jogo que com duas equipas muito diferentes na postura. As espanholas a jogar rápido e com um prazer enorme, divertindo-se com jogadas bonitas e transições. As portuguesas a ficar impressionadas com as rivais e a jogar apáticas privilegiando os ataques de posição. A diferença chagou aos 18 pontos.
Na segunda parte a atitude defensiva da André de Resende mudou e o equilíbrio apareceu, muito também pelo cansaço que o Badajoz ia revelando. Afinal são atletas que estiveram afastadas da competição durante uns anos. Nos últimos dois minutos a André de Resende fez um parcial de 8-0 e venceu uma partida que ainda estarão a pensar como o conseguiram.
Este tipo de jogos são uma forma excelente de enriquecer a qualidade da equipa portuguesa, pelo que o intercãmbio vai ser já efectuado no dia 9 em Badajoz pelas 15:30.

sub 14 M    Reguengos 100  x  André de Resende 48
Reguenguenses ainda são mais fortes

   Os pequenos estavam invictos e não seria fácil vencerem o rival. Disputar a liderança à quarta jornada era impensável há uns tempos atrás e foi com naturalidade que o campeão regional venceu a André de Resende. Facto a realçar o encurtar de distancias relativamente ao ano anterior e certamente.
   A qualidade de muitos dos atletas da André de Resende vai melhorando e Miguel Rita, José Ramos Tiago e Gustavo Antunes, Rui Banha já lhes permite jogar mais equilibrado, mas a evolução de Miguens, e dos Joões(!) .Madeira, Oliveira e Ludovino vão acrescentar valor. Tiago Figueira começou a jogar ainda há pouco tempo.

sub 19  F     André de Resende 79  x Beja 25
A terceira vitória...e a foto da TRI!
Jogaram: Maria 8, Tânia 22, Iris, Rita 4, Mika 2, Laura 2, Mariana 10, Margarida 16, Magui 3, Sofia, Matilde, Sara 4.
   O jogo começou com grande intensidade defensiva das eborenses e os parciais de 28- 4 e 22-4 não deixavam dúvidas sobre a diferença entre os conjuntos. Na 2ª parte a intensidade manteve-se, mas com a clara melhoria das sul alentejanas e à rotatividade da André de Resende.
A nível regional as jovens da André de Resende têm mais qualidade do que as restantes, mas o projeto do Beja merece grande elogio, pois consegue muito maior quantidade de praticantes.
Destaque para a lesão de Matilde Francisco e para a prestação das atletas com menos minutos, particularmente de Mariana Ramos.

sub 14  M  André de Resende 77 x Elvas  42
Os pequenitos continuam a surpreender...


   Jogaram: Rita 20, Banha 8, Rui 6, José Ramos 6, José, Miguéns 2, Tiago 2, Vieira 6, Ludovino 3, Tiago 14, Gugas 8
   Num jogo de  crianças o mais importante é que todas saiam do campo contentes. Foi o que aconteceu e as razões são simples. Ambas as equipas marcaram muitos pontos e a bancada estava cheia com a presença dos familiares de todos. Destaque para a qualidade dos minorcas de Évora e para a correcção de todos os atletas raianos e eborenses, com enorme elogio para o contributo que os responsáveis dos clubes deram com o exemplo de saber deixar todos os jogadores e com equilíbrio nos minutos.
sub 18  M   André de Resende 59  x Reguengos 80
Uma espécie de jogo de exibição!

Jogaram: Rui, Rogério, Miguel Ramos 18, Couto 5, Ludovino 13 , Santana 10 e Luis Serrano 14
   Um jogo em que os ataques foram sempre muito mais importantes do que as defesas, pois a qualidade dos oponentes era bem diferente. Os Reguenguenses, muito mais fortes e sentindo pouca pressão defensiva do adversário, demonstrou a qualidade dos lançadores triplos, concretizando 7 de cinco atletas diferentes.
   A André de Resende valeu pelo colectivo, mas Miguel Ramos, Santana, Ludovino, Couto e Luís Serrano demonstraram que se conseguirem o acesso aos primeiros quatro lugares, vão demonstrar ainda mais a qualidade que têm.

26/10/2016

Stephen Curry treina na André de Resende.!!!!

Stephen Curry treina na André de Resende...ah pois é!!!! O grande jogador NBA esteve no único pavilhão do país que tem uma das bancadas como livraria, tal o grau de cultura dos atletas!!! Perdão...o quê? Não é o Stephen Curry ?  Quem é a estrela ? Vasco Quê?   Vasco Correia​ ????
Realização: Maria Pereira e Sofia Serrano

23/10/2016

Vitórias Divinais e ... Gourmet

seniores fem. André de Resende 77 x Juventude Évora 20
         Vitória em seniores no derby da cidade
A 2ª vitória oficial está a motivar a equipa Divinus Gourmet. Observe-se a alegria de Rita Trindade (1ª da direita em baixo)
Parciais: 24-10, 20-03,09-03 e 22-04
   Foi com expectativa que se aguardou pelo regresso do Juventude de Évora ao basquetebol feminino. Em antagonismo dois clubes, duas gerações de atletas e muito público a apoiar. Como acontece quase sempre quando ex atletas regressam à modalidade, demora algum tempo a ganhar o ritmo que obviamente as mais jovens atletas demonstram. Foi assim que a André de Resende desde o primeiro minuto liderou o marcador.
   A equipa da casa é composta por jovens entre os 14 e os 17 anos, o adversário essencialmente constituído por veteranas que em boa hora regressaram à competição. Estas mulheres demonstraram que quem sabe não esquece e tiveram uma atitude competitiva que foi bastante elogiada pelas jovens adversárias no final da partida. A qualidade das escolares é já muito aceitável para o Alentejo e isso ficou bem patente na exibição segura. O contacto com atletas mais experientes só as beneficia!
   Nem mesmo a má educação de uma jovem atleta do Juventude de Évora foi suficiente para estragar um espetáculo que decorreu com a maior elevação. No basquetebol os que exibem com frequência este nível de educação sentem, mais tarde ou mais cedo, que devem mudar de modalidade!
Jogaram: Maria 40, Iris , Susana 2, Sara 8, Laura, Matilde 8, Tânia 8, Magui 7, Rita 2 e  Mihaela 2

sub 14 Estrela Vendas Novas 39 x André de Resende 104
Os miúdos continuam a surpreender e já vão 2 vitórias seguidas


Parciais: 10-18, 6-23,10-28 e 12-28
Jogaram; Rita 23, Banha 18, Ramos 10, Madeira 12, Tiago , Tiago A. 16, Gugas 12, G. Miguens 2 e T.Ramalhinho 4.
   A equipa de sub 14 vai surpreendendo com a segunda vitória consecutiva, desta vez na terra da bifana. Se no campo brilharam, na mesa...
   Antes da crónica ao jogo é justo realçar o dirigente Manuel Rita que teve neste fim de semana trabalho redobrado, ao acompanhar os sub 16 e os sub 14 em dias seguidos. Tarefa árdua. Elogio também para a quantidade cada vez maior de pais que se veem a acompanhar os seus filhos, algo que merece ser sublinhado. Já se notava este facto nos jogos das raparigas e observa-se também nos petizes. Miúdos/as com sorte!
Vamos ao jogo em números:
39 pontos de Rita e T. Antunes que actuam já nos sub 16; Quase todos marcaram pontos, Cinco atletas a averbar na dezena de pontos com destaque para Banha, Gugas e José Ramos. Fica para o fim o jovem que em breve vai surpreender quem acompanha o basket dos miúdos: João Madeira.
  
sub 16 Atl. Reguengos  146  x André de Resende 52
Sub 16 cilindrados em Reguengos
   Era sabida a diferença de capacidade das duas equipas e cada uma cumpriu o seu papel. Os eborenses sem dois dos seus melhores elementos apresentaram-se ainda mais debilitados. Pedro Serrano (13) e João Ludovino (28) mostraram qualidade, Miguel Rita e Tiago Antunes beneficiaram com a competição junto dos mais velhos, mas os restantes atletas pouco beneficiaram da contenda. Uma lição a tirar para todos, pois esta equipa ainda vai fazer bons resultados e quiçá surpreender.

21/10/2016

Mais um fim de semana sem árbitros

Texto retirado do Portal Elvas
Os campeonatos regionais de Associação de Basquetebol do Alentejo (ABA), iniciaram-se este fim-de-semana, mas sem árbitros nomeados pelo Conselho de Arbitragem (CA) da ABA, devido a conflitos entre a direcção da associação e o CA.
   O portal "ELVAS.com.pt" sabe que esta situação vem desde o final da Taça do Alentejo, disputada em Beja a 25 e 26 de Junho, prova que tinha sido cancelada numa reunião que ocorreu com os clubes a 3 de Junho, mas a direcção não concordou com tal decisão, e manteve a prova em disputa.
Uma vez que o CA da ABA tinha tido conhecimento que a prova tinha sido suspensa, não nomeou qualquer juiz, tendo a direcção da ABA pedido a dois elementos (um deles juiz) para fazerem tais jogos, pagando-lhes valores que a maior parte dos juízes não receberam durante toda uma época desportiva.
   Não havendo qualquer justificação por parte da direcção relativamente ao pagamento indevido a este árbitros, o CA decidiu não nomear quaisquer árbitros até a situação ser esclarecida.
   O portal "ELVAS.com.pt" sabe que na passada quinta-feira, dia 13 de Outubro, dois membros da direcção da ABA reuniram com o CA da ABA, ficando estes últimos em apresentar uma nova tabela de remunerações, tabela essa que não é revista desde 2010.

A pedido do CONSELHO ARBITRAGEM DO ALENTEJO

Estimados atletas, pais e dirigentes dos clubes do Alentejo, cumpre-nos neste momento o dever para com todos vós, um esclarecimento que faz tempo nos obstruí a alma.
1º - Não necessitamos de estudar o código civil, para sabermos qual o propósito que nos levou de corpo e alma a este desafio no C.A. do Alentejo.
2º - Dar-vos conhecimento que repudiamos veementemente, como a direção da A.B.A. tem compactuado com situações verdadeiramente inaceitáveis e até mesmo ilegais, que tivemos oportunidade de manifestar numa reunião que propusemos com os clubes do Alentejo, e que quem esteve presente admitimos, ainda tenha não esquecido.
3º - Saibam também, que este C.A. tudo tem feito para que, mesmo com todas as situações (algumas delas inacreditáveis) pudéssemos suportar até a data, todas as adversidades criadas para que o nosso bom nome esteja a ser colocado em causa.
4º - Saibam que a direção da A.B.A. nos solicitou uma reunião à qual respondemos o mais rápido que nos foi possível, sendo que esta se fez representar no inicio com um elemento e que mais tarde um outro se juntou à conversa.
5º - Saibam também, que nada do que este C.A. questionou lhe foi esclarecido, nomeadamente a razão (ilegítima) que levou a direção? a nomear um árbitro e um jovem que não estava habilitado para tal no final da época passada.
6º - Saibam que ainda neste momento existem árbitros que aguardam pagamentos referentes à época passada, e que os acima referidos receberam no final dos jogos de uma taça no mínimo caricata a quantia de cento e oitenta euros cada um.
7º - Saibam ainda, que existiram relatórios de árbitros retidos não sabemos a que propósito.
8ª - A acusação de que estamos a ser alvo em não cumprir o nosso dever, perante os factos já relatados, julgamos que os clubes estarão interessados em apurar a triste verdade que temos vivido durante todo este tempo, se assim for, mais uma vez estaremos na disposição de esclarecer o que parece querer-se camuflar.
9º- Seria demasiado exaustivo, a enormidade de situações de desrespeito de que fomos alvo.
10º- Se a direção da A.B.A. faz efetivamente questão no cumprimento de todos os deveres, então quem sabe seria útil uma auditoria para que todos sem exceção pudessem ser chamados às suas verdadeiras responsabilidades.
Na última conversa que julgávamos ser uma reunião séria, ficamos com a certeza que estamos dirigidos por um “barco sem leme”. Estimados atletas, pais e dirigentes, somos os primeiros a lamentar esta situação, só é juiz de basquetebol, quem verdadeiramente é apaixonado pela modalidade.
Tentamos sempre servir o melhor que pudemos e sabemos, no entanto jamais estaremos disponíveis para aceitar ilegalidades, desrespeito e abuso de quem quer que seja, em nome de caprichos irresponsáveis.
As não revalidações e as dispensas constantes dos árbitros do Alentejo terão certamente uma razão.
Contem connosco no propósito do respeito e da seriedade, não contem com a nossa subserviência assente na leviandade, levada a um extremo inaceitável.
O Conselho Arbitragem do Alentejo

18/10/2016

As primeiras vitórias de um novo ciclo

    Almendralejo 81 x André de Resende 78
  Excelente espetáculo com emoção até ao último segundo
Parciais: 27-16, 14-34, 22-12 e 18-16    
Sete minutos iniciais com um menú completo do que não deve ser feito num jogo de basket: apatia, lentidão, permitir ao adversário jogar ao ritmo que quer. O resultado chegou aos 16 pontos de diferença para os Extremenhos, com a conversão de 4 triplos. Seguiram-se dois períodos de qualidade superior que deram a liderança da André de Resende que chegou aos 11 pontos. As lesões de Micael, Godinho e as exclusões com 5 faltas de Inácio e Nuno Costa deixaram os eborenses com muitas dificuldades mas a 4 segundos para o final do jogo, com a conversão de 2 lances livres, a vitória parecia assegurada.
   Com 2 pontos de vantagem, em 4 segundos a André de Resende sofreu 5 pontos e perdeu!!!
   Uma vitória é sempre mais saborosa, mas a presença na apresentação da equipa espanhola e a imagem deixada foi de grande qualidade. Uma excelente exibição durante 33 minutos na apresentação do Almendralejo.

  sub 14  André de Resende 49 x Beja 46
Grande jogo de miúdos com emoção até ao último lance
Parciais: 14-4, 6-10, 8-20 e 21-12.
   Os sub 14 da André de Resende são maioritariamente crianças com menos de 12 anos, mas que já demonstram qualidade para defrontarem equipas do escalão superior. O Beja apresentou igualmente uma equipa muito bem liderada. O equilíbrio foi dominante durante a primeira parte. Os treinadores de ambas as equipas merecem um enorme elogio, pois fizeram questão de colocar todos os seus atletas a jogar e o Beja ganhou vantagem no final do 3º período, mas perdeu-a no início do 4. Esta foi a razão do jogo entrar nos últimos 5 minutos com o marcador a ser disputado em cada lance.
Foram mais felizes os azuis, com os mais pequenos, mas rápidos jogadores a recuperar e converter nos últimos segundos.
Destaque para os treinadores e todos os atletas.. 

  sub 18  André de Resende  42 x Elvas 56
Parciais:11-11, 11-09,11-18 e 09-18
Os sub 18 tinham pela frente um adversário difícil, à semelhança dos restantes rivais num campeonato regional muito interessante. A lição parecia bem estudada e os azuis foram liderando o marcador até ao intervalo, apesar dos muitos erros individuais e coletivos que iam cometendo. Mérito também para o Elvas que foi sabendo explorar a pouca concentração individual do adversário. A 2ª parte parecia que iria decorrer da mesma forma, mas no final do 3º período os raianos souberam distanciar-se no marcador, vencendo com justiça
Elogio aos jovens árbitros que voluntariamente o fizeram. 
Ramos 12, Santana 8, Ludovino 3, Serrano 3, Rui, Couto 2 e Galo 13 (apenas 2 cestos convertidos em ...muitos tentados).

  sub 19  Salesianos 37  x   Divinus Gourmet/ André de Resende  84
Primeira parte tenrinha ...segunda parte Divinus Gourmet!!!
   As sub 19 deram excelentes indicações na pré-época. O grupo de jovens tem-se empenhado nos treinos e revelado consistência táctica. Aguarda-se um bom campeonato, ainda mais porque a equipa competirá igualmente no campeonato regional de seniores.
Foi este o texto que o nosso site publicou na antevisão do jogo, mas a primeira parte do jogo frente ao rival Salesianos, mostrou um grupo de jovens que não eram capazes de lidar com a agressividade defensiva das adversárias. Os inúmeros lançamentos simples que não eram concretizados e a lentidão com que algumas jogavam, deram ao adversário a ilusão que poderiam discutir a partida. Ao intervalo o resultado espelhava isso mesmo: 20:31!
   A equipa de Rui Ganhão sentiu a desilusão que o grande número de familiares e amigos estava a ter ao observar atitudes tão sobranceiras e no 3º período a imagem foi assim a melhor. O rival esteve quase 10 minutos sem marcar um único cesto! No último período todas as restantes atletas, mesmo as que tinham jogado menos minutos, demonstraram uma atitude que se exige a todos os que representam a André de Resende. Podem jogar bem ou mal, mas exige-se que dêem sempre o seu melhor, afinal o que fazem todos os pais/dirigentes/treinadores para que nada lhes falte para a prática deste desporto!
Na 2ª parte o parcial foi de 17- 53!
Jogaram: Rita T, Magui, Margarida, Matilde, Tânia, Maria, Mika, Laura, Mariana, Susana, Iris e Sara

10/10/2016

Ricardo Carvalho e Marta Baúto...mais 2 universitários!

É sabido de todos que é um orgulho ver um atleta nosso atingir o patamar que deixa a sua família e amigos com grande felicidade. Mais 2 jovens atingiram essa meta e todos nos regozijamos por ter contribuído para a sua formação, mas as suas famílias e os jovens estão mil vezes mais de parabéns!

04/10/2016

Próximo sábado começa o campeonato!

   Terminou a pré-época para a equipa senior da André de Resende e o fim de semana serviu para testar em dois jogos contra o ADC de Cáceres. O adversário tem inegável valia e atletas com uma qualidade que impressionaram os que se deslocaram ao pavilhão André de Resende. A foto é demonstrativa da dificuldade na preparação da pre época, pois constrangimentos pessoais e familiares e lesões em atletas influentes têm impedido uma normal preparação. Ainda assim o regresso de Filipe Orvalho, Gonçalo Santos, Carlos Valente e Carlos Silva podem tornar o grupo mais forte. Inácio, João Godinho e Micael e Gonçalo mantêm a qualidade reconhecida e os jovens Diogo, Ricardo, Nuno e Duarte estão "um ano mais experientes"!
 
 
 
Sub 18 apresentaram-se e deixaram um brilhozinho nos olhos!
André de Resende  x  ADC Cáceres
 A equipa de sub 18 é uma nova fornada de atletas e a sua apresentação era aguardada com curiosidade. O adversário foi a equipa mais forte que estes jovens defrontarão esta época. Um poste de grande envergadura e jogadores exteriores com uma precisão de tiro invejável. No final do 1º período os da casa perdiam 22-6. No 2º período o ataque melhorou, mas a defesa desapareceu e novo parcial de 27- 12. Na 2ª parte tudo foi diferente e para tal muito contribuiu o treinador Rui Dias. Os jovens eborenses apresentaram agressividade defensiva e o jogo foi muito interessante até ao final. Destaque para a vitória no último período 27-18.
Jogaram: Pedro Serrano, Ludovino, Moisés, Couto, Daniel, Tomaz, Santana, Galo e Ramos.
André de Resende  x Salesianos
Os pequenitos ainda não serão campeões, mas vão ganhar muitos jogos este ano!
 A equipa de sub 14, desta vez apenas com rapazes iniciou o jogo de forma muito diferente do que havia feito uma semana antes. O parcial de 6-12 aos 8 minutos mostrava evolução, mas a rotação da equipa Salesiana fez o marcador disparar para as duas dezenas de pontos ao intervalo. Na 2ª parte o cansaço dos petizes da André de Resende fez acumular os erros, oferecendo cestos fáceis aos adversários. Ficou a certeza que José Ramos, Miguel Rita, Tiago e Gustavo Antunes, Gonçalo Tejo, Rui Banha, João Ludovino e Miguéns têm tudo para nos próximos meses demonstrarem evolução suficiente e vencer jogos!
Badajoz x André de Resende 
As raparigas preparam-se para a melhor época das suas carreiras desportivas
    As raparigas realizaram mais um jogo de preparação. O treinador Rui Ganhão dividiu as jovens em dois grupos e solicitou graus diferentes de rigor tático aos grupos. que teriam que demonstrar conhecer os sistemas de ataque e defesa, cumprindo já com qualidade assinalável demonstrando saber interpretar os fundamentos do jogo.
   No último período jogaram todas as atletas misturadas. Um Excelente teste contra um adversário com qualidade e que nos recebeu de uma forma muito simpática. No final os pais espanhóis tinham uma mesa com petiscos para fomentar o convívio entre as duas comitivas. Um gesto muito bonito que pretendemos devolver!