28/06/2010
Torneio de S.Joãozinho
14/06/2010
Há coisas… neste Alentejo!
Muita coisa me intriga nesta nossa região no que diz respeito ao basquetebol, mas as últimas que me levaram a escrever este pequenino texto são:
Numa região onde a expressão máxima do basquetebol se resume à CNB2 (4ª e última divisão Nacional), onde apenas há meia dúzia de equipas de seniores que treinam em média 4 ou 5 horas por SEMANA, onde alguns clubes nomeadamente os de Évora não recebem qualquer apoio monetário há 2 épocas por parte da C.M.Évora, onde muitos dos “treinadores” que dirigem as equipas são jovens que nem habilitação para treinar têm e apenas ensinam à semelhança do que aprenderam com outros que pouco mais sabiam que eles… a A.B.Alentejo orgulha-se de conseguir o apoio da C.M.Évora para organizar o Clinic Internacional de rendimento 2010 e eu pergunto:
- Qual será o retorno que este clinic tem para os treinadores do Alentejo se ninguém aqui treina nenhuma equipa de rendimento?
- Qual será o retorno para os clubes?
- De que forma este clinic vai melhorar o nível do basquetebol do Alentejo?
- Se a A.B.A. que tem capacidade junto da CME de justificar trabalho de modo a obter verbas que permitem organizar o clinic, não consegue ajudar os clubes a obter as verbas que mantenham os clubes activos. Para que servem os clinics sem clubes e sem atletas?
Nota: Não tenho nada contra o facto de organizar o clinic em Évora, espero poder estar presente mas de facto as prioridades estão todas trocadas. Preocupamo-nos porque não temos árbitros ou porque o treinador não tem o nível "x" ou porque o pavilhão não tem aquele instrumento… e esquecemo-nos que para fazer sentido falar em treinador, árbitro ou pavilhão primeiro é preciso falar em clube e depois em atleta.
Quantos jovens, uns mais que outros, desta região conhecem a palavra Jamboree? E quantos esboçam um sorriso de saudades quando falam no jamboree em que estiveram presentes? E quantos ainda, têm amigos espalhados pelo país que fizeram no jamboree? E treinadores, quantos têm o prazer de dizer que foi o jamboree que despertou neles o prazer de ensinar os mais novos? Por tudo isto pergunto se faz sentido que a A.B.A. pela primeira vez em 10 anos tenha decidido prescindir de uma vaga para o próximo jamboree?
No passado fim-de-semana os iniciados deste clube foram convidados a participar em substituição de uma outra equipa, num torneio organizado pelo Benavente Basket Clube no qual também participava o Atlético de Reguengos.
Durante o fim-de-semana o convívio entre os atletas destes clube foi constante e mesmo durante a durante a final do torneio disputada entre o GDRAR e o BAC, os jovens de Reguengos que no dia anterior tinham perdido com os Eborenses por mais de 60 pontos, não deixaram de apoiar os seus amigos durante todo o jogo. Apetece-me perguntar: Será que os adultos que mandam no nosso basket não conseguem aprender nada com estas crianças?
Sérgio Rosmaninho
09/06/2010
01/06/2010
Ainda o Desporto Escolar
Esta foto serve de homenagem aos amigos que posaram connosco para a foto aquando da final nacional do desporto escolar na Anadia. Eles representam a Direcção regional do Alentejo - Paulo Carreiro e Nuno Santinha e a Federação Portuguesa de Basquetebol por Aires de Sousa. Acompanharam a nossa equipa em todos os jogos realizados e vibraram com as suas vitórias e derrotas. Deram o exemplo do que devem fazer os bons dirigentes, pois para além da organização que deu muito trabalho, roubavam uns minutinhos para vibrar com o seu Alentejo. E as atletas souberam merecer, pois para além do sucesso desportivo, foram excepcionais na sua postura social. Um grande abraço para o professor João Costeira - ex seleccionador nacional que foi um anfitrião cinco estrelas, acompanhando-nos inclusive guiando uma visita ao museu local. 30/05/2010
Cadetes Masculinos no torneio do CEBI
28/05/2010
20/05/2010
Final do Desporto Escolar - Anadia
A equipa de sub 16 esteve presente entre as melhores escolas do país, numa jornada basquetebolistica que ficará na memória de todas as jovens da André de Resende. Com excelente conduta desportiva e social, o nosso clube, recebeu mesmo um convite do colégio de Calvão para um intercâmbio desportivo. Estão de parabéns todas as jovens que estiveram na Anadia
14/05/2010
Muito Obrigado Miguel Ângelo

Já agora os nossos parabéns, pois como coach do Juventude, assegurou a subida de divisão...cilindrando os vários adversários.
12/05/2010
Paulo Banha eleito treinador do mês
Portel - André de Resende C
Cadetes Santarém Basket - André de Resende
Os cadetes, melhor, os iniciados com o João Moran, foram derrotados em Santarém
A derrota contra o Olhanense no dia seguinte era esperada, pois a diferença entre as equipas era grande. As ausências dos atletas mais velhos, nomeadamente Carlos Valente, por lesão, deixaram mossa.
Feminino Tubarões Quarteira - André de Resende
Os iniciados do próximo ano venceram o Bacelo por 3 pontinhos.Parabéns para a miudagem.
10/05/2010
Final do campeonato para os juniores
Sub 16 Femininos G.D.R. André Resende 63 - 85 Montijo Basket
Grande exibição das nossas raparigas, que mantiveram o marcador sempre equilibrado até sete minutos do final. Converter 3 triplos foi inédito, apesar de falhar 20 lances livres,o que ajuda a explicar a derrota, perante uma das mais fortes equipas do grupo. A desunião verificada no momento decisivo é grave e infelizmente recorrente o que se lamenta e não é a melhor lição para quem vive este clube.
Jogaram: Patrícia G.(6),Sónia V.(17),Sofia Barros(2),Maria Serrano (2), Ana Oliveira(10) e Ana Francisco(22),Marta(4) e Mafalda .
Sub 16 masculinos G.D.R. André Resende 59 - 65 Estoril Basket
Biblioteca I.R. 54 - 45 G.D.R. André Resende
Os nossos cadetes/iniciados equilibraram mais duas vezes os jogos, mas não foram capazes de vencer e aproximar-se dos seus competidores. Nem Carlos Valente com duas excelentes exibições chegaram, pois no 2º jogo a equipa esteve desfalcada.
Sub 18 masculinos Seixal FC 74 - 52 G.D.R. André Resende
Um jogo de final de época e mais um episódio demais visto: André de Resende vence 3 períodos, mas o que perde estraga tudo! Mais um parcial de 29-9 no reatamento e nem os 32 pontos de Bruno Canelas atenuaram a excelente exibição que a equipa vinha a fazer.










