13/03/2014

Arbitragem infeliz decide o vencedor

sub 18 masc Imortal  78  x André de Resende  71

    Um excelente jogo de basquetebol entre duas equipas com qualidade e que souberam sempre respeitar-se. O Imortal assenta o seu jogo numa defesa muito agressiva, com contra ataques muito rápidos e ações ofensivas assentes na base do 2x2. A equipa é muito bem orientada por um excelente treinador: Tito... A André de Resende assenta igualmente o seu jogo numa defesa agressiva, não contra ataca tão bem, mas é mais forte no ataque de posição.  Eis os ingredientes para um excelente jogo.
   Começou muito bem a equipa de Évora que chegou a dispor de uma vantagem de 10 pontos. Nos últimos 3 minutos da 1ª parte, reagiu muito bem o Imortal com 2 triplos e 2 contra ataques, que lhe permitiu ir para o intervalo a perder por 1 ponto.
   No inicio da 2ª parte o Imortal consegue uma vantagem que chega aos 10 pontos, com mérito na sua defesa. A reação da André de Resende não tardou, mas...
- ao 3º minuto vê Pedro Fadista ser excluído do jogo por 2 faltas antidesportivas?!
- Uns minutos mais tarde, sai Rui Ganhão, expulso! 
- Mais uns minutos...falta técnica a Filipe Orvalho.
- Cesto e falta sobre Filipe Orvalho, transformado em bola ao lado. ( No final da 1ª parte a falta atacante ao melhor marcador  algarvio e que seria a 3ª,  assinalada pelo árbitro que estava a um metro da jogada é anulada e transformada em passos pelo árbitro do lado contrário...)
   No final a contabilidade registava 26 faltas ao Imortal (!) e 22 à André de Resende. Equilíbrio estranho.
Quem conhece os intervenientes sabe que sim. Os atletas são de uma correção exemplar e Filipe Orvalho é até árbitro oficial. Rui Ganhão é reconhecido nestas décadas de basquetebol pela correção e foi expulso pela 1ª vez na sua vida desportiva. 
   O Imortal poderia ter vencido na mesma e com mérito, pois jogou muito bem e procurou sempre colocar em campo a sua forma de jogar. Aliás e para que não restem dúvidas, a André de Resende dá os parabéns ao treinador Tito Real e aos seus atletas.
   A André de Resende perdeu, mas ficou a sensação em todos que foi impedida de disputar a eventual vitória, pois até poderia ter perdido e só se podia culpabilizar a si pelos erros cometidos.
 Mas infelizmente não foi o que aconteceu.
Em tudo isto lamenta-se o árbitro internacional  Filipe Abreu, reconhecido pela qualidade técnica, mas que nos defraudou. Os atletas de qualidade superior, são humildes e quando jogam com outros de qualidade inferior demonstram essa humildade. Os que atuam com sobranceria ou que reagem mal à discordância mostram arrogância. 
Nos restantes agentes desportivos é igualmente assim...
   No final do jogo, se os atletas e treinadores não cumprimentarem os árbitros, revelam falta de espírito desportivo. Nem que houvesse uma regra  que o proibisse...não era para cumprir, pois os melhores valores do desporto devem estar sempre presentes.
Se os árbitros não o fizerem...devem rever as suas atitudes!
   Demonstrar enfado de alguém muito bom que tem que arbitrar um jogo de sub 18, reagindo sempre mal a qualquer discordância, expressa de forma correta, não  abona em favor de um árbitro de elite. 
   Esperava-se que um árbitro experiente e conhecedor ajudasse nas decisões o jovem árbitro de Tavira e contribuísse ele próprio para a equidade das decisões arbitrais.  Foi sem dúvida um dia mau que acontece a todos, mas a qual deixou nos atletas,treinadores e público da André de Resende a ideia de uma dupla de árbitros que poderia ter atuado bem melhor.  
parciais: 16-20, 19-16, 29-12 e 14-22.
Jogaram: Fadista 7 ,Júlio (0 !!!) , Banha 5, Gonçalo 5,Duarte, Ganhão 17, Ricardo 7, Cuco 10 (apenas 2 pontos na 2ª parte), Filipe 7 (seriam 2 dígitos se o critério arbitral fosse justo), Diogo, Marques 9 e Ivan.

  sub 14 fem   André de Resende 54   x Alberta Menéres  83
Já é um prazer ver jogar as pequeninas!

   Ao começar o campeonato nacional, as sub 14 da André de Resende eram uma equipa muito débil, com praticantes muito ingénuas na técnica e na tática individual. Passados 2 meses as catraias nem parecem as mesmas. Que grande jogo fizeram, mesmo que o adversário tenha colocado em jogo as atletas com menos minutos. As eborenses defenderam sempre no campo inteiro, perderam e roubaram bolas ao adversário, lançaram e empolgaram o público afeto e o adversário. Na semana passada as petizes ganharam pela 1ª vez um período, esta semana ganharam a 2ª parte!
   No final as três equipas estiveram de parabéns pelo espirito de fair-play evidenciado.
   Aos nossos rivais desejamos-lhes um excelente campeonato.
Parciais: 7-27, 11-23, 17-13 e 19-20
Jogaram: Margarida 2, Sofia 3, Micaela 5, Beatriz, Leonor 16, Matilde 11; Tânia 16 e Mariana Ramos que marcou o seu 1º ponto do campeonato e exibiu o sorriso da felicidade.


sub 16 Fem.   André de Resende 38 x Imortal  48

Ainda não foi desta, mas a 1ª vitória avizinha-se

   Na semana passada estas equipas haviam-se defrontado com a vitória das algarvias por 10 pontos. Desta vez a André de Resende tinha o reforço da estreante Iris Correia e das sub 14 mas ainda não foi desta que a diferença se reduziu. A diferença final resultou do parcial da 1ª parte (9-16 e 11-16), pois na 2ª as eborenses venceram o 3º ( 8-6) igualaram o 4º período (10-10).
   Nos últimos jogos, as atletas de sub 14 deram enorme contributo para a qualidade da equipa e o futuro para a próxima época é sorridente, pois as restantes atletas sub 16 têm registado evolução. 
5 inicial: Leonor P.3, Carolina 5, Sara, Maria 15 e Rita 10.
Banco: Iris, Leonor C.2, Tânia 2 e Margarida.

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

E mais uma vez justificam derrotas e situações com arbitros, instituições etc... tenham alguma vergonha e assumam as vossas responsabilidades, não justifiquem resultados com outros !!!! Choram por tudo ! O senhor treinador deveria dsr a cara pelo que escreve não se escondendo atrás do nome do clube ! Todos sabemos quem escreve ! Ou pensavam que por serem o clube da associação ( conteúdo removido por conter linguagem ordinária e ofensas pessoais ) vos dá o direito de ter comportamentos e posturas como tem tido !?

Anónimo disse...

O comentário acima foi censurado por conter linguagem ordinária e ofensas pessoais. O site da André de Resende e a sua página de facebook tem como responsável máximo Luís Francisco. Nem todos os textos são da sua autoria, mas é ele o responsável pela publicação. Neste sentido e como tem sido sempre, todos os comentários são admitidos, sejam de apoio ou crítica, mas não serão admitidos insultos ou linguagem ordinária. Como se pode demonstrar pelo comentário do anónimo, a sua crítica foi aceite, já as considerações insultuosas feitas no anonimato merecerão sempre da nossa parte o mesmo destino...o lixo!
Luís Francisco

Anónimo disse...

Temos enorme orgulho em ser amigos de todos os dirigentes da Associação de Basquetebol do Alentejo. Num momento em que a ABA atravessava uma grave crise institucional e económica, com dívidas escondidas à FPB, foram estes jovens dirigentes que deram a cara. A sua amizade não os impediu de aplicar a maior multa que um clube teve que pagar. Ainda assim mantemos a amizade, mas não somos beneficiados em nada, bem pelo contrário...até temos uns arruaceiros a deixar insultos no nosso site. João Santos

Anónimo disse...

Vergonhoso! Quererem crescer e ter sucesso com inverdades ! Ridiculos !