04/04/2017

Excelente exibição e algo para meditar !

Taça Alentejo   Grândola 47  x André de Resende  100
parciais: 8-24, 14-19, 07-25 e 18-32
Jogaram: Diogo 31, Nuno 12, Mika 21, Gonçalo 6, João 26 e Santana 4.


Pode-se jogar de forma excelente num jogo desequilibrado ?
   A resposta é SIM! 
   Uma equipa que disputou até ao fim a subida de divisão até ao limite entra na Taça Alentejo com apenas 4 seniores não é bom sinal para o futuro. Com 15 atletas seniores apenas quatro participaram neste início de competição, deixa a dúvida sobre se a resistência ao desaire da não subida é maior do que o gosto de jogar basquetebol. Não se relembra uma equipa  eborense que tenha estado três épocas seguidas a lutar sistematicamente para subir de divisão, mas fica a sensação que a resistência ao desaire pode ter terminado para a maioria dos atletas da André de Resende. Não foi o caso de Diogo Ganhão, Nuno Costa e Micael Duarte  que demonstraram neste jogo uma qualidade que deve ser realçada. Apenas Gonçalo Santos esteve muito longe do que sabe jogar.
 O início foi de um rigor tático muito bom com um parcial de 12-0. Só a 3 minutos do intervalo o Grândola conseguiu concretizar perto do cesto. O marcador assinalava 23-43 ao intervalo, números assentes em mais de uma dezena de contra ataques dos eborenses.  A capacidade tática individual e colectiva destes fizeram brilhar os atletas de sub 18 que contribuíram para os 32 pontos no último período. Os 5 triplos - três consecutivos de Nuno e 2 de Gonçalo, acrescentaram aos contra ataques que Pedro Santana conseguiu no último período. Vinte e seis pontos de João, sub 18, num jogo de seniores é sempre de assinalar.

Taça Nacional sub 19       Beja 42 x  André de Resende 70
Muito boa atitude competitiva...até Iris e Susana procuraram o cesto!
Foto de GDR André de Resende.Foto de GDR André de Resende.
Jogaram: Susana, Matilde, Maria, Sara Z, Sara P., Iris, Magui  e Mika

Último jogo do campeonato, onde se esperava um bom jogo das nossas raparigas e ele concretizou-se. Terminada a participação na Taça  - 5º lugar- esta ficou um pouco aquém do que se esperava no início da época. Este grupo de jovens teve o maior numero de jogos que uma equipa feminina no Alentejo alguma vez teve. Jogaram o campeonato regional de sub 19, o regional de seniores e alguns jogos contra equipas espanholas. A evolução não foi a esperada mas ainda assim a postura e atitude das jovens é digna de elogio. Treinam com gosto e não se "escondem" após os maus momentos. Matilde Francisco fez um bom campeonato, traduzido na exibição do 1º período contra Beja de elevado nível (8 pontos e 5 assistências). Magui jogou alguns jogos com qualidade, alternando o óptimo com exibições pouco conseguidas. Mihaela Sandu foi quem mais regulares exibições conseguiu ao longo da época. Sara Pestana foi a rookie que aproveitou e foi evoluindo até chegar à selecção de sub 16 do Alentejo. Sara Zambujo esteve em poucos jogos pois os seus estudos assim a impediram. Jogou sempre com grande alegria.  Susana e Iris evoluíram mas chegaram ao final da época com pouca evolução no plano ofensivo. Sofia Pinto tem excelentes condições físicas mas não conseguiu ser consistente. Maria e Tânia são as atletas mais evoluídas mas estiveram abaixo do que se esperava. Durante a época não conseguiram afirmar tudo o que se esperava delas, mas não perderam a qualidade, apenas demoraram um pouco mais o seu processo de maturação. Serão universitárias a jogar basquetebol e isso é o mais importante. Laura iniciou tarde e não conseguiu jogar regularmente.
Margarida Correia só jogou no regional pois "é nova demais"e foi uma das melhores da equipa. sem ela a equipa não conseguiu ter a mesma qualidade ofensiva. Uma regulamentação retrograda que impediu a jovem de evoluir nos últimos meses da época.

3 comentários:

Anónimo disse...

André Resende ficou em 5lugar e não em 4. Estavam sim em 4lugar antes deste jogo mas com mais um jogo que a equipa do EFC. Terminao com 13 pontos ambas as equipas mas André Resende perde no confronto direto pois a equipa de ponte de sor conseguio uma vitoria por maior numero de pontos que André Resende conseguio sobre esta. Saudaçoes desportivas

Anónimo disse...

Julgo que o Elétrico deu uma falta de comparência em Albufeira, não acumulando qualquer ponto.

Anónimo disse...

Sim mas basta consultar o sit da FPB