18/01/2009

Excelentes vitórias no final do Campeonato Regional

Grande jogo e excelente vitória das nossas raparigas, que venceram as sub-16 em Reguengos por 65-41. Num jogo equilibrado até meio do terceiro período (30-30), a nossa equipa aumentou a intensidade defensiva e a eficácia no lançamento ao cesto. A evolução das nossas atletas já tinha ficado demonstrada no jogo anterior e que decidia o título regional, onde só uma desastrada arbitragem impediu essas conquista. Agora a diferença foi marcada pelo colectivo assente na prestação defensiva e numa enorme exibição de Sofia Machado.
Jogaram e marcaram: Ana Pasadas 8,Rita 4,Sónia 2,Cláudia 2,Ana Francisco 22, Sofia Machado 27.


Cadetes Masculinos vencem Bacelo e apuram-se para a final 4
A nossa equipa de sub 16 venceu folgadamente o Bacelo 76 -28 com uma exibição de luxo nos 1º,2º e 4º períodos. Assente numa defesa muito agressiva o adversário chegou ao intervalo com...10 pontos marcados. O inicio da 2ª parte registou uma atitude pouco concentrada e que se traduziu num parcial de 12-16, corrigidos no último 4º com um parcial de...29-2. Não seria justo destacar um ou outro jogador, pois a equipa esteve muito bem e nunca ficou dependente de J. Bernardo, pelo que jogaram Rui Dias 6,Miguel Poeira 4,Carlos Valente 5, Carlos Loureiro 3, João Figueira 18, Hugo Tomé 7, João Moran, J. Serra 2 e J. Bernardo 30.

07/01/2009

Competições para todos os escalões

Em Reguengos os nossos sub 12 venceram os Salesianos Évora, tendo depois perdido com o Atlético de Reguengos por um cesto de diferença. A decisão do torneio fica assim adiada para Évora.

A nossa equipa sénior venceu o AJES Estremoz por 67 - 45 num jogo que ficou marcado pelas excelentes exibições de Diogo Francisco (25 pontos) e Vasco Silvestre (41). O júnior iniciou o jogo de forma brilhante e no 1º período já tinha 12 pontos (3 triplos) em 19 da equipa. O sénior converteu 34 pontos nos 3 períodos seguintes.

Os Sub-18 da André Resende participaram no sábado no torneio internacional em Almendralejo (Espanha), classificando-se em 3º lugar, jogando contra equipas de grande qualidade (Almendralejo e Guadalupe de Badajoz). No dia seguinte defrontaram o A.M.Bº Bacêlo.

A 1ª parte mostrou uma equipa já com qualidade interessante e não deu grande chance ao adversário. O Bacelo reagiu e criou muitas dificuldades na 2ª parte. Fica assim em aberto uma final 4 muito disputada em que só se apuram 2 equipas para a taça nacional.


André Resende Sub-16 x André Resende Sub-19 em femininos...

Neste grande derby, a rivalidade deu origem a um dia de são convívio,mas com uma enorme vontade de vencer. O resultado foi o menos importante 62-56 e sobressaiu a estreia da jovem aquisição Daniela.

O AJES Estremoz venceu-nos em sub 16 por 59-46 mas a nossa equipa foi preparar-se para a final 4 e não levou o grande João Bernardo. Assim: J. Figueira, Moran,Miguel,Serra,Guilherme,Carlos e Hugo Tomé (21 pontos e m.v.p.) souberam lutar bravamente contra a excelente equipa de Estremoz.

Noticias de Espanha:

O torneio foi exigente em termos físicos,pelo que os mais fortes tiveram mais sucesso!




A comida espanhola são os bocadillhos(bahhh), pelo que as equipas organizadas providenciam a própria alimentação. A comitiva, bem liderada pelo Prof. Faustino, demonstrou qualidade a confeccionar a refeição e no momento do repasto, não esqueceram o seu mestre -Sérgio Rosmaninho - que nesse dia procurava as soluções matemáticas, num teste na Universidade de Évora.

Como se pode comprovar na foto, o álcool não serve apenas para desinfectar feridas...

A preparação física é fundamental no basquetebol, pelo que a inovação de exercícios físicos é fundamental!

17/12/2008

Iniciados masculinos vice-campeões regionais

Depois de venceram o Portalegre Basket e o Bacelo a nossa miudagem perdeu com o Reguengos o título regional. A diferença entre as duas equipas ainda é grande e a lesão de Carlos Valente logo no inicio do 2º período acelerou a derrota. Estiveram ambas as equipas de parabéns, bem como a organização da A.B.A. e o município de Estremoz.
O GDRAR irá agora aguardar o sorteio da taça nacional que envolverá 3 equipas do Algarve.
Nas fotos acima vemos o Sr. Presidente da Assembleia Geral da A.B.A. ( e pai do Ricardo Carvalho) a premiar a nossa excelente equipa. Merecem igualmente um especial agradecimento os vários pais que se deslocaram a Estremoz para apoiar a nossa equipa. estiveram presentes os pais Banha, Marques, Ciocolau (fazia anos num dos dias), Cuco, Fadista e Imaginário (esperamos não estar a esquecer nenhum. Ficámos assim em primeiro...no nº de assistentes...e na qualidade de "bocas" enviadas para dentro do campo. Aí o 1º lugar destacado vai para...Paulo BANHA!!!! O troféu ser+a entregue em cerimónia oficial.

Iniciados masculinos na Final 4 em Estremoz

Nos dias 19-20 e 21 as nossas vedetas vão discutir o título regional e um dos dois lugares que dão acesso à taça nacional. O primeiro jogo está agendado para sexta feira...às 22 horas !?
Parece estranho a hora escolhida e por essa razão a nossa equipa não apresentará alguns dos jovens, que por terem 12 anos, os seus pais entenderam ser excessivamente tardio o regresso a casa (00:30-01:00). A verdade é que a hora é imprópria para um jogo de séniores, quantomais para um jogo de miúdos.Mas os adultos cada vez pensam menos...nos miúdos e mais na actividade em si.

G.D.R. André Resende xPortalegre B. C.
ASC/BVRM/Terras d’el Rei x A.M.Bº Bacêlo

No Sábado à tarde e no Domingo de manhã decorrerão os restantes jogos.

Daremos noticias...

Atletas convocados para selecção Regional


Cristina Coelho,Beatriz Grilo,Sofia Barros e Maria Serrano estarão presentes nos dias 22 e 23 em Reguengos nos treinos da selecção de sub 14.

Nos sub 16 masculinos a escolha recaiu apenas em Rui Dias e João Bernardo.
O clube regozija-se com a escolha de todos os seus atletas.

16/12/2008

Sérgio Rosmaninho entrevistado pelo site Planeta Basket



O trabalho, a paixão pelo basquetebol e o prazer de aprender sempre cada vez mais são os ingredientes que conhecemos ao nosso Sérgio Rosmaninho. Esta dedicação começa a dar-lhe uma maior visibilidade nacional, mas "como santos da casa não fazem milagres" o mesmo não acontece aqui pelo nosso Alentejo.Vejam esta excelente entrevista onde permitam-nos destacar o justo elogio ao amigo comum Professor Manuel Alcarío.

Eis um grande depoimento daquele que já é um dos melhores treinadores de minibasket do país:





nota: Como somos amigos dele anexamos uma foto...que não tenha sido tirada após umas férias nos Açores ( para quem não sabe, é onde o rapaz trabalha que se desunha durante 4 horas no minibasket e penosamente se arrasta de touradas em petiscos nas restantes, deixando uns breves minutos para cochilar).

10/12/2008

Primeiro patrocínio para compra da carrinha

Angariado pelo "poste" dos sub 18 Miguel Faustino (que lhe dará direito de beber uma cervejinha com os mestres):
1 -Sr. Joaquim Carlos de Castro Caroço ............ 200 euros
2 -Família Moreira (Pedro e João)...................... 60 euros
já só ficam a faltar 6740 euros!

Fim de semana de convívio com...Atlético de Reguengos

Sub-16 Mas. André Resende 39 x ASC/BVRM/Terras d’el Rei 69

Os cadetes estão em crescendo e realizaram mais um bom jogo com a forte equipa de Reguengos. Foram inteligentes, disciplinados o jogaram sempre de forma colectiva. João Bernardo foi sempre bem defendido, mas os restantes souberam colmatar a falta de pontos do seu melhor jogador.Miguel foi sempre um bom base,Carlos Valente é sem dúvida a grande revelação do nosso clube e Figueira, finalmente realiza um jogo ponderado e foi decisivo para a melhoria da equipa. Serra,Guilherme Moran e Carlos souberam ajudar neste resultado que mostra melhorias.Jogaram e marcaram:

João Bernardo 15, João Figueira 6,Miguel Poeira 3,João Moran,Guilherme Ramalho, Zé Serra 2, Carlos Valente 2, Hugo Tomé 11.


Fem. André Resende 29 x ASC/BVRM/Terras d’el Rei Sub-19 101

As nossas cachopas tinham pela frente tarefa árdua, ao defrontar a equipa feminina mais forte da Alentejo e com a agravante de faltarem algumas das melhores jogadoras. Mas isso não as atemorizou e finalmente vimos um grande jogo de Sofia Machado, que soube defender,atacar,marcar pontos...

Jogaram e marcaram Sofia 19, Ana 10, Maria 2, Isabel,Wing e S.Barros.


Sub-14 Mas. André Resende x A.S.C./B.V.R.M./Terras d’el Rei A

Os nossos petizes pretendiam mostrar que o resultado desastroso em Reguengos havia sido causado por factores estranhos e que a diferença entre as equipas não era aquela. Conseguiram! Jogaram bem e ainda o podem fazer melhor. Vem aí a fase final e o eventual apuramento para a taça nacional.Jogaram e marcaram: Carlos,Fadista,Diogo,Roberto,P.Marques,Sabarigo,Cuco,Banha


Sub-14 Fem. André Resende 35 x A.S.C./B.V.R.M./Terras d’el Rei A 46

Jogo bem disputado e com a particularidade da nossa equipa ser orientada pela Ana Oliveira.

Sub 18 masc. Portalegre 27 x André de Resende 101

À redacção deste blog chegaram as noticias que mostraram a nossa equipa de juniores que consegui estar vinte minutos sem sofrer pontos e...um atleta nosso que antes de entrar em campo lançou um olhar furtivo e um comentário à filha do árbitro...jogou 3 minutos fez 4 faltas, mais uns turn-overs! Conclusão: para a próxima vê se o pai está por perto!

07/12/2008

Fim de semana com algumas decisões

Neste fim-de-semana as nossas equipas femininas decidiram as respectivas classificações apesar de ainda faltarem algumas jornadas para o final do campeonato. Assim:
Sub 14 femininos - Reguengos B 39 x André de Resende 37
Jogo renhido que as nossas vedetas mereciam ter ganho

Jogaram e marcaram: Isabel P (11), L.Ramalhosa (6),J.Rosado(6), Inês (2),J. Sabarigo,M.Baltasar(6) e Maria Serrano (6).
Jogo equilibrado e decidido no minuto final. A nossa equipa ficou assim no 2º lugar do respectivo campeonato. Merece especial destaque a prestação da Nuchinha II (Inês), Maria Serrano que evolui de dia para dia e das aquisições Isabel e Wing Wong (qual Yao Ming do basket alentejano).
Sub 14 Masculinos Despertar 27 x André de Resende 57
Grande jogatana dos nossos iniciados que assim se apuraram para a final four. Destaque para o abafo fabuloso do nosso Shaquile Imaginário que levou os adeptos ao delírio.

Seniores - Bacelo 85 x André de Resende 53
Com este resultado a nossa equipa queda-se pelo 3º lugar neste torneio, bem longe da equipa que esteve presente por duas vezes consecutivas na final four da Taça do Alentejo.
Jogaram e marcaram: Guindaça (saiu por lesão logo no inicio), Diogo (10),Aniceto (8),Rui Nepomuceno,Faustino (2),Canelas (12) e Tiago R(21).
Num jogo que começou com 10-23 demonstra o receio e a fraca atitude dos nossos atletas. O 2º período e a excelente exibição de Tiago R. trouxe a nossa equipa ao jogo com um 2º período de 24-20. O 3º período mostrou novo descalabro 4-21 e nada mais a dizer tal a pobreza da exibição. A mudança para zona 1:3:1 alterou o panorama e o 4ºperíodo ficou empatado a 16 pontos.
Em resumo pode afirmar-se que esta equipa constituída por atletas de sub 18 tem potencial, é constituída por atletas que são inteligentes e gostam de jogar, mas falta-lhes atitude competitiva para jogar a um nível superior.
Um grande pormenor sobre o jogo que foi bem disputado e arbitrado merece destaque: a atitude que os atletas do A.M.B.Bacelo tiveram nos últimos segundos do jogo e que se conta em poucas linhas: O treinador pelo segundo jogo consecutivo solicita um desconto de tempo a poucos segundos do final do jogo, estando a vencer por trinta pontos. Esta atitude revela enorme falta de respeito por quem perdeu e que não enobrece quem a pratica. Contrariando as indicações de falta de respeito do adulto, os jovens atletas do Bacelo resolveram não realizar o último ataque, demonstrando ao seu adversário que respeitavam o seu empenho e atitude, mas mais do que isso, ensinaram ao seu treinador qual a atitude a ter na vitória.
Nós que criticámos algumas atitudes no passado de alguns destes desportistas, hoje tiramos-lhes o chapéu por duas razões: ganharam e souberam fazê-lo. Saibam também contagiar a pequenez de alguns adultos.

Sub 18 Masculinos A. Reguengos 106 x André de Resende 51
A crónica do jogo anterior é exactamente igual a esta, tendo apenas a atenuante do cansaço de dois jogos intensos em dias seguidos. Assim jogaram e marcaram: Diogo(8),Aniceto(11),Tiago(4),Canelas(5) e J. Bernardo(mais uma enorme exibição)23. Hugo,Rui Dias,Nepomuceno Faustino,Figueira e Miguel Poeira ficaram em branco! Enorme exibição de J. Bernardo.
Períodos 27-6 ; 26-11 ;31 -12 e 22-22.
Sub 16 femininas A. Reguengos 59 x André de Resende 53
Grande jogo...mereciam a vitória, mas foram traídas por árbitro de fraca qualidade !

Jogaram e marcaram: Pasadas 6,Maria 2, Sónia 2, Isabel, Cláudia 8, Ana F. 26, Beatriz 2 e R. Matos 2. Fabulosa exibição de Sónia Vilar que merece esta foto...linda!
A nossa equipa feminina entrou muito mal e aos 5 minutos já perdia por 2-17. A mudança táctica, mas essencialmente de atitude competitiva, mostrou uma nova equipa. Desde este momento até aos 33 minutos recuperaram sempre e empataram a partida com uma enorme exibição colectiva. Todas as atletas lutaram até ao limite e a vitória não lhes iria fugir. Num minuto, a saída de Sónia Vilar e duas patéticas decisões de um árbitro (fraquinho) que invalidou dois cestos com falta, transformando-os em faltas atacantes que corresponderam à 4ª e 5ª faltas de Ana Francisco (26 pontos e enorme exibição). A equipa não se desuniu e lutou até ao fim pela vitória que não conseguiu. Excelente arbitragem de Aires de Sousa, que soube ser pedagógico em momentos difíceis.

30/11/2008

Amoroso lopes - dispensa apresentação e faz-nos pensar

Diogo Amoroso Lopes – Cheguei a treinar cinco horas por dia Imprimir e-mail
Escrito por Cátia Figueiredo
09-Jan-2008
Ao olhar para o calendário, Diogo Amoroso Lopes contabiliza hoje 54 anos ligados ao basquetebol. Como treinador e jogador passou por Coimbra, Moçambique, Açores e chegou mesmo a representar a Selecção Nacional. Em 1999 chegou a Cantanhede para coordenar um projecto municipal de incentivo à prática da modalidade, ao qual continua ainda hoje ligado. O desportista recuou no tempo e recordou com o Independente de Cantanhede aquele que foi um dos momentos "mais bonitos" da sua vida desportista.

"Eu penso que o mais bonito na minha vida, na actividade desportiva, aconteceu quando tinha dez anos. Um senhor da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, dirigiu-se a minha casa para solicitar ao meu pai se eu podia jogar basquetebol", recorda Diogo Amoroso Lopes, hoje com 64 anos.

Foi em 1953 que surgiu o primeiro convite para a modalidade desportiva, prática de que nunca mais se conseguiu desligar. O gosto pelo desporto já existia e, conta, qualquer tempo livre na escola era aproveitado para dar uma escapadela até ao campo de Santa Cruz, em Coimbra, onde vivia. É numa destas escapadelas para jogar futebol que um jovem pertencente à equipa de basquetebol da Associação Académica de Coimbra o vê e lhe faz a proposta de jogar no clube. "Lá viu que eu tinha uma capacidade motora que lhe interessava, ou postura, ou comportamento, não sei", conta.

O que mais marcou Diogo Amoroso Lopes, recorda agora, foi a preocupação do jovem estudante com a sua colectividade. "Esse senhor, o doutor Lúcio Lemos, foi a minha casa pedir ao meu pai, porque no deporto colectivo tenho que trabalhar para os meus colegas", reforça.

É com este episódio que se apercebe duma preocupação existente no desporto com o colectivo e do trabalho em função dele. Com o passar dos anos, viu tratar-se de algo essencial à prática desportiva e é hoje um dos principiais ensinamentos que passa aos jovens com que lida. "Eles são obrigados a estudar ao sábado e ao domingo para não faltarem ao treino de segunda", conta. "É que se tiram negativas, nós 'castigamo-los' internamente, sem jogar. E o grupo sabe que ele pode prejudicar a equipa porque não estudou. Tem que trabalhar para a comunidade."

Educação desportiva começa desde pequeno

"Eu tinha uma sensibilidade para o deporto por causa do meu pai", conta. Aos dez anos não tinha ainda nenhuma predilecção especial pelo basquetebol, mas já então gozava de uma forte educação desportiva. O pai foi praticante de diversas modalidades e o filho habituou-se desde cedo a seguir os passos do progenitor nesse campo. "Eu pratiquei futebol, andebol, basquetebol… Vários desportos. O meu pai praticou muito mais", conta.

Com o passar do tempo, é o basquetebol que se torna na modalidade principal, ficando os restantes desportos como actividades pontuais. A Académica de Coimbra mantém-se o seu clube até 1965, altura em que se oferece para a Guerra Colonial e vai para Moçambique. Em terras africanas é convidado também para jogar basquetebol e é na Associação Académica de Moçambique que começa a dar os primeiros passos como treinador.

Em Moçambique, Diogo Amoroso Lopes apaixona-se pela terra, pela luz, pelo calor, pela humidade, pela cor e pelos cheiros. "África era África, não há palavras para dizer o que aquilo é", explica. Recebeu alguns convites para voltar a Coimbra, mas a paixão por aquele continente fê-lo recusar.

Disciplina é essencial no desporto

Estava ainda em Moçambique quando um outro momento marcante aconteceu na vida do desportista. Em 1970 participa no Campeonato do Mundo Universitário pela Selecção Nacional, em Turim. "Dói muito lá chegar, é preciso trabalhar muito. Já naquela época cheguei a treinar cinco horas por dia", recorda, "mas é uma experiência fora do vulgar."

Cerca de dois anos depois acaba por deixar a carreira de jogador e passa a dedicar-se apenas ao trabalho de treinador. O curso de matemática que tirou nunca o exerce e, em 1975, o 25 de Abril trá-lo de volta a Portugal.

Até 1987 volta a estar ligado ao desporto de Coimbra e seguem-se dois anos como coordenador de basquetebol no Açores. O currículo continua com mais uma época ligado aos clubes de Coimbra, até que, em 1999, chega a Cantanhede.

No percurso que soma hoje já 54 anos ligado ao basquetebol, Diogo Amoroso Lopes encontrou ainda tempo para ajudar na formação de alguns clubes.

A disciplina garante ser um dos requisitos fundamentais para manter uma carreira desportiva, disciplina essa que o pai lhe passou desde muito novo e que ainda hoje impõe a si próprio. "Eu tenho que me disciplinar. Sou obrigado a fazer o meu planeamento e a cumpri-lo", explica. "Se eu não planear tudo, não vou a nenhum lado. Se eu não for disciplinado, como é que os meus atletas hão-de ser disciplinados?"

Desporto também é educação

Um projecto do município trouxe-o a Cantanhede em 1999 para consolidar o basquetebol no concelho. Desde então que se mantém a morar em Quintã (Cadima).

A iniciativa, conta, já viu nascer 10 clubes. Hoje mantém-se apenas seis, embora alguns tenham mais do que uma equipa. "A minha função não é ser treinador, é formar treinadores, formar dirigentes, formar árbitros, detectar as pessoas. Eu inscrevo-os e vão tirar o curso à Federação", explica. "O desenvolvimento não é só fazer clubes. E quem treina os clubes? É preciso arranjar instalações desportivas, material… chamo-lhes eu: factores de desenvolvimento."

Na lista de queixas estão hoje a escassez de crianças nalgumas escolas. A falta de apoio de alguns pais é outra das preocupações de Diogo Amoroso Lopes. "O desporto é uma oportunidade de poder educar e observar. Conhecemos a pessoa na mesa e no jogo. Temos que acompanhar, ver as reacções positivas e negativas. É com isso que se vai educar", explica.

retirado do site:
http://www.independentedecantanhede.com