29/11/2009

Vitórias importantes e actos lamentáveis

Sub 16 Masculinos lideram o campeonato

A. Reguengos 76 André Resende 79

Num jogo equilibrado, mas desde o início com ligeira vantagem para a André de Resende, a emoção chegou com um final empolgante. Os de Évora foram ganhando uma vantagem que se cifrava em 10 pontos ao intervalo, mas que a 3 minutos do final se cifrava em dezasseis. Uma defesa rigorosa, contra ataques com eficácia e jogadores inspirados nas acções de 1 contra um, justificaram a vantagem. Os jovens de Reguengos aumentaram a pressão defensiva nos minutos finais e o treinador da André de Resende demorou a reagir, trocando de bases na transição defesa - ataque. Ia-lhe custando caro, mas Rui Dias…resolveu! Grande exibição colectiva, mas merecem destaque:

Carlos Valente (23) excluído prematuramente com 4 faltas, foi ainda o esteio da equipa, dando-lhe a consistência que por vezes faltava. Rui Dias (31) –Que grande jogador! Inteligente, competitivo, forte a defender…, João Moran (7) - Está cada vez melhor, mas ainda defende mal. Foi importante na vitória, Afonso (5) começou no “starting 5” e estava impecável, mas o banco deve ter picos e quando se lá sentou, nunca mais foi o mesmo. Ainda assim ajudou na vitória. Miguel Oliveira ajudou a equipa nos minutos finais a segurar a vitória. Carlos Loureiro (2) – Instável, capaz de ser lutador na tabela e logo a seguir fazer um turn-over.Só pode evoluir e vai ser muito importante na equipa, pois é cada vez mais forte nas tabelas. Hugo Tomé (17) –Foi o melhor defensor e soube sempre organizar todos os ataques…até 3 minutos do fim. Ainda foi merecidamente um dos melhores. Guilherme (5) – Sir Charles Barkley é cada vez mais importante nesta equipa, com a vantagem de cada ser mais ofensivo e muito forte a defender. A sua voz é ouvida por todos…e às vezes até fora do pavilhão!

André Resende 65 – Bacelo 54

António 2, Carlos 23, Rui 32, Moran 4, Afonso 2, Pedro Marques 2, Hugo 0, Guilherme 0, Filipe orvalho, Miguel oliveira, Diogo Borges.

Num jogo em que o empenho se sobrepôs à qualidade e a técnica à virilidade, a André de Resende venceu e ascendeu ao topo da classificação de sub 16 masculinos. Este facto devia fazer reflectir os responsáveis pelas escolhas para as selecções regionais. Quem trabalha todos os dias com jovens sabe que estes levam as escolhas a peito, e com um sentido de justiça bem maior que a maioria dos adultos. Mas…como é possível que uma equipa lidere a classificação tendo apenas DOIS atletas na respectiva selecção e todos os competidores tenham 3,4,7….? Estranho? Não! Nunca se viu nenhum responsável a ver a equipa jogar! É Simples!

Sub 19 feminino Despertar 42 André de Resende 88

Carrinha da André de Resende foi escarrada por um grupo de vândalos que nada aprenderam com a educação e desportivismo dos seus treinadores dirigentes e com a maioria dos seus colegas...que são pessoas educadas, cultas e sabem estar no desporto.

A André de Resende apresentou apenas uma jogadora de sub 19, pois todas as restantes pertencem ao escalão de sub 16 anos. A diferença foi grande e o equilíbrio durou apenas até ao final do 1º período (11-15). O segundo quarto deu 5-18 e o 3º 16-34, pelo que a diferença foi-se avolumando. O resultado final demonstra que a equipa de Beja evoluiu bastante e todos os responsáveis e treinador estão de parabéns. Quanto à André de Resende, continua a preparação para as provas nacionais.Jogaram e marcaram: Patrícia Gomes (2)- Um exemplo claro que a melhor jogadora em campo, não foi a melhor marcadora. Notável em entrega, foi quem mais bolas recuperou e igualmente as que mais assistências distribuiu. Brilhante! Sónia Vilar (12) – Progrediu com o jogo e terminou em grande, pois defende bem melhor. Ana Francisco (31) – a jogadora com mais facilidade em lançar ao cesto, beneficiou e muito da “formiguinha Patrícia”. Sofia Machado 22, Está uma sénior em potência e isto diz tudo. Carolina Correia 10 – Está a evoluir muito, pois é inteligente e aprende depressa.È inconstante durante o jogo. Maria Serrano igualmente inteligente na escola como no basket, sabe compensar a fragilidade a atacar, com notável capacidade a defender. Ana Oliveira 11- parece sénior a jogar. É a base da equipa, distribui assistências, defende, é competitiva…

Este comentário não pode deixar passar a injustiça da convocatória para as selecções regionais.

- São quatro as selecções regionais que vão disputar o torneio nacional, a saber : sub 14 e 16, masculinas e femininas. Destas só três vão treinar...em Dezembro, abdicando da data exigida pelas associaçãoes regionais, em que os jovens não competiram, para poderem ter a data livre para as selecções.

- Apenas um treinador das selecções se deslocou ao pavilhão para ver as nossas equipas- Jorge Malarranha.

- Como é possível que após dois anos em que a selecção do Alentejo fique no último lugar do inter-selecções, não exista da parte dos responsáveis um plano de trabalho que inflicta esta situação. Não é verdade que o Alentejo tenha as piores equipas do país. Quem observou as jogadoras?

- Porque não existem treinos das sub 14 femininos, afinal a base de qualquer trabalho no feminino.

- A equipa da André de Resende de sub 16 masculinos comanda a classificação, tendo o clube apenas 2 atletas na respectiva selecção e os restantes 3,4...7!!!

- Nos sub 16 femininos a atleta que mais se tem destacado...não consta das convocatórias...

Mas... também aconteceu o mesmo a Carlos Valente e Alexandre Cuco quando eram sub 14...João Bernardo, o melhor sub 16 do ano seguinte ao da exclusão...

Treinos - Selecções Regionais

Sub-14 Mas

Dia: 1 de Dezembro
Horas: 09:00h/11:00h e 15:00h/17:00h
Local: Pavilhão D. Bosco - Évora

Atletas:
Alexandre Cuco
Diogo Borges
Diogo Ganhão
Gonçalo Figueiredo
Gonçalo Santos
Júlio Serra
Pedro Banha
Pedro Fadista
Pedro Marques
________________________

Sub-16 Mas

Dia: 1 de Dezembro
Horas: 09:00h/11:00h e 15:00h/17:00h
Local: Pavilhão de Reguengos de Monsaraz

Atletas:
Carlos Valente
Rui Dias

________________________

Sub-16 Fem

Dia: 1 de Dezembro
Horas: 11:00h/13:00h e 17:00h/19:00h
Local: Pavilhão D. Bosco - Évora

Atletas:
Ana Francisco
Ana Oliveira
Carolina Correia
Patrícia Lança
Sónia Vilar

20/11/2009

Fim-de-semana de centenários

sub 18 Masculinos André Resende 125 - Despertar Beja 49
Excelente exibição da nossa equipa júnior que fez o melhor jogo desta época. Os primeiros 8 minutos mostraram um jogo equilibrado (11-10), mas a mudança defensiva e o aumento do ritmo de jogo, catapultou a equipa e animou todos os que foram à André de Resende para os ver. O jogo do dia anterior contra os Tubarões de Quarteira tiveram influência, pois o ritmo contra o Despertar já mostra aprendizagem em seniores. Marcar oitenta e um pontos na 2ª parte,quarenta e seis dos quais no último período, demonstra um ritmo de jogo invejável. Jogaram e marcaram:

Carlos Valente(13),Rui Dias(14),Diniz(2),Tiago Rosado(24),Bruno Guindaça(32),Bruno Canelas(22),Miguel Faustino(9),Miguel Poeira(2),e Pedro Aniceto(9).

CNB2 seniores
C.B. Quarteira Tubarões 108 André de Resende/A.E. Universidade de Évora 48

O resultado desnivelado não deixa antever uma exibição briosa e de enorme empenho dos jovens da André de Resende, pois estavam em confronto a principal candidata à subida de divisão e a estreante, condicionada com a ausência dos três jogadores mais experientes. Este facto não atemorizou os estudantes e com grande rigor táctico, atenuavam a diferença de estatura física junto das tabelas e conseguiam sair da pressão campo inteiro do adversário.O desnível entre as equipas reflecte a diferença entre os clubes, pois o orçamento de Quarteira atinge os cinquenta mil euros/ano, enquanto os de Évora não chegam aos dez. A equipa algarvia é pois constituída por atletas que auferem algum valor mensal...a de Évora é puramente amadora. No final adversários e público renderam um aplauso pelo brio demonstrado.

Pedro Gouveia, Diogo Francisco (1), Tiago Rosado (17), Bruno Guindaça (15), Bruno Canelas (4), Miguel Faustino (2), Miguel Poeira (5) e Pedro Aniceto (4).
Sub 14 masculino S.C. Campomaiorense 34 G.D.R. André de Resende (A) 125

Mais um centenário de uma equipa que disputa um campeonato que não é o seu. Esta “competição”, só faz bem ao ego dos jovens, pois certamente não aprendem nada de novo e o jogo não lhes permite evoluir. Em três jogos esta equipa marcou quase quinhentos pontos!

Jogaram e marcaram:

Gonçalo Santos(10), Júlio Serra(2), Pedro banha(52), Pedro Bilou(2), Filipe

Orvalho(4),Gonçalo Figueiredo(41),Pedro Marques(10) e Duarte Imaginário.Quarenta e um pontos do "gigante"Gonçalo, fazem dele um dos melhores jogadores do Alentejo em sub 14 Cinquenta e dois pontos,mesmo num jogo de sub 14...só uma vez na vida e merece destaque.Lamentamos a foto, que desfavorece a vedeta, mas nas restantes em arquivo, os caracóis e a restante penugem encobriam os dois atributos mais famosos do nosso Banha: as orelhas,claro!!
G.D.R. André de Resende (B) 45 A.M.B.Bacelo 27

E não é que os nossos “pequenitos” também já ganham?

João Vidigal - Um comandante da Armada dos Sub 14 "B"

Pois a resposta aí está e os estreantes “B” fizeram grande exibição e venceram o Bacelo. Mas como tal não chega, ainda mostraram que já jogam como equipa e alguns já fazem movimentos técnicos de valor. Assim, desta equipa vão despontar alguns jogadores que jogarão em escalões superiores num futuro próximo. Jogaram e marcaram:

João Vidigal (3), Sabarigo (16),Ricardo Freixial (7),João Cavaco, André Mira(4), Tiago Ramalhinho (2), e João Marques (14).


12/11/2009

André de Resende - Oito jogos num fim de semana

Sub-14 masculino André de Resende 202 S.C. Campomaiorense 17

Gonçalo S.(22), Júlio (7),Banha(34),Imaginário (20), Ganhão (20),Bilou (8),Cuco(22),Borges(16),,Figueiredo(13),Marques(28) e Fadista.

André de Resende 155 A.M.B.Bacelo 16

Gonçalo S.(6), Júlio (6),Banha(30),Imaginário (8), Ganhão (27),Bilou (10),Cuco(16),Borges(12),Figueiredo(25),Marques(12) e Fadista.

Os nossos iniciados A demonstraram que são uma das melhores equipas do seu escalão.Funcionam em conjunto,têm um excelente treinador e uma envolvência dos pais muito saudável,pelo que ir ver um jogo desta equipa é sempre um prazer. A competição pode contudo ser enganadora, daí a aposta em jogar com equipas fora da nossa região.Ninguém se deve convencer que são extraordinários,pois os campeões fazem-se com humildade e os campeonatos ganham-se com a melhor defesa.

S.C. Campomaiorense 52 André de Resende (B) 18

Diogo S.,J. Cavaco, André A. A. Mira, Rui Pucarinho (2),Tiago Ramalhinho, G. Vidal (6),Manuel Carvalho, João Marques(2),G. Medinas, J. Vidigal e D. Brito (4).

Os nossos estreantes vão dando conta do recado, mas a maioria ainda é mini, pelo que é preciso paciência...e muito apoio dos pais ao ir ver os jogos
Bacelo - André de Resende (B)

Sub-16 feminino André de Resende 43 Despertar Beja 69

Leonor Cordeiro (2), Sofia Barros (7), Maria Serrano (12),Inês Oliveira, Carolina Correia(7),Margarida Cordeiro, Cristina Coelho (13) e Leonor S.

Com a vitória no torneio praticamente assegurada, a André de Resende apostou numa equipa constituída por três atletas mais experientes e quatro em iniciação. Ao intervalo a diferença era de apenas 4 pontos,mas a 5ª falta averbada a Carolina Correia precipitou a derrota. Todas as jogadoras aplicaram-se e jogaram bem mas merecem destaque Carolina,Maria Serrano e Cristina Coelho.
Sub-19 feminino André de Resende 46 Atlético Reguengos 68 Uma Equipa de Futuro
Patrícia G.(2), Sónia Vilar, Cláudia R.(2), Ana Francisco (19), Sofia Machado (11), Patrícia Lança (6) e Ana Oliveira (6).
A crónica a este jogo tem forçosamente que começar com o resultado entre estas duas equipas na época anterior: 70 pontos de diferença. Esta época as cachopas da André de Resende estão mais fortes,defendem e atacam melhor.A qualidade individual de todas as atletas tem melhorado e os resultados futuros serão animadores. Realce que a esmagadora maioria das atletas são do escalão de sub-16!!!
Sub-18 masculino Atlético Reguengos 92 André de Resende 63
Quando a arbitragem decide...Atlético campeão de sub-18 masculinos à 2ª jornada
Carlos Valente(5),Rui Dias (8), Tiago Rosado(2),Bruno Guindaça (17),Bruno Canelas (14);Pedro Aniceto(9),Miguel Faustino(2),Miguel Poeira (6) e Diogo Francisco.
Os jogos entre estas duas equipas têm sido ao longo dos últimos anos sempre emotivos, com excepção da época anterior, onde a André de Resende era visivelmente mais fraca que o Atlético.Foram estas duas equipas que atraíram aos seus pavilhões mais gente para os ver jogar e os seus derbis foram sempre apetecidos. O respeito que ambas sentem pelo antagonista fica bem marcado num lance em que um atleta de Reguengos prescinde de converter um contra ataque fácil e deitar a bola fora, para que um seu adversário receba assistência. O jogo prometia, os árbitros eram de qualidade, o público compareceu e o equilíbrio existiu, embora sempre com uma vantagem ligeiro do Atlético.O aumento da agressividade defensiva que muitas vezes ultrapassou o razoável, a permissão dos árbitros, o desnorte dos de Évora e o elevado número de turn-overs trouxe um parcial de 19-4 no 2º período. Este avolumou-se no 3º período e permitiu o afastamento que deu a vitória justa aos da casa. O 4º período foi feio de ver, com as duas equipas a praticar uma agressividade bem para lá dos limites das regras. Venceu justamente a equipa de Reguengos e isso não está em causa,mas atente-se na forma como foi conseguido este desnível que praticamente deu o título regional aos da casa:
- Ao intervalo tinham sido averbadas 4 (quatro!!!) faltas à equipa da casa, contra 12 à André de Resende
(todas elas bem assinaladas).
- No final do 3º período o marcador registava 7 (SETE!) faltas ao Reguengos e apenas a QUATRO jogadores, contra as 18 da André de Resende.
- No 4º período e quando o Atlético já tinha 28 pontos de vantagem...10 faltas averbadas, contra 12 aos
de Évora, ou seja mais faltas em 10 minutos que nos 30 anteriores o que é sem dúvida pouco normal. - - 48 lances livres para o Atlético; 22 para André de Resende.Em abono da verdade, algumas deveriam
ter sido consideradas anti-desportivas.
É certo que não é nada que já não se tenha visto, mas todos perdem,pois um campeonato que podia ser interessante e emotivo, foi decidido de forma incorrecta.
Sénior - Campeonato nacional CNB2 André de Resende 64 Juventude Basket Clube 100



Pedro Santos(4),Pedro Gouveia (1), Tiago Rosado(17),Bruno Guindaça (12),Bruno Canelas (2);Sérgio Rosmaninho (6),Miguel Faustino(2),Miguel Poeira , Vasco silvestre(7),Luís Valadas(6),Rui Nepomuceno (2) e Diogo Francisco.
A primeira equipa do GDRAR a participar neste nível criou enorme expectativa em seu redor e o público compareceu. O nervosismo inicial cedo permitiu uma vantagem que contra uma equipa muito experiente, dificilmente seria recuperável.Um parcial de 28-7 para os algarvios, obrigou os eborenses a um enorme desgaste físico nos restantes períodos. Os jovens da André de Resende/A.E.Universidade de Évora mostraram que podem surpreender algumas equipas do campeonato, mas tal ainda não acontecerá nas próximas semanas.Uma equipa interessante, mas com sete jovens pré-universitários, falta-lhe experiência e melhor leitura do jogo.

05/11/2009

fim de semana de orgulho

Sub 16 femininos GDRAR 98 - Atlético Reguengos 45

Que grandes esperanças nos deram as nossas sub 16. Uma exibição muito boa, com enorme atitude defensiva e espírito de equipa. As "aquisições" já estão integradas e as atletas menos experientes já vão ajudando a construir uma equipa que nos vai dar alegrias nesta época.
Jogaram e marcaram:
Patricia Gomes (8) - a "piquinina" é uma delicia de ver jogar:corre,defende,luta e acima de tudo...sempre com um sorriso.Cativou a "aficion".
Sónia Vilar (8)- Não tendo ainda feito uma exibição como vai fazer a maior parte das vezes, é uma das jogadoras mais evoluídas e competitivas desta equipa, pois defende bem e é competitiva que contagia a equipa.
Ana Oliveira(8)- sempre que usa o conhecimento do jogo é de enorme influência com os seus passes e garra em campo, pois compensa a lentidão com visão de jogo.
Ana Francisco (42)- Logo que ganhe espírito competitivo e velocidade será a melhor do seu escalão.
Cristina Coelho (2)- Jogou mais do que na época passada e vai ser útil à equipa.
Patrícia Lança ((14) melhorou com a evolução do jogo e esteve bem,mas tem dificuldade em concentrar-se durante muito tempo.Seria uma vantagem acrescida, pois luta e tem garra.
Maria Serrano (4) foi sempre a líder no 5 em que jogou.Sabe jogar e tem peso na equipa.
Carolina C.(10)- A nossa última aquisição justificou o valor do passe, pois mostrou que pode ser excelente jogadora.
Leonor (-) Para quem joga há pouco tempo, tem evoluído muito e foi pena não ter marcado 2 pontitos pois a Inês Oliveira fez os seus primeiros 2 no último segundo e levou ao rubro a assistência, bem como o seu pai "babado" que abandonou o recinto emocionado!?

sub 16 masculinos GDRAR 135 - Salesianos 44

A equipa de sub 16 tinha perdido os 3 primeiros jogos, mas sabia porquê e estes serviram para dar minutos a jogadores com pouca experiência. Os Salesianos são uma equipa muito desnivelada em relação ao GDRAR, mas a exibição dos nossos rapazes foi "apenas" EMPOLGANTE!!! QUE MARAVILHA!
Empenho,qualidade, defesa e velocidade com jogadas e movimentos individuais que levantavam o aplauso de todos.
Jogaram e marcaram:
Carlos Valente (28),Rui Dias (16) e Hugo Tomé (14) - Merecem um comentário conjunto! O "tridente" reflecte em campo a amizade que os une fora dele. Jogam de olhos fechados, entendem com um olhar o que o outro vai fazer e têm uma qualidade técnica que faz deles dos melhores do seu escalão. Cinco estrelas!
Afonso Oliveira (9) - Este já não é o mesmo de há um mês e está tudo dito.Inteligente, forte e rápido,mas não sabia ler o jogo...agora melhorou 100%.
João Moran (9) - Oscila demasiado no jogo e defende por vezes mal.Não foi o caso deste jogo e esteve impecável, pecando ainda por falhar cestos fáceis.Mas esse é o pormenor menos importante porque é o mais fácil de resolver.
Carlos Loureiro(14)- Temos jogador! Finalmente vimos um tipo com garra, forte, destemido e imperial junto dos cestos.Será para manter?
P.Banha (16),Alexandre Cuco(14),Pedro Marques(4) e Diogo Ganhão(11) - Quem não os viu jogar vai sentir pena.Contagiados pelos mais velhos, a miudagem mostrou que também era capaz de jogar aquela velocidade! E foram mesmo.Imagine-se que para além de Haley hopps e passes por trás das costas, até triplos converteram.Os progenitores estavam babados com os rebentos e no final não lhes foi fácil sair do pavilhão, de tão inchados estarem!

sub 19 femininos Bacelo 13 - GDRAR 74 (Jogo interrompido no final do 3º período)

As nossas raparigas souberam ter uma atitude brilhante num jogo para esquecer. O pavilhão abriu meia hora antes e cedo se percebeu que a motivação teria que ser superada perante um adversário visivelmente mais condicionado. O desnível no marcador foi-se avolumando e com enorme denodo as nossas sub 19 mostravam empenho e atitude, até que o adversário claudicou e o jogo foi dado por terminado no 3º período.
O destaque é colectivo,mais pela nobreza e atitude com que as raparigas da André de Resende souberam respeitar adversários, árbitros e todos (e foram muitos) os que as foram ver jogar.
Jogaram e marcaram:
Patrícia G.(3), Sónia (6),Sofia M. (28),Ana O.(14),Ana F.(13),Cristina,Leonor,Patrícia L.(6) e Cláudia R.(4).
segunda feira 9

sub 14 masculino GDRAR(a) - GDRAR (b)
Os "A" atropelaram os "B", que fizeram o 1º jogo oficial da curta vida de basquetebolistas.Um dia para recordar para os 12 miúdos.Regista-se a atitude muito bonita dos mais velhos que permitiram que os mais pequenos pudessem sempre lançar ao cesto.

02/11/2009

Fotos que faltavam...

Jantarada de Francesinhas
Equipa de Iniciados

mais fotos carregando na foto em baixo...
Treino Jogar +
vê as restantes fotos carregando na foto em baixo...
Iniciados em Queluz