30/04/2009

Sucesso para elas...fracasso para eles!

Sub 18 Masculinos Santarém Basket 79 – GDRAR 37

GDRAR 41 – Olhanense 68

Bruno Canelas 5, Bruno Guindaça 10, Rui Nepomuceno , Diogo Francisco 7,Miguel Faustino 3 e Tiago Rosado 16

8-16;9-15;16-21;8-16

Terminou a participação da nossa equipa júnior na Taça Nacional. A época ficou aquém do esperado, mas serviu de ensinamento a todos nós. O dia seguinte é o do início de preparação de um novo ciclo. O jogo não teve grande história, conforme o comprovam os parciais e onde a desmotivação de gente que gosta de ganhar ficou bem patente, embora os amigos que foram ver a equipa jogar exigiam e mereciam uma atitude de maior empenho.

Sub 16 GDRAR 37- Chamusca 80

Carlos Valente 11, Carlos Loureiro 5, Rui Dias 11, Guilherme Ramalho, João Figueira 4, João Moran 2, Miguel Poeira 2 e José Serra .

8-19;14-23;9-26;6-10

Santarém Basket 94 – GDRAR 42

Carlos Valente 16, Carlos Loureiro 2, Rui Dias 4, Guilherme Ramalho 2, Hugo Tomé 2, João Figueira 8, João Moran, Miguel Poeira 5 e José Serra 3.

22-5;38-10;16-12;18-15

Jogos sem comentários!

Sub 16 Femininos Algueirão/ADESintra 73 – GDRAR 26


Ana Pasadas 6, Ana Francisco 6, Wing Wong, Cláudia Rainha 4, Rita Matos 1,Beatriz Grilo, Sofia Barros e Sónia Vilar 9

25-8;12-7;16-6;20-5

Grande empenho defensivo e rigor a atacar mas grande dificuldade de concretizar foi como se caracterizou o jogo contra a melhor equipa do campeonato. A nossa equipa melhorou e quando for capaz de ser mais eficiente, bater-se-á com as restantes equipas do seu escalão.

GDRAR 49 - Atlético de Reguengos 33

A primeira vitória de uma equipa que a procurava por vezes com demasiada ansiedade. As nossas raparigas demonstraram a enorme evolução que registavam nos aspectos defensivos do jogo. Neste conseguiram “apenas” que o adversário convertesse 4-quatro- lançamentos de campo nos primeiros 30 – trinta - minutos de jogo. A nossa equipa defendeu com empenho e rigor, tendo a equipa terminado com todas as jogadoras com quatro faltas (excepto Ana Oliveira) mas alguma ansiedade justifica o elevado número de lançamentos falhados. Felizmente que da linha de lance livre a pontaria estava afinada e converteram 11 em 18 tentativas. Todas as atletas estiveram muito bem e o mérito vai para o colectivo, mas o apoio do muito público que esteve presente ajudou à vitória.

A emoção do jogo e a alegria da vitória terminou contudo de forma triste com um gesto irreflectido de Cláudia Rainha.

Ana Pasadas 4 (cada vez joga melhor, só tremendo nos minutos finais), Ana Francisco 17 (defende mal e está muito lenta, mas foi decisiva na 2ª parte com 14 pontos, Ana Oliveira (melhora de jogo para jogo) 2, Wing Wong (marcou 2 importantes), Cláudia Rainha (terminou da pior forma a melhor época desde que joga basket e foi a melhor jogadora na taça nacional )12, Rita Matos (empenho e inteligência numa boa prestação) 4, Beatriz Grilo (voltou a ser a jogadora influente, precisando só de melhorar a qualidade de passe) 2, Sofia Barros e Sónia Vilar 6 (que garra…que empenho…vai ser grande jogadora!).

8-4;14-10;12-4;15-15

23/04/2009

Finalmente um fim-de semana com alegrias!

Sábado 25 Abril na Praça do Giraldo
Convívio de basket pais e atletas

Seniores GDRAR 54- Atlético Reguengos 53

Vasco Silvestre 22, Rui Arantes 21, Rui Ganhão 5, Luís Francisco, Sérgio Rosmaninho 6

18-16 ; 14-11;9-16; 13-10

Jogo interessante mas infelizmente sem árbitros oficiais, cujo equilíbrio está expresso nos parciais. As boas exibições de Rui Arantes e Vasco Silvestre destacaram-se numa equipa que soube defender bem e atacar com lentidão, mas com eficiência, pelo que mereceram a vitória. O Reguengos, constituído por atletas mais jovens, deram a sensação que poderiam ter vencido o jogo se tivessem jogado como o fizeram nos últimos três minutos. A vitória surgiu da linha de lance livre que Sérgio Rosmaninho converteu a três segundos do final A arbitragem realizada por jovens juniores esteve globalmente bem.

GDRAR 53- Bacelo 57

Vasco Silvestre 19, Rui Arantes 16, Rui Ganhão 5, Luís Francisco, Sérgio Rosmaninho 5, Bruno Canelas, Bruno Guindaça 6

13-9;10-11;15-21; 15-16

Os primeiros dez minutos do jogo deram a sensação que o GDRAR poderia vencer, não apenas o jogo, mas também a eliminatória, pois o adversário não conseguia contrariar a zona 2:3 dos anfitriões. O 2º período, trouxe muitas perdas de bola e alguma dificuldade em atacar contra 1:3:1. A 2ª parte foi o descalabro, com maus passes e lançamentos disparatados. Nos últimos minutos os juniores melhoraram a qualidade de jogo da equipa e tivessem entrado mais cedo, poderiam ter discutido a vitória no jogo. A prestação de Luís Francisco e Rui Ganhão foram muito fracas, apesar de defenderem bem, Sérgio Rosmaninho esteve muito abaixo do que já lhe vimos e Vasco (5 pontos na 2ª parte) e Rui Arantes, não apareceram no jogo, quando a equipa necessitou deles.

sub 18 GDRAR 40- Marinhense 69

Bruno Canelas12, Bruno Guindaça 2, Rui Nepomuceno 2, Diogo Francisco 5,Pedro Aniceto e Tiago Rosado 19

6-22;15-13;15-18;4-16

O resultado final não demonstra a qualidade da exibição que os nossos juniores realizaram pois o 1º período apesar de desnivelado no marcador foi de qualidade. Alguns erros pontuais explicados por distracções individuais e o peso das derrotas explicam a diferença. A sua correcção mostrou uma qualidade de jogo idêntica ao antagonista. Só no último período é que os nossos rapazes geriram o esforço para o dia seguinte, pois a diferença de 17 pontos não seria fácil de recuperar. Grande jogo de Tiago Rosado.

GDRAR 60- Eléctico Ponte Sor 58

Bruno Canelas 22, Bruno Guindaça 21, Rui Nepomuceno 4, Diogo Francisco 3,Pedro Aniceto 2 e Tiago Rosado 8

19-14;15-15;14-17;12-12

Apesar de um início titubeante com uma defesa demasiado permissiva, depressa comandámos o marcador e ganhámos uma vantagem de 9 pontos. Mas estava escrito que quando algo corre mal, tudo tende para correr mal e eis que com 16 minutos jogados Pedro Aniceto é expulso e deixa a equipa sem qualquer suplente (J. Bernardo, fracturou o pulso e Faustino estava doente). A equipa enervou-se, o adversário acreditou e o público adversário vibrou com a reviravolta no marcador. O início da 2ª parte foi catastrófico, mas é nestes momentos que surgem as grandes equipas e Tiago Rosado e Diogo Francisco deram um recital do que é jogar para a equipa, bem traduzido nos 43 pontos obtidos pelos postes. A vitória surgiu nos últimos segundos.

Sub 16 GDRAR 31 Olhanense 56

Carlos Valente 10, Carlos Loureiro, Rui Dias 8, Guilherme Ramalho, Hugo Tomé 7, João Figueira, João Moran 2, Miguel Poeira 2 e José Serra 1.

1-10;3-18;14-18;13-10

Todos os que torcem pelo GDRAR se arrepiaram ao ver entrar em campo as torres adversárias, temendo que os nossos petizes fossem trucidados. Os primeiros minutos retiraram por completo esse temor, pois o único receio dos nossos “cadetinhos” só acontecia no momento de lançar ao cesto, já que a defender estiveram absolutamente deslumbrantes. Figueira irritava a vedeta adversária (1,98m ), e os pequenos bases pressionavam o adversário como ainda não se tinha visto. O intervalo mostrava apenas 4 pontinhos marcados. A dupla Vasco Sérgio desdramatizou a questão e a 2ª parte foi um espectáculo de bem defender e contra-atacar, chegando os nossos rapazes a provocar o total desnorte do treinador e jogadores adversários, um deles expulso e a vencer o último parcial.

GDRAR 57- Marinhense 46

Carlos Valente 11, Carlos Loureiro 2, Rui Dias 17, Guilherme Ramalho, Hugo Tomé 9, João Figueira 8, João Moran, Miguel Poeira 4 e José Serra 2.

14-9;20-12;19-9;4-16

Com a grande exibição defensiva do dia anterior os nossos sub 16 acreditaram na única forma de jogar nesta competição nacional. Teriam que ser agressivos no limite e colocar um enorme ritmo nas transições. O Marinhense foi a primeira vítima e eis a vitória que todos já ansiávamos. Mas atenção que os jogos não acabam no final do 3º período…e dos atletas que não jogaram de início só contribuíram com 2 pontos para o resultado final.

Grande exibição defensiva de toda a equipa, mas merece destaque Carlos Loureiro que já consegue garantir alguns ressaltos defensivos. A atacar, os pequenos bases Rui Dias, Carlos e Hugo merecem um especial elogio.

Sub 16 Femininos 40-77

Ana Pasadas, Ana Francisco 11, Ana Oliveira 8, Maria Serrano, Wing Wong, Cláudia Rainha 4, Rita Matos 2, Cristina Beatriz Grilo, Sofia Barros e Sónia Vilar 13

10-25;4-16;15-17;11-19

As nossas raparigas fazem o 2º jogo consecutivo a realizar 20 minutos de um nível muito aceitável, defendem bastante bem e atacam com agressividade, mas ainda cometem demasiados erros no restante tempo de jogo. Mais uma vez foi na 2ª parte que começaram a demonstrar a evolução notória que têm registado neste campeonato. Pecam pelos 2 pontos que as 6 atletas do banco contribuíram para o resultado final e a fraca prestação ofensiva de Cláudia Rainha. As três Anas jogam cada vez melhor e Sónia Vilar apesar de melhor marcador ainda esteve um pouco aquém do que de muito bom pode fazer.

13/04/2009

Sérgio Rosmaninho entrevistado pela RTP Açores

Vejam no Youtube o nosso Sérgio a ser entrevistado pela RTP no Jamboree em Stª Maria.
Pede-se a quem souber que coloque o filme neste blog....Estamos orgulhosos (o homem foi entrevistado com a sweatshirt oficial)

http://www.youtube.com/watch?v=ZLMVq5L4g-U&feature=related

Atletas do GDRAR em Portimão




Pedimos a todos os que tenham fotos da nossa malta, que nos enviem para que possamos partilhar esses momentos.

29/03/2009

Uma época para esquecer?

Sub 16 Fem GDRAR 25 - Juventude Basket - 53

A esperança da primeira vitória cedo se esfumou, pois as nossas raparigas depressa cometeram erros infantis e ofereceram cestos fáceis às adversárias. Quase todas defendiam mal, excepto Cláudia e Wing e a diferença de 16 pontos ao intervalo era normal. A segunda parte revelou enorme diferença, principalmente as Anas Pasadas e Francisco e a André de Resende parecia aproximar-se para discutir o resultado, quando de repente Sónia e A. Francisco saem com 5 faltas e a equipa fica entregue a Cláudia Rainha (que grande exibição).

Sub 16 masc. GDRAR 56 - Tubarões da Quarteira 61

Não há palavras para definir a exibição da equipa de cadetes! Vejam-se os parciais da 1ª parte : 12-22(!) e 7(!) 13. Contra uma equipa mais do que acessível, os nossos jovens tinham como objectivo não sofrer mais do que 50 pontos e ao intervalo já o adversário havia convertido 35.

Na 2ª parte surge o milagre: os nossos rapazes atenuaram o medo dos adversários e melhoraram a sua defesa. Resultado: 20-15 e 19 -11. Para esta melhoria contribuiu Carlos Valente com 10 pontos na 2ª parte e uma garra que contagiou alguns dos colegas. Defendeu, atacou sem medo e aproximou a bola do cesto adversário. Hugo Tomé (8 pontos) esteve longe do que esperava, pouco esclarecido a atacar e defendendo(?) com demasiado receio do contacto, quando o jogo exigia o contrário. Rui Dias foi o reflexo da equipa: jogou com garra e algum esclarecimento...na 2ª parte (5pontos + 12). Nunca foi capaz de executar lançamentos fáceis na passada, optando por soluções mais difíceis. Contudo tem o mérito de ter sido um lutador. João Moran e Serra jogaram...e que mais se pode dizer? Serra marcou 2 pontos. João Figueira é mais um dos exemplos da postura que não se deve ter num jogo de Basket. Converteu 5(!) pontos na 1ª parte em que nem na única vez que foi substituído ouviu a indicação do seu treinador, retirando do campo o jogador errado. Na 2ª parte converteu 12 pontos...mas 10 deles foram em dois momentos consecutivos, u seja dos 20 minutos que jogou, converteu cestos durante 2 acções defensivas. A sua postura em campo quando ataca é desconcentrada em relação ao jogo. A defender é por vezes insolente, pois nem nos minutos finais foi capaz de estar concentrado e foi a partir das suas faltas de atenção que o adversário conquistou um ressalto no lance livre e converteu em cesto, quando momentos antes tinha sofrido um triplo por estar distraído a rir de algo paralelo ao jogo.
Evidentemente que para ganhar jogos não basta dizer muitas vezes que queremos. É DEMONSTRANDO DENTRO DE CAMPO A AMBIÇÃO E O QUERER! Não tem sido isto que todos nós temos visto. Na Chamusca e em Faro estiveram muito bem. Em Évora as exibições têm sido miseráveis!

nota: dos últimos 21 pontos dos Tubarões, 16 foram da linha de lance livre.

27/03/2009

Festa de Portimão 2009

O Alentejo esteve representado na festa em Portimão com 9 atletas do GDRAR
entre os quatro escalões em competição.
Na equipa de sub 16 masculinos, João Bernardo e Rui Dias contribuíram para a excelente participação que permitiu ao Alentejo subir ao nível 1. Merecem o nosso aplauso treinadores, jogadores e dirigentes pelo bom trabalho realizado neste escalão.
A equipa de sub 14 masculinos cumpriu o que dela se esperava, pelo que a sua prestação se deve considerar positiva. Nesta equipa apenas foi seleccionado Carlos Valente e ele esteve em excelente nível. A equipa de sub 14 femininos onde estiveram Maria Serrano e Beatriz Grilo
quedou-se pelo 17º lugar. A equipa de sub 16 feminina onde actuaram Cláudia Rainha,Sónia Vilar, Ana Pasadas e Ana Francisco classificou-se como a última das associações do país, tendo apenas vencido o Desporto Escolar algarvio. Foi a grande decepção das equipas que representaram a nossa região.
O balanço da participação das nossas equipas é globalmente positivo no sector masculino, com destaque para os sub 16. Todos concordarão que o basquetebol no Alentejo não atravessa um bom momento em qualidade, exceptuando o Atlético de Reguengos que colhe os frutos de um bom trabalho nos últimos anos e a André de Resende que faz um esforço enorme para os acompanhar. Estremoz e Portalegre começam a mostrar atletas em selecções mas é pouco para uma região tão vasta.
No escalão de sub 14 regista-se a participação de atletas de quatro clubes,significando assim uma melhoria de vários emblemas na nossa região.
As equipas femininas terminaram nos últimos lugares, tendo o Alentejo sido a última das Associações. Estes resultados devem merecer uma reflexão de todos nós:
- As atletas da André de Resende não demonstraram a qualidade que todos esperávamos e como tal a culpa deve ser atribuída à forma como estamos a trabalhar.
- As duas equipas da Alentejo que participam na taça nacional deste escalão têm demonstrado evolução e mesmo não tendo vencido nenhum jogo a outros emblemas fora do Alentejo, já conseguem discutir alguns jogos. Estes resultados não estão em consonância com os que vimos em Portimão.
É verdade que no sector feminino estamos mal, mas...pior do que todas as outras associações? Não cremos que tal seja verdade. Pelo segundo ano consecutivo ficámos no fundo da tabela classificativa?!
- Finalmente realce para a distribuição por equipas:
Estiveram a representar a Associação de Basquetebol do Alentejo: 1 atleta do Bacelo,1 de Portalegre,1 de Portel, 3 de Estremoz,1 dos Salesianos 9 da André de Resende e 28 (vinte e oito) do Atlético de Reguengos sendo 19 as eleitas no sector feminino (em 24 lugares !!!).
A avaliação deve ser feita com propósito construtivo e é esse o objectivo desta análise, pois é o trabalho de todos nós (treinadores jogadores e dirigentes de clubes e associação).Todos gostamos de ver a nossa Associação bem representada e temos a obrigação de ser exigentes quanto ao nosso trabalho. No próximo ano os resultados têm que ser melhor, mas é necessário reformular especialmente no sector feminino.
Esta avaliação dos critérios de selecção mostra alguns aspectos interessantes, como verificar quantos atletas escaparam ao crivo selectivo como foi João Bernardo, hoje um dos atletas com mais minutos nos sub 16 e que foi rejeitado no ano anterior depois de treinar(?) 10 minutos numa acção de formação para treinadores.
Este ano no nosso clube foi a vez de Alexandre Cuco, um dos atletas com mais qualidade nos sub 14 que esperará para 2009/10 para mostrar ser um dos mais aptos.

22/03/2009

Finalmente uma vitória

Sub 18 masculinos Equipa de Sérgio Rosmaninho deu-nos a 1ª vitória no nacional
Olhanense 79 GDRAR 83
Os nossos juniores finalmente venceram o primeiro jogo da taça nacional...e que vitória. Num jogo equilibrado e empolgante, a pressão em campo inteiro dos últimos minutos aliada a um jogo colectivo deu uma vitória sobre uma equipa que havia vencido os melhores.Grande jogo de Rui N., Tiago Rosado e ...Guindaça que converteu 5 em 6 lances livres nos momentos decisivos.
Despertar 63 GDRAR 59
Esperava-se que finalmente as vitórias iriam ressurgir,mas ainda não foi desta e a equipa de Beja conseguiu ser mais serena nos minutos finais. Os nossos jogaram mais uma vez bem,mas as desconcentrações em momentos chave e alguns erros individuais estragam o que de bom fizeram na maioria do jogo.
Sub 16 masculinos
Farense 53 GDRAR 42
A equipa eborense entrou muito bem, defendendo com solidez e atacando com calma e clarividência, o que lhes permitiu estar a vencer até 4 minutos do final. Um parcial de 8-0 a 3 minutos do fim, fez ruir o sonho de vencer o primeiro jogo. Contudo fica o registo de uma excelente evolução numa equipa que é mais fraca que as restantes da sua competição. A continuar assim, os nossos cadetes irão vencer 3-4 jogos. Todos os atletas estiveram muito bem a defender, mas apenas Hugo Tomé,Rui Dias e J. Bernardo foram eficazes a atacar.
Sub 16 Femininos
N. Abrantes 80 GDRAR 21
A equipa eborense tarda em mostrar evolução necessária para ganhar jogos na taça nacional e mais desta vez o critério (igual para as duas equipas) utilizado pela arbitragem prejudicou a equipa que tem mais dificuldades técnicas. As sete faltas averbadas a cada equipa fez com que perto do cesto os contactos fossem exagerados e as nossas raparigas, faziam tudo bem excepto converter. A "doença" dos lances livres atacou a Ana Francisco (3 em 10), mas regista-se o regresso de Nuxa Oliveira.
Sub 14 Masculinos
Juventude GDRAR
No primeiro jogo orientado por Maria Trindade o ambiente em redor do jogo não podia ter sido pior. A dupla de arbitragem exigiu policiamento dentro e fora do pavilhão, o púbico tinha-os mimoseado no fim de semana anterior com apedrejamento das viaturas e impropérios vários. A tudo isto reagiram os nossos petizes realizando o último jogo da taça nacional de forma brilhante. É certo que a nossa equipa não venceu nenhum dos seis jogos da competição, mas para quem perdeu o 1º jogo por 50 pontos, disputar todos os restantes até ao final foi uma marca de registo. Os sub 14 foram a equipa do nossos clube que mais evoluiu esta época. Mereceram destaque:
Carlos Valente - Tecnicamente evoluído, humilde e muito competitivo, fizeram dele uma das revelações da época no clube.Vai terminar a época a jogar nos sub 16.
Alexandre Cuco - Os atributos acima descritos servem para este jovem que é um ano mais novo e portanto ainda mais inexperiente e menos forte. Como foi possível o seleccionador regional de iniciados prescindir dele e não perceber que vai ser um dos melhores da região na próxima época? Vai igualmente terminar a época nos sub 16.
Pedro Fadista - O líder no jogo de ontem...treinador, jogador e apenas com 13 anos.Outro dos preteridos da selecção regional. Mas que grande jogador.
Merecem ainda destaque os minis Imaginário, Bilou, Nogueiro, Pedro Banha que no próximo ano será um grande jogador, quando aliar a técnica à força. Pedro Marques foi a aquisição do ano...inteligente,disciplinado e lutador.

19/03/2009

Fim de semana sem basket na André de Resende

Este fim de semana as nossas equipas jogam todas fora: Os juniores vão a Olhão e a Beja; os cadetes a Faro, os iniciados a V.R.Stº António e as raparigas a Abrantes.
Para os amantes do basket deverão ir ver a final da Taça em seniores femininos a decorrer na Arena de Évora. Terão assim oportunidade de ver grandes jogadoras e esperemos jogos emotivos. Apreciem as "ilegalidades" que é ver crianças em volta do recinto do jogo, público a torcer ruidosamente (proibido pelos dirigentes do conselho de arbitragem alentejano)... e mais ainda: vejam-se livres pelo menos um fim de semana dos Pestanas e Galegos deste Alentejo.
Já agonia só de os ver entrar num pavilhão, mas coitados, a culpa é de quem os manda para um campo de basket.

APRECIEM UM BASKET DE GRANDE NÍVEL
Luis Francisco

12/03/2009

Festival de Francesinhas


No próximo sábado 14 de Março não faltem na André de Resende:
PROGRAMA
09:30 - ABERTURA DO PAVILHÃO
Jogos de basket entre pais, filhos e amigos/as
12:30 Almoço de francesinhas com umas cervejinhas para os pais e suminho para os meninos/as
5 euros para angariar fundos para a carrinha (faltam 700 euros)
O Pinto da Costa irá providenciar para que a "menina" já esteja exposta à porta do pavilhão.

15:00 - Jogo sub 16 GDRAR - Basket de Albufeira
As nossas cachopas vão tentar dar-nos a 1ª vitória no nacional
17:00 Seniores GDRAR - Calipolense
Os "Bulls" vão desfazer...as Francesinhas!!!

NÃO FALTEM E TRAGAM UMA AMIGA/AMIGO,CARA METADE E SE MESMO ASSIM NÃO HOUVER...A MÃE E O PAI, ACOMPANHADOS DA AVÓ E AVÔ!!!

10/03/2009

Os mais da jornada

Carlos Valente - 42 pontos contra o Imortal e excelente campeonato de sub 14,
mas deve a distinção à gande exibição da sua equipa.

A excelente exibição e os 18 pontos contra Reguengos justificam o destaque. A excelente defesa que fez em Reguengos e que permitiu à equipa quase chegar à vitória


Hugo e João Figueira - rezam as crónicas que foram dos melhores cadetes no fim-de semana

João Bernardo - Foi o melhor dos juniores ainda com idade de cadete