15/02/2010

André de Resende entre os grandes

André de Resende vence em Belém

Sub 18 masculinos Belenenses 49 André de Resende 51

Na primeira jornada da taça nacional a equipa eborense venceu a forte equipa da Cruz de Cristo num jogo presenciado por muito público e em que a equipa da casa era favorita. Os estudantes começaram bem mas o equilíbrio era notório no final do primeiro período 9-11. Os minutos finais da 1ª parte fizeram temer o pior, pois um parcial de 9-0 deu aos lisboetas a vantagem de 26-17 e durante os dezanove minutos e meio da 2ª parte foram dominados pelos visitantes.

Os últimos 18 segundos foram de enorme emoção com a aproximação da André de Resende e a vitória surgiu a 1,3 segundos do final, através de uma acção colectiva de todos os atletas de Évora que roubando a bola, concretizam um contra ataque.

A vitória da André de Resende foi brilhante e antevê um bom campeonato para uma equipa que esteve quase sempre impecável. Assim: B. Guindaça(17) - foi combativo e intimidador junto das tabelas, B. Canelas(15)- é o jogador que mais evoluiu esta época e foi dele o cesto da vitória, M. Faustino(10)- deu tudo dentro de campo convertendo os 6 pontos consecutivos que aproximaram o marcador, P. Aniceto(3)- jogou menos que o esperado, mas a sua inteligência foi determinante no roubo de bola que deu a vitória, M. Poeira(4)terminou o jogo exausto e é um defensor fabuloso, sendo a prova que os jogadores de menor estatura podem ter qualidade, D. Francisco(2)- foi o base que comandou 38 minutos e a sua saída provocou o parcial de 0-9.Inteligente e em grande progressão.

Num pavilhão cheio… os miúdos bateram-se com os melhores

Sub 14 masculinos André de Resende 50 S.L. Benfica 99

A equipa de iniciados masculinos assegurou no sábado o 4º lugar ao vencer na Moita, mas a expectativa era grande para o dia seguinte onde o adversário era o S.L. Benfica. O candidato ao título nacional cedo fez valer a superioridade, vencendo o 1º período 10-29, mas a miudagem de Évora mostrou no seguinte que iria obrigar o adversário ao seu melhor, perdendo apenas por 8 pontos no 2º parcial. O público que encheu a galeria da escola estava empolgado com a exibição da miudagem, mas o 3º período mostrou que apesar da qualidade dos eborenses, a distância ainda é grande e nem a igual diferença de 8 pontos no último período disfarçou o marcador. A qualidade dos jogadores da André de Resende merece elogio, assente no rigor colectivo a defender com enorme aplicação, em que o maior número de perdas de bola só se verificou pelo elevado ritmo a que se jogou. A margem de progressão de alguns atletas deve ser notada. Jogaram: P.Bilou, G.Santos, D.Borges, F.Orvalho, D.Imaginário, P.Marques, A.Cuco, D.Ganhão,P.Fadista, J.Serra e P. Banha.

No final o público brindou as duas equipas num bonito gesto de fair-play.

Até os pequenos já ganham

André de Resende 61 S. C. Campomaiorense 29

A jovem equipa escolar venceu a estreante raiana, onde o mais importante foi sem dúvida a presença de inúmeros pais e amigos dos atletas que apoiaram os pequenos basquetebolistas. Jogaram:

A.Mira,R.Pucarinho,J.sabarigo(8),R.Carvalho(4),J.Vidigal,T.Ramalhinho(19),P.Vaz(20),D.Silva(2)e J. Marques(8).

Sub 16 Femininos Ferragudo 59 André de Resende 50

As raparigas da André de Resende tinham a ambição de realizar o campeonato da zona sul com as vitórias que não conseguiram nos anos anteriores, mas as lesões e as fracas exibições nas primeiras duas jornadas não estão a condizer com as expectativas. O pouco esclarecimento no ataque e falta de fundamentos defensivos explicam os resultados, mas as jovens eborenses podem e vão fazer melhor. Jogaram: Sofia Barros, Patrícia Gomes Carolina Correia(4),Maria Serrano(4),Ana Oliveira(2) e Ana Francisco(21).

G.D. André de Resende está a passar enormes dificuldades financeiras

O clube vive o seu momento mais alto a nível desportivo com todos os seus escalões a disputar as competições nacionais de basquetebol, surpreendendo alguns dos melhores clubes nacionais como foi o caso deste fim-de-semana.

Apenas uma empresa patrocinou este clube (L.F.Valadas), doando algumas centenas de euros, mas os apoios tardam em chegar. As despesas estão a ser suportadas há vários meses por um dirigente do clube, pelo que este não é um bom indicador para o clube de basquetebol com o trabalho de melhor qualidade na cidade Évora.

06/02/2010

B R I L H A N T E S


Numa final 4 em que tudo parecia ir correr mal, com a ausência de vários atletas por razões diversas, a André de Resende começou por vencer a forte equipa de Estremoz 64-42, contudo perde no final do 3º período um dos mais influentes jogadores - Afonso Oliveira (entorse tibio-társica).
No jogo seguinte e com a ajuda de 3 iniciados, a André de Resende cilindrou o Bacelo por 67 - 33. Uma enorme exibição, com um rigor táctico a defender que não permitiu qualquer veleidade ao adversário.
No jogo do título, só 5 atletas cadetes e um iniciados ,um desgaste enorme...perdemos 71-72 após prolongamento, num jogo de emoções ao rubro.
Jogaram: Carlos Valente(34),Rui Dias (20),Hugo Tomé(12),João Pereira(5) e Guilherme Ramalho.
RAPAZES...FORAM UM ORGULHO!
PAIS e AMIGOS que se deslocaram a Redondo...sempre a apoiar a equipa e que no final não conseguiram conter uma lágrima...OBRIGADO!
Seniores André de Resende 61 Quarteira Tubarões 59
Estudantes vencem líder
Finalmente a vitória que tanto perseguia-mos , exactamente contra o adversário mais improvável e num dos jogos mais emotivos e de melhor qualidade que a André de Resende já presenciou.
A equipa eborense comandou o marcador durante todo o jogo e este foi fácil de dirigir durante 39 minutos, mas o último foi a loucura completa dentro e fora do rectângulo. À entrada do último minuto(59-52) o jogo parecia decidido, mas a equipa algarvia composta por jogadores de enorme qualidade mas que subavaliaram os miúdos adversários, converte 7 pontos e iguala. A 18 segundos do fim falha o lançamento e a André de Resende tem o último ataque.Os algarvios recorrem à falta para parar o cronómetro mas o árbitro concede-lhes a posse da bola por violação de 8 segundos. Os nervos passaram das marcas, com atletas, treinador e público da casa em completo desvario.
Algarvios preparam a bola final e a 2 segundos do fim Diogo F. faz um roubo milagroso. Canelas em contra ataque faz o lançamento sobre a buzina de final de jogo e sofre falta antidesportiva.Dois lances livres ´com o jogo empatado e já terminado.A loucura dos algarvios! O miúdo não falha, André de Resende vence,algarvios reclamam enquanto alguns atletas irrompem em lágrimas. Se o coração de todos os presentes aguentou...aguentará tudo!
Jogaram: Sérgio Rosmaninho(2p. e brilhante a defender),Gouveia(13, que grande jogo),P. Santos(19,finalmente um jogo de grande nível e a equipa ganhou),Vasco Silvestre(13,como um pêndulo),Bruno Canelas(12,o miúdo não tremeu nos lances livres finais como não havia feito durante o jogo), Diogo Francisco(2 nem parece o mesmo jogador do inicio da época.Foi dele o roubo de bola decisivo
Sub 16 Femininos André de Resende 51 Eléctrico P.Sôr 58
As jovens eborenses estiveram muito perto da vitória, tivessem acreditado mais cedo e sido mais agressivas no ataque...
Jogaram: Nucha(9),Maria Serrano,Patrícia Gomes(4),Sónia Vilar(9),Leonor e Ana Francisco(29).
Sub 14 masculinos Bacelo André de Resende (B)
Os nossos petizes perderam ingloriamente por um ponto, num jogo em que o nosso treinador teve que fazer de árbitro.
Queluz André de Resende
crónica em breve

29/01/2010

Só os cadetes E os INICIADOS B venceram

Sub 16 masc. André de Resende 109 - Portalegre B.C. 45
Os nossos rapazes cumpriram o último jogo da fase regular,cilindrando o Portalegre. No próximo fim-de-semana a Final 4 será no Redondo e mais uma vez a André de Resende disputará a discussão dos primeiros lugares. Jogaram e marcaram: Rui Dias(42),Carlos (10),Hugo(5),Guilherme (6),Banha,Marques (4),Loureiro (20) e Moran(18).
Seniores Juventude B.C. 65 André de Resende 43
A equipa sénior voltou a repetir o filme já visto, mas desta vez com a desculpa de se ter apresentado com uma equipa constituída por 4 jogadores que treinam com regularidade (Diogo,Canelas,Poeira e Rui N.) e os restantes que por razões diversas têm menor frequência. Destaque para a estreia nos seniores de Pedro Aniceto (muito longe do que pode fazer) e Mário Ferreira (grande entrega em prol da equipa.
E mais uma vez a história conta-se de forma simples,pois o marcador mostrava:
- minuto 33 : 43-41
final: 65-43
Ou seja:22- 2 em SETE minutos .
Começando muito mal,cedo os da casa chegaram aos 23 - 8, mas a André de Resende venceu o o 2º e 3º com Sérgio Rosmaninho e Diogo em bom plano,bem ajudados na tabela defensiva por Mário F.
Os minutos finais já se entendeu. Ficou o sabor que mais uma vez perdemos com uma equipa acessível,mas igualmente que demos tudo para vencer. Fica igualmente o registo de VINTE lances livres falhados, reflexo da falta de treino. Isto não se compadece numa equipa senior, que independentemente do nivel, é a que mais cara ao clube André de Resende, pelo que os jovens que têm a sorte de poder participar nesta prova, deverão saber merecer esta possibilidade.
sub 14 masc. André de Resende 50 - Almada Basket 104
A nossa equipa dos mais petizes perdeu coma mais forte do grupo, mas realizaram a melhor exibição da época. Que grande jogo...com bancada cheia!
Pedro Fadista,Gonçalo Santos e Diogo Borges estiveram excepcionais, Pedro Marques esteve esforçado mas pouco inspirado, acontecendo o mesmo com P. Bilou.Duarte Imaginário vai ser um excelente executante, mas ainda tem enorme diferença física relativamente aos adversários.Uns furos abaixo estiveram Júlio e Pedro Banha (que enorme diferença em relação a épocas anteriores - triste, alheado do jogo...). O destaque contudo vai para Diogo Ganhão: Imperial a defender e atacar, discutiu com o adversário Amiel o titulo de mvp do jogo .
INICIADOS B ANDRÉ RESENDE 49 SALESIANOS 42
Grande vitória dos nossos B num jogo sempre equilibrado e onde se destacaram, J.Vidigal, Pedro Vaz, Ricardo Freixial, Sabarigo, André e Rui Pucarinho.
nota:
As jovens Maria Serrano,Patrícia Gomes,Carolina Correia,Ana Oliveira,Sónia Vilar e Ana Francisco participaram nos treinos da selecção de sub 16 femininos que irá disputar o inter-selecções em Portimão.

24/01/2010

Sub 19 André de Resende 76 Despertar 60 Final do regional para as raparigasAs vedetas e a "dirigente" D. Rosa A nossa equipa procurava mais do que uma vitória, a preparação para a taça Nacional de sub-16. O ritmo de jogo foi sempre elevado e a defesa pressionante a campo inteiro. O jogo foi interessante, com excelente réplica das jovens de Beja, cuja postura é diametralmente oposta à sua congénere de sub 16, tendo o desportivismo e a emoção dominado toda a contenda. A André de Resende dominou como se esperava e o resultado podia ser mais desnivelado, mas o coach dos visitados deu 9 minutos de jogo às rookies e diga-se de passagem...estiveram brilhantes e até marcaram pontos!

13/01/2010

Igual número de vitórias e derrotas

Sub-16 Mas. G.D.R. André Resende - AJES Estremoz

Vitória brilhante num jogo com condicionalismos vários que só permitiram jogar 5 jogadores:

Rui Dias,Hugo Tomé,Afonso Oliveira, Guilherme Ramalho e o iniciado B Pedro. Estiveram verdadeiramente excelentes, que no empenho a defender, quer na inteligência a atacar.

Sub-14 Mas. G.D.R. André Resende - Despertar S.C.

A briosa equipa de Beja,muito bem orientada por Luís Caramba foi demasiado forte para a nossa,que se apresentou ainda desfalcada de um atleta para os cadetes e outro para os iniciados A.

Sub-14 Mas. S. L. Benfica G.D.R. André Resende

Uma exibição muito longe da que todos esperamos,ditou uma derrota que vai servir de lição para o restante campeonato.

Sub-19 Fem. G.D.R. André Resende - Portalegre B.C.

Grande vitória da Sofia Machado,Cláudia Rainha e Carolina Correia, que souberam comandar as rookies Inês,Carolina e Leonor.

Sub-16 Fem. Despertar S.C. - G.D.R. André Resende

Campeãs invictas

CNB2 C. B. Tavira - A.A.U.Évora/ G.D.R.A.R.

Mais uma derrota inglória e com culpa própria. A equipa alentejana voltou a estar a vencer durante 30 minutos e deixa-se perder deforma inglória,com enorme quebra física dos principais jogadores e inevitavelmente redução da percentagem de lançamentos.

11/01/2010

O frio chegou à André de Resende

O patrocinador enregelavaAos oficiais de mesa só o aquecedor atenuava o sofrimento
O banco do Farense não dispensou as mantas
As assistentes (lindas) resistiram ao frio e por vezes para atenuar a dor,lá soltavam um palavrãozito dirigido aos senhores árbitros!

Iniciados começam o nacional a vencer

Num jogo que fica marcado pela péssima arbitragem e DUAS HORAS E CINCO MINUTOS DE JOGO, os jovens das duas equipas souberam resistir ao frio que se fazia no pavilhão e à tortura que uma arbitragem, que parava o jogo a cada jogada e não deixava os jovens de ambas as equipas desfrutar o seu primeiro jogo num campeonato nacional. A André de Resende mostrou cedo que era mais forte e iria vencer, chegando ao intervalo a ganhar 51 - 15.
A 2ª parte foi algo que só visto, pois 10 miúdos tentavam jogar e os restantes corriam atrás da tabela para não enregelar, enquanto um dos adultos dava um concerto de apito e estragava o prazer da miudagem.
No próximo fim-de-semana a André de Resende desloca-se ao pavilhão da Luz para discutir a liderança do campeonato.
Jogaram e marcaram: Fadista (9),Ganhão(14),Banha (2),Figueiredo(8), Bilou(2),Marques(8),Imaginário ,Serra(3),Santos(4),Cuco(9),Orvalho(6) e Borges(2).

Juniores (cadetes) vencem em Beja

Num jogo que serviu para rodar os sub 16, a vitória sobre o Despertar 44-49 surgiu num 4º período sensacional, que permitiu um parcial de 14-0 passando de uma desvantagem de 5 pontos para um resultado final de cinco pontos de vantagem. Jogaram:
Guilherme R., António B, Afonso O.(8),Carlos Valente (19), Aniceto(8) e Faustino (14 e m.v.p. do jogo).

Sub 16 femininas vencem em Reguengos

As nossas raparigas voltaram a dar-nos uma alegria e venceram em Reguengos, assegurando assim mais um título regional para o GDRAR.
Iniciando o jogo com enorme entrega e responsabilidade, cedo ganharam a vantagem que lhes permitiria dar minutos às atletas com menos experiência. O resultado ao intervalo já registava 16-34 para a equipa de Évora.A 2ª parte não foi tão brilhante e as ausências de atletas influentes fez-se sentir, não obstante a vitória. Estão de parabéns e falta um jogo para igualar o feito dos sub 14: campeãs invictas!
Jogaram e marcaram: Patrícia G.(10), Sónia Vilar (11),Ana Oliveira(10),Maria Serrano(4),Sofia Barros(4),Inês Oliveira e Leonor Silva.
Sub 19 feminino A.Reguengos 79 GDRAR 19
Num jogo sem história e em que a nossa equipa esteve demasiado abaixo do que consegue, resta dar os parabéns ao rival pelo título conquistado neste escalão

Universidade de Évora cheirou a vitória...mas ainda não foi desta!

GDRAR/ A.E.U.E. 66 Farense 71


Jogo Séniores GDRAR-Farense



Estiveram em confronto a jovem equipa universitária (que ainda não foi desta que ganhou) e o Farense, que é um candidato à fase seguinte da competição.A qualidade dos algarvios ficou logo demonstrada no final do 1º período, onde venciam por 11-20, aumentando a diferença para 20 -38 ao intervalo. Só uma maior pressão defensiva e um aumento do ritmo do jogo convinha aos de Évora, algo que não tinham feito na 1ª parte. A 2ª parte foi um novo jogo, que entusiasmou os que resistiram ao frio alentejano que se fazia sentir no pavilhão.Uma fabulosa entrega, com um rejuvenescimento dos menos jovens Luís Valadas(13), Sérgio Rosmaninho(16),Vasco Silvestre(8) e Pedro Santos(10), mas bem secundados pelos juniores Pedro Gouveia(2),Bruno Canelas(5),Rui Nepomuceno e especialmente o pequeno base Miguel Poeira (2 triplos e 10 pontos no último período).
Os últimos minutos foram de enorme emoção e entusiasmo, ficando a vitória tão perto...