



Muito provavelmente o pior jogo da André de Resende em que começou mais uma vez demasiado mal e entregou a vitória de bandeja ao adversário logo no 1º período (11-27). O mau começo é explicado pela má atitude perante a competição, pois não se compreende o enorme atraso de alguns atletas para o aquecimento, num jogo que sabiam que ia ser disputado com grande expectativa. O público que gosta de basket compareceu e acreditou que os miúdos da André de Resende iam dar luta. Estes deram a pior resposta. Espera-se que tenham aprendido. Os Salesianos jogaram muito bem e dominaram todo o jogo. Merece destaque a reacção que os da casa tiveram no 2º período em que venceram 13-12 e no 4º 17-16 embora aqui já as duas equipas tinham em campo os atletas menos utilizados.
Jogaram e marcaram: Tiago (9), Guindaça (8),Bruno Canelas (2),Faustino (2), M. Poeira (2), D. Francisco, Sérgio R. (9), P. Santos (6)e Vasco Silvestre (10) .
Sub 18 Masculinos
André de Resende 55 Atlético Reguengos 66 (após prolongamento)
Jogaram e marcaram: Tiago (11), Guindaça (10),Bruno Canelas (7),Faustino (4), M. Poeira (5), D. Francisco (4); Carlos Valente (1),Rui Dias (12) e Hugo Tomé .
A 4 segundos do final, a André de Resende tinha tudo para vencer, pois estando a ganhar por 1 ponto, Diogo Francisco sofre falta e tem direito a 2 lances livres. Falha os 2! Não era grave, pois bastava não sofrer....mas fazer uma falta inoportuna e dá ao Atlético a possibilidade de vencer. Este apenas converte 1 lance livre e leva o jogo para prolongamento…mas com Tiago Rosado e Bruno Guindaça com 5 faltas. Aí os jovens de Reguengos foram bem mais fortes e justos vencedores. Merecem um aplauso as duas equipas pelo jogo que realizaram, sabendo respeitar-se mesmo nos momentos mais “quentes”, mas tal sempre aconteceu nos muitos jogos disputados entre si, nos vários escalões.
A André de Resende quer igualmente dar os parabéns ao seu adversário pela vitória no jogo e no respectivo Campeonato Regional de sub 18, pois foram justos vencedores.
Uma palavra final para o árbitro Aires de Sousa.
Num jogo difícil de arbitrar, cometendo eventuais erros de julgamento de algumas faltas, soube demonstrar porque é o melhor árbitro no Alentejo. A postura serena e de constante dialogo com treinadores e jogadores, explicando as suas decisões, faz com que, mesmo quando não concordam…TODOS acatam as suas decisões, pois sabem que foram tomadas em consciência.
Se o seu trabalho deixar escola, terá no jovem Ricardo Caeiro (vai ser o melhor muito em breve) e nos vários jovens que estão a arbitrar, a alegria de ver esta postura
Sub 16 Masculinos Portalegre 47 André de Resende 101
André de Resende líder invicto
Os jogadores que mais minutos precisam para a fase final tiveram mais uma grande oportunidade, pois o tridente ficou em casa! Assim os seis elementos souberam dizer aos outros que são capazes de ganhar sem os amigos que ficaram junto da família. Excelente jogo de António Brancas, muitos contra ataques falhados de Carlos Loureiro, mais momentos brilhantes de Senhor João Pereira (19 pontos na 1ª parte) e outros…(7 na segunda).
Jogaram e marcaram:
C. Loureiro (22), J. Pereira (26), G. Ramalho (12),Afonso O. (14),António Brancas (9) e Miguel Oliveira (12).
André de Resende 151 Salesianos 21
Carlos Valente (30),Rui Dias (28), António B. (24), Carlos Loureiro (16),Guilherme Ramalho (6),Afonso Oliveira (20) e Hugo Tomé (23).
André de Resende líder... invicto
Maria Serrano (4),Sónia Vilar(25),Ana Francisco(40), Leonor Geadas, Patrícia Gomes (14), Ana Oliveira (22), Inês Oliveira, Sofia Barros e Cristina Coelho.
Muitas quezílias num jogo em que a diferença técnica foi enorme. A equipa da André de Resende é sem dúvida a mais forte no Alentejo, mas deve ter consciência que ainda estão longe das melhores adversárias na taça nacional. Este jogo serviu para dar mais minutos a jogadoras menos utilizadas e para as mais experientes saberem controlar emoções destemperadas. O cinco base da equipa está fortalecido, mas falta mais qualidade às suplentes, pois a época não vai ser fácil. Sofia Barros tem melhorado e a esperança está nela. O Despertar merece o nosso elogio pelo esforço que faz no sector feminino.
Seniores CNB2 Despertar de Beja 101 André de Resende 58
Resultado enganador
A qualidade do jogo da André de Resende deve contudo ser valorizada, pois não foram a inexperiência, que faz com que ao longo dos jogos, a equipa sofra parciais de 10/12-0 por períodos de 2 minutos, mas ocorrendo duas a três vezes por jogo. É este pormenor que justifica que leve uma média de 100 pontos sofridos por jogo. Foi assim, com o Juventude Basket, Tubarões e agora o Despertar, mas atenção…todos eles candidatos à subida de divisão.
Para a semana há derby local: André de Resende Salesianos.
Pedro Gouveia (3)- Melhorou, está mais agressivo a defender e atacar, mas…só marcou 3 pontos! Sérgio Rosmaninho (5)- è a voz dentro do campo, empenhado, normalmente esclarecido. Vasco Silvestre (12) - Não sabe jogar mal e como tal é o mais esclarecido a atacar. Quando estiver fisicamente melhor, vai ser decisivo na qualidade da equipa. Tiago R. foi o base mais utilizado e esteve globalmente bem. Diogo Francisco (3)- Jogou de inicio e cumpriu, jogando bem, mas falta-lhe mais agressividade ofensiva. Pedro Santos (10) – sendo o seu melhor jogo pela André de Resende, está ainda longe do que pode fazer. Já defendeu bem melhor e foi quase sempre esclarecido a atacar. Bruno Canelas (9)- assume-se como o 5º jogador, empenhado e ofensivamente mais forte, falta-lhe saber dar a volta, quando algo corre mal. B. Guindaça esteve muitos furos abaixo do que costuma fazer. Não sendo tecnicamente muito evoluído, precisa de treinar mais e quando não o faz, a este nível tem dificuldades suplementares. O mesmo aconteceu com Miguel Faustino, M. Poeira e R. Nepomuceno, mas por razões diferentes: não era jogo para eles, porque o antagonista era muito superior.
Jogaram e marcaram: Tiago (33), Guindaça (14),Bruno Canelas (8),Faustino (4), M. Poeira (4), D. Francisco (7) .
Sub 18 Masculinos Salesianos 49 André de Resende 70
Jogadores oferecem a vitória a Rui Ganhão...mesmo terminando com 4 jogadores
Tiago R. esteve no que já nos habituou, mas foi mais uma vez o colectivo que sobressaiu e mais um adversário que não passou dos 50 pontos. Os parciais foram 12-18, 8 -15, 11- 21 e 18 -16.
Jogaram e marcaram: Tiago (33), Guindaça (14),Bruno Canelas (8),Faustino (4), M. Poeira (4), D. Francisco (7) .
André de Resende volta a surpreender (?) e está isolada no comando
Defrontavam-se as duas equipas ainda invictas no campeonato regional e antevia-se um jogo disputado. A equipa visitada é constituída por vários atletas na selecção regional do seu escalão, enquanto a de Évora apenas 2, pelo que o favoritismo recaía para Estremoz. A equipa eborense ganhou logo uma vantagem de 15 pontos no primeiro período e anulou as pretensões da forte equipa de Estremoz. A sensação do campeonato pode assim gerir todo o banco e vencer com normalidade. Carlos Valente, Guilherme, Moran, Afonso Oliveira e Rui Dias estiveram ao nível habitual, mas Carlos Loureiro e os jovens de sub 14 impressionaram pela evolução e qualidade demonstrada. Os parciais : 9-24;14-18,21-21 e 15-17.
Jogaram e marcaram:
C. Valente (18), R. Dias (17), C. Loureiro (14), J. Pereira (6), D. Ganhão (12), G. ramalho (1),Afonso O. (4), A. Cuco (8) e P. Marques.
Sub 16 Femininos André de Resende 86 Atlético de Reguengos 33
Um grande passo rumo ao ceptro regional
Em confronto as duas equipas mais fortes deste escalão, em que se defrontavam as 4 atletas de Reguengos que compõem a selecção regional, contra as 5 da André de Resende. Os primeiros 5 minutos foram equilibrados e mesmo com uma ligeira vantagem das visitantes. Contudo um parcial de 12-0 repôs a normalidade. Os restantes períodos foram de domínio da André de Resende com 21-6;15-10 e 25-2.
A equipa de Reguengos tem enorme potencial, bem orientada por Luís Caeiro e será uma equipa forte no futuro, mas a diferença actual para a maioria das atletas de Évora ainda é grande.
Ana Francisco (35), Ana Oliveira (20) e Sónia Vilar (12) são actualmente as melhores do seu escalão; Maria Serrano defende como poucas e sabe fazer chegar a bola a quem a possa converter
Sub 19 Femininos Portalegre 42 André de Resende 118
O que dizer ?
Superiormente orientadas pelo “ treinador” Pai Machado, (progenitor da Sofia), a equipa não deixou os predicados por mãos alheias e vai daí…foi um fartar de pontos marcados, esquecendo-se que havia um cesto a defender!!! O mais importante, foi o prazer que puseram em jogo…e conseguir que a Nuxa não refilasse…muito!
Sofia Machado (21 ) Cláudia Rainha (4) Maria Serrano (4) Leonor Geadas (6) Sónia Vilar (28) e Ana (Tacuara-qual ponta de lança!) Oliveira (45)
Sub 14 masculinos André de Resende "B" 51 S.C. campomaiorense 52
Jogo com emoção...NBA
A nossa equipa esteve sempre na liderança até poucos minutos do final, mas os rapazes de Campomaior tudo fizeram para se aproximar.Os últimos minutos foram de grande emoção e os visitados até tiveram 3 lançamentos nos últimos segundos para vencer o jogo,mas...falharam!
Os pais não deram por perdido a manhã para ver estas vedetas, mas o seu coração não aguenta muitas emoções assim...nem o próprio Sérgio!
Sub 16 Masculinos lideram o campeonato
A. Reguengos 76 André Resende 79
Num jogo equilibrado, mas desde o início com ligeira vantagem para a André de Resende, a emoção chegou com um final empolgante. Os de Évora foram ganhando uma vantagem que se cifrava em 10 pontos ao intervalo, mas que a 3 minutos do final se cifrava
Carlos Valente (23) excluído prematuramente com 4 faltas, foi ainda o esteio da equipa, dando-lhe a consistência que por vezes faltava. Rui Dias (31) –Que grande jogador! Inteligente, competitivo, forte a defender…, João Moran (7) - Está cada vez melhor, mas ainda defende mal. Foi importante na vitória, Afonso (5) começou no “starting
André Resende 65 – Bacelo 54
António 2, Carlos 23, Rui 32, Moran 4, Afonso 2, Pedro Marques 2, Hugo 0, Guilherme 0, Filipe orvalho, Miguel oliveira, Diogo Borges.
Num jogo em que o empenho se sobrepôs à qualidade e a técnica à virilidade, a André de Resende venceu e ascendeu ao topo da classificação de sub 16 masculinos. Este facto devia fazer reflectir os responsáveis pelas escolhas para as selecções regionais. Quem trabalha todos os dias com jovens sabe que estes levam as escolhas a peito, e com um sentido de justiça bem maior que a maioria dos adultos. Mas…como é possível que uma equipa lidere a classificação tendo apenas DOIS atletas na respectiva selecção e todos os competidores tenham 3,4,7….? Estranho? Não! Nunca se viu nenhum responsável a ver a equipa jogar! É Simples!
Sub 19 feminino Despertar 42 André de Resende 88
Carrinha da André de Resende foi escarrada por um grupo de vândalos que nada aprenderam com a educação e desportivismo dos seus treinadores dirigentes e com a maioria dos seus colegas...que são pessoas educadas, cultas e sabem estar no desporto.
A André de Resende apresentou apenas uma jogadora de sub 19, pois todas as restantes pertencem ao escalão de sub 16 anos. A diferença foi grande e o equilíbrio durou apenas até ao final do 1º período (11-15). O segundo quarto deu 5-18 e o 3º 16-34, pelo que a diferença foi-se avolumando. O resultado final demonstra que a equipa de Beja evoluiu bastante e todos os responsáveis e treinador estão de parabéns. Quanto à André de Resende, continua a preparação para as provas nacionais.Jogaram e marcaram: Patrícia Gomes (2)- Um exemplo claro que a melhor jogadora em campo, não foi a melhor marcadora. Notável em entrega, foi quem mais bolas recuperou e igualmente as que mais assistências distribuiu. Brilhante! Sónia Vilar (12) – Progrediu com o jogo e terminou em grande, pois defende bem melhor. Ana Francisco (31) – a jogadora com mais facilidade em lançar ao cesto, beneficiou e muito da “formiguinha Patrícia”. Sofia Machado 22, Está uma sénior em potência e isto diz tudo. Carolina Correia 10 – Está a evoluir muito, pois é inteligente e aprende depressa.È inconstante durante o jogo. Maria Serrano igualmente inteligente na escola como no basket, sabe compensar a fragilidade a atacar, com notável capacidade a defender. Ana Oliveira 11- parece sénior a jogar. É a base da equipa, distribui assistências, defende, é competitiva…
Este comentário não pode deixar passar a injustiça da convocatória para as selecções regionais.
- São quatro as selecções regionais que vão disputar o torneio nacional, a saber : sub 14 e 16, masculinas e femininas. Destas só três vão treinar...em Dezembro, abdicando da data exigida pelas associaçãoes regionais, em que os jovens não competiram, para poderem ter a data livre para as selecções.
- Apenas um treinador das selecções se deslocou ao pavilhão para ver as nossas equipas- Jorge Malarranha.
- Como é possível que após dois anos em que a selecção do Alentejo fique no último lugar do inter-selecções, não exista da parte dos responsáveis um plano de trabalho que inflicta esta situação. Não é verdade que o Alentejo tenha as piores equipas do país. Quem observou as jogadoras?
- Porque não existem treinos das sub 14 femininos, afinal a base de qualquer trabalho no feminino.
Carlos Valente(13),Rui Dias(14),Diniz(2),Tiago Rosado(24),Bruno Guindaça(32),Bruno Canelas(22),Miguel Faustino(9),Miguel Poeira(2),e Pedro Aniceto(9).
O resultado desnivelado não deixa antever uma exibição briosa e de enorme empenho dos jovens da André de Resende, pois estavam em confronto a principal candidata à subida de divisão e a estreante, condicionada com a ausência dos três jogadores mais experientes. Este facto não atemorizou os estudantes e com grande rigor táctico, atenuavam a diferença de estatura física junto das tabelas e conseguiam sair da pressão campo inteiro do adversário.O desnível entre as equipas reflecte a diferença entre os clubes, pois o orçamento de Quarteira atinge os cinquenta mil euros/ano, enquanto os de Évora não chegam aos dez. A equipa algarvia é pois constituída por atletas que auferem algum valor mensal...a de Évora é puramente amadora. No final adversários e público renderam um aplauso pelo brio demonstrado.
Mais um centenário de uma equipa que disputa um campeonato que não é o seu. Esta “competição”, só faz bem ao ego dos jovens, pois certamente não aprendem nada de novo e o jogo não lhes permite evoluir. Em três jogos esta equipa marcou quase quinhentos pontos!
Jogaram e marcaram:
Gonçalo Santos(10), Júlio Serra(2), Pedro banha(52), Pedro Bilou(2), Filipe
Orvalho(4),Gonçalo Figueiredo(41),Pedro Marques(10) e Duarte Imaginário.Quarenta e um pontos do "gigante"Gonçalo, fazem dele um dos melhores jogadores do Alentejo em sub 14
Cinquenta e dois pontos,mesmo num jogo de sub 14...só uma vez na vida e merece destaque.Lamentamos a foto, que desfavorece a vedeta, mas nas restantes em arquivo, os caracóis e a restante penugem encobriam os dois atributos mais famosos do nosso Banha: as orelhas,claro!!
G.D.R. André de Resende (B) 45 A.M.B.Bacelo 27
E não é que os nossos “pequenitos” também já ganham?
João Vidigal - Um comandante da Armada dos Sub 14 "B"
Pois a resposta aí está e os estreantes “B” fizeram grande exibição e venceram o Bacelo. Mas como tal não chega, ainda mostraram que já jogam como equipa e alguns já fazem movimentos técnicos de valor. Assim, desta equipa vão despontar alguns jogadores que jogarão em escalões superiores num futuro próximo. Jogaram e marcaram:
João Vidigal (3), Sabarigo (16),Ricardo Freixial (7),João Cavaco, André Mira(4), Tiago Ramalhinho (2), e João Marques (14).
Sub-14 masculino André de Resende 202 S.C. Campomaiorense 17
Gonçalo S.(22), Júlio (7),Banha(34),Imaginário (20), Ganhão (20),Bilou (8),Cuco(22),Borges(16),,Figueiredo(13),Marques(28) e Fadista.
André de Resende 155 A.M.B.Bacelo 16
Gonçalo S.(6), Júlio (6),Banha(30),Imaginário (8), Ganhão (27),Bilou (10),Cuco(16),Borges(12),Figueiredo(25),Marques(12) e Fadista.
Os nossos iniciados A demonstraram que são uma das melhores equipas do seu escalão.Funcionam em conjunto,têm um excelente treinador e uma envolvência dos pais muito saudável,pelo que ir ver um jogo desta equipa é sempre um prazer. A competição pode contudo ser enganadora, daí a aposta em jogar com equipas fora da nossa região.Ninguém se deve convencer que são extraordinários,pois os campeões fazem-se com humildade e os campeonatos ganham-se com a melhor defesa.
S.C. Campomaiorense 52 André de Resende (B) 18
Diogo S.,J. Cavaco, André A. A. Mira, Rui Pucarinho (2),Tiago Ramalhinho, G. Vidal (6),Manuel Carvalho, João Marques(2),G. Medinas, J. Vidigal e D. Brito (4).
Os nossos estreantes vão dando conta do recado, mas a maioria ainda é mini, pelo que é preciso paciência...e muito apoio dos pais ao ir ver os jogos
Bacelo - André de Resende (B)
Sub-16 feminino André de Resende 43 Despertar Beja 69
Leonor Cordeiro (2), Sofia Barros (7), Maria Serrano (12),Inês Oliveira, Carolina Correia(7),Margarida Cordeiro, Cristina Coelho (13) e Leonor S.
Sub-16 Masculinos André de Resende 45 - Bacelo 65
1-15 /12-17/11-17 /21-16
António 2,Ganhão 9,Miguel 6,Moran 5, Guilherme 4 e Afonso 19.
Começando o jogo intimidado com a agressividade (no bom sentido) do adversário, a nossa equipa cedo se viu a perder por 15 pontos. A lesão de Carlos Valente ajudou a cavar o fosso ,mas permitiu que os restantes atletas mostrassem a clarividência que lhes tinha faltado. Os minutos de jogo têm sido todos bem aproveitados por todos estes jovens, que lutarão no regional para os primeiros lugares. Destaque para Afonso Oliveira e Diogo Ganhão.
27-12/ 15 -5 /18 - 16 /16 - 6
António ,Ganhão 4,Miguel 2,Moran 15, Guilherme 2 e Afonso 14 .
No Domingo o mau inicio repetiu-se, mas a 2ª parte já mostrou outra equipa, com destaque para a qualidade a defender. Não que já defendam bem, mas pelo menos, já revelam outra leitura e no ataque foram mais esclarecidos. Destaque para Moran (apesar da fraca % lançamentos fáceis) e Afonso (mais um bom jogo).
15-13 /19-19/16-08/20-05
Diogo 9,Miguel 2,Aniceto 4,Faustino 12,Tiago 30, Canelas 7 e Guindaça 6.
Na 2ª parte e após alterações na estratégia defensiva, a André de Resende aproveitou a falta de acerto nos lançamentos exteriores dos Salesianos e venceu com facilidade. Ninguém merece especial destaque, pois todos jogaram como equipa.
Merece igualmente destaque a arbitragem do melhor árbitro do Alentejo desta época. Serenidade, correcção,e uma postura que deveria fazer alguns outros procurar copiar. O jovem Caeiro deu mais um exemplo de pedagogia ao corrigir Bruno Guindaça no final do jogo e em conversa serena.Muito bem!
Na cidade Património Mundial decorreu este fim-de-semana um torneio de basquetebol feminino que constitui mais do que um momento de desporto, um dia de salutar convívio entre as jovens da S.I.M.E.C.Q. (que todos os anos têm vindo a Évora), as jovens Almadenses e a equipa escolar anfitriã.
Os resultados desportivos foram os menos importantes, pois os três clubes encontram-se em fases distintas, mas tal não impediu uma competição renhida entre si nos jogos de manhã, disputando com os iniciados masculinos competição acesa durante a tarde. O G.D.R. André de Resende constituído por atletas cadetes fem. promoveu o clube procurando sensibilizando novas atletas, pelo que as vitórias nos jogos devem ser relativizadas. A presença na taça nacional nos últimos 4 anos tem dado mais qualidade. A Lisnave demonstrou que o excelente trabalho na formação permite um número de atletas cuja qualidade já existe num bom grupo cuja alegria foi contagiante. A S.I.M.E.C.Q., um dos clubes com maior expressão nacional no basquetebol apresentou mais uma geração de qualidade superior. A equipa liderada por Fernando Brás não engana e possui jovens que serão num futuro muito próximo jogadoras de altíssimo nível. Se o provérbio popular estiver certo e “filho de peixe, sabe nadar”, as filhas de grandes atletas que representam o clube da Cruz Quebrada serão grandes jogadoras.
O almoço no jardim da cidade e todas “as praxes” a que as mais novas foram sujeitas constitui um dos momentos mais divertidos do dia, mas merecem o maior destaque a presença de duas dezenas de pais que se deslocaram a Évora para ver jogar as suas filhas. Nos tempos em que a maioria fica em casa ou deposita os jovens em actividades mas sem os acompanhar, estes familiares aliaram o passeio à gastronomia alentejana e claro ao convívio com o basquetebol…que só lhes faz bem.
Os jogos que se realizaram durante este dia foram:
G. D. R. André Resende (Cad Fem.) | Clube Lisnave (Inic. Fem) |
Clube Lisnave (Inic. Fem) | S. I. M. E. Cruz Quebradense (Inic. Fem) |
G. D. R. André Resende (Cad Fem.) | S. I. M. E. Cruz Quebradense (Inic. Fem) |
Clube Lisnave (Inic. Fem) | G. D. R. André Resende (Inic. Mas.) |
S. I. M. E. Cruz Quebradense (Inic. Fem) | Clube Lisnave (Inic. Fem) |
S. I. M. E. Cruz Quebradense (Inic. Fem) | G. D. R. André Resende (Inic. Mas.) |
Convidamos a ver mais algumas fotos deste evento no link seguinte: Ver Fotos