28/12/2016

Com este team a André de Resende era campeã nacional

   Todos muito bons rapazes, bons alunos mas também grandes vígaros! Nenhum bebe álcool? Todos a coca cola e ice tea excepto o Sôr Marques?
   Agora que já tiraram a foto, podem colocar as garrafas que esconderam debaixo da mesa...Visíveis!

19/12/2016

CAMPEÃS REGIONAIS 2016-17

Sub-16/19 Fem.  Divunus Gourmet/André Resende  59  x  Eléctrico F.C.  43

Parciais:13-10,16-09,17-10 e 13-14
   Esta época a rivalidade saudável tem sido com o Elétrico. Nas seniores o rival venceu com todo o mérito e nas sub 19 foi a vez da André de Resende vencer com toda a justiça. Quanto ao jogo basta dizer que a emoção chegou à bancada com a troca de uns mimos que até abrilhantou o jogo. Estão de parabéns as duas equipas e todas as atletas participantes pelo empenho revelado

1ª Divisão Mas. André Resende /AAU Évora  84 x  ASC/BVRM/Terras d’el Rei  56
Decididamente...Candidatos à subida!

 
 Parciais:20-14,22-15,24-12 e 18-15
Jogaram: Mika 13, Kadinho 2, Godinho 10, Nuno 6 e Nunes 11;
Duarte 8, Carlos 5, Ramos, Diogo 11, Gonçalo 1, G. Santos  e Inácio 15

   O Atlético de Reguengos tem feito um excelente campeonato, ombreando com os melhores e fixando-se nos lugares cimeiros da classificação. Perante este cenário previa-se um jogo difícil para a André de Resende que pelo terceiro ano consecutivo se encontra sempre nos lugares cimeiros. Os eborenses prepararam bem o derby e iniciaram logo com vantagem, procurando as melhores soluções. Contaram ainda com a vantagem de dois dos melhores atletas rivais estarem lesionados, o que facilitou muito o domínio perto do cesto.
   A vantagem ao intervalo só não era maior porque os da casa cometiam muitos erros individuais e a briosa postura adversária, aproveitava em inteligentes contra ataques para se manter no jogo.
   O 3º período foi decisivo pois a agressividade defensiva foi totalmente diferente e Micael, Duarte, Gonçalo e Inácio destacavam-se neste particular. O último período foi um jogo mais descontraído e a pensar nos minutos que todos os jogadores precisam para evoluir.

   Salesianos Évora  33  x André Resende/AAUÉvora  120
Um jogo a sério para descomprimir...
Parciais:09-34,13-26,06-28 e 05-27
Jogaram: Mika 12, Kadinho 14, Godinho 2, Nuno 10 e Nunes 17;
Duarte 8, Carlos 9, Ramos 8, Diogo 28, Gonçalo, G. Santos 6  e Inácio 6
   Com um resultado tão desnivelado pouco há a dizer, mas seria injusto não destacar a postura profissional que as três equipas souberam demonstrar. Nota ainda para o segundo jogo do rookie Miguel Ramos, que vai ganhando o seu espaço e ainda concretizou um triplo em buzer!
   Nota negativa apenas para um atleta Salesiano cujo único  contributo estatístico foram duas faltas...uma antidesportiva e outra desqualificante. Felizmente foram atos isolados e abafados pela elevação de todos os envolvidos no jogo.

Sub-18 Mas.  AJES Estremoz 43 x André Resende  68
Cumprir e aprender...
Parciais:16-20,10-16,09-15 e 06-17
Jogaram: Ludovino 14, Santana 17, Rui, Palhão 4, Couto 8 e Luís 25.
   O conjunto de atletas de sub 18 não chegaram a constituir uma equipa, pois raramente jogaram os mesmos em jogos seguidos. Sendo assim os mais dedicados souberam aproveitar essa "benesse" dos mais velhos e aproveitar os minutos para evoluir. Foi esse o caso dos jovens que participaram nesta partida.

Sub-14 Mas.  Salesianos Évora  81 x   André Resende 41
Vitória Salesiana a justificar porque tem sido mais forte

Ainda não chegou a esta redação a crónica do jogo e logo que aconteça a publicaremos


 André Resende 79 x  Eléctrico F.C. 29
Os dois treinadores deram uma lição de como se motivam jovens...
Mas o jogo ficará na memória de Tiago Antunes

A André de Resende está mais evoluída tecnicamente e o resultado nunca esteve em causa, mas isso não impediu a animação nas bancadas e nos bancos. Os treinadores Sara e Raminhos incentivavam e nas bancadas os pais, especialmente um deles oriundo de Ponte de Sor, era um espetáculo dentro do espetáculo. Os jovens foram evoluindo e todos  saíram contentes do jogo o que é bom sinal.
Mas o jogo ficará na memória de Tiago Antunes, pois jogou contra a indicação médica, jogou com uma lesão no braço. Estar sentado no banco estava a deixá-lo tão impaciente que quis jogar uns minutos, só para brincar! Marcou pontos, roubou a bola, fez assistências e tudo apenas com uma mão!

Torneio de minibasket NATAL SOLIDÁRIO Salesianos Évora
   Num evento que prevíamos apresentar uma equipa feminina e outra masculina apenas conseguimos ter DUAS minis a participar. O torneio que tanto trabalho deu aos anfitriões, deixou-nos tristes por não termos sido capazes de apresentar condignamente a André de Resende.
Por tal apresentamos as nossas desculpas aos Salesianos de Évora, elogiando as duas jovens (Inês e Rita Pechincha) bem como a treinadora Sara Zambujo pelo empenho demonstrado.

12/12/2016

Séniores perdem em Setúbal no prolongamento

1ª Divisão Mas.  Scalipus TascaXicoCana  77 André Resende/AAUÉvora 71
Custa perder quando a vitória esteve na mão!

Parciais: 18-17, 22-14, 13-15, 10-17 e no prolongamento 14-08.

Jogaram: Marco, João Nunes 11, Duarte 7, Inácio 11 e Godinho 14

Micael 10, Nuno 14, Carlos S. e Diogo 4
   O confronto entre equipas com ambições de subida de divisão foi muito bem preparado por ambas e o conhecimento entre si era óbvio. A André de Resende cometeu ainda assim muitos erros individuais na defesa permitindo 5 triplos ao seu adversário durante a 1ª parte.  Na 2ª a defesa melhorou muito, fruto do colectivo, mas essencialmente da acção de Micael Duarte que conseguiu dar uma solidez defensiva, criando mais dificuldades aos bases adversários. Os nove pontos de desvantagem ao intervalo ainda chegaram aos 14 no 3º período, mas a recuperação foi-se fazendo e os eborenses passam para a frente a 2 minutos do final. O Scalipus ficou com posse de bola para os últimos 11 segundos e empata no último.
   No prolongamento a história definiu-se depressa pois a André de Resende de forma estranha assume acções individuais e sofre um parcial de 6-0.  O Scalipus pode pois gerir o ritmo de jogo, mas ainda ficou a 3 pontos no seu último ataque.
A derrota fica atenuada pelo empenho de todos, mas deve fazer refletir a André de Resende, pois alguns atletas revelaram enorme afastamento do ritmo de jogo.


   Sen. Fem   André Resende  42 x Elétrico  54
Elétrico um justo campeão

Parciais: 10-12, 18-10, 8-17 e 16-15

Jogaram: Tânia, Maria, Magui 2,  Iris 3 
Sara Z, Rita, Sara P., Mika, Susana, Laura, Marta 6 e Sofia P. 4
A crónica do jogo espelha-se muito nas intervenientes mais decisivas. No Elétrico a estratégia defensiva voltou a surtir efeitos, especialmente na 2ª parte, onde novamente a André de Resende cometeu exatamente os mesmos erros do jogo da 1ª volta. A fabulosa 1ª parte de Tânia Murteira guindava a equipa para a liderança no marcador (20 pontos marcados ao intervalo em 7 conversões de contra ataques e ataques planeados). Maria Pereira, bem defendida pelo colectivo adversário perdia-se em acções individuais condenadas ao fracasso ( um cesto convertido em 30 minutos) Na 2ª parte tudo mudou. As ações individuais e um basquete trapalhão facilitaram muito o rival em que raramente a André de Resende fazia 2-3  passes entre si. Algumas atletas chegaram a tentar por várias vezes jogar um contra 5 e isso facilitou muito a defesa contrária que se limitava a esperar por erros tão infantis. Tânia marcou apenas 1 cesto em 20 minutos e só Sofia Pinto mostrou mais argumentos numa equipa perdida.


Sub-14 Fem.  Divinus Gourmet/ André Resende 89 x  Salesianos Évora 20

Jogaram: Gabriela 25 !!! Jovem de 10 anos!!!
As miúdas chegaram ao final do campeonato vencendo todas as equipas rivais. Pode-se pensar que estas vitórias se devem ao facto da André de Resende ter a melhor atleta do escalão, mas tal não corresponde à verdade, pois Margarida Correia  (24 pontos)limita-se a jogar com "as filhas"!.

Gabriela Fernandes tem uma evolução impressionante, Sara Nascimento tem tudo para ser jogadora, Mariana Ramos (28 pontos) é de facto a jovem que define as acções da equipa. As pequeninas são ainda do minibasquete, mas o gosto pela modalidade já lá está!  


Sub-14 Mas. Delta/André Resende  47  ASC/BVRM/Terras d’el Rei  107
Parciais: 12-26, 4-27, 15-36 e 14-18

Jogaram: Rita 13 , Ramos 6, Banha 4, Ludovino 12 e Miguéns;

Vieira 2, Madeira, Tiago M., Gustavo 6, Ramalhinho 2 e Figueira 2

Bom jogo de ambas as equipas que decorreu na mais perfeito ambiente com uma bancada bem composta e a apoiar as vedetas. Estes não deixaram os créditos por mãos alheias e os 154 pontos convertidos pelas duas equipas dizem bem do empenho. A André de Resende demonstrou que possui um grupo de jovens que se continuarem na modalidade terão muito sucesso. Já se nota muita boa leitura das situações de jogo e uma procura coletiva das várias soluções.
  
Sub-18 Mas. André Resende 42   Beja B.C 65
Uma equipa...dois cincos!


Parciais: 08-13, 7-13, 13-24 e 14-15

Jogaram: Miguel 12, Couto 4, Santana 10, Luís 5 e Ludovino 5

Madeira 2, Palhão, Pastor, Moleirinho 4 e Vieira
   Quando jogam os melhores sub16/18 a equipa demonstra muita qualidade. Ainda não foi desta que todos estiveram presentes, pois Miguel Galo não jogou.
É um gosto ver a qualidade e a forma colectiva como jogam e deixam que Miguel ramos lidere. Este jovem que treina com a equipa senior, conhece os ritmos do jogo e as melhores soluções ofensivas. O Beja foi mais forte e Rui Dias foi dando minuto aos atletas com menos treinos e experiência de basquete. Destes, Moleirinho e Madeira destacam-se dos restantes.


Sub-16 Mas. 105 André Resende  28 Beja B.C. 65


Parciais:09-17, 3-28, 6-18 e 10-2

Jogaram: Luís 12, Ludovino 16, Rita, Vasco e Tomaz,

Tiago, Francisco e Tiago Matos
Este é o jogo em que um regulamento ridículo estraga o prazer dos jovens com mais qualidade e que se empenham para jogar. Os melhores atletas da André de Resende só jogaram os últimos 10 minutos juntos, pois no restante tempo tiveram em campo jovens que não gostam nem treinam o suficiente ou que ainda têm pouca qualidade. Perderam os mais empenhados e perdeu o adversário que poderia ter tido um jogo mais equilibrado e emotivo. Assim venceu a pseudo-pedagogia e perderam todos os miúdos que gostam e treinam com afinco para serem melhores em cada dia.

05/12/2016

Vitória nos últimos segundos

Camp Nacional 1ª Divisão
                              André Resende  58  x Benfica de Palmela  56
Uma delícia para quem assistiu...só com um coração muito forte se aguentou!
 

   Em confronto duas equipas com a ambição de subir de divisão e que se estudaram muito bem. Os eborenses começaram muito bem e chegaram ao 2º período com o adversário "encostado ás cordas", com uma vantagem de 12 pontos e com 4 faltas cometidas, levando a partir daí para a linha de lance livre todas as faltas cometidas. Estranhamente a André de Resende opta por seis ataques consecutivos mal selecionados e chega ao intervalo... a perder por 2 !
   A 2º parte começou com a equipa do Pinhal Novo a dominar claramente a liderar a partida. À entrada dos últimos 3 minutos esta parecia estar decidida para o Benfica de Palmela.
   Os campeões fazem-se com jogos assim e num último fôlego, Micael Duarte, Nuno Costa, João Godinho, Duarte e Diogo Ganhão equilibram a partida. Nos últimos segundos a André de Resende passa para a frente e chega mesmo a recuperar mais uma posse de bola, que inteligentemente não concretizou, para não permitir ao adversário parar o jogo.
   Jogo muito intenso e difícil para os árbitros, mas a dupla de jovens soube manter-se mais serena do que os treinadores de ambas as equipas.

sub 16/19   André Resende 80  x Salesianos  25
Exibição a espaços com qualidade

   A cada jogo que passa a diferença entre as duas equipas aumenta, mas melhoram ambas. O jogo decorreu sempre com domínio das atletas visitadas que defendendo em pressing iam desgastando os Salesianos. Estas iam igualmente procurando sair da pressão com rigor e demonstraram no 3º período que conseguem mostrar alguns argumentos.
Na André de Resende jogaram:
Sara Pestana, Laura, Sara Z. Margarida, Maria, Magui, Sofia P. Iris, Susana, Mariana e Laura.

sub 14 Fem  Beja André Resende
As pequenitas ainda não perderam nenhum jogo esta época!


Jogaram: Mariana Ramos, Matilde Figueiredo, Rita Pechincha, Margarida Correia, Joana Chegadinho, Gabriela,Vera e Sara Nascimento.

sub 18 Masc Reguengos 81 x André Resende 58
Cinco brilhantes jogadores...tivessem jogado sempre e iam à final 4!
Numa deslocação difícil a reguengos, a equipa apresentava-se apenas com 5 atletas. No entanto, isso não intimidou os visitantes. Num início de jogo muito agitado a equipa de reguengos entrou com uma defesa muito pressionante a campo inteiro causando problemas durante os minutos iniciais, mas rapidamente os eborenses encontraram soluções aproximando o marcador. Ao intervalo os reguenguenses iam vencendo por uma curta margem. Na segunda parte o cansaço notou se um pouco mas nunca permitindo um grande avanço aos da casa. É de realçar a atitude de todos 5 jogadores durante os 40 minutos.
Texto escrito pelo atleta Miguel Ramos

    Pela primeira vez esta época este cinco atletas jogaram juntos e ironia do destino, apenas eles. Os restantes, como tem sido hábito nesta equipa de jovens que não passaram pelos escalões de formação do clube, não entendem o compromisso com os colegas, treinadores e dirigentes. Faltam ou jogam quando entendem! Uma pena para eles!
   Miguel Ramos, Pedro Santana, João Ludovino, Luís Serrano e Miguel Galo foram liderados por Rui Dias e demonstraram a qualidade que todos lhes reconhecemos.
Nota: Chegou agora mesmo à nossa redação um texto de Luís Serrano:
"Grande jogo em que Miguel Ramos nunca passou a bola a ninguém e chegou a fintar colegas e adversários!!!!


sub 16 M  André Resende 47 x Reguengos 70
Enquanto houve fôlego... mas Reguengos foi mais forte.
Parciais: 15-16, 10-09, 15-23 e 07-22

Excelente jogo fizeram os sub 16 da André de Resende frente ao candidato mais forte ao título regional. Com apenas 7 jogadores a equipa da casa , fruto de uma regra sem sentido inventada esta época pela FPB, o jogo perde o entusiamo inicial. Na juventude basta que a bola comece a rolar e os atletas esquecem estas regras pseudo-pedagógicas inventadas pelos adultos. Vejam-se o caso de muitas equipas no Alentejo que veem as suas vitórias transformadas em derrotas porque os elementos que não respeitam as suas equipas e os seus compromissos ficam em casa. Uma regra estúpida que urge eliminar.
   Mas o mais importante é o que mostra o placard com o marcador. O Atlético de Reguengos pode rodar toda a sua equipa e chegar ao último período para decidir a partida. Isso ajudou ao equilíbrio e a forma inteligente como a partida decorreu proporcionou a todos uma sensação de ter realizado grande exibição.
Jogaram: Tiago M. 0, Tiago 0, Tomaz 3, Batista 0, João 17, Luís 7 e Miguel 20


sub 14 M   Beja 79 x André Resende 43
   Vitória dos mais altos...mas os mais pequenitos venderam difícil a derrota.
Tiago Antunes sofreu fratura do pulso e ficará impedido um mês sem jogar !

   A vitória do Beja é indiscutível num jogo que fica marcado pela lesão grave de Tiago Antunes.



sub 18 M André Resende 30 x Salesianos  81
   Atitude competitiva e qualidade de Santana e Ramos
Vitória dos Salesianos foi indiscutível porque é a equipa que melhor defende.
Neste jogo apenas participaram atletas da André de Resende com idade sub 18 e confirmou-se o que era óbvio: A qualidade dos que só agora se iniciaram na modalidade ainda é débil. Mais do que esta, o mais importante era que os jovens aprendessem o valor do compromisso, da exigência e rigor. Os Salesianos defenderam sempre muito bem e apenas Pedro santana e Miguel Ramos conseguiram respostas interessantes.
  Parciais: 00-19,  19-18, 1-28 e 10-16
Pastor 0, Palhão 2, Moleirinho 2, Oliveira 2, Daniel 2...Santana 8, Ramos 12 


Sen Fem  Juventude Évora 32 x André Resende 58
Má propaganda ao Basket feminino
Parciais: 06-12, 10-16, 10-15 e 6-16
A vitória da André de Resende foi clara e sem contestação, mas o mau espetáculo proporcionado a quem viu a partida nem justifica crónica. A presença de uma equipa de miúdas contra atletas muito mais velhas deveria servir para que as primeiras tivessem gosto de defrontar as segundas e estas ensinassem algo de positivo à geração posterior. Não houve qualquer momento deste tipo.
   No último jogo desta época com o Juventude de Évora deveria ter proporcionado outro espetáculo. Destaque pela positiva para as atletas da André de Resende e algumas do Juventude de Évora mereciam que o jogo  tivesse tido outro rumo.

sub 14 Masc André Resende x Estrela Vendas Novas
A equipa de Vendas Novas não compareceu.