13/04/2009
29/03/2009
Uma época para esquecer?
Sub 16 Fem GDRAR 25 - Juventude Basket - 53
A esperança da primeira vitória cedo se esfumou, pois as nossas raparigas depressa cometeram erros infantis e ofereceram cestos fáceis às adversárias. Quase todas defendiam mal, excepto Cláudia e Wing e a diferença de 16 pontos ao intervalo era normal. A segunda parte revelou enorme diferença, principalmente as Anas Pasadas e Francisco e a André de Resende parecia aproximar-se para discutir o resultado, quando de repente Sónia e A. Francisco saem com 5 faltas e a equipa fica entregue a Cláudia Rainha (que grande exibição).
Sub 16 masc. GDRAR 56 - Tubarões da Quarteira 61
Não há palavras para definir a exibição da equipa de cadetes! Vejam-se os parciais da 1ª parte : 12-22(!) e 7(!) 13. Contra uma equipa mais do que acessível, os nossos jovens tinham como objectivo não sofrer mais do que 50 pontos e ao intervalo já o adversário havia convertido 35.
Na 2ª parte surge o milagre: os nossos rapazes atenuaram o medo dos adversários e melhoraram a sua defesa. Resultado: 20-15 e 19 -11. Para esta melhoria contribuiu Carlos Valente com 10 pontos na 2ª parte e uma garra que contagiou alguns dos colegas. Defendeu, atacou sem medo e aproximou a bola do cesto adversário. Hugo Tomé (8 pontos) esteve longe do que esperava, pouco esclarecido a atacar e defendendo(?) com demasiado receio do contacto, quando o jogo exigia o contrário. Rui Dias foi o reflexo da equipa: jogou com garra e algum esclarecimento...na 2ª parte (5pontos + 12). Nunca foi capaz de executar lançamentos fáceis na passada, optando por soluções mais difíceis. Contudo tem o mérito de ter sido um lutador. João Moran e Serra jogaram...e que mais se pode dizer? Serra marcou 2 pontos. João Figueira é mais um dos exemplos da postura que não se deve ter num jogo de Basket. Converteu 5(!) pontos na 1ª parte em que nem na única vez que foi substituído ouviu a indicação do seu treinador, retirando do campo o jogador errado. Na 2ª parte converteu 12 pontos...mas 10 deles foram em dois momentos consecutivos, u seja dos 20 minutos que jogou, converteu cestos durante 2 acções defensivas. A sua postura em campo quando ataca é desconcentrada em relação ao jogo. A defender é por vezes insolente, pois nem nos minutos finais foi capaz de estar concentrado e foi a partir das suas faltas de atenção que o adversário conquistou um ressalto no lance livre e converteu em cesto, quando momentos antes tinha sofrido um triplo por estar distraído a rir de algo paralelo ao jogo.
Evidentemente que para ganhar jogos não basta dizer muitas vezes que queremos. É DEMONSTRANDO DENTRO DE CAMPO A AMBIÇÃO E O QUERER! Não tem sido isto que todos nós temos visto. Na Chamusca e em Faro estiveram muito bem. Em Évora as exibições têm sido miseráveis!nota: dos últimos 21 pontos dos Tubarões, 16 foram da linha de lance livre.
27/03/2009
Festa de Portimão 2009
entre os quatro escalões em competição.


A equipa de sub 14 femininos onde estiveram Maria Serrano e Beatriz Grilo
A equipa de sub 16 feminina onde actuaram Cláudia Rainha,Sónia Vilar, Ana Pasadas e Ana Francisco classificou-se como a última das associações do país, tendo apenas vencido o Desporto Escolar algarvio. Foi a grande decepção das equipas que representaram a nossa região. No escalão de sub 14 regista-se a participação de atletas de quatro clubes,significando assim uma melhoria de vários emblemas na nossa região.
22/03/2009
Finalmente uma vitória
Olhanense 79 GDRAR 83
Os nossos juniores finalmente venceram o primeiro jogo da taça nacional...e que vitória. Num jogo equilibrado e empolgante, a pressão em campo inteiro dos últimos minutos aliada a um jogo colectivo deu uma vitória sobre uma equipa que havia vencido os melhores.Grande jogo de Rui N., Tiago Rosado e ...Guindaça que converteu 5 em 6 lances livres nos momentos decisivos.
Despertar 63 GDRAR 59
Esperava-se que finalmente as vitórias iriam ressurgir,mas ainda não foi desta e a equipa de Beja conseguiu ser mais serena nos minutos finais. Os nossos jogaram mais uma vez bem,mas as desconcentrações em momentos chave e alguns erros individuais estragam o que de bom fizeram na maioria do jogo.
Sub 16 masculinos
Farense 53 GDRAR 42
A equipa eborense entrou muito bem, defendendo com solidez e atacando com calma e clarividência, o que lhes permitiu estar a vencer até 4 minutos do final. Um parcial de 8-0 a 3 minutos do fim, fez ruir o sonho de vencer o primeiro jogo. Contudo fica o registo de uma excelente evolução numa equipa que é mais fraca que as restantes da sua competição. A continuar assim, os nossos cadetes irão vencer 3-4 jogos. Todos os atletas estiveram muito bem a defender, mas apenas Hugo Tomé,Rui Dias e J. Bernardo foram eficazes a atacar.
Sub 16 Femininos
N. Abrantes 80 GDRAR 21
A equipa eborense tarda em mostrar evolução necessária para ganhar jogos na taça nacional e mais desta vez o critério (igual para as duas equipas) utilizado pela arbitragem prejudicou a equipa que tem mais dificuldades técnicas. As sete faltas averbadas a cada equipa fez com que perto do cesto os contactos fossem exagerados e as nossas raparigas, faziam tudo bem excepto converter. A "doença" dos lances livres atacou a Ana Francisco (3 em 10), mas regista-se o regresso de Nuxa Oliveira.
Sub 14 Masculinos
No primeiro jogo orientado por Maria Trindade o ambiente em redor do jogo não podia ter sido pior. A dupla de arbitragem exigiu policiamento dentro e fora do pavilhão, o púbico tinha-os mimoseado no fim de semana anterior com apedrejamento das viaturas e impropérios vários. A tudo isto reagiram os nossos petizes realizando o último jogo da taça nacional de forma brilhante. É certo que a nossa equipa não venceu nenhum dos seis jogos da competição, mas para quem perdeu o 1º jogo por 50 pontos, disputar todos os restantes até ao final foi uma marca de registo. Os sub 14 foram a equipa do nossos clube que mais evoluiu esta época. Mereceram destaque:
Carlos Valente - Tecnicamente evoluído, humilde e muito competitivo, fizeram dele uma das revelações da época no clube.Vai terminar a época a jogar nos sub 16.
Alexandre Cuco - Os atributos acima descritos servem para este jovem que é um ano mais novo e portanto ainda mais inexperiente e menos forte. Como foi possível o seleccionador regional de iniciados prescindir dele e não perceber que vai ser um dos melhores da região na próxima época? Vai igualmente terminar a época nos sub 16.
Pedro Fadista - O líder no jogo de ontem...treinador, jogador e apenas com 13 anos.Outro dos preteridos da selecção regional. Mas que grande jogador.
19/03/2009
Fim de semana sem basket na André de Resende
Para os amantes do basket deverão ir ver a final da Taça em seniores femininos a decorrer na Arena de Évora. Terão assim oportunidade de ver grandes jogadoras e esperemos jogos emotivos. Apreciem as "ilegalidades" que é ver crianças em volta do recinto do jogo, público a torcer ruidosamente (proibido pelos dirigentes do conselho de arbitragem alentejano)... e mais ainda: vejam-se livres pelo menos um fim de semana dos Pestanas e Galegos deste Alentejo.
Já agonia só de os ver entrar num pavilhão, mas coitados, a culpa é de quem os manda para um campo de basket.
APRECIEM UM BASKET DE GRANDE NÍVEL
Luis Francisco
12/03/2009
Festival de Francesinhas
No próximo sábado 14 de Março não faltem na André de Resende:
PROGRAMA
09:30 - ABERTURA DO PAVILHÃO
Jogos de basket entre pais, filhos e amigos/as
12:30 Almoço de francesinhas com umas cervejinhas para os pais e suminho para os meninos/as
5 euros para angariar fundos para a carrinha (faltam 700 euros)
O Pinto da Costa irá providenciar para que a "menina" já esteja exposta à porta do pavilhão.
15:00 - Jogo sub 16 GDRAR - Basket de Albufeira
As nossas cachopas vão tentar dar-nos a 1ª vitória no nacional
17:00 Seniores GDRAR - Calipolense
Os "Bulls" vão desfazer...as Francesinhas!!!
NÃO FALTEM E TRAGAM UMA AMIGA/AMIGO,CARA METADE E SE MESMO ASSIM NÃO HOUVER...A MÃE E O PAI, ACOMPANHADOS DA AVÓ E AVÔ!!!
10/03/2009
Os mais da jornada
09/03/2009
Quando os pais mimam os filhos..e os amigos destes!
Eis os resultados deste fim-de-semana.
Sub 18 S.C. Marinhense 80 GDRAR 46
Jogo sem história numa viagem atribulada
Eléctrico GDRAR
Num jogo que era obrigatório vencer, estivemos a liderar o marcador a dois
minutos do fim, deitando tudo a perder transformando 4 pontos positivos em 9 negativos.
04/03/2009
Dos Juniores
Não chora, porque o Basquet o faz feliz, não desiste porque o Basquet é aquilo que ama… Apenas sorri porque sabe que dá sempre o melhor, apenas luta porque sabe que consegue. Ele conquista aqueles que o rodeiam em campo, a sua magia muda todos, ninguém é capaz de ficar indiferente. Não é o melhor por vencer, é o melhor por lutar."
OBRIGADO POR TUDO, AMIGO SÉRGIO!
02/03/2009
Taça Nacional com sabor amargo
Taça Nacional de sub 16 Femininos : GDRAR 16 Quinta dos Lombos 104
Santarém B.C. 98 GDRAR 38 ( 3-30;20-19;11-24 e 4-25)
Taça Nacional de Sub 18 Masculinos: GDRAR 57 Imortal 70 (10-23;17-12;10-16 e 20-19)
Análise:
- A equipa de sub 14 chegou ao fim do 1º período a vencer, mas a diferença para os seus competidores é enorme. Não será fácil ganhar um jogo na competição, mas os adversário que não se distraiam...
- A equipa de sub 16 femininos está a começar a competição defrontando as equipas mais fortes, mas está igualmente abaixo do que dela se esperava.Contudo as raparigas deram um excelente exemplo ao apresentarem-se hoje no pavilhão.para treinar com os cadetes...um dia após as duas derrotas por números exagerados.Outros ficariam em casa a curtir a tristeza.Um APLAUSO!
Os Juniores estão na competição que levará os apaixonados do basket ao pavilhão. As equipas são muito fortes, mas os nossos rapazes têm disputado todos os jogos até ao fim.O jogo contra o Imortal foi lindo de ver:emoção,jogadores com qualidade, mutações tácticas de ambas as equipas...
Pena que no Alentejo seja tão difícil enquadrar estes jogos com um ambiente festivo e atrair mais público.Provincianismo ou mentalidade retrógrada?
A equipa senior está à beira da eliminação da taça Alentejo ao perder por 14 pontos com os sub 20 do Bacelo. A acontecer será a 1ª vez nos últimos anos em que não estaremos na final 4.




