26/11/2008

Parabéns Prof. luís

Tu que mimas tanto o pessoal escrevendo aqui sempre coisas simpáticas a nosso respeito, merecias também ser mimado, foi por isso que resolvemos fazer-te esta pequena surpresa.

PARABÉNS


19/11/2008

Fim de semana com mais vitórias...mas não chegam

As nossas Sub 14 perderam em Reguengos por tantos que lhes perdemos a conta, mas deixaram-nos a promessa de ter sido a última derrota por três dígitos no marcador.

Enquanto os nossos minis representaram-nos no Convívio em Portel com uma vitória e uma derrota. A sua prestação deixou orgulhoso o nosso clube.
Os nossos Sub 16 masc. venceram o Bacelo em mais uma grande exibição da equipa do clube que tem conseguido mais vitórias. Todos os jogadores tiveram oportunidade de se exibir em grande plano.
Os Sub-14 Mas. venceram o AJES Estremoz por 9 pontinhos...e estão apurados para a final four. Todos acreditamos que vão disputar o título de campeões regionais com o Reguengos.
As Sub-19 Fem. perderam com o ASC/Terras d’el Rei(Sub-16) por vinte pontos. Não jogaram bem e nem a falta da Cláudia e da Nuxa justificam tão fraca exibição. Fica ainda a esperança de discutir em Reguengos o título de campeãs regionais. Terão é que jogar bem melhor, defendendo...defendendo!!!
Os Sub-18 Mas. perderam nos últimos segundos com o Bacelo, num jogo emotivo e em que jogámos bem. Os últimos dois minutos foram fatais com lançamentos falhados e um turn-over em momento inoportuno. Estamos a atacar bem,mas a defesa e os turn-overs...

12/11/2008

Mais vitórias trazem alegria

Seniores. André Resende x AJES Estremoz

A briosa equipa conquistou finalmente a primeira vitória. Esperamos que seja o iniciar de um ciclo que não deixou saudades, mas a ausência de Sérgio Rosmaninho e Vasco Silvestre notaram-se, mesmo com os pesos (bem pesados) de Mário Ferreira e Luís F.

André Resende Sub-16 fem. x ASC/BVRM/Terras d’el Rei(Sub-19)

Derrota pesada com uma equipa muito mais forte.

Sub-14 Fem. André Resende x A.S.C./B.V.R.M./Terras d’el Rei B

As nossas petizes venceram as rivais (igualmente petizes ) de Reguengos, num jogo que mostrou a todos os presentes como devem ser vividos jogos deste género. Estiveram TODAS as atletas e treinadores de parabéns, bem como a dezena de familiares que foram apoiar as suas vedetas e confraternizaram ao intervalo na nossa sede a beber um saboroso café Delta!

Jogaram e marcaram : Maria 14, Beatriz 16,Cristina 14,Inês 1,Leonor 2,Wing,Isabel 7,e Sofia 4.

Sub-14 Mas. A.S.C./B.V.R.M./Terras d’el Rei A x André Resende

Num jogo justamente ganho pelo Atlético de Reguengos e em que o desportivismo de todos foi marcante mas que igualmente mais atletas do escalão de iniciados não conseguem jogar mais do que um período regulamentar. O autismo dos responsáveis mantém-se e Carlos Valente jogou SETE minutos,Pedro Fadista e Alexandre Cuco pouco mais, pois foram excluídos com 5 faltas. A nossa equipa ficou assim, depressa reduzida aos elementos menos experientes. Não estamos a imputar as culpas ao árbitro, que compareceu e se esforçou para realizar o melhor, mas haverá alguém que entenda normal que o trabalho de dias/meses venha a ser ajuizado por um jovem de 15/16 anos sem o auxilio de outro juiz mais experiente ou alguém que o possa ajudar e eventualmente corrigir? Só quem acredita que as aprendizagens se fazem essencialmente nas acções de formação!

Os treinadores aprendem essencialmente nos seus clubes com os colegas mais experientes e os árbitros nos jogos igualmente com os mais preparados.

Sub-18 Mas. André Resende x Portalegre B.C.

Num jogo de pouca história, merece destaque a excelente atitude posta em campo pelos nossos rapazes (e os de Portalegre).

Jogaram e marcaram : Faustino 23, Bernardo 22, Figueira 10, Poeira 3,Rui Nepo 10, Aniceto 30,Tiago 18 Guindaça 16,Diogo 10,Canelas 18,Serra 4e Hugo 8.

Sub 16 masculinos André de Resende x Estremoz

Nos sub 16 masculinos a vitória (71-47) sobre o AJES de Estremoz foi natural, mas merece destaque a boa 2ª parte através de uma defesa que só sofreu 19 pontos.O adversário mostrou o excelente trabalho realizado nos escalões de formação e merecem o nosso elogio e aplauso. Jogaram e marcaram:

Alexandre,Carlos V.,J.Bernardo,Moran,Serra,Carlos L.,J. Figueira,M.Poeira,Diniz,e Matos.

30/10/2008

Fim de semana azíago

Juniores Femininos A. Reguengos 113 GDRAR 44
Num jogo sem história, dada a superioridade da equipa de Reguengos, regista-se a boa réplica da equipa eborense e dos 25 pontos de Ana Francisco, embora longe dos 44 de Carla P.
Jogaram ainda Ana O. 10, Sónia 2, Cláudia 4, Sofia 8 e Ana M.
Cadetes Femininos GDRAR 55 A. Reguengos 61
Com uma primeira parte cheia de equívocos, a nossa equipa já se encontrava a perder ao intervalo por 13 pontos. A 2ª parte foi bem melhor e a história do jogo merece bem o destaque dos últimos minutos: a equipa de Reguengos a vencer com todo o brilhantismo, mesmo reduzida a três jogadoras, fruto de uma arbitragem de fraca qualidade.
Jogaram e marcaram pelo GDRAR:
Ana Francisco 16;Ana Oliveira 14; Cláudia R 8 , Cristina C., Sónia V.4, Rita M.2, Beatriz G. , Ana M4.
Iniciados Masculinos Salesianos 32 GDRAR 76
Jogaram e marcaram: Alexandre 6,Gonçalo Sabarigo Carlos 36, Banha 8,Fadista 8,Duarte 2, Bilou 2, Diogo 6, João e Filipe 8.

Juniores Masculinos GDRAR 65 A. Reguengos 86
Num jogo em que a rivalidade (saudável) entre as duas equipas se sentia no pavilhão e com um público caloroso no apoio às suas equipas a emoção terminou antes do intervalo e a 2ª parte foi penosa.
A equipa de Reguengos foi mais forte, revelou grande evolução e mereceu a vitória mas nenhuma das equipas merecia MAIS UMA ARBITRAGEM de fraca qualidade. Não está em causa os árbitros quanto à sua isenção, mas com efeito têm dado uma enorme ajuda para que os jogos não cheguem ao fim com 5 jogadores de cada lado, averbando faltas anti desportivas e desqualificantes sem qualquer nexo. Ninguém compreenderá que numa tarde com dois jogos, esta dupla averbe 56 faltas nos cadetes femininos e 71 nos juniores, terminando um dos jogos com 3 jogadoras numa das equipas.
CENTO E VINTE SETE FALTAS NUMA TARDE, com 5 anti-desportivas, que obrigaram à expulsão do jogo de dois atletas...é obra!
Ah...em jogos sem quaisquer problemas.
Como é óbvio esta chamada de atenção não serve para justificar as derrotas do nosso clube, que nos devem fazer pensar a todos, mas também deve servir para repensarmos bem no que está a acontecer com o basket da nossa região.
nota: faltam os resultados das nossas equipas sénior e iniciados femininos que perderam com o Bacelo e Reguengos. Por lapso ainda não temos as respectivas fichas de jogo, mas logo que possível serão afixados.
Registe-se assim o primeiro jogo oficial de 7 atletas que apesar da derrota pesada, foram brilhantes na entrega ao jogo.

27/10/2008

ASC/BVRM - 75 André de Resende 71

Os dois principais clubes do torneio de seniores encontraram-se num jogo que merece um enquadramento prévio relativo às duas equipas.

- A equipa de Reguengos é composta por atletas com idades entre os 16 e os 20 anos.

- A equipa de Évora é composta por jovens com idades inferiores a 18 e os seus treinadores com idades…já com alguns anitos a mais. Esta equipa não é mais do que uma forma de convívio entre as duas faixas etárias, não havendo a relação jogador treinador.

Feita a apresentação, é imperioso registar o que é comum a ambas:

- Só jogam pelo prazer de jogar, pois não existem apuramentos para competições nacionais ou algo do género.

Passemos assim à história da contenda pois sabemos que os atletas do nosso clube aguardam pelas novidades e… façamos uma originalidade:

Dois textos verídicos para o mesmo jogo:

Texto 1

O ASC/BVRM venceu um jogo sempre equilibrado convertendo um cesto a 4 segundos do final….contra um adversário que terminou com quatro atletas em campo: Bruno Guindaça saiu lesionado ao intervalo, Vasco Silvestre esteve 19 minutos em campo saindo com 6 (!) faltas (uma técnica e outra desqualificante), Sérgio Rosmaninho (23 min.- 5 faltas), Pedro Aniceto ( 23 min. 5 faltas –uma técnica), Diogo Francisco ( 21 min. 5 faltas – 1 anti desportivas), L. Francisco (15 min. 5 faltas)…

Texto 2

O ASC/BVRM venceu um jogo sempre equilibrado convertendo um cesto a 4 segundos do final. A emoção esteve sempre presente até final e o prazer dos atletas em jogar um jogo com estas características redobra. A equipa de Reguengos pressionou em campo inteiro os 40 minutos, enquanto os de Évora alteraram a defesa homem com zona. A entrega e a correcção das duas equipas foram exemplares e no final saudaram-se pelo jogo emotivo que ambas fizeram durante quase duas horas. Os atletas de Reguengos demonstraram enorme correcção bem como todos os atletas do GDRAR, pelo que os atletas das duas equipas estão de parabéns pela postura que souberam manter.

Venceu a equipa que foi mais serena nos momentos finais!

Estupefacto? Também nós …que lá estivemos!

Mas vejamos as coisas pelo lado positivo: Só assim foi possível viver e transmitir aos nossos atletas mais jovens vivências em jogos disputados até ao último segundo.

26/10/2008

Convívio de minibasquetebol DELTA CAFÉS

O pavilhão André de Resende recebeu cerca de uma centena de crianças de Évora num convívio de basquetebol organizado pelo clube André de Resende. As actividades constaram de exercícios técnicos, lúdicos e jogos entre as várias equipas. A presença de tantas crianças e pais num evento destes é sempre de registar, pois cada vez mais, o desporto é relegado pelos jovens, trocando-o pela vida sedentária dos computadores. O trabalho em prol do basquetebol dos clubes da cidade – Salesianos, A.M.B. Bacelo, Centro Treino e o organizador André de Resende tem sido de grande labor e neste dia puderam demonstrar a todos os que estiveram presentes o seu bom trabalho. Os pais dos atletas compareceram e depois de lhes ser oferecido um café num gesto de simpatia, mas igualmente de felicitação, foram estrategicamente sentados em volta dos campos dos jogos, para permitir que também estes, sentissem o ambiente dos jogos e aplaudissem as suas vedetas. Durante duas horas e meia os pequenos, divertiram-se jogando entre as várias equipas e foi uma delícia ver uns pequeninos de sete anitos lançar ao cesto e fazer uma festa quando encestavam. Uma manhã para recordar. A organização esteve sem dúvida em excelente plano e foi um exemplo de como se trabalha na formação de basquetebol e foi coordenada pelos treinadores Vasco Silvestre e Sérgio Rosmaninho que coordenaram uma equipa de jovens atletas do GDRAR que se empenharam para que todos os mini basquetebolistas tivessem uma manhã diferente. O clube anfitrião, sensibilizou os presentes, não apenas pela simpatia como recebeu os presentes, mas essencialmente pela qualidade técnica e pedagógica dos seus treinadores. Estes jovens treinadores bem como os das restantes equipas demonstraram que a cidade de Évora tem actualmente gente no basquetebol com grande capacidade pedagógica e técnica.

23/10/2008

Cadetes começam o campeonato a vencer

Sub-16 Mas. G.D.R. André Resende 68 vs Salesianos Évora 57

O team de Vasco Silvestre que tão boas indicações deu na pré-época demonstrou que a nossa esperança tem fundamento. Começando mal, chegámos ao final do 1º período a perder (9-15), mas vencemos os restantes: 24-14;18-14 e 17-14.
Jogaram e marcaram:
Carlos V. - 2 ; J. Bernardo 36; Rui D. 11; J. Figueira 5; M. Poeira 2; Moran 3 ;H. Tomé 10; Guilherme e Dinis.

Sub-14 Fem. Portel
PortelBasket/SSTMP vs G.D.R. André Resende

nota: As nossas meninas pequeninas infelizmente não fizeram o seu primeiro jogo oficial porque Portel desistiu do campeonato, que assim se resumirá a nós e ...Reguengos!

22/10/2008

Convívio com o Colégio de Guadalupe

Tem sido um prazer o intercâmbio realizado com nuestros hermanos espanhóis. Para além do contacto desportivo e social, temos realizado momentos de festa basquetebolistica com a presença de todos os atletas e pais do GDRAR.
Eis algumas das imagens:


19/10/2008

Iniciados masculinos - Agora é a doer!

A equipa de iniciados do GDRAR estreou-se no campeonato regional com uma vitória sobre o Estremoz por 55-49. Este campeonato disputa-se em sistema de todos contra todos, apurando-se os dois melhores para a final 4 com as duas primeiras equipas do grupo B.
A nossa equipa demonstrou porque é uma das candidatas à vitória final, num jogo que começou de forma tão triste que esperemos que as crianças só relembrem apenas a partir do 2º minuto. O equilíbrio foi ocorrendo sempre ao longo dos 4 períodos.
Como se tratou do primeiro jogo de campeonato, apresentemos as nossas vedetas:
Pedro Bilou - Possuiu uma técnica individual apurada, adora jogar e é inteligente a ler o jogo. Quando for fisicamente mais forte, vai ser um jogador difícil de ser defendido.

Joaquim M. - O primeiro cesto oficial da sua curta carreira de basquetebolista fizeram o jogo parar para uma ovação merecida. Ainda é cedo para mais comentários.

João Sabarigo - Um jogador inteligente a ler o jogo e que dá tudo em campo. Qualquer equipa gostava de o ter, pois só pensa no colectivo.

João Leandro - Evoluiu do ano anterior, e já contribui com alguns pontos para a sua equipa.

Duarte Imaginário - Impressionante o amor pelo jogo e a competitividade. Vai ser um grande lançador e um jogador a ter em conta.

Pedro Fadista - Impressionante!!! Não sabe jogar mal, não é egoísta, não descansa um segundo em campo...Um extraordinário jogador para esta idade.

Diogo Borges - Com uma técnica e uma inteligência a jogar, já possui uma capacidade táctica individual que o distingue e vai fazer dele um dos melhores.

Filipe Orvalho- O jogo parou para uma merecida salva de palmas por três jogadas consecutivas de uma intensidade e técnica individual tão refinada que empolgou a assistência.

Alexandre Cuco - Este jovem merece um comentário especial : vai ser um dos melhores jogadores de basquetebol do Alentejo! Uma frase destas receberá de alguns a questão de como é possível adivinhar tal? Fisicamente desenvolvido para a sua idade, inteligente, auto disciplinado, empenhado a aprender tudo o que for novidade, NÃO FALTOU A UM ÚNICO treino desde o principio da época e é de uma humildade difícil de encontrar. Vai uma aposta em como será um grande jogador?

Neste fim de semana não jogaram ainda outros jogadores, que faremos a sua referência neste blog.