29/11/2016

Nuno Costa é Mestre

   Como é sabido o nosso clube orgulha-se do sucesso escolar dos seus atletas. Fazemos disso ponto de honra. É pois com enorme alegria que felicitamos Nuno Costa e a sua família, na pessoa da futura esposa Marina Chambel (forma encontrada para o forçar a pedir a mão) . O seu grau académico foi obtido com distinção e merece os parabéns. Desta geração verificamos que na grande maioria dos casos o sucesso pessoal foi atingido com brilhantismo. Uns tiveram sucesso no rumo  que escolheram e são ótimos profissionais e metade atingiram um sucesso académico na medicina e engenharias muito assinalável. Deixamos aqui o repto de organizar um jogo de basquetebol e respectiva festa com todos os elementos desta equipa.

sub 14 Fem André de Resende 82 x Elétrico  40
Naturalmente...venceram!
Jogaram: Sara, Vera, Joana, Margarida, Rita, Matilde, Gabriela e Mariana




sub 19  Fem  André de Resende 85  x Reguengos  24
Também faz falta um jogo assim..
  
A equipa eborense tem disputado muitos jogos esta época e bastantes muito equilibrado. O rival é composto por atletas mais jovens e como tal com mais dificuldades em jogar com muita intensidade. Por tudo isto a André de Resende poude rodar todas as atletas, não se destacando ninguém. Um bom jogo de ambas as equipas.

 sub 18 M  Salesianos 79  x André de Resende  31
Deprimente...
Foi demasiado mau o que se assistiu no pavilhão dos Salesianos. Em confronto duas equipas com poucos recursos técnicos, mas uma oposta atitude competitiva. Os Salesianos assumiram sempre grande agressividade defensiva e souberam demonstrar que a atitude é tão ou mais importante do que o talento. A André de Resende já vinha demonstrando que não teria argumentos para os adversários mais fortes, mas o que se viu neste jogo foi deprimente, Salvaram-se deste quadro Miguel ramos e Luís Serrano, que ainda assim mostraram garra e qualidade técnica,
  Elvas André de Resende
   Da noite para o dia.
O jogo da véspera será relembrado, mas os bons atletas sentem as derrotas e reagem. Foi o que fizeram os seis atletas da André de Resende neste jogo. Pedro Santana, Luís Serrano, João Ludovino, Rui Oliveira, Miguel Ramos, Rui Vieira e Pedro Couto.

21/11/2016

Sub 14 na versão manequim!!!


Séniores no grupo da frente, raparigas vencem, pequenitos brilham!

Camp. nacional seniores  Vale cavala 75  x André Resende  83
Complicar deu a emoção no final...

A equipa sénior este ano só tinha feito bons jogos e tinha pela frente um adversário muito complicado que já havia assustado as restantes equipas do campeonato. Com rigor defensivo e algum ofensivo (não muito) a vantagem dos eborenses foi crescendo e a habitual rotação de jogadores mantinha o jogo em ritmo elevado. A vantagem no jogo interior ofensivo devia-se ao bom desempenho de Inácio e João Godinho, mas na tabela defensiva o Vale Cavala dominava com facilidade os ressaltos. Estranho, sem dúvida.
    Na 2ª parte a vantagem dos eborenses chegou aos 17 pontos e tudo indicava que a vitória já não fugiria. O adversário foi valente e 3 triplos mais uma falta técnica tirada pela muita experiência dos atletas rivais equilibrou novamente a partida e enervou os eborenses. Nos últimos 2 minutos a maior pressão defensiva e contra ataques bem conseguidos deram a vitória que só perdeu o brilho que teria, se não tivesse emoção no final.
   A lesão de Carlos Valente deixou a equipa sem opções para a posição de bases, apesar da excelente exibição de Duarte e  dos Gonçalo Santos que estiveram em plano de evidência.

sub 19 Elétrico 59 x André Resende 62
M&MS? Sim...Maria e Margarida!
sub 14 André Resende  107 x Estremoz 19
As crianças das duas equipas apreciaram o jogo...mesmo com resultado desnivelado.

      A explicação do título é muito simples e relata com rigor o que se passou. A equipa de Estremoz só tinha 6 atletas, pelo que qualquer exibição menos conseguida por qualquer atleta não daria oportunidade ao treinador de sentar a vedeta no banco. Quem não adora jogar o tempo todo?
   A André de Resende tem já atletas com qualidade técnica apreciável para estas idades e nestes jogos os miúdos aproveitam para elevar o ego e até fazer um gesto técnico mais arrojado sem chatear muita o treinadora. Sara Zambujo pode assim desfrutar do jogo sem qualquer intervenção, pois não era necessária e só atrapalharia a diversão dos craques. 

sub 18 Estrela x André Resende
Este jogo não se realizou pois o piso do pavilhão não reunia condições de segurança.

15/11/2016

Arbitragem escandalosamente caseira !

campeonato 1ª divisão  BAC 80  x André de Resende 60
Excelente jogo entre lideres! Pena que só durou 3 períodos!

   Jogo entre duas das melhores equipas do campeonato que ainda não haviam perdido qualquer jogo. Os de Almada são efetivamente uma equipa de muita qualidade com atletas acima da média para esta divisão e a André de Resende apresenta uma qualidade de jogo que consegue rivalizar com os melhores. Ninguém deu por perdido os 30 minutos de muita qualidade que ambas as equipas apresentaram. Apenas três períodos! Porquê? O leitor entenderá nas linhas abaixo.
Começo equilibrado e com intensidade. O BAC ganhava ligeira vantagem de 6-8 pontos e logo os eborenses recuperavam a desvantagem. Os treinadores mexiam na equipa com constantes substituições para manter elevado o nível da partida e criar no adversário um maior desgaste. A André de Resende já tinha utilizado 11 atletas até ao intervalo.
   Na segunda parte algumas alterações defensivas aproximavam o marcador mas o BAC sabia sempre contrariar as alterações táticas da André de Resende. Com efeito a qualidade de Clérigo e do jovem Delgado tornavam o jogo ainda mais bonito. No início do quarto período a contestação junto de um dos árbitros, por sinal o principal e mais experiente e o aumentar de quezílias entre alguns atletas começou a conduzir o jogo para um nível que poderia influenciar as jornadas seguintes. Com uma desvantagem de 13 pontos a 8 minutos do final o treinador eborense decide retirar os atletas mais influentes e abdicar de um jogo que obviamente só podia piorar. A partir daqui o critério arbitral mudou radicalmente e beneficiou até a André de Resende!!!
   Na André de Resende será difícil destacar algum atleta, pois a rotação foi constante, mas o regresso de Carlos Valente à competição merece registo (viu uma falta técnica que fez rir até quem estava na bancada). João Nunes voltou a mostrar qualidade e também ele viu uma falta técnica em conjunto com o seu rival, sem que eles ou alguém no pavilhão entendesse.
   Na última jornada em Almada, já se haviam notado factos  estranhos, nos últimos 2 minutos de jogo  quando a equipa da casa se aproximou no marcador e pode discutir o jogo. Agora as ações de um árbitro que tem qualidade e que já arbitrou outros jogos com um nível superior, não soube desta vez esconder uma  proteção inacreditável à equipa da casa. O basquetebol orgulha-se que este tipo de situações ocorram poucas vezes!
    Em abono da verdade, o jovem árbitro auxiliar manteve sempre critério igual.
   O BAC é uma excelente equipa, merece ser líder e não precisava, pois provavelmente venceria o jogo sem ajuda!

Sub 18 masc  André de Resende 78 x Estremoz 39
Finalmente a vitória que tanto procuravam!
Jogaram: Santana 12, Ramos 15, Couto 2, Ludovino 9, e Serrano 14.
Rui 2, Madeira 8, André 12 e Daniel 2
parciais: 16-14, 23-08, 20-10 e 19-07


   A equipa de sub 18 da André de Resende é composta por jovens que fizeram a formação em sub 14 e minibasquete e por jovens que apareceram a jogar apenas esta época, mas que revelam uma paixão pelo jogo. A sua formação é o que se denomina de street basket, por não dominarem qualquer conceito tático de base. Por brincadeira os amigos chama-lhes as estrelas da NBA. defenderam lindamente, o André parecia a encarnação do Miguel poeira a roubar bolas.

Esta introdução serve para o leitor entender melhor a história da partida. Início com domínio dos eborenses, mas a falhar muitos cestos fáceis. As rotações de Rui Dias apenas serviam para dar minutos aos jovens do banco, mas infelizmente nada acrescentavam. No final do 2º período, um desconto de tempo e um "raspanete muito assertivo" trouxe um parcial de 10-0 e mais do que isso uma mudança de atitude.

   Na 2ª parte Rui Dias questiona os "atletas NBA" se são capazes de repetir o que os colegas fizeram. A resposta foi...apenas brilhante e os homens estiveram em campo todo o 3º período empolgando os presentes.
   A atitude competitiva  dos jovens do banco suplantou a capacidade técnica e tática de outros colegas. Ainda assim a exibição de Luís Serrano, Miguel Ramos, João Ludovino e Pedro Santana (de quem se espera sempre mais), foram muito positivas.

Sub 14 fem Salesianos 37 x André de Resende 40
São poucas mas ainda não perderam...

    Mais uma vez a equipa das pequeninas voltou a vencer o seu rival. Por opção, a melhor atleta não jogou, permitindo assim que as restantes pudessem ganhar evidência e tornarem-se mais interventivas no jogo. Mais uma vez as petizes venceram e provavelmente ficarão invictas na competição, não sendo campeãs porque não têm o número mínino de atletas.
Por tudo isso merecem o nosso maior elogio.
Nota negativa e que causou tristeza entre as pequenas atletas, a intervenção errada do árbitro que afastou do jogo durante o 3º período, a petiz Gabriela Fernandes, sem qualquer razão que o justificasse.

Sub 16 masc  André de Resende 66 x Salesianos 67
Como foi possível entregar um jogo ganho?
Assim também se aprende, mas dói mais!
   Parciais: 6-15, 23-14, 22-18 e 15-20
Jogaram Rita 3, Tiago, Tiago Antunes 1, Tomaz, Serrano 15 (apenas 2 no último período), Galo 36, Francisco (4) e Vasco 7.
Um jogo emotivo até ao último segundo. Os pais de ambas as equipas que ganharam o seu tempo ao ver os filhos jogar, devem ter-se sentido contentes com o que viram. Em abono da verdade a qualidade técnica dos intervenientes de ambas as equipas é reduzido, mas são jogos assim que ajudam os atletas a evoluir.
   A André de Resende dominou o marcador nos 2º 3º e 4º período até aos últimos 2 minutos. Aí os Salesianos concretizaram 3 lançamentos de campo contra nenhum dos da casa. Nestes últimos minutos o rival foi mais sereno e venceu com justiça.
   Ficou a certeza que a André de Resende poderá apurar-se para a final 4  e aí demonstrar a evolução de alguns dos jovens basquetebolistas.

 Sub 14 masc Elétrico x André de Resende
Os jovens que jogaram foram brilhantes enquanto metade da equipa ficou em casa!
   A crónica deste jogo deve realçar a EXCELENTE prestação dos 6 atletas que jogaram: João Ludovino, José Ramos, Rui Banha, João Madeira,  Gui Miguéns e José Barros. Estes jovens foram de uma entrega enorme e quase venceram o seu adversário, mas o mais importante esteve no facto de terem assumido o compromisso que nem todos souberam respeitar: sendo apenas 12 jovens na equipa era assumido que ninguém faltaria aos jogos para estarem sempre os dez atletas regulamentares. Miguel Rita e Tiago Antunes jogavam pelos sub 16!

sub 19 fem  Elétrico  47 x André de Resende  37
Quando se perde o semblante é carregado!

Sub Sem qualquer dúvida estiveram em confronto as duas melhores equipas seniores de basquetebol feminino dos últimos anos. É verdade que a qualidade tem sido muito fraca, mas a enorme diferença é que ambas as equipas apresentaram ritmos de jogo interessante, cambiantes táticas e pela primeira vez o jogo decorreu sem as picardias habituais de quem se esquece que está a jogar basket.
A melhor resposta foi dada das bancadas, pois o muito público do jogo anterior manteve-se a ver este jogo.
   O Elétrico conta com a melhor atleta deste torneio e a qualidade do jogo subiu muitos degraus. A André de Resende teve que pressionar defensivamente e rodar todo o plantel, para se manter no jogo. As dificuldades ofensivas foram grandes, escolhendo quase sempre as piores soluções. A André de Resende fez efectivamente um jogo de qualidade, mas o rival soube explorar as fragilidades ofensivas das eborenses.
Destaque para Rita Trindade, ainda assim conseguiu manter discernimento. 

10/11/2016

André de Resende com Doutoramento perante Universidade

Campeonato nacional 1ª divisão  AEFCT  74 x André de Resende  76
Vitória com exibição de muita qualidade
 

   Sabia-se que este jogo seria de dificuldade superior,mas a resposta foi brilhante. Jogando desde o início com enorme rigor, a André de Resende foi sempre liderando o marcador, chegando à vantagem de 12 pontos, diminuída nos segundos finais da 1ª parte, com 3 erros infantis.
   O início da 2ª trouxe a mudança de liderança com 2 triplos de Silveira, mas essencialmente o maior poder nas tabelas do poste adversário que entrou apenas na 2ª parte.
   Corrigiu a equipa eborense e com maior pressão defensiva e mudanças táticas passou novamente  para a frente. Nos últimos segundos, a André de Resende voltou a cometer erros infantis que lhe podiam ter custado caro. 
   Os 7 pontos de Filipe Orvalho no último período, apenas foram o corolário das excelentes exibições de Carlos Silva, Gonçalo Santos, João Nunes, Nuno Costa Micael e Duarte Imaginário

sub 14 fem    Elétrico 34 x André de Resende 101
As pequeninas e Margarida Correia!
 A André de Resende não tem ainda um grupo de meninas que componham uma equipa completa e foi nessa condição que entrou neste torneio, viabilizando assim que os seus adversários tivessem competição. Algumas das sete jovens têm contudo qualidade muito superior às restantes adversárias, não admirando que Gabriela Fernandes, Mariana Ramos e Margarida Correia sejam figuras de destaque em qualquer jogo que realizem no Alentejo
sub 16 Masc     Beja 77  x  André de Resende 43
   A equipa de sub 16 da André de Resende será efectivamente mais forte muito em breve, beneficiando da evolução dos ex sub 14 e da melhoria de Miguel Galo, vindo de lesão.
   O jogo só teve equilíbrio no 1º período. A partir daí, apenas João Ludovino e Luís Serrano mostraram qualidade e o  vencedor nunca esteve em questão. 
sub 14 Masc André de Resende  51 x Salesianos  80
   Os parciais do jogo ajudam pouco a explicar este jogo num escalão onde a evolução dos atletas se faz por patamares.
2-28; 14-6, 17-23 e 18-23
   Efectivamente os Salesianos foram dominadores no 1º período, onde os seus dois melhores atletas participaram. Contudo a evolução dos jovens de azul já vai na fase em que conseguem situações de cesto fácil, mas falham. Não tarda a atingirem a fase de concretizar melhor. E foi essa a pecha do 2º período, onde a André de Resende falhou mais de uma dezena de cestos fáceis. O equilíbrio do marcador poderia ter acontecido.
Na 2ª parte já não se pode dizer o mesmo. Os Salesianos foram melhores e a qualidade colectiva dos azuis foi mais inconstante. 
   As múltiplas falhas de lançamento da André de Resende, mais particularmente do jovem Miguel Rita, foram, ao contrário do que possa parecer, um sinal de enorme evolução técnica. Na idade destes jovens e quando o crescimento físico é feito de forma rápida, estas situações são vulgares. Este jovem, falhando muitos lançamentos foi ainda assim o melhor marcador do jogo. Imagine-se quando estabilizar!
   Os mais pequenos mostraram-se ainda um pouco temerosos com a diferença física dos adversários e isso condicionou o seu jogo.
sub 18 Masc   Beja 71 x André de Resende 45
Um Beja "B" conseguiu ser mais forte
   O sorteio fez coincidir 2 jogos seguidos destes 2 emblemas, embora em escalões diferentes. Também aqui o jogo só teve equilíbrio no 1º período, mas com contornos diferentes. O Beja só precisou de utilizar os atletas menos rodados para vencer um grupo de jovens apáticos, sem chama ou garra para jogar basquetebol. Para se ter uma ideia do que se viu neste dia em Beja, o melhor atleta da André de Resende foi Miguel Ramos e a seguir foram os jovens que pela 1ª vez são basquetebolistas federados: André Moleirinho, Madeira e Rui Oliveira!
   Quando estes jovens jogaram, os azuis tiveram o período com mais pontos marcados, pois o  vencedor nunca esteve em questão.