25/04/2010

Sub 16 na final nacional do Desporto Escolar

Professor: Tu mereces 2 medalhas! Mafalda - Se está a gozar...eu não achei piada!
Sofia: Mamãe, dá-me um abraço! Mafalda: NÃO...TU É QUE FAZES DE MAMÃAAE!

Eiiii - nós da esquerda também queremos fazer parte da foto!

Nuxa: Neusa,não chores que também há medalha para ti !
Quem é que gosta do senhor Aires?
Filhas...querem que eu vá para a André de Resende? É que tenho mesmo style!
Sofia Barros: deixa ver se isto é falso ?!
Mafalda: Nuxa vê se me chegas ao Sovaco !
A Vitória em Ponte de Sôr deu acesso ao grupo final que se vai disputar no final de Maio na Anadia. Pela primeira vez na história da André de Resende, uma equipa estará entre as melhores do Desporto Escolar ! Parabéns às raparigas.

21/04/2010

A pedido do Sr. Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Basquetebol do Alentejo publicamos o texto que nos enviou

Importante seria que os comentadores não usassem o anonimato. Mas como sei quem era a pessoa presente no jogo dos sub-16 Femininos com o Ferragudo presumo que seja o Pro. Luis Francisco. E como lhe fica mal este comentário. Coincidência ou não todos os jogos desta página são derrotas à esceção do jogo com o Elvense em sub-14 o que não abona mesmo nada para o ou os treinadores das referidas equipas. E se olharmos para as classificações valha-nos qualquer coisa. Consegue distinguir um jovem que poderá vir a ser um bom árbitro mas que neste momento nem árbitro é, não é nem poderia ser um bom árbitro por todos os motivos fácilmente compreensíveis. Força Pedro Marques para o futuro, é de pessoas com vontade que o basquet precisa.Fazer comentários destes sobre um árbitro que por dificuldades da arbitragem até apitou sózinho, para um treinador que faz de tudo o que dificilmente se pode imaginar para dificultar a vida dos árbitros é no minimo incompreensível. Escrever isto para os seus leitores e apaniguados para disfarçar o trabalho que se faz??? nesse clube é o mínimo que poderá fazer. Pelo que me é dado observar toda a gente encara nesse clube com a maior das naturalidades as derrotas, a falta de organização administrativa e logistica. Sinto muito ter que dizer isto em publico e espero ver este comentário publicado. Por muita consideração que tenha pela pessoa e pelo esforço que desenvolve não posso deixar de lamentar a grande contribuição que tem dado para o abandono de vários árbitros para além daquelas que já não querem arbitrar nesse pavilhão pelo mau comportamento sistemático que teem que enfrentar sempre que aí se deslocam. O basquet precisa de outro comportamento e já agora pedir-lhe que para o próximo jogo apresente um documento de treinador válido para não ter outro árbitro que conheça as regas a impedi-lo de se sentar no banco.
24 -04-2010
Fortunato Valentim

Com o direito de resposta que lhe assiste, segue o texto de Luís Alberto Francisco
O site do Grupo Desportivo André de Resende é da responsabilidade da sua secção de basquetebol, pelo que todos os textos são da nossa concordância, os restantes merecem sempre a assinatura de quem escreveu. Ao ler o texto que o Sr. Presidente do Conselho de arbitragem da ABA nos fez chegar, meditei bastante sobre o tipo de resposta a dar, mas optei por algo simples visando respeitar alguém que sempre vi como sendo uma pessoal respeitável, correcta e educada com todos. Fui aliás um dos que sugeri o Sr. Fortunato Valentim como a pessoa indicada para o cargo que agora representa, pois as suas qualidades pessoais, compensavam os menores conhecimentos da modalidade e mereci a sua escolha para treinador do clube que representava na altura por ter os mesmos valores que ainda hoje detenho. Temos isso em comum e distingue-nos os conhecimentos que temos nas nossas profissões: eu sou um leigo nos conhecimentos financeiros, mas permita-me a imodéstia de entender um pouco mais do ensino de basquetebol que Vª Ex.ª. Nenhum destes atributos faz de nós, alguém especial.
Neste espaço puderam ver ao longo do tempo justos elogios a oficiais de mesa como Eunice Delicado e Rui Frasco entre outros, ou a árbitros como Ricardo e João Caeiro, Eduardo e Aires de Sousa, para apenas citar alguns. Nunca o Sr. Presidente entendeu congratular-se com o facto.
Agora ao denunciar mais uma vez comportamentos que mereceram a reprovação de todos, inclusive do Sr. Presidente quando confrontado com o assunto, entendeu manifestar-se. Afirmei que o referido árbitro “abandonará esta modalidade por se sentir sozinho” e acredite ser sincera a minha tristeza por perceber que afinal me enganei - Teve a solidariedade de Vª Ex.ª.
As suas apreciações só a si o vinculam e julgo que fica claro que infelizmente estamos de lados opostos da barricada. Eu não confundo a maioria dos árbitros e oficiais de mesa da nossa Associação, com uma reduzida minoria por Vós protegida. Permita-me assim Sr. Presidente afirmar que seria com enorme agrado ver os árbitros e oficiais de mesa do Alentejo nos quadros nacionais, mesmo que no fundo da tabela. O mesmo orgulho sentiria se visse um dos dirigentes em lugares de topo do nosso basquete, mesmo que no fim da lista. O mesmo orgulho não sente Vª Ex.ª por um clube que em quatro anos teve uma excelente prestação na competição de sub-14 masculinos e obtido um honroso sexto lugar na CNB2 aquando da sua primeira participação nesta competição e com uma equipa constituída maioritariamente por juniores B.
Afirma ainda Vª Ex.ª que …” toda a gente encara nesse clube com a maior das naturalidades as derrotas, a falta de organização administrativa e logística”. Queira acreditar que trocaremos as nossas humildes funções de organizar a prática desportiva a sete equipas, com a nomeação às segundas-feiras e acompanhamento aos fins-de-semana. Certamente não sabe, mas sem dinheiro, com “gente” voluntário e sem termos tido uma única falta de comparência. Esta gente é aquela que nunca teve problemas disciplinares com o seu público ao contrário de outros com invasões de campo ou agressões a árbitros. Esta gente é aquela que tem formação académica superior de TODOS os treinadores e cujos atletas são na maioria excelentes alunos. Publicaremos em Setembro a fotografia dos quatro jovens que iniciarão os seus estudos universitários: três no Técnico com excelentes médias e um em medicina. Enfim…uns energúmenos!
Termino com a sua alusão à minha licença de treinador que é inválida no seu compêndio de regras. Não me espanta que tal aconteça, pois foi válida para o Campeonato nacional da 2ª divisão, para oitenta jogos em 6 Associações diferentes. Não serve para a sua! Não me espanta, pois nas mesmas associações ninguém considera a galeria do rés-do-chão do pavilhão (conforme planta do edifício) o recinto do jogo! Mas seria interessante jogar-se entre os pilares de cimento!

19/04/2010

Jogar em bom nivel...mas ganhar pouco!

Sub-14 André de Resende(B)- 69 C. Elvense N.- 42
Jogo que revitaliza a esperança no basket do Alentejo

Jogaram:A.Mira(7),R.Pucarinho(4),J.Vidigal(2),R.Carvalho(2),T.Ramalhinho(4),P. Vaz(6), P. Bilou (17), Imaginário (12), Sabarigo (2)e J. Marques(6).
Parciais: 23-4; 20-15; 8-13 e 18 -10
Em disputa estiveram duas equipas de jovens com pouco tempo de basquetebol, treinadas por gente que entende e que detém valor pedagógico, cujos árbitros, também eles em inicio de funções mas a revelarem conhecimentos, potencialidades e acima de tudo qualidades pessoais que fazem acreditar no futuro. Juntou-se a isto umas dezenas de pais e familiares que envolveram as equipas, criando uma atmosfera sensacional.
Todos os que directa ou indirectamente participaram no jogo estiveram de parabéns.
Arbitragem de João Caeiro excelente, mas Pedro Marques foi a revelação…Muito bem.

Sub-18 A jogar sempre assim estavam nos lugares cimeiros
André de Resende 57 S.C.Marinhense 67

Parciais: 14-19; 13-16; 12-15 e 13- 17
André de Resende 50 C.D. torres Novas 69
Parciais: 13-13; 16-16; 13-14 e 8- 26
O fim-de-semana proporcionou dois excelentes jogos de sub 18 contra as principais equipas do escalão. Os nossos jogos realizaram muito boas exibições e se contra o Marinhense se podem penitenciar pelos cestos fáceis e os oito lances livres que falharam, contra o líder apenas claudicaram nos três minutos finais. Com efeito fizeram uma exibição perfeita contra uma grande equipa e estando empatados a cinco minutos do final e a perder por oito a três optaram por pressionar campo inteiro e aí sim foi fatal. Nos dois jogos jogaram: Carlos Valente (7), J. Bernardo (2), B. Canelas (19),T. Rosado(33),Faustino(16),Diogo(7), Miguel(2) e Aniceto(19).

Sub 16 André de Resende 47 IEJOTA 76
Cadetinhos mostram garras

Parciais: 21-7;14-20;12-18 e 18-15
Os nossos sub 16 mostram evolução de jogo para jogo, embora a falta de homens altos lhes traga dificuldades acrescidas. O adversário era o mesmo que há três anos vencia por cem pontos de diferença e um dos seus atletas está no “centro de alto rendimento”. O jogo mostrou que alguns atletas ainda têm muitas dificuldades técnicas para este nível e que se traduziu num elevado número de perdas de bola, mas Cuco,Ganhão,Dias, Guilherme,Afonso, Moran e especialmente Carlos Valente já dão conta do recado
Jogaram:Afonso(1),G.Santos,D.Borges(2),C.Valente(21),P.Marques(2),A.Cuco(6), D.Ganhão,P.Fadista e P. Banha.
Excelente arbitragem de um jovem que promete na arbitragem-Eduardo Araújo

Sub 16 Femininos André de Resende 38 Ferragudo 53
Um excelente adversário e um árbitro desonesto

Parciais: 4 -15;13-5;8-17 e 14-16
O título sintetiza um jogo interessante entre duas equipas que apenas se distinguiram pela qualidade da jovem do Ferragudo -J. Encarnação e pela habitual postura de alguém que - certamente muito em breve – abandonará esta modalidade por se sentir sozinho. Se como individuo não presta por ser desonesto, logicamente como árbitro nem se pode equacionar e o incómodo que causa aos seus dirigentes e colegas da arbitragem já ultrapassou em muito tolerável. Já ninguém o atura!
Mas vamos ao positivo…Bom jogo das jovens das duas equipas, cujas atletas são tecnicamente ainda pouco evoluídas, mas compensam com empenho e atitude irrepreensível. A diferença no marcador expressa-se nas VINTE E TRÊS FALTAS averbadas à André de Resende contra as 13 ao adversário bem como 35 TRINTA E CINCO lances livres concedidos às algarvias contra 13 às de Évora.
Jogaram: Patrícia G.(2),Sónia V.(11),Sofia Barros(3),Maria Serrano (2), Ana Oliveira(2) e Ana Francisco(16) .

10/04/2010

Alentejo (muito) discreto em Portimão

Sub 14 Femininos

A equipa onde actuaram Sofia Barros e Inês Oliveira classificou-se em penúltimo lugar 17º, tendo vencido apenas a Guarda:


A.B.Alentejo 47 V. Real 54

A.B.Alentejo 28 Leiria 88

A.B.Alentejo 35- Viseu 40

A.B.Alentejo 23 – V. Castelo 46

A.B.Alentejo 70 Guarda 14

Sub 16 Femininos

A equipa onde actuaram todas as nossas sub 16 classificaram-se no 16º lugar, tendo vencido apenas a Guarda:

A.B.Alentejo 09 Leiria 66

A.B.Alentejo 32 V. Real 47

A.B.Alentejo 48 - Guarda 36

A.B.Alentejo 09 – Viseu 43

A.B.Alentejo 22 – Castelo B. 64


Sub 14 masculinos


A equipa onde actuaram seis dos nossos iniciados venceu os primeiros jogos e deixou-nos com grande expectativa mas quedou-se pelo honroso 10 lugar.Vencemos Açores,Bragança e Leiria.

A.B.Alentejo 57 Açores 49

A.B.Alentejo 76 Bragança 29

A.B.Alentejo 30 – Santarém 44

A.B.Alentejo 50 – Leiria 32

A.B.Alentejo 27 - V. Castelo 52

A.B.Alentejo 18 - Santarém 36

Sub 16 Masculinos

A equipa de Rui Dias, Carlos Valente e Afonso Oliveira tinha a tarefa mais complicada, mas venceu apenas Viana do Castelo e quedou-se no 10º lugar.

A.B.Alentejo 24 – Coimbra 49

A.B.Alentejo 34 - Porto 77

A.B.Alentejo 33 - Viseu 67

A.B.Alentejo 46 – V. Castelo 34

A.B.Alentejo 45 – Algarve 56

A.B.Alentejo 42 – Madeira 45


Mais um ano em que os resultados são desanimadores, perdendo em dois anos consecutivos no sector masculino e ficando em penúltimo de todas as associações do país no sector feminino. Não é o momento para aferir culpas mas para sim para uma reflexão profunda, que em anos anteriores nunca foi feita.

Neste blogue vamos divulgar a opinião de todos os que o pretendam fazer na condição que sempre imperou: Não será publicado nenhum comentário com ofensas pessoais ou que contenham linguagem pouco correcta.

01/04/2010

1 de Abril -dia das mentiras ou...das verdades

Neste dia das mentiras resolvemos brincar com alguns atletas e o resultado não poderia ter sido mais divertido....excepto para os apanhados. Eis algumas estórias divinais:
estória 1
- Alô iniciado (nome fictício) , soubemos que foste excluído da ida a Portimão.
- Eu...porquê?
- Parece que treinaste com a mesma velocidade com que jogaste no sábado?
-...
- alô iniciado?
- Mas eu ...
- Sabes que dia é hoje?
Esta foi ao vivo (estória 2):
Alô, cadete?
- O que é que se passou no treino para teres sido excluído e não ires a Portimão?
- Eu...excluído? mas porquê? mas ainda agora saí do treino e não me disseram nada! É injusto! E agora? É injusto!
- Sabes que dia é hoje?
- Sei, dia 1.das mentiras...mas porque é que fui excluído? (uma lágrima escondida)
estória 3
Alô cadete feminina...sabes que foste excluída da selecção e já não vais a Portimão?
- Eu...porquê?
- Porque as atletas têm que ter uma altura mínima de 1,67m...quanto medes?
- 1,50...não é justo! ...silêncio, para a lágrima!
estória 4
Alô sénior...acabámos de saber que fomos excluídos do campeonato nacional com faltas de comparência em todos os jogos que participaste.
- Porquê?
- Porque para ser sénior é necessário ter 1,70...quanto medes?
- 1,67...mas o de Ferragudo é mais pequeno!
- silêncio pois o mentiroso não foi capaz de conter as gargalhadas.
estória 5
Alô cadete feminina...acabámos de receber da federação,um pesado castigo para ti, por insultos dirigidos da bancada a um dirigente adversário.
- Eu? É mentira...o velho é que me ofendeu...e à minha família.
-...
- Eu só chamei ( a ligação não permitiu entender o palavrão) ao jogador que agrediu o Guindaça).
- Hoje é dia das mentiras
-...
-....
-...alô,alô...está aí alguém? foi a brincar! não te zangues...alô!
estória 6
Sénior
- Foste castigado com 3 jogos por insultos no jogo contra o Belenenses.
- Eu...não insultei ninguém....ok, disse uns palavrões, mas não eram insultos.
- o teu pai está aí, para podermos falar com ele?
- Mas ...eu não insultei ninguém?!
- 1 de Abril...Alô... não chores...foi a brincar!
Aceitam-se apostas de quem terão sido os apanhados.
Uns ficaram tristes...outros de lágrima escondida...e duas tão zangadas que...não se pode dizer!

29/03/2010

GDRAR deseja as melhores felicidades para Portimão

Sub-14 Femininos

Dia: 30 Março - 10:00h/12:00h e 15:00h/17:00h Pavilhão Reguengos de Monsaraz

Dia: 5 Abril 15:00h/17:00h Pavilhão Reguengos de Monsaraz

Atletas Convocadas:Inês Oliveira e Sofia Barros.

Sub-16 Femininos

Dia: 2 Abril 10:00h/12:00h e 15:00h/17:00h

Dia: 3 Abril 10:00h/12:00h e 15:00h/17:00h Pavilhão da Malagueira

Atletas Convocadas: Ana Francisco,Ana Oliveira,Carolina Correia,Maria Serrano,Patrícia Gomes e Sónia Vilar.

Sub-14 Masculinos

Dia: 31 Março 10:00h/12:00h e 15:00h/:17:00h

Dias: 1 e 2 Abril 11:00h/13:00h e 17:00h/19:00h

Local: Pavilhão D. Bosco

Atletas Convocados: Alexandre Cuco,Diogo Borges,Diogo Ganhão,Gonçalo Santos,Pedro Fadista e Pedro Marques.

Sub-16 Masculinos

Dias: 1 e 2 Abril 09:00h/11:00h e 15:00/17:00h Pavilhão D. Bosco

Dia: 3 Abril 09:00h/11:00h e 14:00/16:00h Pavilhão Reguengos de Monsaraz

Atletas Convocados: Rui Dias,Carlos Valente e Afonso Oliveira.

Para os dezassete atletas da André de Resende que estarão a representar as nossas selecções queremos desejar a melhor sorte e que saibam representar o Alentejo tão bem, quanto o têm feito no nosso clube.

15/03/2010

O João Antunes é um repórter especial











Grandes vitórias com sabor especial

Campeonato nacional CNB2 Basquetebol

A.A. Universidade Évora 72 Ferragudo 49

Parciais: 19-12; 16-20; 15-10 e 22 -7

A equipa universitária iniciou este campeonato como sendo a mais débil, constituída por atletas com idades muito jovens, e que dificilmente venceriam qualquer jogo. Este prognóstico não veio a corresponder à verdade e desta vez a vítima foi o Ferragudo. Os estudantes iniciaram em enorme ritmo o jogo e pressionando muito chegaram a deslumbrar-se. Este veio a permitir aos algarvios vencer o segundo período, mas a segunda parte corrigiu as falhas defensivas e mostraram uma grande exibição dos eborenses.

S. Rosmaninho (11), L. Valadas (8), P. Gouveia (2), D. Francisco (2), R. Nepomuceno, T. Rosado (13), B. Guindaça (7), B. Canelas (13), M. Faustino (3), M. Poeira e V. Silvestre (13).

Sub-14 André de Resende(A) 65 - Queluz 60

Parciais: 21-7;14-20;12-18 e 18-15

Jogaram: P. Bilou, G.Santos(11), D.Borges(8), F.Orvalho(6), D.Imaginário, P.Marques(5), A.Cuco(9), D.Ganhão(15),P.Fadista(6) e P. Banha(4).

Mais uma vitória surpreendente perante um dos candidatos ao 1º lugar. Exibição fabulosa de toda a equipa, mas a vantagem adquirida no primeiro período revelou-se decisiva.

Sub 16 Femininos André de Resende 47 Tubarões Quarteira 43

Parciais: 8 -17;10-12;16-4 e 13-10

A primeira parte foi demasiadamente má e as algarvias souberam tirar vantagem de uma arbitragem que permitia todos os contactos. Esta mudou o seu critério pois a agressividade das duas equipas estava a passar o limite e a 2ª parte foi o recuperar das jovens da André de Resende até atingir uma vitória muito sofrida.

Jogaram: Patrícia G.(5),Sónia V.(4),Sofia Barros,Carolina C.,Maria Serrano (4), Ana Oliveira(6) e Ana Francisco(17) e Neuza.

Montijo Basket 68 André de Resende 34

Parciais: 6-25;7-15;12-16 e 9-12

Jogaram: Sofia Barros(2), Sónia Vilar (4),Maria Serrano(4),Ana Oliveira(6) e Ana Francisco(18).

Salesianos André de Resende(B)

Jogaram:A.Mira(2),R.Pucarinho(4),J.Vidigal(12),R.Carvalho(4),T.Ramalhinho(2),P. Vaz(10),e J. Marques(6).

A vitória esperada dos nossos miúdos mas por números demasiado próximos.

Sub-18 Ferragudo 70 - André de Resende 61

Parciais: 13-7; 18-10; 21-17 e 18- 27

Jogaram: B. Canelas (13), Guindaça(19),T. Rosado(6),Faustino(7),Diogo(5), Miguel(5) e Aniceto(6).

Mais uma vez a André de Resende mostrou a falta de competitividade de alguns dos seus atletas, pois iniciou o jogo a vencer 5-0 e em poucos minutos sofre um parcial de 2-13. Esta é sem dúvida a característica mais saliente duma equipa caracterizada por jovens que são na vida académica acima da média, mas que no desporto não demonstram a agressividade (no bom sentido) que lhes faça ganhar mais vezes. O último período deu a sensação clara da vitória da equipa eborense, mas já era tarde demais.

A equipa falhar 16 lances livres…foi "apenas mais um detalhe" para quem esteve a perder por 4 pontos a 1 minuto do final.

nota: Merece registo positivo a arbitragem de 2 jovens, que sabendo ouvir os conselhos de um árbitro e oficial de mesa mais experientes souberam corrigir a má 1ª parte do jogo de femininos e estar em bom nível no André de Resende - Queluz! Muito bem os árbitros e melhor ainda Rui Frasco e Alexandre Ferreira, que souberam gerir a situação com elevação.

03/03/2010

Direito de resposta

Nos momentos em que as dificuldades económicas são evidentes, temos recebido alguns comentários sobre as despesas realizadas com a equipa sénior, bem como a sua importância no clube. Neste sentido julgo que todos devem saber que os custos desta prendem-se com a inscrição dos atletas (são maioritariamente juniores), os custos com as deslocações são pouco superiores relativamente ao ano anterior e só os custos com a policia (75 euros vezes 7 jogos) são realmente superiores. Contudo o patrocínio da Associação de Estudantes da Universidade de Évora cobre as despesas e só com essa garantia a equipa foi inscrita. Infelizmente essa verba ainda não foi paga. Mas foi o atleta sénior LUÍS VALADAS que ofereceu um patrocínio a rondar os 500 euros, logo...A equipa sénior será LUCRATIVA em termos financeiros.
Esta não foi a principal razão de nos inscrevermos nos seniores, pois a necessidade de uma imagem mais forte para os escalões de formação, que sabem que essa é a meta final. O exemplo de Bruno Canelas cuja enorme evolução se deu por participar num campeonato superior.Os resultados desportivos e a avaliação deve ser feita no final, mas que fique claro que as equipas de sub 14 e de seniores são auto-sustentadas, pelo que quem pensa que os seniores são a razão do afogo financeiro está enganado. Este deve-se ao facto da Câmara de Évora só ter contribuído com 10% da verba prevista e alguns atletas não terem pago ainda as suas quotas.