15/10/2010

As nossas seniores femininas iniciaram o campeonato nacional da 2ª divisão

As meninas Sónia Vilar,Sofia Machado,Ana Francisco e Cláudia Rainha são agora mulheres,logo seniores e estiveram acompanhadas das universitárias Carolina,Madalena, Ana, Crespo,Inês Lopes e ainda pela Inês Pereira e Lena Caldeira que se juntaram a nós esta época.

   A primeira parte serve apenas para registo futuro, pois tratou-se do choque de uma equipa que participava num campeonato sénior pela primeira vez. A segunda parte já mostrou que estas jovens da André de Resende vão realizar um campeonato muito interessante. O público mostrou expectativa e compareceu e apesar do desnível do marcador, deve ter gostado por alguns momentos do desempenho da equipa eborense.
   Individualmente :
Sónia Vilar, Ana Francisco e Sofia Machado foram uma surpresa pela positiva. Empenho defensivo, garra e essencialmente agressividade ofensiva. Foram as atletas que no ataque tinham o cesto permanentemente em mira, sendo Sónia (9) e Ana Francisco (9) as melhores marcadoras e a mais eficaz perto do cesto.
Lena Caldeira e Inês Lopes foram as bases, esclarecidas, defenderam bem, mas pouco agressivas no ataque, pois atacam poucas vezes o cesto contrário. Helena (6) conseguiu com sucesso, 2 triplos, mas raramente tentou penetrações para o cesto.
Madalena e Inês Pereira foram muito empenhadas e cumprem a defender, mas têm muitas dificuldades no ataque. Madalena foi particularmente infeliz e o inicio da 2ª parte deu ao adversário um parcial de 8-0 nas 4 vezes que perdeu a bola.
Ana Crespo é a atleta fisicamente mais forte e isso nota-se a defender, mas a atacar...espera-se muitooo melhor. Receosa no 1x1, raramente chegou perto do cesto, insistindo em lançamentos exteriores sem sucesso.
Carolina Afonso revelou que sabe lançar ao cesto mas passa muito tempo escondida do jogo e da bola, pelo que ajuda pouco no trabalho colectivo. Vai melhorar e resolver quando os adversários defenderem zona.

Nota: Para que este jogo do campeonato nacional se realizasse, foi necessária a vistoria do pavilhão André de Resende e respectiva aprovação, como veio a acontecer. Para tal tivemos o grato prazer de receber os Presidente e vice-Presidente do Conselho Regional de Arbitragem e do Director Técnico da Associação de Basquetebol do Alentejo. Se as presenças dos Srs. Fortunato Valentim e Rui Frasco são já habituais no nosso pavilhão, o mesmo não havia acontecido nos últimos anos com a presença do Sr. José Pedrosa,. Ficámos muito honrados com a sua presença, esperando agora que todos os dirigentes associativos, sejam presença mais regular para assim poderem testemunhar o esforço que todos fazemos para promover a modalidade na região.
                                                                       Luís Francisco 

14/10/2010

O SÉRGIO ROSMANINHO FEZ ANOS

   Este clube faz tudo pelos seus e não deixámos o nosso Sérgio esquecido. Assim providenciámos duas jovens brasileiras para oferecer um bolinho de aniversário ao menino. Digam lá se não foram bem escolhidas! O resultado  é mostrado na foto que a redacção deste enorme meio de comunicação, recebeu da sua repórter Sofia Machado.
Ah....o menino comeu...o bolo.E gostou.

09/10/2010

André de Resende – Centenário da República em minibasquete

 As nossas vedetas: Rui Pucarinho,Pedro Santana, Leonor e Carolina Cordeiro
Pedro Santana irradia um sorriso que contagia todos os que o rodeiam. Um espectáculo...este menino

A família Cordeiro e a mãe Santana tiveram que ser deslocalizados pela GNR local, face aos excessos de alegria que protagonizaram na bancada
 Leonor Cordeiro esteve deslumbrante no concurso de lançamento exterior.
As nossas vedetas numa equipa de estrelas

28/09/2010

Entrevista a Miguel Poeira

Numa pesquisa na net, encontrámos esta deliciosa entrevista com o "maior" base da CNB2.Eis o conteúdo:
Nome completo: Miguel Filipe Calvino dos Santos Poeira
Idade: 17 anos
Há quanto tempo jogas basquete?
Jogo basquete há 4 anos.
Jogas em que clube? E por que escalão?
Jogo no GDRAR (Grupo Desportivo e Recreativo André de Resende). O meu escalão principal é Júnior mas também faço parte da equipa sénior deste clube.
Que títulos já conquistaste esta época?
Esta época o meu clube participou pela primeira vez na CNB2 no escalão sénior, também vencemos alguns torneios, nomeadamente em Espanha, para os quais somos anualmente convidados.
Porque começaste a praticar este desporto?
Comecei a praticar este desporto por incentivo de alguns colegas de turma que também tinham ingressado na modalidade há pouco tempo e pelo Professor Luís Francisco, que para além de meu professor de geografia, veio-se a tornar meu treinador.
Treinas quantas vezes por semana?
Treino entre duas a três vezes por semana.
Jogas com que frequência?
A regularidade dos jogos depende das provas que estão a decorrer, mas normalmente jogo um ou dois jogos por fim de semana.
Vês o basquete apenas como um hobby ou pretendes uma carreira enquanto jogador?
Vejo o basquete como um hobby, porque sei que nunca farei uma carreira como um jogador profissional.
Aconselhas a prática deste desporto? Porquê?
Aconselho a prática deste desporto, que ao contrário do que a maioria das pessoas que não o conhecem pensam, basquete não é um desporto “de meninas”. O basquete é um desporto para pessoas inteligentes e de raciocínio rápido. Mas, o mais importante é o ambiente que se cria dentro de um pavilhão enquanto decorre um bom jogo de basquete, em que ambas as equipas se debatem até ao último segundo, fazendo com que o público presente se empolgue e se faça ouvir em cada jogada, incentivando a sua favorita. E quando se pratica esta modalidade num clube como o GDRAR, mais importante que o número de vitórias e derrotas é que todos os resultados são vividos numa união fortíssima criada na família GDRAR, da qual tenho orgulho de fazer parte.

Trabalho realizado por: João Poeira 

23/09/2010

André de Resende – Basquetebol sinónimo de sucesso escolar


   A equipa sénior da André de Resende vive dias de misto de emoções, pois quatro dos seus atletas a abandonam para ingressar na Universidade. O jovem Pedro Aniceto venceu o prémio de melhor aluno do secundário da Escola Gabriel Pereira e cursará engenharia física e tecnológica no Instituto Superior Técnico em Lisboa.

    O sucesso escolar foi igualmente o resultado de Tiago Rosado, engenharia de micro e nano tecnologias. Miguel Faustino (engenharia Mecânica igualmente no Técnico em Lisboa. Diogo Francisco ingressou na Faculdade de Medicina em Coimbra, a sua cidade natal. Esta é pois a demonstração que os jovens que mais praticam desporto, são igualmente os que melhores resultados escolares obtêm, em função do seu tempo útil de estudo. Sendo verdade que o tempo para o estudo é menor, este é melhor aproveitado, obrigando-os a uma auto disciplina e rigor aliada a maior responsabilidade. Estão de parabéns os atletas, as suas famílias e obviamente os seus professores que ao longo do tempo souberam estimular as suas potencialidades. O clube onde fizeram a formação desportiva sente o orgulho por eles e tem neles um exemplo para todos os seus jovens basquetebolistas.

21/09/2010

Jogos de basket com o Basket Pacense

   No próximo sábado as nossas equipas masculinas e femininas vão defrontar o Basket Pacense de Badajoz na André de Resende. Amanhã publicaremos os horários.
   Será a primeira oportunidade de vermos o potencial de cada equipa frente a adversários de peso.

25/08/2010

Já temos o pavilhão "novo"

Caros amigos
Com o esforço de todos, vamos finalmente entrar na nova época com um piso novo. Cumpre-nos saber cuidá-lo, pois nos próximos anos, dificilmente voltará a ser alvo de nova intervenção. Todos os atletas devem entrar no piso com as sapatilhas de interior e se os mais velhos já têm esse hábito, devemos zelar que os mais novos também o façam. Mas sejam exigentes igualmente nas aulas, pois alguns gostam de colocar as culpas na "malta do basket", quando são aqueles que menos sentem o pavilhão como seu. Mostremos-lhes que ninguém gosta mais do pavilhão do que nós! L. Francisco