25/08/2010

Já temos o pavilhão "novo"

Caros amigos
Com o esforço de todos, vamos finalmente entrar na nova época com um piso novo. Cumpre-nos saber cuidá-lo, pois nos próximos anos, dificilmente voltará a ser alvo de nova intervenção. Todos os atletas devem entrar no piso com as sapatilhas de interior e se os mais velhos já têm esse hábito, devemos zelar que os mais novos também o façam. Mas sejam exigentes igualmente nas aulas, pois alguns gostam de colocar as culpas na "malta do basket", quando são aqueles que menos sentem o pavilhão como seu. Mostremos-lhes que ninguém gosta mais do pavilhão do que nós! L. Francisco

27/07/2010

Sérgio Rosmaninho reforça Comité Nacional de MiniBasquete

A notícia é recente e enche de orgulho o nosso clube e o Basquetebol do Alentejo. O nosso coach foi indigitado pela Federação Portuguesa de Basquetebol para um cargo muito prestigiante e a notícia faz 1ª página do planetabasket. "Quem conhece o Sérgio Rosmaninho é uma dos artigos mais lidos do Planetabasket, razão pela qual certamente muitos dos leitores do Planetabasket sabem quem é o Sérgio Rosmaninho.
O crescimento e aumento das actividades do minibásquete levaram a Federação a reforçar o Comité Nacional de Minubásquete.
A forte ligação do Sérgio ao minibásquete surge na sequência do 1º Jamboree do CNMB realizado em 2001 em Vila Franca de Xira. O entusiasmo resultante dessa experiência levou-o, logo na época seguinte, a federar a Associação de Moradores do Bairro do Bacêlo, que surgiu no universo do basquetebol com equipas de minibásquete, tendo organizado diversos eventos para este escalão. Actualmente é treinador no Grupo Desportivo e Recreativo André Resende. Desde 2001, só não esteve presente no 14º Jamboree de Olhão, tendo no seu curriculum actualmente a participação em 18 jamboree, 17 nacionais e um europeu. Fruto da sua larga experiência, que se estendeu, para além dos jamborees a outros eventos do CNMB, o Sérgio já assumiu com muito sucesso, nos últimos três jamborees, Paços de Ferreira, Vila Nova de Cerveira e Ponte da Barca a direcção técnica deste evento.
Para o ano novos desafios se vão lançar ao minibásquete, pelo que o reforço do Sérgio, amigo e companheiro ao longo destes 10 anos é decisivo para levar a bom porto a consolidação do trabalho realizado.

28/06/2010

Torneio de S.Joãozinho

Esta notícia começa da pior forma:
SABARIGO FRACTUROU O BRAÇO E TEVE QUE SER OPERADO.
No período de aquecimento o Sabarigo caiu desamparado e fracturou o braço.Prontamente foi conduzido ao hospital, sendo operado pelas 14:00. A nossa vedeta vai passar 6 semanas com o braço engessado e sabemos que a lista de catraias a procurar assinar o braço e dedicar um beijinho ao menino está a deixar a família muito sensibilizada.
O torneio ficou ensombrado com este acidente,mas a equipa que se apresentou com a beleza de 4 raparigas esteve brilhante.



14/06/2010

Há coisas… neste Alentejo!

Muita coisa me intriga nesta nossa região no que diz respeito ao basquetebol, mas as últimas que me levaram a escrever este pequenino texto são:

Numa região onde a expressão máxima do basquetebol se resume à CNB2 (4ª e última divisão Nacional), onde apenas há meia dúzia de equipas de seniores que treinam em média 4 ou 5 horas por SEMANA, onde alguns clubes nomeadamente os de Évora não recebem qualquer apoio monetário há 2 épocas por parte da C.M.Évora, onde muitos dos “treinadores” que dirigem as equipas são jovens que nem habilitação para treinar têm e apenas ensinam à semelhança do que aprenderam com outros que pouco mais sabiam que eles… a A.B.Alentejo orgulha-se de conseguir o apoio da C.M.Évora para organizar o Clinic Internacional de rendimento 2010 e eu pergunto:

- Qual será o retorno que este clinic tem para os treinadores do Alentejo se ninguém aqui treina nenhuma equipa de rendimento?

- Qual será o retorno para os clubes?

- De que forma este clinic vai melhorar o nível do basquetebol do Alentejo?

- Se a A.B.A. que tem capacidade junto da CME de justificar trabalho de modo a obter verbas que permitem organizar o clinic, não consegue ajudar os clubes a obter as verbas que mantenham os clubes activos. Para que servem os clinics sem clubes e sem atletas?

Nota: Não tenho nada contra o facto de organizar o clinic em Évora, espero poder estar presente mas de facto as prioridades estão todas trocadas. Preocupamo-nos porque não temos árbitros ou porque o treinador não tem o nível "x" ou porque o pavilhão não tem aquele instrumento… e esquecemo-nos que para fazer sentido falar em treinador, árbitro ou pavilhão primeiro é preciso falar em clube e depois em atleta.


Quantos jovens, uns mais que outros, desta região conhecem a palavra Jamboree? E quantos esboçam um sorriso de saudades quando falam no jamboree em que estiveram presentes? E quantos ainda, têm amigos espalhados pelo país que fizeram no jamboree? E treinadores, quantos têm o prazer de dizer que foi o jamboree que despertou neles o prazer de ensinar os mais novos? Por tudo isto pergunto se faz sentido que a A.B.A. pela primeira vez em 10 anos tenha decidido prescindir de uma vaga para o próximo jamboree?


No passado fim-de-semana os iniciados deste clube foram convidados a participar em substituição de uma outra equipa, num torneio organizado pelo Benavente Basket Clube no qual também participava o Atlético de Reguengos.

Durante o fim-de-semana o convívio entre os atletas destes clube foi constante e mesmo durante a durante a final do torneio disputada entre o GDRAR e o BAC, os jovens de Reguengos que no dia anterior tinham perdido com os Eborenses por mais de 60 pontos, não deixaram de apoiar os seus amigos durante todo o jogo. Apetece-me perguntar: Será que os adultos que mandam no nosso basket não conseguem aprender nada com estas crianças?

Sérgio Rosmaninho

01/06/2010

Ainda o Desporto Escolar

Esta foto serve de homenagem aos amigos que posaram connosco para a foto aquando da final nacional do desporto escolar na Anadia. Eles representam a Direcção regional do Alentejo - Paulo Carreiro e Nuno Santinha e a Federação Portuguesa de Basquetebol por Aires de Sousa. Acompanharam a nossa equipa em todos os jogos realizados e vibraram com as suas vitórias e derrotas. Deram o exemplo do que devem fazer os bons dirigentes, pois para além da organização que deu muito trabalho, roubavam uns minutinhos para vibrar com o seu Alentejo. E as atletas souberam merecer, pois para além do sucesso desportivo, foram excepcionais na sua postura social. Um grande abraço para o professor João Costeira - ex seleccionador nacional que foi um anfitrião cinco estrelas, acompanhando-nos inclusive guiando uma visita ao museu local.

30/05/2010

Cadetes Masculinos no torneio do CEBI

NOTA: Se alguém tiver dificuldade em reconhecer o nosso Pedro Banha... procure bem, ele esteva lá... vamos dar uma pista