10/03/2009

Os mais da jornada

Carlos Valente - 42 pontos contra o Imortal e excelente campeonato de sub 14,
mas deve a distinção à gande exibição da sua equipa.

A excelente exibição e os 18 pontos contra Reguengos justificam o destaque. A excelente defesa que fez em Reguengos e que permitiu à equipa quase chegar à vitória


Hugo e João Figueira - rezam as crónicas que foram dos melhores cadetes no fim-de semana

João Bernardo - Foi o melhor dos juniores ainda com idade de cadete

09/03/2009

Quando os pais mimam os filhos..e os amigos destes!

Esta época os resultados desportivos estão longe do desejado e este fim de semana também não fugiu à regra. Nos momentos difíceis é que se conhecem as grandes pessoas e os amigos.Ora a grande maioria dos nossos atletas e pais têm dado essa resposta positiva.Quando algo corre mal,o azar é atraído. A equipa de juniores sofreu mais um contratempo, ao avariar a carrinha a na estrada para a Marinha Grande. Infelizmente o transporte que a ARPIE gentilmente nos cede, avariou e ficou criada uma situação constrangedora, sendo necessário proceder ao transbordo dos atletas. O pai do Miguel Poeira foi inexcedível.No dia seguinte e perante a tristeza da derrota, foi a vez do pai do Bruno Canelas que com a sua simpatia contagiante e habitual, soube mimar os atletas.Estas lições marcam e para além dos filhos, também os outros pais devem reconhecer estes gestos. Nos cadetes, foi o pai"Moran" e o pai do Rui a mimar a miudagem, incluindo no menu uns paezinhos com chouriço, depois de uma barrigada de pontos sofridos.Mas o pai "Grilo" não se ficou atrás nas cadetes femininas, pois brindou-as com uma "condução especial" e um lanchinho, mesmo quando a filha lhe lesionou a avó com uma violenta cotovelada a exemplificar a lesão sofrida no jogo.Pobre avó Grilo.
Eis os resultados deste fim-de-semana.
Sub 18 S.C. Marinhense 80 GDRAR 46
Jogo sem história numa viagem atribulada
Eléctrico GDRAR
Num jogo que era obrigatório vencer, estivemos a liderar o marcador a dois
minutos do fim, deitando tudo a perder transformando 4 pontos positivos em 9 negativos.
Sub 16 S.C. Marinhense GDRAR
Desfalcada de João Bernardo, a equipa de sub 16 realizou o seu primeiro jogo da taça nacional tendo o resultado final ficado definido na diferença de pontos dos primeiros 12 minutos.Os nossos rapazes realizaram uma boa exibição mas a inexperiência foi determinante.
Chamusca 91 GDRAR 50
A diferença entre as equipas era demasiada, mas registe-se o progresso relativamente ao ano anterior.
Sub 16 Feminino GDRAR 26 Algueirão 87
A equipa da ex seleccionadora nacional Isabel R. dos Santos é a melhor equipa do torneio, mas foi um bom jogo com uma excelente arbitragem.Nota de grande destaque para as treinadoras Sofia Machado e Inês Oliveira...têm futuro e uniram a equipa.
A. Reguengos 78 GDRAR 66
Excelente jogo, com emoção, alterações tácticas e soberbas exibições individuais e colectiva da nossa equipa.
Jogaram: Ana Pasadas 1,Sónia Vilar (fabulosa exibição e 18 pontos),Ana Francisco (jogou lesionada, metade do tempo e...17 pontos),Beatriz Grilo 7 (depois da "agressão à avó) contemplou a familia com excelente exibição,Cristina Coelho 4 (a melhor exibição da época),W.Wong,Rita Matos 12 (record da época e grande exibição, faltando ainda participar nos ressaltos defensivos),Cláudia Rainha 7 (só falta marcar mais pontos, pois é determinante na exibição da sua equipa).
Sub 14 GDRAR 66 Imortal 85
No jogo do Algarve os nossos petizes haviam perdido por 115-45. No intervalo deste jogo perdiam por 24-34. Esta comparação mostra a evolução destes atletas. Que bem jogaram, defendendo como poucos e atacando sem medo do adversário.Um grande jogo.
Nota do redactor: Temos criticado de forma contundente a postura de alguns árbitros da nossa região, dando conta neste blog da insatisfação de todos nós por atitudes que reprovámos. Hoje é justo destacar a EXCELENTE ARBITRAGEM EM TODOS OS JOGOS QUE PARTICIPÁMOS.
No pavilhão André de Resende estiveram dois árbitros que souberam aliar a sua qualidade e conhecimentos do jogo com atitudes pedagógicas de registo. Mereceram o elogio de todos: Aires de Sousa e Ricardo Caeiro.
Mas a justiça "a seu dono" e em Reguengos Jorge Agostinho esteve ao nível a que nos habituou, mas J. Galego soube mostrar que quando quer sabe ter uma postura correcta e ser isento. O nosso elogio e note-se que as nossas equipas saíram derrotadas.

04/03/2009

Dos Juniores

" Tudo começou com uma simples brincadeira, e a partir daí formou-se o grande treinador que é hoje. Pode-se dizer que tem os seus objectivos… A cada segundo eles mudam, mas é apenas o seu objectivo básico que permanece, "dar o melhor que pode, fazer o melhor que sabe". É isso que ele faz em campo e não só. É dedicado aquilo que ama, esforçado por aquilo que faz, lutador por aquilo que perde mas acima de tudo, digno por aquilo que vence. O único que faz tudo para não baixar os braços, o único que ajuda os outros a levantar a cabeça. Vejo-o como alguém que gosta de ser valorizado por algo que faz bem, e alertado por algo onde errou e sabe que pode fazer melhor.
Não chora, porque o Basquet o faz feliz, não desiste porque o Basquet é aquilo que ama… Apenas sorri porque sabe que dá sempre o melhor, apenas luta porque sabe que consegue. Ele conquista aqueles que o rodeiam em campo, a sua magia muda todos, ninguém é capaz de ficar indiferente. Não é o melhor por vencer, é o melhor por lutar."

OBRIGADO POR TUDO, AMIGO SÉRGIO!

02/03/2009

Taça Nacional com sabor amargo

Taça Nacional de sub 14 masculinos: GDRAR 46 Juventude 98 (22-21;5-20;3-28 e 10-19)
Taça Nacional de sub 16 Femininos : GDRAR 16 Quinta dos Lombos 104
Santarém B.C. 98 GDRAR 38 ( 3-30;20-19;11-24 e 4-25)
Taça Nacional de Sub 18 Masculinos: GDRAR 57 Imortal 70 (10-23;17-12;10-16 e 20-19)
Análise:
- A equipa de sub 14 chegou ao fim do 1º período a vencer, mas a diferença para os seus competidores é enorme. Não será fácil ganhar um jogo na competição, mas os adversário que não se distraiam...
- A equipa de sub 16 femininos está a começar a competição defrontando as equipas mais fortes, mas está igualmente abaixo do que dela se esperava.Contudo as raparigas deram um excelente exemplo ao apresentarem-se hoje no pavilhão.para treinar com os cadetes...um dia após as duas derrotas por números exagerados.Outros ficariam em casa a curtir a tristeza.Um APLAUSO!
Os Juniores estão na competição que levará os apaixonados do basket ao pavilhão. As equipas são muito fortes, mas os nossos rapazes têm disputado todos os jogos até ao fim.O jogo contra o Imortal foi lindo de ver:emoção,jogadores com qualidade, mutações tácticas de ambas as equipas...
Pena que no Alentejo seja tão difícil enquadrar estes jogos com um ambiente festivo e atrair mais público.Provincianismo ou mentalidade retrógrada?
A equipa senior está à beira da eliminação da taça Alentejo ao perder por 14 pontos com os sub 20 do Bacelo. A acontecer será a 1ª vez nos últimos anos em que não estaremos na final 4.

22/02/2009

André de Resende no Diário do Sul

O Diário do Sul publicou ontem dia 21 de Fevereiro uma reportagem sobre o nosso clube. Leiam e guardem.

Queluz 65 GDRAR 57

Os júniores perderam com a forte equipa da linha, naquela que foi a melhor exibição da época. A nossa equipa entrou temerosa e ficou logo a perder 2-10. A rotação dos jogadores do banco e uma defesa agressiva face à diferença com os postes adversários levou a 30-36 como resultado ao intervalo. O final do terceiro período já dava uma vantagem de apenas 3 pontos para os lisboetas e aos 52-50 já a André de Resende estava na frente. Os últimos 3 minutos trouxeram o revés a a justa vitória do Queluz,perante a excelente exibição de todos os envolvidos. Jogaram: Nepomuceno,Diogo 4,Dias,Aniceto 9,Hugo,Faustino 2,Figueira,Miguel,Rosado 17,Canelas 11 e Bernardo 14.

20/02/2009

Atletas da André de Resende nas Selecções Regionais

SELECÇÃO REGIONAL SUB-16 FEMININOS

Nos dias 23 e 25 de Fevereiro, realizam-se treinos de preparação da Selecção Regional de Sub-16 Femininos.

Local:Pavilhão de Reguengos de Monsaraz (!!!)

ATLETAS

Ana Francisco Ana Oliveira Ana Pasadas Cláudia Rainha Rita Matos e Sónia Vilar.

SELECÇÃO REGIONAL SUB-14 MASCULINOS

treinos de preparação, no dia 25 de Fevereiro, em Reguengos de Monsaraz (!!!!!!).

Dias: 25 de Fevereiro

ATLETAS Alexandre Cuco Carlos Valente Pedro Fadista

TORNEIO INTERNACIONAL DE CARNAVAL – CIDADE DE ÉVORA

Selecção de Sub-14 Femininos

ATLETAS CONVOCADAS Beatriz Grilo - Maria Serrano - Sofia Barros - Cristina Coelho

Selecção de Sub-16 Masculinos

ATLETAS CONVOCADOS João Bernardo – Rui Dias

12/02/2009

Fim de semana cheio de basket

Resultados Sub 12 -
Não conseguiram vencer o Atlético de Reguengos e apesar da emoção até final ficaram a 4 pontos do objectivo e como tal em 2º lugar no campeonato.

Sub 16 Femininos - Juventude V.R. 37 - GDRAR 14
Como descobrir a fórmula para ganhar...e perder!
A equipa de Évora esteve a vencer até aos 16 minutos e repentinamente Cláudia Rainha comete 2 faltas desnecessárias, Beatriz Grilo apaga-se,Ana Pasadas apenas marca presença e Sónia Vilar que até aí estava em excelente plano desaparece do jogo até ao final. A falta de algumas atletas não justifica nem mesmo a dificuldade de jogadoras que saíram do banco, mas que pouco acrescentaram. Ficou assim o amargo de perder um jogo que claramente estava ao alcance do GDRAR, mas a falta de qualidade ficou expressa nos 14 (!!!) pontos marcados. As nossas raparigas têm obrigação de fazer mais.

sub 14 masculino Ferragudo 87 - GDRAR 55
A melhor exibição da época

O confronto entre as duas equipas foi uma diferença entre uns gigantes "afro-europeus"de 13 anos(?) e uns "pigmeus" alentejanos, cujo atleta mais alto era mais pequeno que qualquer um dos cinco mais altos do adversário. Os primeiros minutos mostraram o receio dos petizes que ora perdiam todos os ressaltos, ora eram contrariados em todos os lançamentos. No meio do primeiro período o brio dos eborenses fez com que o jogo se tornasse mais rápido a atacar e chegar ao cesto antes do adversário e uma defesa no limite da agressividade, única fórmula de contrariar a diferença de estatura e peso. A vitória nos 2 períodos da 2ª parte e o desnorte dos algarvios não chegou para a vitória no jogo, mas os muitos pais que se deslocaram ao Algarve ficaram impressionado com a qualidade e o empenho de todos os atletas da André de Resende. Uma exibição para relembrar. Assim vão ganhar jogos na Taça Nacional.
Fadista 7,Gonçalo,Banha 4,Leandro,Imaginário 7,Cuco 8,Joaquim,Orvalho 3,Rodrigo,Bilou, Pedro Marques (grande exibição a defender um gigante) e Carlos Valente 25 e mais uma exibição notável a defender e atacar.
parciais: 32-6;28-14; 13-16 e 14-19

sub 18 GDRAR 67 - Despertar
- 70

O primeiro jogo do nacional criou grande expectativa quanto ao desempenho de uma equipa que esta época tem tido um comportamento bi-polar. Foi exactamente esta a atitude ao longo do jogo, onde o empenho e a constância de atletas como Bruno canelas e João Bernardo choca com a inconstância da maioria. Uma defesa demasiado permeável com excesso de recurso a faltas que levaram o adversário a 38(!) lances livres e um ataque sem agressividade e lento colocava a equipa de Beja em superioridade no marcador. O último período mostrou a outra face com outro desempenho individual, nomeadamente da dupla de bases Diogo Francisco-Tiago Rosado. A velocidade do jogo mudou radicalmente, claramente demonstrada nos seguintes parciais:
1º período 11-20 ; 2º período :13 -16; 3º período: 15-15 ; 4º período: 28 - 19 !
Mas outros indicadores também contribuíram: 32 lances livres tentados, 7 sete convertidos. Os jovens nem os 5 segundos para se concentrar utilizam. Mas atente-se noutro pormenor:
Rui Dias (3) e Bruno Canelas (1) e M. Poeira (2) marcaram poucos pontos mas foram sempre agressivos a defender, compensando na defesa o que não conseguiam no ataque. Hugo Tomé, M. Faustino (2) e J. Figueira não acrescentaram, mas não foi por si que a equipa jogou mal. João Bernardo (33) apesar de defender mal, foi um dos poucos que ganhou ressaltos defensivos e mostrou a constância ao longo do jogo, fazendo mais uma grande exibição. Mas os 2 pontos de Diogo Francisco e os 6 de Pedro Aniceto são pouco para quem tem um peso maior na equipa. E o que dizer de Tiago Rosado: DOIS pontos nos primeiros 3 períodos mostra uma confrangedora passividade ofensiva e defensiva que contrastou com 16(dezasseis) no último período. A atitude e a qualidade demorou assim dois terços do jogo para surgir.
A derrota nos últimos segundos e a atitude demonstrada no último período dão esperança para um campeonato idêntico ao do ano anterior. Assim todos joguem com mais alegria e empenho, entendendo que o somatório do individual acrescenta à equipa. Oxalá tenhamos todos aprendido a lição.

SENIORES GDRAR 66 -ESTREMOZ 54 com a apresentação de um(a) ATLETA SURPRESA.
O nosso "Pinto da Costa" fez uma aquisição para a equipa sénior que deslumbrou a "aficcion"! SOFIA MACHADO : 5 pontos 3 ressaltos 5 assistências; grande contratação!
A equipa bem liderada por Sérgio Rosmaninho (13) e Vasco Silvestre (23) contou ainda com o júnior Rui Nepomuceno (6) e a estreia do "velho" Ganhão (19) que mesmo destilando suor no aquecimento, fruto de uma vida desportiva sedentária com alternância entre a cadeira e o sofá, mostrou que quem sabe...nunca esquece!
Eis algumas fotos do fim-de-semana (com legendas)

8 beldades na praia A única veraneante que foi de botas para a praia...saloia!!! Ganda Bocha a do velhote...saloio!!!! Só lhe faltou a mantinha aos quadrados...Saloia! Um passeio a Ayamonte (algures entre Gibraltar,Ceuta e V.R. Stº António

nota: os caros leitores repararam que não há fotos do jogo das cachopas...seria uma delicia! Mas se quiserem estamos a revelar uns segredos de um dia agradável:

Uma - "Malta, vamos a Espanha?" a outra: -E paga-se? Uma: Este é o extremo sudeste de Portugal. Como se chama o outro extremo? A outra: "Ceuta"!

09/02/2009

Sub 14 começaram mal a Taça Nacional

A nossa equipa de sub 14 começou da pior forma o torneio perdendo em Albufeira por 45-115. Reconhecendo que mais de metade dos atletas participavam pela primeira vez na taça nacional e que a maioria são iniciados de 1º ano, o inicio do jogo foi catastrófico: 2-42(!) os períodos seguintes mostraram mais equilíbrio:10-25;12-29 e 21-19. Se a história do jogo ficou traçado nos primeiros dez minutos, merecem destaque a enorme exibição de Carlos Valente (mvp) alicerçada na qualidade técnica bem como no empenho. Os companheiros de equipa de quem se esperava bem mais, tardaram a aparecer - Alexandre só no 4º período- e Pedro Banha que para além do completo alheamento, esteve sempre alheado do jogo.
Jogaram: Carlos Valente 33,Alexandre 10,Pedro Marques 2,Constantin,Imaginário,Leandro,Pedro Banha,Pedro Bilou e J. Leandro.
A presença de muito público e dos pais dos nossos atletas (Banha,Cuco e Imaginário) são igualmente registo positivo.

07/02/2009

Um clube especial... e cada dia melhor!

Um clube é um conjunto de pessoas que se unem em torno de um ideal. O nosso é que jovens de formação pessoal sólida se divirtam a jogar basquetebol, aprendendo o espírito do jogo e a sua aplicação na vida. Esta época superámos os nossos objectivos ao classificar QUATRO equipas para as competições nacionais. Este propósito trouxe-nos uma boa dor de cabeça, nomeadamente o transporte de tantas equipas. Lançámo-nos então na compra de uma carrinha e eis que os pais dos nossos atletas demonstraram que também eles acreditam no nosso ideal. Até ao momento já conseguimos os seguintes apoios:
Mc Donald......200 euros + Óptica Havaneza ...... 150 euros + ...
AJUDA DOS PAIS....810 EUROS

A Cãmara Municipal de Évora contribui no final de cada época com uma verba correspondente a cerca de 40% do nosso orçamento. Esta só é paga na época seguinte,pelo que durante estas épocas temos sido nós,com a ajuda dos pais a emprestar as verbas necessárias ao funcionamento da secção. O valor atribuído pela época 2007/08 foi de 4100 euros e permitia colocar o saldo equilibrado, mas para conseguirmos o objectivo os treinadores decidiram que a verba destinada a saldar as dívidas do ano anterior fosse canalizada para a carrinha. Neste sentido a dívida que o GDRAR tem com Sérgio Rosmaninho,Vasco Silvestre e Luís Francisco será saldada posteriormente.

TOTAL ATÉ AO MOMENTO: 5260 EUROS....