17/12/2008
Iniciados masculinos vice-campeões regionais
Iniciados masculinos na Final 4 em Estremoz
Nos dias 19-20 e 21 as nossas vedetas vão discutir o título regional e um dos dois lugares que dão acesso à taça nacional. O primeiro jogo está agendado para sexta feira...às 22 horas !?Parece estranho a hora escolhida e por essa razão a nossa equipa não apresentará alguns dos jovens, que por terem 12 anos, os seus pais entenderam ser excessivamente tardio o regresso a casa (00:30-01:00). A verdade é que a hora é imprópria para um jogo de séniores, quantomais para um jogo de miúdos.Mas os adultos cada vez pensam menos...nos miúdos e mais na actividade em si.
G.D.R. André Resende xPortalegre B. C.
ASC/BVRM/Terras d’el Rei x A.M.Bº Bacêlo
No Sábado à tarde e no Domingo de manhã decorrerão os restantes jogos.
Daremos noticias...
16/12/2008
Sérgio Rosmaninho entrevistado pelo site Planeta Basket

10/12/2008
Primeiro patrocínio para compra da carrinha
Fim de semana de convívio com...Atlético de Reguengos
Os cadetes estão em crescendo e realizaram mais um bom jogo com a forte equipa de Reguengos. Foram inteligentes, disciplinados o jogaram sempre de forma colectiva. João Bernardo foi sempre bem defendido, mas os restantes souberam colmatar a falta de pontos do seu melhor jogador.Miguel foi sempre um bom base,Carlos Valente é sem dúvida a grande revelação do nosso clube e Figueira, finalmente realiza um jogo ponderado e foi decisivo para a melhoria da equipa. Serra,Guilherme Moran e Carlos souberam ajudar neste resultado que mostra melhorias.Jogaram e marcaram:
João Bernardo 15, João Figueira 6,Miguel Poeira 3,João Moran,Guilherme Ramalho, Zé Serra 2, Carlos Valente 2, Hugo Tomé 11.
As nossas cachopas tinham pela frente tarefa árdua, ao defrontar a equipa feminina mais forte da Alentejo e com a agravante de faltarem algumas das melhores jogadoras. Mas isso não as atemorizou e finalmente vimos um grande jogo de Sofia Machado, que soube defender,atacar,marcar pontos...
Jogaram e marcaram Sofia 19, Ana 10, Maria 2, Isabel,Wing e S.Barros.

Sub-14 Mas. André Resende x A.S.C./B.V.R.M./Terras d’el Rei A
Os nossos petizes pretendiam mostrar que o resultado desastroso em Reguengos havia sido causado por factores estranhos e que a diferença entre as equipas não era aquela. Conseguiram! Jogaram bem e ainda o podem fazer melhor. Vem aí a fase final e o eventual apuramento para a taça nacional.Jogaram e marcaram: Carlos,Fadista,Diogo,Roberto,P.Marques,Sabarigo,Cuco,Banha
Sub-14 Fem. André Resende 35 x A.S.C./B.V.R.M./Terras d’el Rei A 46
Jogo bem disputado e com a particularidade da nossa equipa ser orientada pela Ana Oliveira.Sub 18 masc. Portalegre 27 x André de Resende 101
À redacção deste blog chegaram as noticias que mostraram a nossa equipa de juniores que consegui estar vinte minutos sem sofrer pontos e...um atleta nosso que antes de entrar em campo lançou um olhar furtivo e um comentário à filha do árbitro...jogou 3 minutos fez 4 faltas, mais uns turn-overs! Conclusão: para a próxima vê se o pai está por perto!
07/12/2008
Fim de semana com algumas decisões
Um grande pormenor sobre o jogo que foi bem disputado e arbitrado merece destaque: a atitude que os atletas do A.M.B.Bacelo tiveram nos últimos segundos do jogo e que se conta em poucas linhas: O treinador pelo segundo jogo consecutivo solicita um desconto de tempo a poucos segundos do final do jogo, estando a vencer por trinta pontos. Esta atitude revela enorme falta de respeito por quem perdeu e que não enobrece quem a pratica. Contrariando as indicações de falta de respeito do adulto, os jovens atletas do Bacelo resolveram não realizar o último ataque, demonstrando ao seu adversário que respeitavam o seu empenho e atitude, mas mais do que isso, ensinaram ao seu treinador qual a atitude a ter na vitória.

30/11/2008
Amoroso lopes - dispensa apresentação e faz-nos pensar
| Diogo Amoroso Lopes – Cheguei a treinar cinco horas por dia | | |
| Escrito por Cátia Figueiredo | |
| 09-Jan-2008 | |
| Ao olhar para o calendário, Diogo Amoroso Lopes contabiliza hoje 54 anos ligados ao basquetebol. Como treinador e jogador passou por Coimbra, Moçambique, Açores e chegou mesmo a representar a Selecção Nacional. Em 1999 chegou a Cantanhede para coordenar um projecto municipal de incentivo à prática da modalidade, ao qual continua ainda hoje ligado. O desportista recuou no tempo e recordou com o Independente de Cantanhede aquele que foi um dos momentos "mais bonitos" da sua vida desportista. "Eu penso que o mais bonito na minha vida, na actividade desportiva, aconteceu quando tinha dez anos. Um senhor da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, dirigiu-se a minha casa para solicitar ao meu pai se eu podia jogar basquetebol", recorda Diogo Amoroso Lopes, hoje com 64 anos. Foi em 1953 que surgiu o primeiro convite para a modalidade desportiva, prática de que nunca mais se conseguiu desligar. O gosto pelo desporto já existia e, conta, qualquer tempo livre na escola era aproveitado para dar uma escapadela até ao campo de Santa Cruz, em Coimbra, onde vivia. É numa destas escapadelas para jogar futebol que um jovem pertencente à equipa de basquetebol da Associação Académica de Coimbra o vê e lhe faz a proposta de jogar no clube. "Lá viu que eu tinha uma capacidade motora que lhe interessava, ou postura, ou comportamento, não sei", conta. O que mais marcou Diogo Amoroso Lopes, recorda agora, foi a preocupação do jovem estudante com a sua colectividade. "Esse senhor, o doutor Lúcio Lemos, foi a minha casa pedir ao meu pai, porque no deporto colectivo tenho que trabalhar para os meus colegas", reforça. É com este episódio que se apercebe duma preocupação existente no desporto com o colectivo e do trabalho em função dele. Com o passar dos anos, viu tratar-se de algo essencial à prática desportiva e é hoje um dos principiais ensinamentos que passa aos jovens com que lida. "Eles são obrigados a estudar ao sábado e ao domingo para não faltarem ao treino de segunda", conta. "É que se tiram negativas, nós 'castigamo-los' internamente, sem jogar. E o grupo sabe que ele pode prejudicar a equipa porque não estudou. Tem que trabalhar para a comunidade." Educação desportiva começa desde pequeno "Eu tinha uma sensibilidade para o deporto por causa do meu pai", conta. Aos dez anos não tinha ainda nenhuma predilecção especial pelo basquetebol, mas já então gozava de uma forte educação desportiva. O pai foi praticante de diversas modalidades e o filho habituou-se desde cedo a seguir os passos do progenitor nesse campo. "Eu pratiquei futebol, andebol, basquetebol… Vários desportos. O meu pai praticou muito mais", conta. Com o passar do tempo, é o basquetebol que se torna na modalidade principal, ficando os restantes desportos como actividades pontuais. A Académica de Coimbra mantém-se o seu clube até 1965, altura em que se oferece para a Guerra Colonial e vai para Moçambique. Em terras africanas é convidado também para jogar basquetebol e é na Associação Académica de Moçambique que começa a dar os primeiros passos como treinador. Em Moçambique, Diogo Amoroso Lopes apaixona-se pela terra, pela luz, pelo calor, pela humidade, pela cor e pelos cheiros. "África era África, não há palavras para dizer o que aquilo é", explica. Recebeu alguns convites para voltar a Coimbra, mas a paixão por aquele continente fê-lo recusar. Disciplina é essencial no desporto Estava ainda em Moçambique quando um outro momento marcante aconteceu na vida do desportista. Em 1970 participa no Campeonato do Mundo Universitário pela Selecção Nacional, em Turim. "Dói muito lá chegar, é preciso trabalhar muito. Já naquela época cheguei a treinar cinco horas por dia", recorda, "mas é uma experiência fora do vulgar." Cerca de dois anos depois acaba por deixar a carreira de jogador e passa a dedicar-se apenas ao trabalho de treinador. O curso de matemática que tirou nunca o exerce e, em 1975, o 25 de Abril trá-lo de volta a Portugal. Até 1987 volta a estar ligado ao desporto de Coimbra e seguem-se dois anos como coordenador de basquetebol no Açores. O currículo continua com mais uma época ligado aos clubes de Coimbra, até que, em 1999, chega a Cantanhede. No percurso que soma hoje já 54 anos ligado ao basquetebol, Diogo Amoroso Lopes encontrou ainda tempo para ajudar na formação de alguns clubes. A disciplina garante ser um dos requisitos fundamentais para manter uma carreira desportiva, disciplina essa que o pai lhe passou desde muito novo e que ainda hoje impõe a si próprio. "Eu tenho que me disciplinar. Sou obrigado a fazer o meu planeamento e a cumpri-lo", explica. "Se eu não planear tudo, não vou a nenhum lado. Se eu não for disciplinado, como é que os meus atletas hão-de ser disciplinados?" Desporto também é educação Um projecto do município trouxe-o a Cantanhede em 1999 para consolidar o basquetebol no concelho. Desde então que se mantém a morar em Quintã (Cadima). A iniciativa, conta, já viu nascer 10 clubes. Hoje mantém-se apenas seis, embora alguns tenham mais do que uma equipa. "A minha função não é ser treinador, é formar treinadores, formar dirigentes, formar árbitros, detectar as pessoas. Eu inscrevo-os e vão tirar o curso à Federação", explica. "O desenvolvimento não é só fazer clubes. E quem treina os clubes? É preciso arranjar instalações desportivas, material… chamo-lhes eu: factores de desenvolvimento." Na lista de queixas estão hoje a escassez de crianças nalgumas escolas. A falta de apoio de alguns pais é outra das preocupações de Diogo Amoroso Lopes. "O desporto é uma oportunidade de poder educar e observar. Conhecemos a pessoa na mesa e no jogo. Temos que acompanhar, ver as reacções positivas e negativas. É com isso que se vai educar", explica.retirado do site: http://www.independentedecantanhede.com |
27/11/2008
Memórias (2)
Heloooo!!!I'm Banha...Petter Banha!
Ténis Nike...para o pé de atleta!
O estilo...a classe...o detalhe e a técnica...Guindaça Noel !!!
Luís para Pedro: Perdes mais um jogo e ...Rua!
Sentes orgulho por ser fotografado ao meu lado? disse Pedro Duarte!
São estes os mimos que nos alegram o coração
Começo por vos agradecer profundamente o gesto muito bonito que tiveram comigo. Reconheço que andava um pouco triste, pois as vitórias ultimamente não têm sido em número aproximado do que tinha pensado.Vocês, meus amigos, fizeram-me relembrar que as vitórias desportivas são bem menos importantes que o número e a qualidade das pessoas que nos dão alegrias bem maiores.
O clube regozija-se com a escolha de todos os seus atletas.


6...seis passes pro Guindaça e seis quedas ao lançar!

