10/12/2013

Primeiro título de 2013/14 vai para...Sub 14 Femininos


   A equipa de sub 14 conseguiu este fim de semana o apuramento para a Taça Nacional do seu escalão ao vencer as rivais dos Salesianos de Évora (bonita surpresa) e Eléctrico de Ponte Sôr. As vitórias foram esclarecedoras e agora inicia-se uma nova fase, pois a competição nacional é ainda muito forte para estas jovens, que poderão apenas melhorar com a competição perante equipas bem mais fortes

Sub 20 André de Resende 87  C.B. Leiria 74
Terceiro período fenomenal dá a reviravolta de jogo complicado
parciais:9-16, 20-24, 33-14 e 25-20
   O início do jogo fazia prever uma contenda que se resolveria de forma mais fácil do que realmente veio a acontecer. A equipa leiriense empertigou-se e no final do 1º período já tinha uma vantagem de 7 pontos. A entrada dos atletas vindos do banco não tornou a recuperção esperada e o nervosismo instalou-se. Afinal o fantasma da jornada anterior na Cruz Quebrada surgiu e o receio de mais um desaire inesperado pairou nos atletas.
   O intervalo permitiu devolver a tranquilidade e o 3º período foi de enorme qualidade. Nos minutos finais a equipa visitante mostrou novamente a crença na vitória e só nos instantes finais foi possível garantir a tranquilidade.
   Positivo foi a reacção dos eborenses na 2ª parte, mas de forma estranha voltaram a falhar 26 lances livres. Este facto relativa à fraca prestação da linha de lances livres é sem dúvida estranha, pois é a 3ª vez que acontece e...sempre em casa!
Filipe Orvalho, Carlos Valente,Fadista e Ganhão estiveram uns furos acima de uma equipa que teve o condão de se ter sempre batido com enorme desejo de ganhar.
   No início deste campeonato imaginava-se que estes jovens poderiam consegui 3 ou 4 vitórias num torneio que se sabia muito difícil. No final da 1ª volta, a André de Resende regista já 4 vitórias, chegando a jogar de 3 em 3 dias. Todos os jogos realizados esta época têm sido sempre discutidos até final e a pressão tem sido sempre enorme. Sendo jovens com 16-17 anos é forçoso que se reconheça ser muita pressão e à qual nem sempre é fácil encarar.
   A 2ª volta vai começar e a André de Resende é candidata a ficar entre os 4 primeiros (vai em 5º) e este facto deve ser realçado!
Jogaram: 
5 inicial: Fadista 9, Júlio 2, Gonçalo 4, Moran 2 e Borges.
Banco: Carlos 17, Banha 3, Diogo 15, Nuno 6, Cuco 11, Filipe 13 e Marques 3

Sub 19  Seixal 74  André de Resende 39
Duas faces de uma só equipa!

A explicação do jogo faz-se numa linha:
Parciais: 22-08, 25-06 e 15-08, 12-17!
   Como é possível jogar com atitude tão displicente, sem qualidade nem empenho e onde o disparate foi o denominador comum numa 1ª parte que deixou todo o público a bocejar. Pior ainda, quando o adversário era uma equipa de sub 16.
   A 2ª parte mostrou outra realidade, com uma defesa agressiva e finalmente outro cuidado na análise das situações ofensivas. 
   Se a técnica individual não mudou, se a táctica foi a mesma...o que terá mudado? 
   Mudou aquilo que ninguém deve deixar que o critiquem: a atitude! Um "profissional" pode jogar bem ou mal, mas nunca deve ser chamado à atenção para a sua atitude competitiva. Estas jovens mostraram que podem ser capazes de jogar (mesmo que perdendo) com as melhores equipas do campeonato de Setúbal. No próximo sábado irão demonstrar isso mesmo, mas não voltarão mais a entrar num jogo com a imagem que deram na 1ª parte do jogo no Seixal.
   Grande 2ª parte, com empenho, garra e alguns lances de qualidade colectiva.
Jogaram: Sofia G. 2, Sofia B.2, Marta B. 5, Leonor 2, Sara Z., Rita T. 2, Mafalda P.3 e as únicas atletas que se destacaram ao longo de todo o jogo...Ticha C. 8 e Maria P. 15.

1 comentário:

Anónimo disse...

com uma arbritagem caseira tambem nós ganhavamos