27/07/2010

Sérgio Rosmaninho reforça Comité Nacional de MiniBasquete

A notícia é recente e enche de orgulho o nosso clube e o Basquetebol do Alentejo. O nosso coach foi indigitado pela Federação Portuguesa de Basquetebol para um cargo muito prestigiante e a notícia faz 1ª página do planetabasket. "Quem conhece o Sérgio Rosmaninho é uma dos artigos mais lidos do Planetabasket, razão pela qual certamente muitos dos leitores do Planetabasket sabem quem é o Sérgio Rosmaninho.
O crescimento e aumento das actividades do minibásquete levaram a Federação a reforçar o Comité Nacional de Minubásquete.
A forte ligação do Sérgio ao minibásquete surge na sequência do 1º Jamboree do CNMB realizado em 2001 em Vila Franca de Xira. O entusiasmo resultante dessa experiência levou-o, logo na época seguinte, a federar a Associação de Moradores do Bairro do Bacêlo, que surgiu no universo do basquetebol com equipas de minibásquete, tendo organizado diversos eventos para este escalão. Actualmente é treinador no Grupo Desportivo e Recreativo André Resende. Desde 2001, só não esteve presente no 14º Jamboree de Olhão, tendo no seu curriculum actualmente a participação em 18 jamboree, 17 nacionais e um europeu. Fruto da sua larga experiência, que se estendeu, para além dos jamborees a outros eventos do CNMB, o Sérgio já assumiu com muito sucesso, nos últimos três jamborees, Paços de Ferreira, Vila Nova de Cerveira e Ponte da Barca a direcção técnica deste evento.
Para o ano novos desafios se vão lançar ao minibásquete, pelo que o reforço do Sérgio, amigo e companheiro ao longo destes 10 anos é decisivo para levar a bom porto a consolidação do trabalho realizado.

28/06/2010

Torneio de S.Joãozinho

Esta notícia começa da pior forma:
SABARIGO FRACTUROU O BRAÇO E TEVE QUE SER OPERADO.
No período de aquecimento o Sabarigo caiu desamparado e fracturou o braço.Prontamente foi conduzido ao hospital, sendo operado pelas 14:00. A nossa vedeta vai passar 6 semanas com o braço engessado e sabemos que a lista de catraias a procurar assinar o braço e dedicar um beijinho ao menino está a deixar a família muito sensibilizada.
O torneio ficou ensombrado com este acidente,mas a equipa que se apresentou com a beleza de 4 raparigas esteve brilhante.



14/06/2010

Há coisas… neste Alentejo!

Muita coisa me intriga nesta nossa região no que diz respeito ao basquetebol, mas as últimas que me levaram a escrever este pequenino texto são:

Numa região onde a expressão máxima do basquetebol se resume à CNB2 (4ª e última divisão Nacional), onde apenas há meia dúzia de equipas de seniores que treinam em média 4 ou 5 horas por SEMANA, onde alguns clubes nomeadamente os de Évora não recebem qualquer apoio monetário há 2 épocas por parte da C.M.Évora, onde muitos dos “treinadores” que dirigem as equipas são jovens que nem habilitação para treinar têm e apenas ensinam à semelhança do que aprenderam com outros que pouco mais sabiam que eles… a A.B.Alentejo orgulha-se de conseguir o apoio da C.M.Évora para organizar o Clinic Internacional de rendimento 2010 e eu pergunto:

- Qual será o retorno que este clinic tem para os treinadores do Alentejo se ninguém aqui treina nenhuma equipa de rendimento?

- Qual será o retorno para os clubes?

- De que forma este clinic vai melhorar o nível do basquetebol do Alentejo?

- Se a A.B.A. que tem capacidade junto da CME de justificar trabalho de modo a obter verbas que permitem organizar o clinic, não consegue ajudar os clubes a obter as verbas que mantenham os clubes activos. Para que servem os clinics sem clubes e sem atletas?

Nota: Não tenho nada contra o facto de organizar o clinic em Évora, espero poder estar presente mas de facto as prioridades estão todas trocadas. Preocupamo-nos porque não temos árbitros ou porque o treinador não tem o nível "x" ou porque o pavilhão não tem aquele instrumento… e esquecemo-nos que para fazer sentido falar em treinador, árbitro ou pavilhão primeiro é preciso falar em clube e depois em atleta.


Quantos jovens, uns mais que outros, desta região conhecem a palavra Jamboree? E quantos esboçam um sorriso de saudades quando falam no jamboree em que estiveram presentes? E quantos ainda, têm amigos espalhados pelo país que fizeram no jamboree? E treinadores, quantos têm o prazer de dizer que foi o jamboree que despertou neles o prazer de ensinar os mais novos? Por tudo isto pergunto se faz sentido que a A.B.A. pela primeira vez em 10 anos tenha decidido prescindir de uma vaga para o próximo jamboree?


No passado fim-de-semana os iniciados deste clube foram convidados a participar em substituição de uma outra equipa, num torneio organizado pelo Benavente Basket Clube no qual também participava o Atlético de Reguengos.

Durante o fim-de-semana o convívio entre os atletas destes clube foi constante e mesmo durante a durante a final do torneio disputada entre o GDRAR e o BAC, os jovens de Reguengos que no dia anterior tinham perdido com os Eborenses por mais de 60 pontos, não deixaram de apoiar os seus amigos durante todo o jogo. Apetece-me perguntar: Será que os adultos que mandam no nosso basket não conseguem aprender nada com estas crianças?

Sérgio Rosmaninho

01/06/2010

Ainda o Desporto Escolar

Esta foto serve de homenagem aos amigos que posaram connosco para a foto aquando da final nacional do desporto escolar na Anadia. Eles representam a Direcção regional do Alentejo - Paulo Carreiro e Nuno Santinha e a Federação Portuguesa de Basquetebol por Aires de Sousa. Acompanharam a nossa equipa em todos os jogos realizados e vibraram com as suas vitórias e derrotas. Deram o exemplo do que devem fazer os bons dirigentes, pois para além da organização que deu muito trabalho, roubavam uns minutinhos para vibrar com o seu Alentejo. E as atletas souberam merecer, pois para além do sucesso desportivo, foram excepcionais na sua postura social. Um grande abraço para o professor João Costeira - ex seleccionador nacional que foi um anfitrião cinco estrelas, acompanhando-nos inclusive guiando uma visita ao museu local.

30/05/2010

Cadetes Masculinos no torneio do CEBI

NOTA: Se alguém tiver dificuldade em reconhecer o nosso Pedro Banha... procure bem, ele esteva lá... vamos dar uma pista

20/05/2010

Final do Desporto Escolar - Anadia

A equipa de sub 16 esteve presente entre as melhores escolas do país, numa jornada basquetebolistica que ficará na memória de todas as jovens da André de Resende. Com excelente conduta desportiva e social, o nosso clube, recebeu mesmo um convite do colégio de Calvão para um intercâmbio desportivo. Estão de parabéns todas as jovens que estiveram na Anadia




12/05/2010

Paulo Banha eleito treinador do mês

Reguengos - André de Resende A
A equipa de iniciados foi a Reguengos perder por 15 pontos, mas ganhou um autêntico Mourinho do Basquetebol...Banha...Paulo Banha! Incisivo nas intervenções, pedagógico, quanto baste...enfim um grande lider.
Portel - André de Resende C
As pequenitas foram arrasadas pelos rapazes de Portel e não evitaram uma derrota grande! Os pais Fernando Pinto e Manuel Cordeiro foram 2 excelentes dirigentes...quais Pinto da Costa!
Cadetes Santarém Basket - André de Resende
Os cadetes, melhor, os iniciados com o João Moran, foram derrotados em Santarém
O coach Sérgio ofereceu em sua casa (pobre mãe!) uma francesinha...para toda a malta iniciada, cadete e os pais/dirigentes/treinadores.
A derrota contra o Olhanense no dia seguinte era esperada, pois a diferença entre as equipas era grande. As ausências dos atletas mais velhos, nomeadamente Carlos Valente, por lesão, deixaram mossa.
Feminino Tubarões Quarteira - André de Resende
As derrotas em Albufeira e em Évora foram o corolário de um final de época muito infeliz, que deve ser recordado, nomeadamente pelas razões que justificaram tais performances.
Iniciados Bacelo - André de Resende B
Os iniciados do próximo ano venceram o Bacelo por 3 pontinhos.Parabéns para a miudagem.